sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - Capitulo XIII - Os 12 Apóstolos de Jesus e a Grande Comissão autor: Jorge Eduardo Garcia


A palavra "apóstolo" vem da palavra grega ἀπόστολος (apóstolos), formada a partir do prefixo ἀπό- (apó-, " para longe ") e raiz στέλλω (stéllō, "Eu envio", "eu parti ") e originalmente significava "mensageiro, enviado ", no entanto, em um sentido mais abrangente está mais próximo de um "delegado- aquele que chefia as atividades de uma determinada área ou região". O léxico grego-inglês do Novo Testamento argumenta que seu uso cristão traduziu uma posição judaica conhecida em hebraico como o Shaliach, שליח - que significa "agente" ou "emissário" – e que é um termo haláchico (legal segundo a Torá) para uma pessoa habilitada por outra a agir em seu nome. O Shaliach é singular, no sentido de que ele ou ela retém um grande nível de autonomia no cumprimento de sua missão, e ao mesmo tempo torna-se uma extensão virtual da pessoa que o incumbiu (o meshaleach). O Shaliach primeiro aparece na Torá na pessoa de Eliézer, a quem Abraão encarregou de encontrar uma mulher para seu filho, Isaque.
No Dicionário Online de Português temos: Significado de Apóstolo, um substantivo masculino
Cada um dos doze discípulos de Cristo, encarregados de pregar o Evangelho.
Aquele que se dedica à propagação e defesa de uma doutrina: apóstolo do socialismo.
Pregador, missionário.
Ato dos apóstolos, o credo.
Príncipe dos apóstolos, São Pedro.
Apóstolo dos gentios ou dos pagãos, São Paulo.
Não podemos nos esquecer que Jesus tinha muitos discípulos, muitos seguidores, como podemos ver Lucas, capitulo 6: 17 e 18: E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados.
Muitos discípulos abandonaram a Jesus, pois assim está escrito em João 6:66: Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele...
Muito bem...

Minha exegese sobre apóstolo é:
Ninguém, mas ninguém, hoje em dia pode se intitular, ou ser rotulado como Apóstolo no âmbito do Cristianismo.
Eu falei: NINGUÉM.
Vejo pregadores televisivos, ditos cristãos, serem rotulados de apóstolos e considero isso um anátema, pois é um fato, para alguns até uma doutrina, contrário a qualquer verdade do Evangelho de Cristo.
De acordo com o que aparece na Bíblia, as características necessárias para ser chamado de "apóstolo", são:
1-      Ter conhecido pessoalmente Jesus:
Atos dos Apóstolos, Capítulo 9, versículos de 1 até
Enquanto isso, Saulo não parava de ameaçar de morte os seguidores do Senhor Jesus. Ele foi falar com o Grande Sacerdote e pediu cartas de apresentação para as sinagogas da cidade de Damasco. Com esses documentos Saulo poderia prender e levar para Jerusalém os seguidores do Caminho do Senhor que moravam ali, tanto os homens como as mulheres.
Mas na estrada de Damasco, quando Saulo já estava perto daquela cidade, de repente, uma luz que vinha do céu brilhou em volta dele.
Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: – Saulo, Saulo, por que você me persegue?
Quem é o senhor? – perguntou ele.
A voz respondeu:
 – Eu sou Jesus, aquele que você persegue.
Mas levante-se, entre na cidade, e ali dirão a você o que deve fazer.
Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém.
Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não podia ver nada. Então eles o pegaram pela mão e o levaram para Damasco.
Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada.
Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: – Ananias! Ele respondeu: – Aqui estou, Senhor!
E o Senhor lhe disse: – Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo.
Ananias respondeu: – Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que creem no Senhor.
E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram.
Mas o Senhor disse a Ananias: – Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não-judeus, aos reis e ao povo de Israel.
Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.
Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: – Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo.
No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado; depois ele comeu alguma coisa e ficou forte como antes. Saulo ficou alguns dias com os seguidores de Jesus em Damasco.
 E começou imediatamente a anunciar Jesus nas sinagogas, dizendo: – Jesus é o Filho de Deus.

Ô Glória, o que eu não daria para ver nessa vida a meu Senhor e Salvador Jesus Cristo como Paulo viu...

Nesse item temos, também, a validada da escolha do substituto de Judas Iscariotes como Apostolo.
Estou falando de Matias, escolhido Apóstolo, como está escrito no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 1, versículos de20-26:
 Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.
É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,
Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.
E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.
Assim, através das palavras de Pedro ficamos sabendo que “Matias havia sido seguidor de Jesus durante os três anos e meio do seu Ministério e havia estado intimamente associado com os apóstolos”.
2-      Ter sido escolhido por Jesus:
Mateus, capitulo 3, versículos de 18 até 22:
Jesus estava andando pela beira do lago da Galileia quando viu dois irmãos que eram pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Eles estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse: – Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente. Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus. Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e, no mesmo instante, eles deixaram o pai e o barco e foram com ele.
Chamo atenção para essa passagem importantíssima do Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículos de 12 até 16, onde temos os nomes dos discípulos, dos seguidores, que se tornaram “ OS 12 APÓSTOLOS”, por isso vamos a ela:
E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
3-      Ter sido enviado por Jesus:
Aqui estamos falando da Grande Comissão dada por Jesus Ressuscitado.
A Comissão revelada no Evangelho de Mateus, capitulo 28, versículos de 16 até 20:
Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado.
E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas.
Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra.
Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.
Na Bíblia Almeida Corrigida e Revisada essa mesma passagem de Mateus 28:16-20 está assim escrita:
E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Trocando em miúdos a Grande Comissão dada, decretada, estabelecida, criada, por Jesus Ressuscitado foi uma Missão de Evangelização, e ponto final.
O Ressuscitado não falou em criação de Hierarquia, de Títulos, etc e tal, falou em batizar os novos seguidores, e, portanto, as gerações futuras de seguidores, ” em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” e lhes ensinando “a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”, afirmado que estaria com eles e conosco “ até a consumação dos séculos”.
4-      Ter testemunhado Jesus Ressuscitado.
Evangelho de João, capitulo 20, versículos de 12 até 31:
E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.
9 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
Eu não considero, até porque não há citações bíblicas, Maria Madalena como apostola do Senhor, mas uma seguidora fiel e de grande importância, por isso a aparição do Salvador a ela está nesse capitulo do Sob os Benefícios de Jesus Crucificado.
 Eu não coloquei minha mão na Chaga de Cristo, não tive essa benção que Tomé recebeu, mas mesmo assim meu primeiro livro registrado e publicado tinha o título de “ Senhor meu, e Deus meu! ”, provando assim minha Fé no Senhor Jesus, minha Fé em Deus.
5-      Ter presenciado a Ascenção de Jesus Cristo aos céus:
Em Atos dos Apóstolos, capitulo 1, versículos de 9 até 13, temos:
Depois de ter dito isso, Jesus foi levado para o céu diante deles. Então uma nuvem o cobriu, e eles não puderam vê-lo mais.
Eles ainda estavam olhando firme para o céu enquanto Jesus subia, quando dois homens vestidos de branco apareceram perto deles e disseram: – Homens da Galileia, por que vocês estão aí olhando para o céu? Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir.
Então os apóstolos desceram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém (o monte fica mais ou menos a um quilômetro da cidade).
Quando chegaram à cidade, eles foram até a sala onde estavam hospedados, a qual ficava no andar de cima da casa. Os apóstolos eram estes: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o nacionalista, e Judas, filho de Tiago.

Resumo: “ Jesus escolheu doze de seus discípulos para serem seus apóstolos (Mateus 10:1-4; 11:1; 26:20; Marcos 3:13-19; Lucas 6:13-16) Após a morte e ressurreição de Jesus eles são onze até ser escolhido um substituto para Judas que o traiu e enforcou-se (Mateus 28:16) No livro de Apocalipse Jesus confirma-os como sendo doze na revelação a João – "O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro" (Apocalipse 21:14) ”.
Quem eram?
1-      Simão, Pedro, Cefas, também chamado Pedro:
Era pescador e natural de Betsaida (casa da pesca, em hebraico), uma povoação piscatória a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum. Foi chamado quando pescava no mar da Galileia.
Jesus chamou Simão de Cefas e em alguns textos do Novo Testamento é mencionado apenas Cefas em vez de Simão ou Pedro "E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
Como vimos nessa declaração do Senhor, Pedro é tratado como filho de João, no sentido de discípulo ou seguidor de João Batista.
O Apóstolo Paulo preferiu mencionar em suas cartas sempre "Cefas" em vez de Simão ou Pedro ou Simão Pedro.
Foi mártir na cidade de Roma em cerca de 64 d.C., durante a perseguição dos cristãos pelo Imperador Nero.
Crucificado de cabeça para baixo no Circo de Nero a seu próprio pedido, por não se sentir de valor suficiente para morrer da mesma forma que o seu Senhor havia morrido.
Pela Tradição católica Pedro foi escolhido por Jesus Cristo como o primeiro Papa, mas eu discordo totalmente dessa afirmação, até porque Roma não era a cidade central do Ministério de Jesus, nem nunca foi escolhida para sediar nada pelo Divino Salvador, nem mesmo Roma, como capital do Império Romano, potência dominante sobre Israel, a Terra Santa, foi citada pelo Divino Mestre.
Isso é invenção dos Católicos Romanos através dos séculos, até porque eles consideram que a Igreja é "mariana e petrina, pois Maria e Pedro são protagonistas inseparáveis, e guiam a Igreja na navegação de qualquer contingência da história”,  como afirmou o notório e famigerado Cardeal Tarcísio  Bertone em uma Missa solene na igreja de Nossa Senhora do Lago de Castel Gandolfo, afirmação essa em detrimento da real importância de  Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ignorando totalmente que a Igreja é o Copo Místico de Cristo,  mas isso é um assunto para outra hora.  
2-      André:      Irmão de Simão, chamado Pedro:
Foi chamado por Jesus quando pescava com Simão no mar da Galileia, portanto, era pescador e natural de Betsaida (casa da pesca, em hebraico) uma povoação piscatória a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum.
Foi para a terra dos canibais, que hoje são os países que compuseram a ex-União Soviética, região identificada por Cítia, por Eusébio de Cesareia.
Os cristãos daquela região atestam que ele foi o primeiro a levar o Evangelho para lá. Ele também pregou na Ásia Menor, hoje conhecida como Turquia, e na Grécia, onde foi martirizado.
É considerado o fundador da igreja em Bizâncio (Constantinopla e, atualmente, Istambul), motivo pelo qual é considerado o primeiro Patriarca de Constantinopla.
Foi crucificado em uma cruz em forma de 'x'.
3-      João:
 Jesus chamou-lhe de João Boanerges, e Boanerges quer dizer o Filho do Trovão, pois “ segundo Marcos 3:17, Tiago e João são chamados por Jesus como Boanerges, isto é, "Filhos do trovão", e isso se deu por um fato que caracterizou a índole de ambos: ao chegar Jesus com sua comitiva à terra dos samaritanos, estes lhe interditaram a entrada. João e Tiago viram neste fato uma afronta a Cristo e exprimiram sua indignação com estas palavras: "Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade, para consumi-la?". Jesus, porém, os repreendeu dizendo: "Vós não sabeis de que espírito sois! O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas" (Lucas 9:54).
João até hoje considerado o “Discípulo Amado”, pois “ tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa”.
João é o meu Apostolo preferido.           
“ João foi o Apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na Cruz. ”
Segundo alguns estudiosos João era primo de Jesus, porque sua mãe, Salomé, era filha de Maria, uma irmã de Sant’Anna, a mãe de Maria, a mãe do Senhor.
Salomé era uma mãe extremosa e crente em Jesus, daí que...deixemos Mateus, no capítulo 20, versículos de 17 até 24, contar:
Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse:
-Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.
Então a mãe dos filhos de Zebedeu [ Salomé} chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. (inclusão minha)
que é que você quer? – perguntou Jesus. Ela respondeu: – Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda.
Jesus disse aos dois filhos dela: – Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? – Podemos! – responderam eles.
Então Jesus disse: – De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos.

Uma curiosidade sobre Salomé, a mãe de João, mas aqui denominada Maria Salomé:
La Camargue “ é uma região natural do sul da França, na Região Provence-Alpes-Côte d'Azur et Occitanie. Administrativamente, pertence aos departamentos de Bouches-du-Rhône e Gard, e estende-se entre os dois braços principais do delta do rio Ródano (o "Petit-Rhône" e o "Grand-Rhône") e o Mar Mediterrâneo. Arles, ao norte do delta, é a maior cidade da Camargue, e as outras cidades são Saintes-Maries-de-la- Mer e Port-Saint-Louis-du-Rhône”.
Saintes-Maries-de-la-Mer ou Les Saintes-Maries-de-la-Mer é a cidade que nos interessa nessa história de Salomé.
Saintes-Maries-de-la-Mer tem uma “ église fortifiée”, que era simultaneamente um lugar de culto e uma fortaleza para abrigar a população local quando do ataque dos inimigos, no caso os Sarracenos.
Esse templo é L'église de Notre-Dame-de-la-Mer, onde segundo a Tradição estão as relíquias de santas de nome Maria (saintes Maries) para os católicos romanos, ou seja, as mulheres seguidoras de Jesus Marie Salomé e Marie Jacobé, que junto com outras estavam ao pé da Cruz e assistiram ao Sacrifício Vicário de nosso Redentor.
Segundo a lenda, depois da morte de Jesus Cristo, vários seguidores do Caminho foram jogados ao mar em um “ barco de pedra”, em francês, sem remos e sem velas, e eu não tenho a menor ideia como era esse barco.
Num “ barco de pedra”, sem provisões, foram colocadas Maria Madalena, Marie Salomé e Marie Jacobé, uma serva de nome Sara, ou Sara Kali, entre outros”.
Piedosos oraram com fervor e o Senhor atendeu os seus pedidos fazendo com que o barco fosse levado pela correnteza até a localidade de Oppidum-Ra, onde hoje está a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer.
Depois de desembarcar, Marie-Madeleine foi para Sainte-Baume, mas Marie Salomé, Maria Jacobé, e Sara, ficaram na localidade onde vieram a falecer.
Sara, ou Sara Kali, ou Santa Sara Kali, é a padroeira dos ciganos, e suas reliquias, tambem, estão depositadas L'église de Notre-Dame-de-la-Mer, e onde no 24 de maio, o Dia de Santa Sara, acontece a maior festa dos ciganos do mundo.
Saintes-Maries-de-la- Mer , tornou-se um importante lugar de culto e peregrinação cristã e uma parada no caminho para Santiago de Compostela , o outro filho de Marie Salomé.
Vou revelar que apesar de não ser catolico, mas sim cristão, eu tenho muita vonatde de percorre o Caminho de Santiago para Compostela, inlezliemnte me faltam as condições basicas.
O porque dessa minha vontade?
É simples.
No Caminho  você sozinho, ou com um acompanhante silencioso,  poderá meditar sobres ‘as coisas de Deus ’, e com isso entrar em sintonia com o Divino, de tal forma que seu coração e sua mente ficarão totalmemte divorciados da ‘coisas da carne’, o que certamente provocará grandes entendimentos, uma grande percepção  do Amor de Deus, e dos Benificios de Cristo Crucificado.  
Fim da curiosidade.

Voltemos aos pais de São João:
O pai de João era Zebedeu, um importante membro da sociedade judaica, tanto que tinha acesso privilegiado ao Sumo Sacerdote, um homem rico que possuía barcos de pesca no mar da Galileia, e empregados a seu dispor. Quando Jesus chamou a João e a seu irmão para segui-Lo, os moços estavam com seu pai e os empregados consertando as redes de pesca.
No Evangelho de João, capitulo, versículos de 25 a 27, está escrito que Jesus, do alto da Cruz, viu João “ o discípulo que ele amava”, bem como sua mãe, e falou:
Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe, e a irmã dela, e Maria, a esposa de Clopas, e também Maria Madalena.
Quando Jesus viu a sua mãe e perto dela o discípulo que ele amava, disse a ela: – Este é o seu filho.
 Em seguida disse a ele: – Esta é a sua mãe. E esse discípulo levou a mãe de Jesus para morar dali em diante na casa dele.
 João passou a ser o mantenedor de Maria, a mãe do Senhor.
“De todos os doze apóstolos, João tornou-se o mais destacado teólogo”.
 Era o líder da Igreja na região da cidade de Éfeso.
Durante a perseguição do Imperador romano Domiciano, pelo meio da década de 90 d.C., ele foi exilado na Ilha de Pátmos.
Foi ali, segundo se crê, que ele teria escrito o último livro do Novo Testamento: o Livro do Apocalipse.
Morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.
“Segundo bispo Polícrates de Éfeso (conhecido por sua carta endereçada ao bispo de Roma, Papa Vítor I, que estava tentando encontrar um consenso sobre a data correta para a celebração da Páscoa em 190) e atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24, o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso.
“ A Tradição afirma que sua tumba estava vazia quando foi aberta pelo Imperador Constantino. Constantino queria edificar uma Basílica sobre o Tumulo de João”.
4-      Tiago:
Santiago Maior ou São Tiago Maior, também chamado Tiago Boanerges, ou Filho do Trovão, assim chamado para diferenciar de outro Apostolo de nome Tiago, que ficou sendo Tiago Menor, ou o Mais Jovem, e de Tiago, o irmão do Senhor.
Filho de Zebedeu e de Salomé, portanto irmão do Apostolo João.
O nome Tiago deriva do nome hebraico Ya'akov, aportuguesado em "Jacó".
Em inglês Tiago é James, e esses nomes derivam indiretamente do latim Iacobus,
“ Com o decorrer do tempo, o nome evoluiu em diversas direções consoante as línguas: manteve-se Jakob em alemão e noutras línguas nórdicas, James em inglês, Giacomo em italiano e Jacques em francês”.
Segundo a Tradição:
a-       Tiago visitou a província romana da Hispânia e pregou em vários locais da Galiza, ou seja, fazendo seguidores conforme a Ordenança de Jesus no contexto da Grande Comissão - Evangelho de Mateus, capitulo 28, versículos de 16 até 20;
b-      Na cidade de Saragoça, teria presenciado uma aparição de Maria, mãe de Jesus, que ainda vivia. Tal aparição, em cima de um pilar, originou o culto de Nossa Senhora do Pilar.
c-       Tiago passou em Portugal - Braga, Guimarães e Rates, onde o seu discípulo São Pedro (de Rates) se tornou o primeiro Bispo de Braga.
Todavia, como seu trabalho missionário não obteve o êxito esperado, Tiago regressou à Judeia, onde foi martirizado –“ Murió a manos de Herodes Agripa I en Jerusalén entre los años 41 y 44 de nuestra era. Es el patrono de España”.
Ainda “ segundo a Tradição, o corpo de São Tiago teria sido transportado para a Galiza, e sepultado em Compostela, que deriva da expressão latina ‘’campus stellae, em espanhol “campo de la estrella", depois, em sua honra, Santiago de Compostela. No entanto, não há provas que permitam corroborar com exatidão esta Tradição, o que é certo é que em 814 um eremita de nome Pelaio, seguindo uma revelação que tivera durante o sono, descobriu um túmulo contendo umas relíquias, e estas foram de imediato veneradas e associadas a Santiago, em virtude da lenda que afirmava que este se havia deslocado à Espanha para dar testemunho de Cristo. Sobre essa tumba viria a ser erguida a referida Catedral de Santiago de Compostela”.
Continuando no campo da Tradição:
Santiago apareceu miraculosamente em vários combates travados em Espanha durante a Reconquista Cristã sendo a partir de então apelidado de Santiago Matamoros, "Mata-Mouros".
“ O escritor Miguel de Cervantes Saavedra, o famoso Cervantes, registrou, no seu Don Quixote de la Mancha, que "Santiago Mata-Mouros é um dos mais valorosos santos e cavaleiros que o Mundo alguma vez teve; foi dado a Espanha por Deus, como seu patrono e para sua proteção”.
Assim, como já foi dito acima em espanhol, Santiago Matamoros é o santo padroeiro do Reino de Espanha.
Não podemos esquecer de falar do celebre El Camino de Santiago ou peregrinación de Santiago de Compostela, uma peregrinação realizada até hoje por muitos católicos do Mundo todo:
“A descoberta do túmulo do Apóstolo deu ao Rei das Astúrias uma série de benefícios: a aglutinação de seus territórios como um único reino, sob a proteção especial do Apóstolo, e a cristianização da antiga "Rota do Finisterre", tradicionalmente seguidas por muitos povos celtas, ao pretendido fim do mundo. De fato, as peregrinações galegas para o noroeste da Espanha foram provadas arqueologicamente e pode-se dizer que os celtas - no primeiro milênio antes da nossa era - viajaram por toda a Europa para ir a esses lugares onde celebraram seus casamentos e outros ritos. Esta estrada pré-cristã torna-se assim o Caminho de Santiago ou Route Jacobean, Rota Jacobeia, e a localidade de Compostela o terceiro núcleo da peregrinação mundial, depois de Roma e Jerusalém. ”
O fim do celebre El Camino de Santiago, da Peregrinação de Santiago de Compostela, é, como não podia deixar de ser, na Catedral de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela, centro de la província de La Coruña, na Galicia, Reino de España.
São quatro as rotas, que são:
A rota costeira, a rota mais usada pelos peregrinos que, provenientes dos portos do norte da Europa, desembarcavam em qualquer dos portos do Golfo da Biscaia. Foi a continuação da rota de Soulac, que atravessou as terras mais ocidentais da França, e penetrou no território peninsular que atravessava a fronteira entre Hendaye e Irún. O layout da estrada, conduz os passos dos caminhantes para Arzúa, onde chega com o Camino de Santiago Francés em direção à capital de Santiago.
Via terrestre do País Basco e La Rioja, foi a mais importante entre os séculos X e XIII. A estrada costeira foi assediada pelos assaltos de bárbaros normandos (Vikings) e ao sul, na área pela qual o atual Caminho Francês corre, dominação árabe estava cheia e a rota de Bayonne tornou-se a seguro para os cristãos que estavam indo para Compostela.
Camino de Liébana, um ramo da estrada costeira que permite aos peregrinos acessar o mosteiro de Santo Toribio de Liébana, na região de Liébana (Cantabria), onde, segundo a tradição cristã, o maior pedaço do Lignum Crucis.
Unida ao Caminho Francês de Santiago. O nome de "primitivo" foi precisamente porque era a rota seguida pelo rei Alfonso II, possivelmente o primeiro peregrino conhecido, que ao ouvir a notícia da descoberta do corpo do santo, levou esta rota a Compostela para testemunhar o evento.
Enfim, Tiago, o Filho do Trovão, é muito querido pela cristandade.
5-      Tomé, também chamado "Dídimo":
Seu nome aparece a primeira vez em Mateus 10.3. O Novo Testamento não relata quando foi chamado.
Foi provavelmente o mais ativo dos apóstolos ao leste da Síria.
Uma tradição informa que ele pregou até a Índia.
Os cristãos indianos chamados Martom - A Igreja Síria Mar Thoma de Malabar, no original Malankara Mar Thoma Suryani Sabha, ou simplesmente Mar Thoma, uma igreja cristã baseada no estado de Kerala, no sudoeste da Índia - afirmam que suas origens estão relacionadas com as pregações de São Tomé em sua viagem à Índia.
Foi morto em Mylapore, na Índia, por lanças de quatro soldados, em 72 d. C. ou e.C...
Mylapore é “ São Tomé de Meliapor, um antigo território de Portugal no sudeste da Índia entre os anos de 1523 e 1662, e também entre 1687 e 1749. Atualmente é um bairro histórico da cidade de Madrasta (Chennai), capital do estado indiano do Tamil Nadu, conhecido pelos nomes de Mylapore, Mayilāppūr e Thirumayilai”.
6-      Filipe, em grego: Φίλιππος, Philippos:
Felipe era de Betsaida, cidade de André e Pedro, e assim aconteceu o seu chamado: 
Evangelho de João – Capítulo 1, versículos de 43 até 46: 
No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a região da Galileia. Antes de ir, foi procurar Filipe e disse: – Venha comigo!
Filipe era de Betsaida, de onde eram também André e Pedro.
Filipe foi procurar Natanael e disse: – Achamos aquele a respeito de quem Moisés escreveu no Livro da Lei e sobre quem os profetas também escreveram. É Jesus, filho de José, da cidade de Nazaré.
Natanael perguntou: – E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré? – Venha ver! – respondeu Filipe.         
Segundo a Tradição:
a-       “ Recebeu um nome grego e não um tradicional nome judeu. Não podemos esquecer que a Helenização -  a difusão da cultura da Grécia Antiga e, em menor escala, de seu idioma-  havia chegado a Terra Santa;
b-      “Falava grego, e por isso se tornou conhecido dos peregrinos judeus- gregos em Jerusalém”;
c-       “ Estava entre os que estavam ao redor de João Batista, quando este último apontou Jesus como o Cordeiro de Deus ”;
d-      Apresentou Natanael, também chamado de Bartolomeu, a Jesus - Evangelho de João – Capítulo 1, versículos de 47 até 51: Quando Jesus viu Natanael chegando, disse a respeito dele: – Aí está um verdadeiro israelita, um homem realmente sincero. Então Natanael perguntou a Jesus: – De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: – Antes que Filipe chamasse você, eu já tinha visto você sentado debaixo daquela figueira.  Então Natanael exclamou: – Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Jesus respondeu: – Você crê em mim só porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que está. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Muitos eruditos, estudiosos, e comentaristas da Bíblia, rejeitam a identificação de Natanael com Bartolomeu;
e-      “ Estava entre os que participaram das Bodas de Caná, onde houve a transformação da água em vinho, considerado como o primeiro dos milagres de Jesus -  Evangelho de João capitulo 2, versículos de 1 até 11;
f-        Teve um ministério muito profícuo em Cartago, no Norte da África, e, também, pregou na Grécia, na Síria e na Frígia (o nome da região centro-oeste na antiga Ásia Menor, a Anatólia, na moderna Turquia, centrada no rio Sakarya, antigo rio Sangário ou Sangarios).
g-       Felipe tinha dois companheiros de viagens missionarias:
a-       Sua irmã, Mariana;
b-      Natanael, citado acima. 
Nota: Ambos foram martirizados com Felipe, sendo Natanael crucificado, como Felipe, de cabeça para baixo.
Felipe havia “ convertido, através de uma cura milagrosa, a esposa do Procônsul de Hierápolis, antiga cidade perto da moderna cidade de Denizli, na Turquia, e isso enfureceu essa autoridade romana, pois ele era um adorador de Cesar, um pagão que não queria certamente entrar em confronto ou mesmo desgostar a seu Imperador, nem ao Senado, por isso o prendeu, junto com a irmã e o amigo, mandando tortura-los”.
Existem duas lendas sobre a morte de Felipe:
I-                    Que ele foi crucificado de cabeça para baixo;
II-                  Que ele decapitando na cidade de Hierápolis.
Hoje em dia, as relíquias de Felipe Apóstolo estão na cripta de La basilica dei Santi XII Apostoli, tem o "titulus apostolorum" no Liber Pontificalis e a dignidade de ‘basílica minore” - uma designação honorífica para as Basílicas do Papais, igrejas que têm o mais alto posto dentro da Igreja Católica Romana -  na Piazza dei Santi Apostoli 51, em Roma, na Bela Itália.
7-      Mateus, São Mateus, Mateus Evangelista ou Mateus Apóstolo (מתי/מתתיהו, "Dom de Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de Tibérias: Mattay ou Mattiyahu; grego da Septuaginta Ματθαιος, Matutai-os; grego moderno: Ματθαίος, Matthaíos) é, pelo relato dos Padres da Igreja, o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.
“ Publicano: Latin publicanus (singular); publicani (plural), assim "publicanus" deriva do latim publicānus da raiz publĭcum que significa: tesouraria publica, tesouro público, impostos. ”
“Os Publicanos eram empreiteiros públicos, supervisores de certos projetos e construções públicas por concorrência, fornecedores para as Legiões, os militares, romanas, fiscais alfandegários, para a República Romana (em latim: Res Pvblica Romana) que durou de 509 a.C. – 27 a.C., e quando a Republica foi substituída pelo Império Romano, eles continuaram com as mesmas atividades”.
“A atividade de cobradores de impostos só foi dinamizada, ou organizada, ao final do período da Republica Romana, no auge da expansão do Domínio Romano, quando eles ofereceram ao Senado, em Roma, seus serviços devido ao aumento das terras nas quais os impostos tinham que ser cobrados. Roma precisava de recursos e o sistema de tributação de impostos romano era muito lucrativo, por isso o Senado resolveu leiloar o “ direito de cobrar impostos para uma região específica”, e Roma era compostas de várias regiões espalhadas pelo até então Mundo Conhecido.  O valor do leilão era estabelecido de acordo com o ‘valor estimado’ dos impostos que seriam arrecadados na aquela região leiloada. Como recurso obtido no leilão era considerado um empréstimo a Roma, o vencedor, no caso o publicano, tinha direito de receber juros sobre o montante pago, juros essas calculados ao final do período de cobrança, o que tornava a ‘profissão” de coletor de impostos altamente lucrativa”.
Havia mais um atrativo, pois, como a negociação era baseada no ‘valor estimado’ dos impostos que seriam arrecadados em determinada região “ qualquer arrecadação a mais de impostos que superasse o valor original contratual calculado pelo Senado, ela reverteria para o Publicano, sendo que Roma não podia, por contrato, reivindica-la por nenhum pretexto”.
Isso, tinha um lado mau, ou seja, se a arrecadação de impostos fosse menor que o valor original contratual calculado pelo Senado, o publicano arcaria com o prejuízo total.
No Dicionário Bíblico Universal, de A. R. Buckland, Rev. Augustus Robert Buckland (*18 de abril de 1857 - +8 de abril de 1942), temos:
Publicano é o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano.
Haviam duas espécies de publicanos:
a-       Os publicanos gerais, que eram responsáveis pela renda do Império perante o Imperador romano;
b-      Os publicanos delegados por estes - Os publicanos gerais - para cada província, que eram considerados "as aves de rapinas, mestres em extorsões, ladrões e gatunos".
Eram contratados entre os membros das classes inferiores da nação a ser tributada. Chamo atenção que eram odiados pelos os judeus, pois, muitos deles eram judeus de nascença e cobravam impostos ao Povo Judeu para a Potência Dominadora que humilhava o D’us, o Templo, e o povo judeu, a poderosíssima Roma Imperial, a Nação dominadora. Lembremos que os Judeus estavam empobrecidos pelas várias situações adversas pelas quais foi obrigado a passar desde da morte, em 135 a. C., de Simão Macabeu, conhecido como Simon Thassihebraico : שמעון התרסי (Thassi" tenha uma conotação de "o sábio", ou “zeloso”). De acordo com o Novo Testamento da Bíblia, os publicanos eram detestados pelos judeus e muitas vezes envolviam-se em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam, e com isso sofriam um grande repúdio da casta religiosa dos fariseus.
A Chamada de Mateus e uma revelação de Jesus sobre seu Ministério, no Evangelho de Mateus, capitulo 9, versículos de 9 até 13:
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
 Naquela altura, Mateus podia ser uma pessoa que tinha o direito de coletar impostos para Roma, ou um cobrador de pedágios para Herodes Antipas, ou seja, uma pessoa que cobrava um imposto, ou taxa, daqueles que pretendiam viajar pela Terra Santa. “O fato de Cafarnaum possuir uma alfândega e uma guarnição romana sugere que se tratava de uma cidade fronteiriça entre os estados de Filipe e Herodes Antipas”. Cafarnaum, era situada às margens do Mar da Galileia, ou Mar de Tiberíades (como eu gosto de chama-lo, pois Tiberíades é uma cidade por mim muito amada) ou lago de Genesaré (em hebraico: יָם כִּנֶּרֶת; em árabe: بحيرة طبريا), localizado no Distrito Norte de Israel, era, e é, uma região de grande tráfego de pessoas e mercadorias na época, portanto tinha que haver na localidade um Publicano.
Um dos momentos mais belos de minha vida aconteceu entre as ruinas de Cafarnaum.
No sitio arqueológica estão as ruinas da Sinagoga Branca, uma das sinagogas mais antigas do mundo.
 A sinagoga foi construída quase inteiramente de blocos brancos de pedras calcárias trazidas de pedreiras distantes.
O prédio consistia em quatro partes: o salão de oração, o pátio ocidental, uma balaustrada do sul e uma pequena sala no noroeste do prédio. O salão de oração mediu 24.40 m por 18.65 m, com a face do Sul olhando para Jerusalém.
Já estava começando o pôr do Sol, um espetáculo magnifico de ser visto no Mar de Tiberíades, eu já tinha visitado as ruinas da Sinagoga, e estava olhando outros objetos recuperados pelos arqueólogos um pouco distante, quando de repente comecei a ouvir um canto que me parecia o Cântico dos Anjos louvando ao Senhor nosso Deus.
Olhe espantado para o moço que estava ao meu lado, e junto começamos a correr em direção a Sinagoga Branca.
Paramos estupefatos ante a cena que vimos.
Um grupo de homens e mulheres, pessoas já bem idosas, cantavam louvores ao nosso Deus.
Eu comecei a chorar copiosamente.
Meu coração se encheu de amor, de ternura, de gratidão, pelo Senhor nosso Deus.
Eu não conseguia para de soluçar, nem o moço tão pouco.
Foi essa uma das Horas em minha vida que eu tive a certeza de que Deus existe.
Mais, voltemos a Mateus.
O nome Mateus significa “Presente de Deus”.
Marcos e Lucas chamam Mateus de Levi, todavia, eu li um trabalho em que Mateus era considerado com filho de Levi, o publicano.
“De acordo com algumas tradições se supõem que Levi mudou de nome indicando que ocorreu uma grande mudança em sua vida, como Simão/ Cefas passou a ser Pedro, e Saulo de Tarso passou a ser Paulo”.
Pelo sim, ou pelo não, “Mateus era cobrador de impostos e estava na Alfandega quando Jesus o chamou dizendo vem e segue-Me”- Matues9: 9: “ Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: – Venha comigo. Mateus se levantou e foi com ele. ”
Mateus era um homem preparado, falava aramaico e grego, além é claro de ser bom em cálculos financeiros.
Participou da Última Ceia, foi uma das testemunhas da Ressurreição e da Ascensão de Jesus. Foi um dos que se retirou para o Cenáculo, em Jerusalém, onde proclamaram que Jesus era o Messias prometido.
A Tradição Católica afirma que Mateus pregou na Judeia – eu particularmente acho difícil devido seu passado de publicano, mas tudo é possível Naquele que nos fortalece -  e depois fez viagens missionárias por outras localidades, todavia não se sabe quais foram, mas “ exegese muçulmana preserva a tradição de que Mateus, com André, eram os dois discípulos que foram para a Etiópia (não o país africano, mas uma região chamada "Etiópia" ao sul do Mar Cáspio) para pregar a mensagem de Deus “.
“ Geralmente é aceito que o Evangelho de Mateus foi escrito em grego, não em aramaico ou em hebraico”.
Segundo alguns Mateus faleceu na cidade georgiana de Conio, onde ele seria enterrado na antiga fortaleza romana, na Etiópia do sul do Mar Cáspio, no dia 24 de janeiro de 70.
Segundo outros foi assassinado pelo Rei Irtaco, que queria casar com a Princesa Efigênia, filha do Rei falecido Egippo, para legalizar sua ascensão ao Trono de Etiópia, uma jovem que havia consagrado sua virgindade ao Senhor.
Diante da recusa da moça, Mateus convidou a Irtaco para ouvir o seu sermão na presença de toda a população. Naquele dia, o Apóstolo proclamou solenemente que o casamento de Ifigênia com o Senhor, o Rei Celestial, não poderia ser quebrado por casamento com um Rei terreno, porque se um servo usurpasse a esposa de seu senhor, ele seria justamente queimado vivo. Ato continuo, Mateus foi perfurado por uma espada do Rei Irtaco.
As relíquias de Mateus estão na Cripta da Cattedrale metropolitana di Santa Maria degli Angeli, San Matteo e San Gregorio Magno, o principal local de culto católico de Salerno, cidade no Golfo de Salerno, no Mar Tirreno, região da Campania, província de Salerno, sul da Itália, a igreja-mãe da Arquidiocese de Salerno-Champagne-Acerno, que tem a dignidade de Basílica Menor.
8-      Bartolomeu- grego: Βαρθολομαῖος Bartholomaíos, Latin: Bartholomaeus.
 “ Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay. Há historiadores que também mantêm uma referência patronímica, mas dá outro significado para o nome: Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Esta última hipótese não é inverossímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência na Judeia da época e em todo território”.    
Evangelho de João, capítulo 1, versículos de 46 até 51, a chamada de Bartolomeu:
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
Toda a literatura narra que Bartolomeu era Natanael, que significa "Deus deu", que aparece no Evangelho de João e é citado acima no item Felipe, contudo muitos comentaristas rejeitam a identificação de Natanael com Bartolomeu.
O que sei é que ele nunca é divorciado de Felipe.
O que sei é que “ Eusébio de Cesareia, bispo de Cesareia, o Pai da História da Igreja, cujos os manuscritos relatam a história do cristianismo primitivo, em sua História Eclesiástica afirmo que depois da Ascensão, Bartolomeu foi em viagem missionária para a Índia, onde ele deixou para trás uma cópia do Evangelho de Mateus”.
O que sei por outras tradições é que ele “ foi missionário na Etiópia, Mesopotâmia, Pártia, historicamente a uma região do nordeste do atual Irã, e Lycaonia, uma grande região no interior da antiga Ásia Menor (Anatólia), norte da dos Montes Tauro, na fronteira com a antiga região da Cilícia, porém, é difícil precisar suas fronteiras exatas pois elas variaram consideravelmente com o tempo. ”
O que sei é que foi para a “Grande Armênia junto com o Apóstolo Judas Tadeu, assim, ambos os santos são considerados os santos padroeiros da Igreja Apostólica Armênia”.
O que sei é que “dizem ter sido martirizado em Albanópolis, uma cidade no Cáucaso, famosa por ser o local de morte do Apóstolo Bartolomeu que ali foi esfolado vivo. Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão, junto ao Cáucaso, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfanje, uma foice com cabo comprido. ”
O que sei é que uma “tradição mais popular sustenta que Bartolomeu foi crucificado de cabeça para baixo em Albanópolis ”.
O que sei é que por “Bartolomeu ter convertido Polymius, o rei da Armênia, Astyages, o irmão do soberano ordenou a sua execução. ”
Enfim, as relíquias de Bartolomeu estão na Basilica di San Bartolomeo all'Isola, localizada na Piazza di San Bartolomeo all'Isola, 22, na Ilha Tiberina, em Roma, Itália.
Sobre Bartolomeu SS Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger (Marktl am Inn, 16 de abril de 1927), Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica, na audiência do dia 4 de outubro de 2006 disse estas palavras que concluem o ensinamento da vida de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
9-      Tiago, Santiago Menor, ou São Tiago Menor, Tiago, o mais jovem, para distingui-lo de Santiago Maior, já acima citado. Tiago, Ἰάκωβος, Iakōbos em grego; hebraico: יעקב בר חלפי Yaakov ben Halfay.
Tiago é tido como filho de Alfeu, “ é mencionado apenas quatro vezes na Bíblia, cada vez em conexão com sua mãe. Marcos 15:40, 16: 1, refere-se a " Maria, mãe de Tiago", e em Mateus 27:56, também, é citado como filho de “ Maria, a mãe de Tiago “. ”
Novo Testamento não relata quando e como foi chamado para o Apostolado, bem como 
não há nenhuma menção também da sua atividade seguinte à morte de Cristo, nem sabemos nada sobre sua morte.
Uma hipótese bem difundida pelos católicos é a identificação de Tiago, o Menor, com Tiago, o Justo, que foi morto por apedrejamento em 62 d.C...
Em todos os casos, Tiago, o Menor, não é celebrado pela Igreja Católica como mártir .
10-   São Simão, ou São Simão Apóstolo, dito Simão, o Zelote ou Simão, o Canaanita ou Cananeu.
Um esclarecimento de “ quem eram os zelotes na Bíblia?
Os zelotes eram uma seita judaica radical do tempo de Jesus. Os zelotes acreditavam na luta armada contra os romanos e esperavam um Messias guerreiro. Simão, um dos 12 apóstolos, era conhecido como “o zelote”.
O nome “zelote” vem de “zelo”, que significa devoção fervorosa. Os zelotes levaram sua devoção à Palavra de Deus ao extremo, acreditando que deviam fazer tudo para a defender, até matar pessoas.
Para os zelotes, a dominação romana era uma afronta que não podia ser tolerada. Israel era a nação escolhida de Deus, mas os romanos não criam em Deus nem O honravam. Os judeus não se deviam associar a gentios. Por isso, os romanos precisavam ser expulsos da Terra Santa, usando força.
Os zelotes causaram várias rebeliões violentas contra o império romano, ao longo de cerca de 100 anos. Todas as rebeliões falharam. Uma das maiores rebeliões incitadas pelos zelotes culminou na destruição do templo de Jerusalém, em 70 d.C., como Jesus tinha predito (Marcos 13:1-2).
A Bíblia não fala diretamente sobre os zelotes, mas o pensamento revolucionário estava bem presente entre os discípulos de Jesus. Eles esperavam que Jesus iria expulsar os romanos e restabelecer o reino de Israel, mas Jesus lhes explicou que seu Reino não era deste mundo (João 18:36). Alguns discípulos também estavam prontos para lutar por Jesus, mas ele recusou a violência (Mateus 26:51-52).
Depois da ressurreição de Jesus, quando os judeus estavam debatendo o que fazer com seus discípulos, Gamaliel falou sobre outras revoltas que tinham acontecido. O caso de Judas, o galileu, pode ser uma referência a uma das revoltas iniciais dos zelotes (Atos dos Apóstolos 5:37). Mas os discípulos de Jesus não tinham o mesmo propósito que os zelotes. Eles pregavam um reino espiritual eterno que era para todo o mundo, não só os judeus.
Simão, o zelote, era um dos 12 apóstolos. Seu apelido “zelote” o distinguia de Simão Pedro, outro apóstolo (Lucas 6:13-15). A Bíblia não diz porque ele era conhecido como zelote. Ele pode ter sido membro dos zelotes antes de ser discípulo de Jesus ou ele pode ter ficado com esse apelido porque era muito fervoroso pela mensagem de Jesus.
Cada cristão deve ter zelo pelo Evangelho, mas sem cair no erro dos zelotes. Eles estavam tão preocupados com questões políticas que não entenderam a verdadeira mensagem das Escrituras. Sua visão distorcida os impediu de reconhecer o verdadeiro Messias: Jesus.
Acima está escrito:
“ Simão, o zelote, era um dos 12 apóstolos. Seu apelido “zelote” o distinguia de Simão Pedro, outro apóstolo (Lucas 6:13-15). A Bíblia não diz porque ele era conhecido como zelote. Ele pode ter sido membro dos zelotes antes de ser discípulo de Jesus ou ele pode ter ficado com esse apelido porque era muito fervoroso pela mensagem de Jesus. ”
Muito bem.
Simão era natural da Caná da Galileia, daí o cognome “o Canaanita ou Cananeu”.
Ele é “ identificado com Simon de Jerusalém, portanto considerado o segundo Bispo de Jerusalém depois de Tiago, o Justo”.
“ Não se sabe ao certo qual teria sido o ministério de Simão posteriormente. A Ascenção do Senhor”.
“ A Tradição Católica diz que Simão foi martirizado sendo cortado ao meio vivo por um serrote, por isso, Simão é representado tendo em sua mão direita o livro aberto, a Bíblia, que simboliza a importância da evangelização, e na mão esquerda, o serrote, ferramenta utilizada para o seu martírio. Poeticamente seus olhos demostrando grande aflição estão voltados para a Bíblia para recordar que o Homem deve amar a Deus sobre todas as coisas.  “
Ainda segundo a Tradição, Simão foi Morto depois de negar sacrificar ao deus Sol, juntamente com Judas Tadeu, na Pérsia.
As relíquias de São Simão, o zelote, estão preservadas na Basílica Vaticana, a Papale Arcibasilica Patriarcale Maggiore Arcipretale di San Pietro in Vaticano.
11-   Judas Tadeu – o Apostolo dos Armênios- em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia - São Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago, na Vulgata, "Iudam Iacobi et Iudam Scarioth qui fuit proditor".  Segundo minha tia Carmem de Luiz, irmã mais velha de minha mãe, é o padroeiro das causas impossíveis, é pode ser. Eu quando era católico nunca consegui nada com ele, nem indo rezar na gruta da Paróquia São Judas Tadeu, no Cosme Velho, bairro nobre da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, meu torrão natal, mas enfim...
“ Uma das Tradições conta que a Judas Tadeu era de uma família judaica de Paneas, uma cidade na Galileia que, quando foi posteriormente reconstruída pelo Império Romano, foi renomeada para Cesareia de Filipe. ”
“Judas Tadeu grego e aramaico, e que era um fazendeiro de profissão. ”
‘Outra das Tradições afirma que Judas Tadeu era filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã de Maria, a mãe do Senhor. Esta mesma Tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e irrestrita ao Cristo Ressuscitado.
Como já sabemos a “Grande Armênia foi evangelizada por São Bartolomeu e por Judas Tadeu, assim, ambos os santos são considerados os santos padroeiros da Igreja Apostólica Armênia”.
“ Uma das Tradições sobre Judas Tadeu, é que pregou o Evangelho na Judeia, Samaria, Idumea, Síria, Mesopotâmia e Líbia antiga, visitando Beirute no Líbano. ”
Sua morte teria ocorrido junto com a de Simão, o zelote, na Pérsia, onde teriam sido martirizados por uma multidão insuflada por sacerdotes de Zoroastro”.
Uma outra Tradição diz que “ Judas Tadeu foi martirizado à golpes de lanças, machados e porretes no dia 28 de outubro de 70. ”
Suas relíquias estão preservadas na Basílica Vaticana, a Papale Arcibasilica Patriarcale Maggiore Arcipretale di San Pietro in Vaticano.
Agora, o Traidor.
12-   Judas Iscariotes (em hebraicoיהודה איש־קריותtransl. Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblicoIouda Iskariôth ou Iouda Iskariotes,, em grego Ioudas, uma Helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado" ) , o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata e, entrando em desespero, enforcou-se e condenou-se ao Inferno. Judas, em grego Ioudas, uma Helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"), sendo, por sinal, o nome de apóstolo que mais vezes aparece nos Evangelhos (vinte vezes) depois do de Simão Pedro.
 E eu não vou mais falar sobre Judas Iscariotes.

O que importa neste capítulo dedicado aos Apóstolos é a Grande Comissão, “ a instrução dada pelo Jesus Ressuscitado aos seus discípulos para que eles espalhassem seus ensinamentos para todas as nações do mundo. Ela se tornou um ponto chave da teologia cristã sobre o trabalho missionário, o evangelismo e o batismo. ”
Vamos ter sempre em mente o que está escrito em Mateus, capitulo 28, versículos de 16 a 20: Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado.
E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas.
Então Jesus chegou perto deles e disse: – Deus me deu todo o poder no céu e na terra.
Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Jesus ordenou ” façam seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês”...
Aleluia!!!
 E isso está esquecido pelo Povo de Deus, principalmente pelos membros sérios do Corpo Místico de Cristo.
E como essa proclamação é um dos Benefício de Cristo Crucificado, eu apelo a todos que esse livro lerem que estudem a Bíblia, ensinem o que nela está consignado, principalmente as Palavras do Verbo Encarnado, e incentivem a todos que acreditarem que Jesus é o Único e Suficiente Salvador que se batizem nas aguas, para assim deixar para traz a velha criatura e ressuscitar com Cristo se tornando uma Nova Criatura.

Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário