terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - Corpo Místico de Cristo - 3 ° capitulo autor: Jorge Eduardo Garcia


3 ° capitulo
O Corpo Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo.

Este nome apareceu na Bíblia, sendo utilizado por São Paulo para descrever a Igreja como o Corpo de Jesus Cristo, sendo o próprio Cristo a Cabeça, a saber:
Em I Coríntios 12:12-14:
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Em Romanos 12:4,5,6:
Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;..
Em Efésios 3:6, 7:
A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
Em Efésios 5: 23, 30:
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Em Colossenses 1: de 15 até 20:
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
Em Colossenses 1: 24,25:
Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus.
Não há nenhuma dúvida quanto Cristo ser a Cabeça, e nós, os cristãos, ou crentes,  pela Fé que o Espirito Santo deposita em nós, o seu Corpo Místico.
Essa Verdade é um verdadeiro Milagre da Fé.
Quem assim crê é porque Cristo está habitando nele.
Quem acredita em Cristo Jesus é porque pela Graça de Deus recebeu a Salvação
Essa Salvação que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, O Filho, que foi “ enviado por Deus Pai, O Seu único Filho, para resgatar e dar vida eterna para todo aquele que crê nele, Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo”, nos garantiu.
A Salvação está garantida “ se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, será salvo” - Romanos 10:9.
E para que não houvesse dúvida desta garantia Paulo escreveu Efésios 2:8-9: “ pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.
Aleluia.
No arraial da Igreja Católica Apostólica Romana o Venerável Pio XII doou ao Mundo a encíclica Mystici Corporis Christi, dada em Roma, junto de São Pedro, no dia 29 de junho, festa dos Santos apóstolos Pedro e Paulo, no ano de 1943, V de seu pontificado.
Nela , Sua Santidade reconhece que “ a doutrina do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja (cf. Cl 1, 24), recebida dos lábios do próprio Redentor e que põe na devida luz o grande e nunca assaz celebrado benefício da nossa íntima união com tão excelsa Cabeça, é de sua natureza tão grandiosa e sublime que convida à contemplação todos aqueles a quem move o Espírito de Deus; e, iluminando as suas inteligências, incita-os eficazmente a obras salutares, consentâneas com a mesma doutrina.”
Parece que a Hierarquia Católica de hoje esqueceu dessa magnifica Encíclica.
Mais, pertence ao Corpo Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo, é sem sombra de dúvidas um Benefício de Cristo Crucificado.

“ As coisas de Deus”
Assim pensando, fui estudar “ as coisas de Deus”.
Me tornei cristão protestante.
Me tornei batista.
Me tornei um biblicista.
Me tornei Bacharel em Filosofia Eclesiástica.
Estudei muito, por anos e anos, e recebi o grau de Doutor em Teologia.
Recebi o Título de Doutor honoris causa por Mérito Eclesiástico.
Nota: Honoris causa é uma expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”. Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, e está relacionado com a preocupação do indivíduo que é galardoado com problemas humanos, tais como a pobreza, a fome, a religião, o bem-estar, etc.
O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional. Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando. Por exemplo: Dr. h.c. Fulano de tal.
Tive a honra de ser eleito Ministro de Educação Crista e Desenvolvimento da Primeira Igreja Batista de Copacabana, uma Igreja que tem um lugar especial em meu coração.
Escrevi 4 livros: “ Senhor Meu e Deus Meu”, “ Ensaios e Reflexões de um servo de Deus” - Volumes I e II, “ Uma Igreja abençoada a Caminho dos Novos Tempos – Livro comemorativo do octogésimo aniversario da Igreja Batista de Vila Mariana – São Paulo”.
Criei o Blog “ Servus Dei - Pedindo a ajuda do Espirito Santo esse blog foi criado para servir não só a Igreja de Cristo Jesus, como seu Corpo Místico, mas, também, para todas as criaturas que tem sede e fome de justiça” - https://servusdeiservant.blogspot.com.br/.
Hoje o Blog tem seiscentas e oitenta e nove  (689) postagem, todos os artigos de minha lavra publicados, que me torna um blogueiro atuante.
Creio que todos os meus livros como o Blog foram escritos com ao auxílio do Santo Espirito de Deus, pois busco permanentemente as chamadas “ coisas de Deus”.
