terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado -A Santíssima Trindade YHVH & A Criação- capitulo 4- autor: Jorge Eduardo Garcia

YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser
O Judaísmo e o Cristianismo são religiões monoteístas, e o monoteísmo (do grego: μόν£ος, transl. mónos, "único", e θεός, transl. todos, "deus": único deus) “é a crença na existência de apenas um Deus”.
Entretanto, os judeus dão um nome a D’us, em hebraico יהוה (YHWH), de acordo com situação, ou conforme um acontecimento, exemplifico: “ Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó”, YHWH-Rapha" — "YHWH cura" (Êxodo 15:26), YHWH-Nissi (Yahweh-Nissi) — "YHWH nossa bandeira” (Êxodo 17:8-15).
Os cristãos, a exemplo dos judeus, dão vários nomes a Deus, tais como Jeová - "Senhor" (Deuteronômio 6:4, Daniel 9:14), EL Shaddai -"Deus Todo-Poderoso " (Gênesis 49:24; Salmo 132:2,5), Jeova-Jiré - "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14), etc...
Mais, na evolução do Cristianismo surgiu a Doutrina da Santíssima Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla"), e assim ficou consagrada a definição de Deus “ como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: o Pai (Aba, Pai) , o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus ( YHVH)  em três pessoas" que são distintas, mas possuem uma só "substância, uma só essência, uma só “natureza". “
No contexto acima a natureza “é o que se é”, enquanto a pessoa "é quem se é”.
Assim ficou estabelecido que as três pessoas da Santíssima Trindade (YHVH) têm a mesma “ natureza divina, a mesma grandeza, sabedoria, poder, bondade e santidade, mas, em algumas vezes, certas atividades são mais reconhecidas em uma pessoa do que em outra”.
Usarei das palavras de outrem para detalhar a Doutrina da Santíssima Trindade.
O estudioso usou como base o Credo niceno-constantinopolitano, uma oração tanto católica, quanto ortodoxa e anglicana, e recitada por muitos membros das denominações protestantes, que é:
Cremos em Deus, Aba, o Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Cremos em Jesus de Nazaré, o Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos, Luz de luz, consubstancial ao Pai , o Verbo, a Palavra pela qual  foram feitas todas as coisas, Deus verdadeiro , Homem verdadeiro gerado pelo Espirito Santo no Ventre de Maria, uma virgem de Nazaré, da Casa de David,
Jesus que pela Humanidade, pelo Homem e pela Mulher, desceu dos céus e se fez homem. Jesus que por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, tornando-se pelo Seu Sacrifício Vicário  o Único e Suficiente Salvador do Homem.
Jesus que padeceu e foi sepultado.
Jesus que ressuscitou ao terceiro dia conforme as Escrituras.
Jesus que subiu aos céus, onde está assentado à direita do Pai.
Jesus que  virá novamente, em glória, para julgar os vivos e os mortos, e o Seu reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e Fonte de Vida, que procede do Pai
O Espirito Santo que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado
E os católicos completam com:
E na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Confessamos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos; e a vida do mundo vindouro. Amém.
Assim temos nas palavras do erudito:
Aba, o Pai – Não foi criado nem gerado. É o "princípio e o fim, princípio sem princípio" da vida e está em absoluta comunhão com o Filho e com o Espírito Santo.
Foi o Pai que enviou o seu Filho, Jesus Cristo, para salvar-nos da morte espiritual, pelo Sacrifício Vicário.
Isto revela o amor infinito de Deus sobre os homens e o não-abandono dos seus filhos adotivos por Cristo Jesus.
Aba, O Pai, a primeira pessoa da Trindade, que é considerado como o Pai Eterno e perfeito.
Ao Pai é dada a Honra de ser o Deus Criador do Mundo, do Universo, e de tudo que existe neles.
O Filho – Eterno como o Pai e consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância). .Não foi criado pelo Pai, mas gerado na Eternidade da substância do Pai.
Para afirmar esse ato gerador em Colossenses 1:13-15, Paulo, o apóstolo dos gentios, chama a Jesus de "primogênito de toda criação".
O Verbo Divino, a Palavra,  que se encarnou em Jesus de Nazaré, assumindo assim a natureza humana.
O Filho, a Segunda Pessoa da Trindade, que é considerado como o Filho Eterno, com todas as perfeições divinas e a Ele, somente à Ele, é atribuída a Redenção, a Salvação, da Humanidade.
Espírito Santo – Não foi criado nem gerado.
Esta Pessoa Divina personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Agostinho, “Doutor da Igreja, um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental, santificado pela Igreja de Roma, mas que muitos protestantes, especialmente os calvinistas, consideram como um dos "pais teológicos" da Reforma Protestante por causa de suas doutrinas sobre a salvação e graça divina”.
Manifestou-se primeiramente no Batismo e na Transfiguração de Jesus e plenamente revelado no dia de Pentecostes.
Habita nos corações dos fiéis e estabelece entre estes e Jesus uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo.
O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, é considerado como o Puro Amor, pois a Ele é atribuído a santificação da Igreja e do mundo com os seus dons.
REPITO: Essas foram as palavras de alguém versado nos estudos das doutrinas.
Mais, eu pergunto como pode ser isso, já que somos monoteístas?
Não tenho a menor ideia de como responder.
Creio que é um Mistério da Fé.
Assim, afirmo do fundo de meu coração que pela Fé que tenho, pela Fé que é depositada em meu ser diuturnamente pelo Espirito Santo de Deus, que somente pela Fé e pela Fé somente, que eu creio, e creio mesmo, nesse Mistério da Fé.
Lembremos das palavras de Jesus: “Quando, porém, vier o Paráclito, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, esse dará testemunho de mim”- (João 15:26).
O Paráclito é o Espirito Santo.
Deus não me criou na Eternidade com a envergadura de um Santo Agostinho, de um Tomás de Aquino, de um dos Pais da Igreja, de um dos Doutores da Igreja, nem de Lutero, nem de Ulrich Zwingli, nem de Calvino, mas dentro de minha pequenez intelectual eu cheguei a certas conclusões lendo as Sagradas Escrituras que aqui exponho.

Essas são as minhas exegeses:
Significado de Exegese: Análise, explicação ou interpretação de uma obra feita de maneira cuidadosa. Comentário cujo propósito é esclarecer ou interpretar detalhadamente um texto, uma expressão ou uma palavra.

Sobre YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser-  – O que não foi criado nem gerado, o Criador, Aba, O Pai, Aquele aquém é dada a Honra de ser o Deus Criador do Mundo, do Universo, e de tudo que existe neles.
Se faz necessário que fique bem claro que os povos Sul de Canaã, os nômades dos desertos circundantes, intimamente ligado ao Monte Horebe, na Península do Sinai, chamavam o Divino de O Pai YHWH, e por isso os estudiosos através dos tempos afirmam que foi “O Pai YHWH que se revelou ao semita Abrão, o Profeta Abraão ou ’Abhrāhām, em Ur dos caldeus, no sul da Mesopotâmia ”.
Os eruditos afirmam, também, que “O Pai YHWH, é a Divindade que causou o Dilúvio Bíblico, sendo o Pai de Adão, de Abel, de Enoque e de Noé”.
Como seguidor do Caminho eu creio que YHWH é a Santíssima Trindade e essa minha crença se baseia em Genesis 1: 26:
” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.
Com o “façamos o homem à nossa imagem” concluo que YHWH eram pelo menos mais que um, ou seja, era Aba, Pai, que é uma Pessoa, o Filho que é outra Pessoa, e o Espirito Santo que é mais uma Pessoa.
Nosso Senhor e Salvador comprova o acima exposto no Evangelho de João, capitulo 14, versículos :1,6 até 12, onde fala sobre o Pai:
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
Palavras da Salvação, Glória a vós Senhor.
Sobre o Filho, o Verbo Divino, a Palavra Viva:
I- Evangelho de João, capitulo 1, versículos de 1 até 15:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
II- Evangelho de Mateus, capitulo 3, versículos de 13 até 17:
Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
“ Filho amado” resta alguma duvida de quem era, e é, Jesus?
Tenho a certeza de que não.
No decorrer desse livro falaremos mais de Jesus.
Sobre o Espirito Santo:
O “ Paráclito ou Paracleto (grego koiné παράκλητος - paráklētos; em latim: paracletus) significa "aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive".
Eu concordo com o que está escrito acima: “ personaliza o Amor íntimo e infinito de Deus sobre os homens, segundo a reflexão de Santo Agostinho”.
A palavra Espírito é representada como רוּחַ (ruach) no hebraico do Antigo Testamento.
A palavra " Espírito " (do latim spiritus, que significa "respiração") aparece sozinho ou com outras palavras nas Sagradas Escrituras. 
Na Bíblia hebraica o Espirito Santo está presente no Salmo 51:11, no Salmo 104:30, no Salmo 139:7, em Isaías 63:10-11, em Miqueias 3:8, ...
No judaísmo, Deus é um, “ a ideia de Deus como uma dualidade ou trindade é um shituf, ou seja, uma adoração a D’us de maneira imperfeita, não de acordo com o monoteísmo judaico”.
“Já o termo Ruach HaKodesh (em hebraico: רוח הקודש - transl. rush ha-qodesh), "Espírito Santo de YHWH", aparece frequentemente no Talmude e na Midrax.”
“O Espírito Santo rabínico tem um certo grau de personificação, mas permanece sendo uma qualidade de Deus, um de seus atributos, e não, como na representação cristã, como sendo "qualquer tipo de divisão metafísica da Divindade".
“O substantivo ruach (רוח, literalmente "sopro" ou "vento", em várias combinações, aparece diversas outras vezes na Bíblia Hebraica, significando o "espírito" de Deus”.
Na Bíblia cristã encontramos tanto no Velho quanto no Novo Testamento, por isso existem combinações como o "Espírito Santo", "Espírito de Deus ".
Na Septuaginta encontramos a palavra como πνεμα (pneuma), que significa "espírito" e que é encontrada por volta de 385 vezes no Novo Testamento, bem como a palavra grega "Agion" que significa "Santo”:
a- Genesis, capitulo 1: 2 “...; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
b- Para nos cristãos um fato mais que importante, importantíssimo, teve a atuação do Espirito Santo, quando a Anjo Gabriel levou uma mensagem para uma virgem de nome Maria que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi, e esse fato foi a Anunciação como veremos no Evangelho de Lucas, capitulo 1, versículos de 26 até 38:
E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Óh Glória
Ao escrever meus olhos se enchem de lagrimas de gratidão a Deus, a Deus nosso Senhor.
É como diz o pernambucano Waldecy Aguiar em sua música “ Toda Honra “ (honra, Glória e Louvor a Deus):
Toda honra, toda glória
Todo louvor, a Tí Senhor
Eu te agradeço senhor
Pelo Seu tão grande amor
Eu te agradeço, Senhor
Pela sua bondade infinita
Eu te agradeço
Com todas as forças da alma
E eternamente eu, eu te louvarei
Eu não posso esquecer
Tantos benefícios que o Senhor nos fez
Mesmo porque, sem ao menos eu merecer
E é por isso Senhor, que eu te exalto
Na presença de todos e eternamente
Eu te louvarei
Jesus revela a grande importância do Espirito Santo para nos os seguidores do Caminho por Ele traçado no  Evangelho de João, capitulo 14, versículos 16,17, 26:
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
No Atos dos Apóstolos temos um fato Divino que revela mais uma fez a importância do Espirito Santo para os seguidores do Caminho, para aqueles que foram chamados e aceitaram participar do Corpo Místico de Cristo, a  Igreja, no capítulo 2, versículos de 1 até 4:
Quando chegou o dia de Pentecostes, todos os seguidores de Jesus estavam reunidos no mesmo lugar.
De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados.
Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa.
Ó Glória.
E Sola scriptura, somente pela Escritura, é que podemos afirmar que esse é um Milagre da Fé.

Mas vamos adiante.
YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser-  a Santíssima Trindade, antes da Criação já tinha um plano definido para Sua Obra.
Um ponto pacífico para alguns, como eu, mas controverso para muitos outros.
Como e por que  penso assim?
Estudando as Sagradas Escrituras Judaico-cristã.
Estudando obras reveladas.
Estudando a Bíblia com afinco.
E a Bíblia começa como Pentateuco.
“A palavra "Pentateuco" vem de uma combinação da palavra grega “penta”, que significa "cinco", e “teuchos”, que pode ser traduzida como “pergaminhos”.”
A Criação consta do “Pentateuco, o nome dado aos cinco primeiros livros da Bíblia, os quais estudiosos bíblicos acreditam que tenham sido em sua maioria escritos por Moisés. Embora os próprios livros do Pentateuco não identifiquem claramente o autor, há muitas passagens que revelam  ter sido Moisés seu escritor por Divina Expiração (Êxodo 17:14; 24:4-7; Números 33:1-2, Deuteronômio 31:9-22) ”.
O Pentateuco são os cinco primeiros Livros da Torá dos judeus – a Torá é uma palavra derivada da raiz ירה, que na conjugação hif'il significa "orientar / ensinar”, logo tem como significado o ensinamento, as instruções, ou literalmente Lei – que são:
Bereshit (בְּרֵאשִׁית, literalmente "No início") - Gênesis
Shemot (שִׁמוֹת, literalmente "Nomes") - Êxodo
Vayikra (ויקרא, literalmente "E ele chamou") - Levíticos
Bəmidbar (במדבר, literalmente "No deserto [de]") - Números
Devarim (דברים, literalmente "Coisas" ou "Palavras") - Deuteronômio
Na Bíblia cristã são:
Génesis.
Êxodo.
Levítico.
Números.
Deuteronômio.
Portanto, o Gênesis narra a História da Criação-:
1-      do Universo com o céu, o sol, a lua, e as estrelas, e de tudo que neles há;
2-      da Terra com suas terras, oceanos, mares, rios, floretas, etc., e de tudo que neles há;
3-      dos animais domésticos, os animais selváticos, os peixes, as aves que voam pelos céus, e mais todos as espécies que povoam a Terra;
4-      do Homem, da Humanidade;
5-      E como o pecado entrou no mundo.
Entre outras coisas.
A Criação
Génesis capitulo 1:
Versículo 1 - No princípio criou Deus o céu e a terra.
Exegese:
A-    Aqui está a manifestação plena de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - do Divino, do Deus Criador, do Deus Eterno, das Três Pessoas da Santíssima Trindade, cujas manifestações no decorrer desse será denominada de Ação Conjunta da Santíssima Trindade:
1-      Aba, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo;
2-      A Segunda Pessoa da Trindade Santa, Jesus , O Verbo, A Palavra, Seu Único Filho e nosso Senhor e Salvador;
3-      O Espirito Santo que é a Terceira dessa Trindade Divina, Tonitruante, Triunfante e Sagrada ;
Levemos em conta que não havia Ordem no Universo, nem tão pouco na Terra, o planeta em que vivemos;
Levemos em conta o que está escrito no Salmos 33:6:
“ Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca”,.
E quem é essa Palavra, esse Verbo de Deus, já citado, mas que eu quero deixar bem claro quem é ?
O Apostolo João nos explica no capitulo primeiro, versículos 1,2,3,4, de seu Evangelho, pois assim está escrito:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Observação utilíssima, pois, repito, Jesus é o Verbo, a Palavra de Deus, a  Segunda Pessoa da Trindade, através do qual toda a Obra da Criação foi realizada.
“o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” , portanto quando YHVH fala “ Façamos o homem à nossa imagem,...” , Ele está dando uma Ordenança ao Verbo que o faça, e o Verbo, a Palavra, o fez “ à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
Na minha opinião sincera como o Primeiro Casal pecou nada mais justo do que Aquele que lhes deu Vida encarnasse para resgatar do pecado a Criação.
E isso é um Mistério da Fé.
Lembremos:
        I.            “Só tu és Yahweh, o SENHOR! Criaste os céus e o universo, com todos os seus elementos, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu concedes o dom da vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram continuamente! ” - Neemias 9:6
     II.            “Só Deus é capaz de estender o próprio universo, e pode caminhar sobre as ondas do mar “- Jó 9:8
  III.            “O céu é teu, tua é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe”- Salmo 89:11
  IV.            “Outrora fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”- Salmo 102:25
     V.            “Sede abençoados pelo SENHOR que fez os céus e a terra” - Salmo 115:15
  VI.            “O nosso socorro está em o Nome do Eterno criador do céu e da terra” - Salmo 124:8
VII.            “...fez os céus com sabedoria, porque seu amor é para sempre, ...”- Salmo 136:5
VIII.            VIII-“Que eles louvem o Nome do SENHOR, porquanto Ele ordenou, e foram criados”- Salmo 148:5
  IX.            “Assim diz Deus, Yahweh, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela brota; que dá ao povo que nela habita o espírito, o fôlego da vida a todos que por ela caminham”- Isaías 42:5
     X.            “ Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ” - Isaías 45:18
  XI.            “ Mas foi Deus quem pensou e formou a terra por meio do seu poder, e firmou o mundo com a sua sabedoria. Foi o Eterno quem estendeu os céus mediante seu entendimento”- Jeremias 10:12
XII.            “Ora, foi Deus quem criou e formou a terra mediante o seu poder; estabeleceu o mundo todo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu supremo entendimento”- Jeremias 51:15
Versículo  2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Exegese:
Levemos em conta que a escuridão cobria as águas profundas, as  zonas abissais dos oceanos, que envolvia toda a Terra, o planeta em que vivemos, portanto devemos nos lembrar de:
A.     “Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ”- Isaías 45:18
B.      “ Então, eis que olhei para a terra, e ela era sem forma e vazia; tentei contemplar os céus, mas a sua luz havia desaparecido”- Jeremias 4:23
C.     “Quem teve acesso a mente do Espírito do Eterno; instruiu-lhe com seus conselhos? ”- Isaías 40:13 – dando conta que TUDO foi criado por Vontade de Deus e de ninguém mais.
Aqui, é citado o Espirito Santo, O Consolador, que Jesus nos prometeu conforme está escrito em João 14:16,17, 26:
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito
Versículo 3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Exegese:
1)      Ação conjunta da Santíssima Trindade , de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser;
2)      A primeira manifestação clara do Verbo de Deus, da Palavra Viva do Senhor- “houve luz, ou seja, foi ‘criada’ a luz.
Mais uma vez:
Quem é o Verbo de Deus?
Resposta: Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Levemos em conta o que está escrito no Salmos 33:9: “ Pois ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu”, ou seja, YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- , na Pessoa de Aba, de Deus Pai, deu a Ordem Divina e Jesus a executou.
E isso é um Mistério da Fé.
Lembremos:
        I.            “Porquanto foi Deus quem ordenou: “Das trevas resplandeça a luz! ”, pois Ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. O poder do servo vem de Deus” - 2 Coríntios 4:6 [ grifo meu]
     II.            “Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca” – Salmo 33:6 [ grifo meu]
  III.            “Pois ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu “- Salmo 33:9. [ grifo meu]
Versículo 4 - E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Exegese:
1)      Aqui é a manifestação conjunta da Trindade Santa – “ E viu Deus que era boa a luz;
2)      Aqui é a manifestação  do Verbo Divino, Jesus, separando o luz e trevas.
Versículo 5 - E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Exegese:
a-      Aqui é Ação conjunta da Santíssima Trindade , de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser;
b-       Lembremos de versículo: “O dia é teu, é tua a noite; criaste a luz e o sol”- Salmo 74:16
Versículo 6 - E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
Exegese:
a-      Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - na Pessoa de Aba, de Deus Pai, determinando que houvesse no meio das águas, aguas essas que cobriam a Terra, uma divisão para separa-las em duas partes.
Versículo 7 - E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
Exegese:
a-      Aqui é a manifestação plena do Verbo Divino em todo seu esplendor.
b-      Em outras palavras: “Fez, portanto, Deus o firmamento e separou as águas estabelecidas abaixo desse limite, das que ficaram por cima. E assim aconteceu”.
c-      Em outras palavras: Com a separação das águas o Verbo Divino colocou uma das partes em cima da Terra, e a outra manteve conforme havia sido dividida.
d-      Lembremos deste versículo “No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Deus foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água” - 2 Pedro 3:5 [ grifo meu]
e-      Lembremos deste versículo “ Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca” - Salmos 33:6 [ grifo meu]
Versículo 8 - E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Exegese:
Em outras palavras:
As águas que ficaram em cima da Terra, YHWH na Pessoa de Aba, de Deus Pai, a chamou de os céus;
Versículo 9 - E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
Exegese:
a-      Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser – na Pessoa de Aba, de Deus Pai, dando a Ordem Divina e Jesus a executou, portanto é uma  manifestação do Verbo Divino.
b-       “Ajuntem-se as águas”: essa ordem criou o“ Oceano (em grego: Ωκεανός, "Okeanos")”. Temos que ter em mente que a  água é o  principal  componente da superfície da Terra, sendo elas águas salgadas.
O Oceano terrestre é, para efeitos práticos, normalmente dividido em várias partes pela Humanidade, demarcadas por continentes e grandes arquipélagos São eles:
1-      Oceano Pacífico que separa Ásia e Oceania das Américas;
2-      Oceano Atlântico- que separa as Américas da Eurásia e da África;
3-      Oceano Índico- que banha o sul da Ásia e separa África e Austrália;
4-      Oceano Glacial Antártico- que circunda a Antártida;
5-      Oceano Glacial Ártico- que banha os entornos do Polo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia”.
c-      ...”apareça a porção seca”: São os Continente que as grande massa de terra cercada pelos oceanos. Hoje conhecemos os seguintes continentes:  Europa, a Ásia e a África, a América, e a Oceania.
E todos estão em seus devidos lugares para a Glória de Deus.
Versículo 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Exegese:
1-      Aqui é a manifestação de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- na Pessoa de Aba, de Deus Pai, que batizou a Terra e os Mares;
2-      E uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade - “ viu Deus que era bom”.
Lembremos:
a)       “ Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ”-Salmo 24:1
b)      “Ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios” - Salmo 24:2
c)       “ Dele é o mar – foi Ele quem o criou – e a terra firme, que suas mãos formaram” - Salmo 95:5
Versículo 11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Exegese:
1-      Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser – na Pessoa de Aba, de Deus Pai , determinando que a Terra produzisse.
Lembremos:
a.       “ Cuidaste da terra e a irrigaste, enriquecendo-a com cursos de água por Ti abastecidos; provês os grãos para alimento do ser humano, pois para isso a terra preparaste”- Salmo 65:9
b.      “ Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem” - Salmo 104:14,15
Versículo 12-  E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese:
1-      Aqui a uma manifestação do Verbo Divino executando.
2-      E uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH - “ viu Deus que era bom”.
Lembremos:
I-                   “ Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado”- 1 Coríntios 15:38
II-                “ Porquanto a terra que absorve a chuva que cai de tempo em tempo, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus” - Hebreus 6:7
Versículo 13 - E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Versículo 14 - E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Exegese:
Uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH, que ordenou que houvesse luzes nos céus para separar o dia (o sol) da noite (a lua e as estrelas), e para marcar os dias, os anos, e as estações.
Versículo 15 - E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
Exegese: A explicação Divina sobre as  duas grandes luzes para iluminar a terra, ou seja, o sol, e a lua.
Versículo 16 - E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Exegese:
Aqui é uma manifestação plena do Verbo Divino.
1)      Lembremos: A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre;- Salmos 136:9
2)      Eis que até a lua não resplandece, e as estrelas não são puras aos seus olhos.- Jó 25:5
3)      Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.- 1 Coríntios 15:41
4)      Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;- Salmos 8:3
5)      O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. - Joel 3:15
6)      Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. - Salmos 148:3
7)      Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;- Eclesiastes 12:2
8)      O sol e a lua pararam nas suas moradas; andaram à luz das tuas flechas, ao resplendor do relâmpago da tua lança. Habacuque 3:11
Versículo 17- E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
Exegese:
Aqui é a manifestação plena do Verbo Divino, por Ordenança de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser, na Pessoa de Aba, de Deus Pai.
Lembremos:
a.       Jeremias 33:20: “Atentai ao que diz o SENHOR: Se puderdes invalidar a minha Aliança com o dia e com a noite, de tal modo que não haja nem dia nem noite a seu tempo, ...”
b.      Jeremias 33:25: “ Assim diz o SENHOR: “Se a minha Aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se Eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra, ...”
Versículo 18-  E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
Exegese: Aqui é  uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
Versículo 19-  E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Versículo 20 - E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
Exegese:
Aqui uma Ordenança YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser, na Pessoa de Aba, de Deus Pai.
Em resumo:
a.       Que as águas ficassem cheias de todos os tipos de cobras, lagartos, tartarugas, jacarés, sapos, pererecas, etc...
b.      Que todos tipos de aves voassem livremente pelo céu.
Versículo 21 - E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-      Aqui a uma manifestação do Verbo Divino : Foi criada a baleia, o peixe mais nobre das aguas dos oceanos, é a Rainha dos Mares, e os demais peixes em suas várias espécies, água-viva, crocodilo-poroso, elefante -marinho, tartaruga, estrela do mar, etc...Foi criada a águia, o falcão, o urubu, o papagaio, o periquito, as andorinhas, os sabias, que aqui gorjeiam como lá, o encantador beija-flor, enfim todas as aves que alegram o nosso coração;
b-      Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH - “E observou Deus que isso era bom.…
Lembremos:
a.       Salmos 104:25: “ Eis o mar, vasto e profundo. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, minúsculos e enormes! ”
b.      Salmos 148:7: “ Louvai ao SENHOR, os da terra; cetáceos e profundezas todas; ...”
Versículo 22 - E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
Exegese:  Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
Versículo 23 -E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Versículo 24 - E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
Exegese:
a-      Aqui é a manifestação de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser, na Pessoa de Aba, de Deus Pai.
b-      “ e assim foi” quer dizer que o Verbo Divino cumpriu  a Ordenança.
Versículo 25 - E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese: Aqui a uma manifestação do Verbo Divino
Versículo 26- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Exegese:
a-      Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
Em suma: “Façamos os seres humanos que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens, e sobre os animais que se arrastam pelo chão”.
E por quê?
Porque Deus queria e quer um Povo Santo só Seu, uma Raça de Sacerdotes para com Ele conviver e tanto isso é verdade que Ele passeava no Éden antes do Pecado do Primeiro Casal.
Com a descendência de Abraão, Isaque e Jacó, o Israel, firmou uma Aliança, mas que se revelou instável, e por isso, para novamente sentir gáudio com o Homem criado, com a Humanidade, enviou o Verbo, a Palavra, a Segunda Pessoa, o Filho, para resgata-la do Pecado e criar um novo Povo Santo, uma nova Raça de Sacerdotes, e cria-lo através de Seu Sangue derramado na Cruz do Calvário, do Seu Sacrifício Vicário, Povo esse que somos nós os seguidores do Caminho traçado por Jesus, o Cristo do Deus Vivo, também conhecidos como cristãos, ou crentes.
Aleluia.
Isso não quer dizer que YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser-   não tenha um Plano para os judeus, para os filhos de Yaakov, não mesmo, mas esse é um dos Mistério que envolve o Divino.  
Eu creio nisso de corpo, alma e espírito.
Eu creio nisso com toda força de meu ser.
Versículo 27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Exegese:
a-      Nesse versículo vemos que Jesus foi o responsável pelo Homem, já que foi a Palavra que os criou, O Verbo, o Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, foi Aquele que assegurou o cumprimento dos deveres e obrigações dela – a Humanidade -  perante YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- a Santíssima Trindade.
O Verbo Divino foi que afiançou  o comportamento da Humanidade quanto ao poder que ela recebeu “sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil”.
Temos que ter em mente que como executor da Vontade da Santíssima Trindade  o Verbo tem uma responsabilidade especial com o Homem, e uma grande importância na História do Mundo, da Humanidade, e de toda a criação
Nota:  “ homem e mulher os criou”, ou seja, a Humanidade, pois aqui “ faz referência à natureza humana, ao género humano “.
Lembremos:
1-      Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra”- Salmo 8:5;
2-      “E Jesus lhes explicou: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’, ...”- Mateus 19:4;
3-      “Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher.  ”- Marcos 10:6.
Versículo 28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Exegese:
a-      Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
b-      Lembremos: “
I-                          Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ”- Isaías 45:18;
II-                        Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”- Salmo 8:6;
III-                     “Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus” - Salmo 127:3
Versículo 29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Exegese: É uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.      .
Lembremos:
1.       “... faz brotar a erva para o gado, as plantas que o homem cultiva, tirando da terra o alimento, ...”- Salmo 104:14
2.       “ Dá alimento a toda criatura, porque seu amor é para sempre”- Salmo 136:25
Versículo 30 - E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Exegese: É uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.     
Lembremos:
a)       “Os olhos de todos em ti esperam, e tu lhes dás o alimento no devido tempo” - Salmo 145:15
b)      “ Abres tua mão e sacias, de bom grado, todo ser vivo” - Salmo 145:16
c)       “...dá alimento ao gado e aos filhotes do corvo, quando crocitam de fome”- Salmo 147:9
Versículo 31 - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Exegese: Ação conjunta da Santíssima Trindade , de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser;
Lembremos:
        I.            “Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças”- 1 Timóteo 4:4
     II.            “Porquanto é santificado pela Palavra de Deus e pela oração”- 1 Timóteo 4:5
  III.            “Será um sinal de união eterna entre mim e os filhos de Israel, porquanto Eu, Yahweh, o SENHOR, fiz os céus e a terra em seis dias e no sétimo dia não trabalhei, descansei! ” - Êxodo 31:17
  IV.            “Quão numerosas são as tuas obras, ó SENHOR! Fizeste-as todas com perfeita sabedoria. A terra está repleta de tuas criaturas” - Salmo 104:24
     V.            “Tu lhes dás, e eles o recolhem; abres a mão, e eles se fartam de bens” - Salmo 104:28
  VI.            “Perdure para sempre a glória do SENHOR! Alegre-se o SENHOR em suas realizações maravilhosas! “- Salmo 104:31
VII.            “Tu és bom, e tudo o que fazes é muito bom; ensina-me os teus decretos! ”- Salmo 119:68
VIII.            VIII-“O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo” - Provérbios 16:4
  IX.            “Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou” - Eclesiastes 3:11


Nenhum comentário:

Postar um comentário