Criei, mas não desenvolvi por motivos que agora não veem ao caso, o blog DEVOCIONAL para iniciantes no Caminho de Cristo Jesus - Meditações diárias para ajudar um iniciante no Caminho de Cristo Jesus-   https://devocionalparainiciantes.blogspot.com.br/  .
E para mim, o que fiz ,e o que faço, graças a Unção do Espírito Santo em minha vida é um Benefício de Cristo.

As igrejas reunidas em templos espalhados pelo mundo
TODAVIA, vejo com grande apreensão os movimentos da Igrejas Tradicionais, como a Católica, as Ortodoxas, a Anglicana (a Igreja da Inglaterra), e assim sendo a Igreja Episcopal, as Protestantes, como a Luterana, a Presbiteriana, a Metodista, e a Congregacional, a Batista.
Vejo com grande apreensão os movimentos da Igrejas ditas Evangélicas  “cujo membros são conhecidos como “ cristão evangélicos” e que enfatizam a presença do Espírito Santo e suas manifestações carismáticas nos cultos”, classificados em:
a-       Pentecostais , que na chamada Primeira Onda podemos incluir as Assembleias de Deus, a Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, fundada em Manaus em 1939, de origem americana;
b-      Deuteropentecostais, que na chamada Segunda Onda podemos incluir a Igreja Cristã de Nova Vida, a Igreja do Evangelho Quadrangular, O Brasil para Cristo, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, a Igreja Cristã Maranata;
c-       Neopentecostais  que na chamada Terceira Onda podemos incluir  a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de Janeiro, 1977), liderada pelo bispo Edir Macedo,  a Igreja Internacional da Graça de Deus (Rio de Janeiro, 1980), liderada pelo missionário R. R. Soares, ambos presentes na área televisiva com seus televangelistas. Posteriormente, temos o surgimento da Renascer em Cristo (São Paulo, 1986), da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.
E minha apreensão é elevada ao infinito, ao PI, por causa das seitas que usam da Bíblia para criarem doutrinas próprias.
Essa dita doutrina é completamente diferente daquilo que é ensinado na Bíblia,  do que consta da Tradição ou do Magistério Milenar da Igreja, usando e abusando do Santo Nome de Jesus.
Muitas dessas seitas são compostas por jovens que ficam sujeitos a exploração dos seus líderes e essa liderança usa sempre o nome de Jesus para obter o que quer.
Essa malta desconhece que o Trabalho Infantil é crime, incluso no artigo 149 do Código Penal), com a agravante de se tratar de criança ou adolescente (§ 2º, item I). A agravante foi introduzida pela lei 10.803, de 11/12/2003, e aumenta a pena em uma metade.
Na realidade esses menores fazem trabalho escravo, induzidos por uma falsa interpretação da Palavra de Deus, da Bíblia.
Enfim, sabemos que no Brasil as autoridades não estão nem aí para o futuro das gerações brasileiras, nem com o presente da Nação Brasileira, infelizmente.
Portanto tenho grande preocupação com a igrejas reunidas em templos espalhados pelo mundo, por isso, partir para escrever para a Gloria de Deus, pedindo o Auxílio do Espirito Santo, esse escrito que intitulei “ Sob os Benefícios de Cristo Crucificado”.
Como já afirmei em capitulo anterior esse título é inspirado em outro que é Il Beneficio di Cristo (Trattato Utilissimo del Beneficio di Giesu Christo Crocifisso verso i christiani), escrito por Benedetto Fontanini, “ um dos livros mais populares e influentes da teologia publicados no século XVI na Europa, que reflete o pensamento do movimento religioso dos Spirituals, que alegavam que era necessário reformar a Igreja Católica, e que inspirou a Reforma Protestante”.
Benedetto Fontanini, nasceu em Mantova, Mantua em latim, Màntua no dialeto mantovano, hoje uma comuna italiana da Região da Lombardia, Província de Mântua, norte da Itália, no ano de 1495 e faleceu na mesma localidade em 1556 com 61 anos de idade.
Com 16 anos, entrou para Abbazia di San Benedetto in Polirone, um Mosteiro Beneditino.
Com 39 anos de idade, ao redor 1534, foi transferido para Il monastero di San Giorgio Maggiore, adjacente a Basilica di San Giorgio Maggiore, na ilha de San Giorgio Maggiore, em Veneza.
Com 42 anos de idade, em 1537, novamente foi transferido.
Agora para o Monastero di San Nicolò l'Arena (Nicolosi), perto de Catania, na Sicilia. Acredita-se que durante a viagem ele parou em Nápoles, no Monastero di Santi Severino e Sossi, onde conheceu Juan de Valdés e participou das reuniões do grupo de intelectuais que se reuniram na casa do teólogo espanhol.
Juan de Valdés
Juan de Valdés, foi um humanista nascido em Cuenca, um município espanhol pertencente hoje à comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, capital da província homônima, Reino de Espanha, em 1509, e faleceu no Reino de Nápoles em 1541.
“Não sabemos muito sobre os primeiros anos de Juan de Valdés, mas sabemos que ele estudou na Universidad Complutense de Alcalá de Henares (Complutensis Universitas), fundada em 1499 pelo Cardeal Francisco Jiménez de Cisneros, 80º Arcebispo de Toledo, Primaz da Espanha, Chanceler de Castela, terceiro Grande Inquisidor de Castela, pertencente à Ordem franciscana (OFM) na localidade de Alcalá de Henares (agora pertencente à Comunidade de Madrid)”.
A Universidad Complutense de Alcalá de Henares (Complutensis Universitas) durante os séculos XVI e XVII, tornou-se o principal centro de excelência acadêmica.
Sabemos que Juan de Valdés entrou para o serviço de Diego López Pacheco y Portocarrero, um nobre castelhano que muito lhe respaldou no período de sua formação religiosa.
Diego López Pacheco y Portocarrero  possuía os Títulos de II Marqués de Villena, II Duque de Escalona, IV Conde de San Esteban de Gormaz, Mayordomo mayor del Rey, Grande de Castilla, Caballero de la orden del Toisón de Oro, señor de Serón, de Tíjola, de Belmonte, de Tolox, de Monda, Capitán General de la Frontera.
Juan de Valdés enquanto estava na Universidad Complutense de Alcala de Henares escreveu e publicou seu primeiro livro “ Diálogo de doctrina Cristiana”, e “por esse “ Diálogo da doutrina cristã”, Alcalá de Henares de 14 de janeiro 1529, foi denunciado à Inquisição.
Essa Obra  foi a  primeira proibida pelos Inquisidores espanhóis,
Graças a essa denúncia  Juan de Valdés decidiu fugir para a Itália, onde, como sabemos, viveu até o fim de sua vida.
O Diálogo de doctrina Cristiana “ destina-se a explicar as verdades da religião cristã. É uma obra-prima da dialógica espanhola (descrito ou escrito seguindo a forma de um diálogo, de uma conversa interativa que possui início e fim), tanto pela profundidade de seu conteúdo e beleza literária de sua composição.
No "Diálogo" é composto por três personagens: Eusebio, Antronio e o Arcebispo de Granada, Dom Frei Pedro de Alba.
O Diálogo de doctrina Cristiana foi dedicado a Su señoría el muy ilustre Don Diego López Pacheco y Portocarrero, Marqués de Villena, Duque de Escalona, Conde de San Esteban, etc., o que me leva a crer que o hidalgo tinha grande influência  na Universidad Complutense de Alcalá de Henares (Complutensis Universitas).
Na Itália foi “ gentil-homem de capa e espada na corte do Papa Clemente VII, sendo que em 1535 estava em Nápoles, como agente do Imperador Carlos V, função que não exerceu por muito tempo.
Em Nápoles, Juan de Valdés escreveu a sua obra ‘Diálogo de la lengua’, destinada a satisfazer um grupo de amigos que desejavam aperfeiçoar os seus conhecimentos de castelhano.
“Sua casa era o centro das reuniões dos reformistas da religião crista, e de iluminados religiosos”.
Algumas de suas obras:
1-      Diálogo da Língua (escrito em 1533 , primeira impressão, Madri, 1737 , reimpresso em 1860 e 1873 ).
2-      Qual Maniera se devrebbe tenere il jornare ... gli figliuoli de Christiani delle Cose delta Religione (local sem data, antes de 1545 , uma vez que foi utilizado pela tradução italiana do Catecismo de João Calvino , 1545). Nenhum espanhol original é conhecido.
3-      Trataditos , Bonn, 1881 , de um manuscrito da Livraria Palatina , Viena; em italiano,
4-      Cinque Tratatelli Evangelici , Roma, 1545; reimpresso em 1869 em inglês por JT Betts , no XVII Opuscules , 1882 .
5-      Alfabeto Christiano (escrito por volta de 1537 ), em italiano, Veneza, 1545; em inglês, por Benjamin Barron Wiffen , 1861 ; o espanhol original é desconhecido.
6-      Cento e dez considerações divinas ; todas as cópias do original espanhol foram suprimidas pela Inquisição Espanhola; trinta e nove das Considerações foram publicadas com os Tratados , a partir de um manuscrito de Viena.
7-      Sete Cartas Doutrinais (originalmente publicado com os Tratados do manuscrito de Viena), em inglês por JT Betts, com os Opuscules .
8-      Breve comentário ... sobre a Epístola de São Paulo aos Romanos , Veneza, 1556 (editado por Juan Pérez de Pineda ); reimpresso em 1856 em inglês por JT Betts, 1883 .
9-      Breve comentário ... sobre a Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios , Veneza, 1557 .
10-  O Evangelho de São Mateus (texto e comentário), 1881 , do manuscrito de Viena; em inglês por JT Betts, 1883.
11-  O Saltério ( Salmos do Hebraico em espanhol), publicado com os Tratados do manuscrito de Viena.
12-  Comentários em espanhol aos Salmos 1 a 41 .
13-  São mencionados comentários ao Evangelho de San Juan que não foram localizados ou não existem.
14-  Diálogo da doutrina cristã .

Do Diálogo da doutrina cristã “ existem numerosos textos do próprio Lutero e seus seguidores traduzidos e adaptados neste trabalho, a saber:
a-      Martinho Lutero , Decem Praecepta Wittenbergensi praedicata populo , 1518.
b-      Martinho Lutero, Explanatio dominicae orationis pro simplicioribus laicis , 1520.
c-      Martinho Lutero, De votis monasticis iudicium , 1521.
d-      Juan Ecolampadio , em Isaiam Prophetam Hypomnemata , 1525.
e-      Philipp Melanchton , Enchiridion Elementorum puerilium , 1524.

Os seus estudos e manuscritos, que continham um evangelismo místico, foram cuidadosamente preservados e transmitidos pelo mais famosa dos seus discípulos, a única herdeira de Juan de Valdés, a nobildonna Giulia Gonzaga.
Essa nobildonna nasceu em 1513, era filha de Francesca Fieschi e Ludovico Gonzaga, Conte ( conde) di Sabbioneta, Conte di Rodigo, Signore di  Gazzuolo , Sabbioneta , di Rivarolo, di Ostiano, di Bozzolo, etc..
Casou em agosto de 1526  com Vespasiano Colonna.
Vespasiano Colonna foi um condottiero italiano, filho de  Prospero Colonna, duca ( duque) di Traetto e conte di Fondi, e di Covella di Sanseverino, membros da antiga e nobre  família de Colonna, cujas origens, através dos Condes de Túsculo (em latim :Comites de Tuscolana), chega até  a Gens Giulia (Julia), a família de Júlio Cesar e de Augustus.
No Círculo de Valdés, Giulia Gonzaga tomou conhecimento das teorias que o humanista defendia, e se tornou protagonista do seu Dialogo Alfabeto Cristiano, publicado postumamente em 1546, por ela mesma, Giulia Gonzaga.
Figura atuante do Círculo de Viterbo, cujo frequentadores estavam “perto” dos Reformadores, dos Protestantes, inclusive com a presença de um Príncipe da Igreja de Roma, Reginald Pole.
Pole era Cardeal da Santa Igreja Romana, foi Legado Pontifício na Inglaterra, e, também, Primeiro-Ministro do Reino da Inglaterra, e o último arcebispo católico romano de Canterbury, ocupando o cargo de 1556 a 1558, durante a Contrarreforma.
Novamente Benedetto Fontanini
Em 1543, foi nesse contexto que Benedetto Fontanini escreveu O Benefício de Cristo (Tratado Utilíssimo do [ sobre] o Benefício de Jesus Cristo Crucificado para os cristãos).
Aleluia!!!
Marcantonio Flaminio, um humanista italiano, protegido do Cardeal Reginald Pole, inclusive membro de sua Casa Cardinalícia, editou Il Beneficio di Cristo, incluindo nele teorias de Juan de Valdés.
“ O trabalho foi fortemente influenciado pelas As Institutas, obra principal da teologia de João Calvino, sendo inclusive incorporadas de citações substanciais. ”
“ Il Beneficio di Cristo foi descrito como uma "obra profundamente agostiniana", já que enfatiza a total e absoluta dependência do Homem em Cristo para obter a Salvação. ”
“ Os quatro primeiros capítulos expuseram a Doutrina da Salvação somente pela fé (Sola fide), considerando que ‘ sem Fé em Deus, o homem é incapaz de realizar boas obras’ ” e eu concordo plenamente com essa afirmação.
“ Il Beneficio di Cristo foi colocado no Index Librorum Prohibitorum (o Índice de livros proibidos, publicado pela primeira vez em 1559) e reprimido com sucesso pela Inquisição italiana.
Contudo alguns abnegados o imprimiu clandestinamente entre 1560 e 1570. 
O original se perdeu, mas uma cópia foi redescoberta na Inglaterra no século XIX, no ano de 1855, no St John's College- The Master, Fellows and Scholars of the College of St John the Evangelist in the University of Cambridge- em Cambridge, Reino da Inglaterra. ”

A Reforma Protestante
Nesta altura do Século XVI da Era Cristã, o famoso d.C., da e.C ( a Era Comum com os judeus), a  Igreja como Corpo Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo, estava sofrendo, os homens que governavam a mais importante das Igrejas Cristãs , a Igreja Católica Apostólica Romana, a Igreja de Roma, estavam mergulhados, tomados, pelo mais variados pecados da carne, que são adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, como estão por Paulo descritas em Gálatas 5:19-21.
O Papa, a Hierarquia da Igreja, os clérigos que infestavam a Sede da Igreja,  com seus atos crucificavam Jesus Cristo mais uma vez , e com suas atitudes mataram o Cristianismo.
1-      Roma era flamejante.
2-      Roma estava mergulhada na luxuria.
3-      Roma estava mergulhada na inveja.
4-      Roma estava mergulhada na ganância,
5-      Roma estava mergulhada em “ em coisas semelhantes a estas”, tais como:
a-      na Sodomia, o pecado de Sodoma;
b-      no Nepotismo, que é a autoridade exercida pelos sobrinhos ou demais parentes do Papa na administração eclesiástica;
c-      na mentira secular e eclesiástica – o caso da  Doutrina da Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo, "para ser gentil"), que é a remissão, ou perdão, total ou parcial dos pecados cometidos pelo Homem, não só através da confissão sacramental, mas, também, por um doação em dinheiro, terras, títulos, e outros haveres de valor.
Esqueciam os Hierarcas da Igreja de Roma do por eles criado “sacramento da Confissão onde a culpa do pecado venial é removida.”
“Embora  o castigo eterno devido aos pecados mortais ainda permaneça, mas que no Purgatório pode ser amenizada, a culpa, e isso quer dizer depois da morte”.
Assim “as Indulgência são as remissões do pecado concedida pela Igreja Católica no exercício do poder das chaves, por meio da aplicação dos superabundantes méritos de Cristo e dos santos, por algum motivo justo e razoável."
Tenha dó.
No “ final da Idade Média se viu o crescimento considerável de abusos, tais como a livre venda de indulgências por profissionais "perdoadores" (quaestores em latim). A pregação destes, em alguns casos era falsa, atribuindo às indulgências características muito além da doutrina oficial, alguns afirmaram que "assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do purgatório".
Na época de Lutero, Frei Johann Tetzel, OP - Ordem Dominicana, Ordem religiosa católica que tem como objetivo a pregação da palavra e mensagem de Jesus Cristo - grande Inquisidor de Heresia para a Polônia, que mais tarde se tornou o Grande Comissário para as indulgências na Alemanha nomeado pelo Arcebispo Albrecht von Brandenburg.
Esse príncipe  recebia parte do dinheiro arrecadado tendo como finalidade  pagar suas dívidas.
Esses empréstimos serviram Albrecht von Brandenburg comprar sua nomeação como Arcebispo de Main.
“O Arcebispado de Mainz, em alemão: Erzbistum Mainz,  ou Eleitorado de Mainz, ou Mogúncia, em alemão: Kurfürstentum Mainz, era um influente principado-bispado eclesiástico e secular do Sacro Império Romano-Germânico entre 780–782 até 1802. Na hierarquia da Igreja Católica, o Arcebispo era o primaz da Alemanha, como substituto do Papa ao norte dos Alpes.”
Frei Johann Tetzel era conhecido por “ conceder Indulgências em troca de dinheiro, Indulgências  estas que permitiam a remissão da punição temporal por causa do pecado, pois ela , a Indulgencia, o perdoava”.
“Frei Johann Tetzel justificava seu procedimento afirmado que o dinheiro, os recursos, era para a reconstrução em curso da Basílica de São Pedro”.
Martin Lutero se revoltou contra tal estado de coisas, e desafiou a Igreja de Roma, ao Papa, a Cúria, as autoridades eclesiásticas, e a Johann Tetzel, OP.
Lutero “ proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517, e em 31 de outubro de 1517 afixou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite aberto a uma disputa escolástica, e elas, as 95 Teses, foram logo traduzidas para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental, pois facilitou a distribuição simples e ampla das Teses, agora documentadas. ”
Assim começou a Reforma Protestante.
Em Roma pontificava Leão X, nascido João de Lourenço de Médici, em italiano: Giovanni di Lorenzo de Medici, nascido em Florença em 11 de dezembro de 1475 e falecido em Roma no dia 1 de dezembro de 1521, eleito Papa em 9 de março de 1513 e seu governo durou até o dia de sua morte. Ele foi o último não-sacerdote a ser eleito Papa. Era filho de Lourenço de Médici, ou Lourenço, o Magnífico, em italiano: Lorenzo de' Medici, ou Lorenzo il Magnifico, soberano de facto da República Florentina durante o Renascimento italiano, e de Clarice Orsini, filha de Giacomo Orsini, Senhor de Monterotondo, e de Maddalena, filha de Carlo, VI Conde de Tagliacozzo et Alba.
Sua irmã Maddalena di Lorenzo de' Medici desposou em 25 de fevereiro 1487 , em Roma, Francesco Cybou, chamado de Franceschetto por sua pequena estatura, Capitão Geral da Igreja, Governador de Roma, Conde do Sagrado Palácio de Latrão ( Conte del Sacro Palazzo Lateranense) , senhor dos feudos de Cerveteri e Anguillara, obteve a posse do Ducado de Spoleto, Barão Romano ( Barone romano),  e  nobre de Viterbo ( nobile di Viterbo), era simplesmente filho do Papa Inocêncio VIII , nascido Giovanni Battista Cybo , o 213º Papa da igreja Católica e Bispo de Roma.
Esses exemplos já dão ideia do que acontecia em Roma, Urbs Aeterna, Città Eterna, a Cidade Eterna.
Conclusão:
Hoje, a Igreja como Corpo Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo, está novamente sofrendo, pois, os homens que se dizem cristãos estão cometendo os mesmos pecados que os homens a época da Reforma Protestante comediam.
O pior é que aqueles mataram o cristianismo  e esses ainda não deram conta dessa verdade.
O pior é que é uma verdade histórica.
Ela está aí para ser vista, mas ninguém quer vê-la.
Temos que voltar ao princípio do Caminho , o Caminho traçado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Caminho esse aplainado pelas Cartas ou Epistolas que constam do Novo Testamento.
O pior é que os Varões e as Varoas, os velhos e as velhas, os moços  e as  moças, os jovens, os adolescentes, os meninos e as meninas, estão esquecendo, ou não sabem, ou não querem saber, o que é fundamental, ou seja,  que a Igreja é O Corpo Místico de Cristo e que essa Verdade é um Benéfico de Cristo de Crucificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário