3 ° capitulo
O Corpo Místico de
Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo.
Este nome apareceu na Bíblia,
sendo utilizado por São Paulo para descrever a Igreja como o Corpo de Jesus
Cristo, sendo o próprio Cristo a Cabeça, a saber:
Em I Coríntios 12:12-14:
Porque, assim como o corpo é um, e tem
muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é
Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um
Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer
livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só
membro, mas muitos.
Em Romanos 12:4,5,6:
Porque assim como em um corpo temos
muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
Assim nós, que somos muitos, somos um só
corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
De modo que, tendo diferentes dons,
segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;..
Em Efésios 3:6, 7:
A saber, que os gentios são
co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo
evangelho;
Do qual fui feito ministro, pelo dom da
graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
Em Efésios 5: 23, 30:
Porque o marido é a cabeça da mulher,
como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
Porque somos membros do seu corpo, da
sua carne, e dos seus ossos.
Em Colossenses 1: de 15 até
20:
O qual é imagem do Deus invisível, o
primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as
coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam
dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para
ele.
E ele é antes de todas as coisas, e
todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o
princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a
preeminência.
Porque foi do agrado do Pai que toda a
plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo
sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas,
tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
Em Colossenses 1: 24,25:
Regozijo-me agora no que padeço por vós,
e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a
igreja;
Da qual eu estou feito ministro segundo
a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a
palavra de Deus.
Não há nenhuma dúvida quanto
Cristo ser a Cabeça, e nós, os cristãos, ou crentes, pela Fé que o Espirito Santo deposita em nós,
o seu Corpo Místico.
Essa Verdade é um verdadeiro
Milagre da Fé.
Quem assim crê é porque Cristo
está habitando nele.
Quem acredita em Cristo Jesus
é porque pela Graça de Deus recebeu a Salvação
Essa Salvação que nosso Senhor
e Salvador Jesus Cristo, O Filho, que foi “ enviado por Deus Pai, O Seu único
Filho, para resgatar e dar vida eterna para todo aquele que crê nele, Jesus de
Nazaré, o Cristo do Deus Vivo”, nos garantiu.
A Salvação está garantida “ se
você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus
O ressuscitou dentre os mortos, será salvo” - Romanos 10:9.
E para que não houvesse dúvida
desta garantia Paulo escreveu Efésios 2:8-9: “ pois vocês são salvos pela
graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras,
para que ninguém se glorie”.
Aleluia.
No arraial da Igreja Católica
Apostólica Romana o Venerável Pio XII doou ao Mundo a encíclica Mystici
Corporis Christi, dada em Roma, junto de São Pedro, no dia 29 de junho, festa
dos Santos apóstolos Pedro e Paulo, no ano de 1943, V de seu pontificado.
Nela , Sua Santidade reconhece
que “ a doutrina do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja (cf. Cl 1, 24),
recebida dos lábios do próprio Redentor e que põe na devida luz o grande e
nunca assaz celebrado benefício da nossa íntima união com tão excelsa Cabeça, é
de sua natureza tão grandiosa e sublime que convida à contemplação todos
aqueles a quem move o Espírito de Deus; e, iluminando as suas inteligências,
incita-os eficazmente a obras salutares, consentâneas com a mesma doutrina.”
Parece que a Hierarquia
Católica de hoje esqueceu dessa magnifica Encíclica.
Mais, pertence ao Corpo
Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo, é sem sombra de
dúvidas um Benefício de Cristo
Crucificado.
“ As coisas de
Deus”
Assim pensando, fui estudar “
as coisas de Deus”.
Me tornei cristão protestante.
Me tornei batista.
Me tornei um biblicista.
Me tornei Bacharel em
Filosofia Eclesiástica.
Estudei muito, por anos e
anos, e recebi o grau de Doutor em Teologia.
Recebi o Título de Doutor
honoris causa por Mérito Eclesiástico.
Nota: Honoris causa é uma
expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa
literalmente “por causa de honra”. Esse título é dado para uma pessoa mesmo que
ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou
exercido grande influência em determinadas áreas, e está relacionado com a
preocupação do indivíduo que é galardoado com problemas humanos, tais como a
pobreza, a fome, a religião, o bem-estar, etc.
O indivíduo recebe esse título
por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá
receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse
feito um doutorado acadêmico convencional. Caso a pessoa homenageada queira no
futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando. Por
exemplo: Dr. h.c. Fulano de tal.
Tive a honra de ser eleito
Ministro de Educação Crista e Desenvolvimento da Primeira Igreja Batista de
Copacabana, uma Igreja que tem um lugar especial em meu coração.
Escrevi 4 livros: “ Senhor Meu
e Deus Meu”, “ Ensaios e Reflexões de um servo de Deus” - Volumes I e II, “ Uma
Igreja abençoada a Caminho dos Novos Tempos – Livro comemorativo do octogésimo
aniversario da Igreja Batista de Vila Mariana – São Paulo”.
Criei o Blog “ Servus Dei -
Pedindo a ajuda do Espirito Santo esse blog foi criado para servir não só a
Igreja de Cristo Jesus, como seu Corpo Místico, mas, também, para todas as
criaturas que tem sede e fome de justiça” - https://servusdeiservant.blogspot.com.br/.
Hoje o Blog tem seiscentas e oitenta
e nove (689) postagem, todos os artigos
de minha lavra publicados, que me torna um blogueiro atuante.
Creio que todos os meus livros
como o Blog foram escritos com ao auxílio do Santo Espirito de Deus, pois busco
permanentemente as chamadas “ coisas de Deus”.
Criei, mas não desenvolvi por
motivos que agora não veem ao caso, o blog DEVOCIONAL para iniciantes no
Caminho de Cristo Jesus - Meditações diárias para ajudar um iniciante no
Caminho de Cristo Jesus- https://devocionalparainiciantes.blogspot.com.br/ .
E para mim, o que fiz ,e o que faço, graças a Unção do Espírito Santo
em minha vida é um Benefício de Cristo.
As igrejas
reunidas em templos espalhados pelo mundo
TODAVIA, vejo com grande
apreensão os movimentos da Igrejas Tradicionais, como a Católica, as Ortodoxas,
a Anglicana (a Igreja da Inglaterra), e assim sendo a Igreja Episcopal, as
Protestantes, como a Luterana, a Presbiteriana, a Metodista, e a Congregacional,
a Batista.
Vejo com grande apreensão os
movimentos da Igrejas ditas Evangélicas “cujo membros são conhecidos como “ cristão
evangélicos” e que enfatizam a presença do Espírito Santo e suas manifestações
carismáticas nos cultos”, classificados em:
a- Pentecostais , que na chamada Primeira Onda
podemos incluir as Assembleias de Deus, a Missão Evangélica Pentecostal do
Brasil, fundada em Manaus em 1939, de origem americana;
b- Deuteropentecostais, que na chamada Segunda
Onda podemos incluir a Igreja Cristã de Nova Vida, a Igreja do Evangelho
Quadrangular, O Brasil para Cristo, a Igreja Pentecostal Deus é Amor, a Igreja
Cristã Maranata;
c- Neopentecostais que na chamada Terceira Onda podemos incluir a Igreja Universal do Reino de Deus (Rio de
Janeiro, 1977), liderada pelo bispo Edir Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus (Rio
de Janeiro, 1980), liderada pelo missionário R. R. Soares, ambos presentes na
área televisiva com seus televangelistas. Posteriormente, temos o surgimento da
Renascer em Cristo (São Paulo, 1986), da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.
E minha apreensão é elevada ao
infinito, ao PI, por causa das seitas que usam da Bíblia para criarem doutrinas
próprias.
Essa dita doutrina é completamente
diferente daquilo que é ensinado na Bíblia,
do que consta da Tradição ou do Magistério Milenar da Igreja, usando e
abusando do Santo Nome de Jesus.
Muitas dessas seitas são compostas
por jovens que ficam sujeitos a exploração dos seus líderes e essa liderança usa
sempre o nome de Jesus para obter o que quer.
Essa malta desconhece que o
Trabalho Infantil é crime, incluso no artigo 149 do Código Penal), com a
agravante de se tratar de criança ou adolescente (§ 2º, item I). A agravante
foi introduzida pela lei 10.803, de 11/12/2003, e aumenta a pena em uma metade.
Na realidade esses menores
fazem trabalho escravo, induzidos por uma falsa interpretação da Palavra de
Deus, da Bíblia.
Enfim, sabemos que no Brasil
as autoridades não estão nem aí para o futuro das gerações brasileiras, nem com
o presente da Nação Brasileira, infelizmente.
Portanto tenho grande
preocupação com a igrejas reunidas em templos espalhados pelo mundo, por isso,
partir para escrever para a Gloria de Deus, pedindo o Auxílio do Espirito
Santo, esse escrito que intitulei “ Sob os Benefícios de Cristo Crucificado”.
Como já afirmei em capitulo
anterior esse título é inspirado em outro que é Il Beneficio di Cristo
(Trattato Utilissimo del Beneficio di Giesu Christo Crocifisso verso i
christiani), escrito por Benedetto Fontanini, “ um dos livros mais populares e
influentes da teologia publicados no século XVI na Europa, que reflete o
pensamento do movimento religioso dos Spirituals, que alegavam que era
necessário reformar a Igreja Católica, e que inspirou a Reforma Protestante”.
Benedetto Fontanini, nasceu em
Mantova, Mantua em latim, Màntua no dialeto mantovano, hoje uma comuna italiana
da Região da Lombardia, Província de Mântua, norte da Itália, no ano de 1495 e
faleceu na mesma localidade em 1556 com 61 anos de idade.
Com 16 anos, entrou para
Abbazia di San Benedetto in Polirone, um Mosteiro Beneditino.
Com 39 anos de idade, ao redor
1534, foi transferido para Il monastero di San Giorgio Maggiore, adjacente a
Basilica di San Giorgio Maggiore, na ilha de San Giorgio Maggiore, em Veneza.
Com 42 anos de idade, em 1537,
novamente foi transferido.
Agora para o Monastero di San
Nicolò l'Arena (Nicolosi), perto de Catania, na Sicilia. Acredita-se que
durante a viagem ele parou em Nápoles, no Monastero di Santi Severino e Sossi,
onde conheceu Juan de Valdés e participou das reuniões do grupo de intelectuais
que se reuniram na casa do teólogo espanhol.
Juan de Valdés
Juan de Valdés, foi um
humanista nascido em Cuenca, um município espanhol pertencente hoje à
comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, capital da província homônima, Reino
de Espanha, em 1509, e faleceu no Reino de Nápoles em 1541.
“Não sabemos muito sobre os
primeiros anos de Juan de Valdés, mas sabemos que ele estudou na Universidad
Complutense de Alcalá de Henares (Complutensis Universitas), fundada em 1499
pelo Cardeal Francisco Jiménez de Cisneros, 80º Arcebispo de Toledo, Primaz da
Espanha, Chanceler de Castela, terceiro Grande Inquisidor de Castela,
pertencente à Ordem franciscana (OFM) na localidade de Alcalá de Henares (agora
pertencente à Comunidade de Madrid)”.
A Universidad Complutense de
Alcalá de Henares (Complutensis Universitas) durante os séculos XVI e XVII,
tornou-se o principal centro de excelência acadêmica.
Sabemos que Juan de Valdés entrou
para o serviço de Diego López Pacheco y Portocarrero, um nobre castelhano que
muito lhe respaldou no período de sua formação religiosa.
Diego López Pacheco y
Portocarrero possuía os Títulos de II
Marqués de Villena, II Duque de Escalona, IV Conde de San Esteban de Gormaz,
Mayordomo mayor del Rey, Grande de Castilla, Caballero de la orden del Toisón
de Oro, señor de Serón, de Tíjola, de Belmonte, de Tolox, de Monda, Capitán
General de la Frontera.
Juan de Valdés enquanto estava
na Universidad Complutense de Alcala de Henares escreveu e publicou seu
primeiro livro “ Diálogo de doctrina Cristiana”, e “por esse “ Diálogo da
doutrina cristã”, Alcalá de Henares de 14 de janeiro 1529, foi denunciado à
Inquisição.
Essa Obra foi a primeira proibida pelos Inquisidores
espanhóis,
Graças a essa denúncia Juan de Valdés decidiu fugir para a Itália,
onde, como sabemos, viveu até o fim de sua vida.
O Diálogo de doctrina
Cristiana “ destina-se a explicar as verdades da religião cristã. É uma
obra-prima da dialógica espanhola (descrito ou escrito seguindo a forma de um
diálogo, de uma conversa interativa que possui início e fim), tanto pela profundidade
de seu conteúdo e beleza literária de sua composição.
No "Diálogo" é
composto por três personagens: Eusebio, Antronio e o Arcebispo de Granada, Dom
Frei Pedro de Alba.
O Diálogo de doctrina
Cristiana foi dedicado a Su señoría el muy ilustre Don Diego López Pacheco y
Portocarrero, Marqués de Villena, Duque de Escalona, Conde de San Esteban,
etc., o que me leva a crer que o hidalgo tinha grande influência na Universidad Complutense de Alcalá de
Henares (Complutensis Universitas).
Na Itália foi “ gentil-homem
de capa e espada na corte do Papa Clemente VII, sendo que em 1535 estava em
Nápoles, como agente do Imperador Carlos V, função que não exerceu por muito
tempo.
Em Nápoles, Juan de Valdés
escreveu a sua obra ‘Diálogo de la lengua’, destinada a satisfazer um grupo de
amigos que desejavam aperfeiçoar os seus conhecimentos de castelhano.
“Sua casa era o centro das
reuniões dos reformistas da religião crista, e de iluminados religiosos”.
Algumas de suas obras:
1- Diálogo
da Língua (escrito em 1533 , primeira impressão, Madri, 1737 , reimpresso em
1860 e 1873 ).
2- Qual
Maniera se devrebbe tenere il jornare ... gli figliuoli de Christiani delle
Cose delta Religione (local sem data, antes de 1545 , uma vez que foi utilizado
pela tradução italiana do Catecismo de João Calvino , 1545). Nenhum espanhol
original é conhecido.
3- Trataditos
, Bonn, 1881 , de um manuscrito da Livraria Palatina , Viena; em italiano,
4- Cinque
Tratatelli Evangelici , Roma, 1545; reimpresso em 1869 em inglês por JT Betts ,
no XVII Opuscules , 1882 .
5- Alfabeto
Christiano (escrito por volta de 1537 ), em italiano, Veneza, 1545; em inglês,
por Benjamin Barron Wiffen , 1861 ; o espanhol original é desconhecido.
6- Cento
e dez considerações divinas ; todas as cópias do original espanhol foram
suprimidas pela Inquisição Espanhola; trinta e nove das Considerações foram
publicadas com os Tratados , a partir de um manuscrito de Viena.
7- Sete
Cartas Doutrinais (originalmente publicado com os Tratados do manuscrito de
Viena), em inglês por JT Betts, com os Opuscules .
8- Breve
comentário ... sobre a Epístola de São Paulo aos Romanos , Veneza, 1556
(editado por Juan Pérez de Pineda ); reimpresso em 1856 em inglês por JT Betts,
1883 .
9- Breve
comentário ... sobre a Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios , Veneza,
1557 .
10- O
Evangelho de São Mateus (texto e comentário), 1881 , do manuscrito de Viena; em
inglês por JT Betts, 1883.
11- O
Saltério ( Salmos do Hebraico em espanhol), publicado com os Tratados do
manuscrito de Viena.
12- Comentários
em espanhol aos Salmos 1 a 41 .
13- São
mencionados comentários ao Evangelho de San Juan que não foram localizados ou
não existem.
14- Diálogo
da doutrina cristã .
Do Diálogo da doutrina cristã “
existem numerosos textos do próprio Lutero e seus seguidores traduzidos e
adaptados neste trabalho, a saber:
a- Martinho
Lutero , Decem Praecepta Wittenbergensi praedicata populo , 1518.
b- Martinho
Lutero, Explanatio dominicae orationis pro simplicioribus laicis , 1520.
c- Martinho
Lutero, De votis monasticis iudicium , 1521.
d- Juan
Ecolampadio , em Isaiam Prophetam Hypomnemata , 1525.
e- Philipp
Melanchton , Enchiridion Elementorum puerilium , 1524.
Os seus estudos e manuscritos,
que continham um evangelismo místico, foram cuidadosamente preservados e
transmitidos pelo mais famosa dos seus discípulos, a única herdeira de Juan de
Valdés, a nobildonna Giulia Gonzaga.
Essa nobildonna nasceu em
1513, era filha de Francesca Fieschi e Ludovico Gonzaga, Conte ( conde) di
Sabbioneta, Conte di Rodigo, Signore di
Gazzuolo , Sabbioneta , di Rivarolo, di Ostiano, di Bozzolo, etc..
Casou em agosto de 1526 com Vespasiano Colonna.
Vespasiano Colonna foi um
condottiero italiano, filho de Prospero
Colonna, duca ( duque) di Traetto e conte di Fondi, e di Covella di
Sanseverino, membros da antiga e nobre família de Colonna, cujas origens, através dos
Condes de Túsculo (em latim :Comites de Tuscolana), chega até a Gens Giulia (Julia), a família de Júlio
Cesar e de Augustus.
No Círculo de Valdés, Giulia
Gonzaga tomou conhecimento das teorias que o humanista defendia, e se tornou
protagonista do seu Dialogo Alfabeto Cristiano, publicado postumamente em 1546,
por ela mesma, Giulia Gonzaga.
Figura atuante do Círculo de
Viterbo, cujo frequentadores estavam “perto” dos Reformadores, dos
Protestantes, inclusive com a presença de um Príncipe da Igreja de Roma,
Reginald Pole.
Pole era Cardeal da Santa
Igreja Romana, foi Legado Pontifício na Inglaterra, e, também, Primeiro-Ministro
do Reino da Inglaterra, e o último arcebispo católico romano de Canterbury,
ocupando o cargo de 1556 a 1558, durante a Contrarreforma.
Novamente Benedetto Fontanini
Em 1543, foi nesse contexto
que Benedetto Fontanini escreveu O Benefício de Cristo (Tratado Utilíssimo do [
sobre] o Benefício de Jesus Cristo Crucificado para os cristãos).
Aleluia!!!
Marcantonio Flaminio, um
humanista italiano, protegido do Cardeal Reginald Pole, inclusive membro de sua
Casa Cardinalícia, editou Il Beneficio di Cristo, incluindo nele teorias de
Juan de Valdés.
“ O trabalho foi fortemente
influenciado pelas As Institutas, obra principal da teologia de João Calvino,
sendo inclusive incorporadas de citações substanciais. ”
“ Il Beneficio di Cristo foi
descrito como uma "obra profundamente agostiniana", já que enfatiza a
total e absoluta dependência do Homem em Cristo para obter a Salvação. ”
“ Os quatro primeiros
capítulos expuseram a Doutrina da Salvação somente pela fé (Sola fide),
considerando que ‘ sem Fé em Deus, o homem é incapaz de realizar boas obras’ ”
e eu concordo plenamente com essa afirmação.
“ Il Beneficio di Cristo foi
colocado no Index Librorum Prohibitorum (o Índice de livros proibidos,
publicado pela primeira vez em 1559) e reprimido com sucesso pela Inquisição
italiana.
Contudo alguns abnegados o
imprimiu clandestinamente entre 1560 e 1570.
O original se perdeu, mas uma
cópia foi redescoberta na Inglaterra no século XIX, no ano de 1855, no St
John's College- The Master, Fellows and Scholars of the College of St John the
Evangelist in the University of Cambridge- em Cambridge, Reino da Inglaterra. ”
A Reforma
Protestante
Nesta altura do Século XVI da
Era Cristã, o famoso d.C., da e.C ( a Era Comum com os judeus), a Igreja como Corpo Místico de Cristo, Corpus
Mysticum, ou o Corpo de Cristo, estava sofrendo, os homens que governavam a
mais importante das Igrejas Cristãs , a Igreja Católica Apostólica Romana, a
Igreja de Roma, estavam mergulhados, tomados, pelo mais variados pecados da
carne, que são adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria,
feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a
estas, como estão por Paulo descritas em Gálatas 5:19-21.
O Papa, a Hierarquia da
Igreja, os clérigos que infestavam a Sede da Igreja, com seus atos crucificavam Jesus Cristo mais
uma vez , e com suas atitudes mataram o Cristianismo.
1- Roma
era flamejante.
2- Roma
estava mergulhada na luxuria.
3- Roma
estava mergulhada na inveja.
4- Roma
estava mergulhada na ganância,
5- Roma
estava mergulhada em “ em coisas semelhantes a estas”, tais como:
a- na
Sodomia, o pecado de Sodoma;
b- no
Nepotismo, que é a autoridade exercida pelos sobrinhos ou demais parentes do
Papa na administração eclesiástica;
c- na
mentira secular e eclesiástica – o caso da
Doutrina da Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo,
"para ser gentil"), que é a remissão, ou perdão, total ou parcial dos
pecados cometidos pelo Homem, não só através da confissão sacramental, mas,
também, por um doação em dinheiro, terras, títulos, e outros haveres de valor.
Esqueciam
os Hierarcas da Igreja de Roma do por eles criado “sacramento da Confissão onde
a culpa do pecado venial é removida.”
“Embora o castigo eterno devido aos pecados mortais
ainda permaneça, mas que no Purgatório pode ser amenizada, a culpa, e isso quer
dizer depois da morte”.
Assim “as
Indulgência são as remissões do pecado concedida pela Igreja Católica no
exercício do poder das chaves, por meio da aplicação dos superabundantes
méritos de Cristo e dos santos, por algum motivo justo e razoável."
Tenha dó.
No “ final da Idade Média se
viu o crescimento considerável de abusos, tais como a livre venda de
indulgências por profissionais "perdoadores" (quaestores em latim). A
pregação destes, em alguns casos era falsa, atribuindo às indulgências
características muito além da doutrina oficial, alguns afirmaram que "assim
que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do purgatório".
Na época de Lutero, Frei
Johann Tetzel, OP - Ordem Dominicana, Ordem religiosa católica que tem como
objetivo a pregação da palavra e mensagem de Jesus Cristo - grande Inquisidor
de Heresia para a Polônia, que mais tarde se tornou o Grande Comissário para as
indulgências na Alemanha nomeado pelo Arcebispo Albrecht von Brandenburg.
Esse príncipe recebia parte do dinheiro arrecadado tendo
como finalidade pagar suas dívidas.
Esses empréstimos serviram Albrecht
von Brandenburg comprar sua nomeação como Arcebispo de Main.
“O Arcebispado de Mainz, em
alemão: Erzbistum Mainz, ou Eleitorado
de Mainz, ou Mogúncia, em alemão: Kurfürstentum Mainz, era um influente
principado-bispado eclesiástico e secular do Sacro Império Romano-Germânico
entre 780–782 até 1802. Na hierarquia da Igreja Católica, o Arcebispo era o
primaz da Alemanha, como substituto do Papa ao norte dos Alpes.”
Frei Johann Tetzel era
conhecido por “ conceder Indulgências em troca de dinheiro, Indulgências estas que permitiam a remissão da punição
temporal por causa do pecado, pois ela , a Indulgencia, o perdoava”.
“Frei Johann Tetzel
justificava seu procedimento afirmado que o dinheiro, os recursos, era para a
reconstrução em curso da Basílica de São Pedro”.
Martin Lutero se revoltou
contra tal estado de coisas, e desafiou a Igreja de Roma, ao Papa, a Cúria, as
autoridades eclesiásticas, e a Johann Tetzel, OP.
Lutero “ proferiu, então, três
sermões contra as indulgências em 1516 e 1517, e em 31 de outubro de 1517
afixou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um convite
aberto a uma disputa escolástica, e elas, as 95 Teses, foram logo traduzidas
para o alemão e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas se
haviam espalhado por toda a Alemanha e, em dois meses, por toda a Europa. Este
foi o primeiro episódio da História em que a imprensa teve papel fundamental,
pois facilitou a distribuição simples e ampla das Teses, agora documentadas. ”
Assim começou a Reforma
Protestante.
Em Roma pontificava Leão X,
nascido João de Lourenço de Médici, em italiano: Giovanni di Lorenzo de Medici,
nascido em Florença em 11 de dezembro de 1475 e falecido em Roma no dia 1 de
dezembro de 1521, eleito Papa em 9 de março de 1513 e seu governo durou até o
dia de sua morte. Ele foi o último não-sacerdote a ser eleito Papa. Era filho
de Lourenço de Médici, ou Lourenço, o Magnífico, em italiano: Lorenzo de'
Medici, ou Lorenzo il Magnifico, soberano de facto da República Florentina
durante o Renascimento italiano, e de Clarice Orsini, filha de Giacomo Orsini,
Senhor de Monterotondo, e de Maddalena, filha de Carlo, VI Conde de Tagliacozzo
et Alba.
Sua irmã Maddalena di Lorenzo
de' Medici desposou em 25 de fevereiro 1487 , em Roma, Francesco Cybou, chamado
de Franceschetto por sua pequena estatura, Capitão Geral da Igreja, Governador
de Roma, Conde do Sagrado Palácio de Latrão ( Conte del Sacro Palazzo
Lateranense) , senhor dos feudos de Cerveteri e Anguillara, obteve a posse do
Ducado de Spoleto, Barão Romano ( Barone romano), e
nobre de Viterbo ( nobile di Viterbo), era simplesmente filho do Papa
Inocêncio VIII , nascido Giovanni Battista Cybo , o 213º Papa da igreja
Católica e Bispo de Roma.
Esses exemplos já dão ideia do
que acontecia em Roma, Urbs Aeterna, Città Eterna, a Cidade Eterna.
Conclusão:
Hoje, a Igreja como Corpo
Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo, está novamente
sofrendo, pois, os homens que se dizem cristãos estão cometendo os mesmos
pecados que os homens a época da Reforma Protestante comediam.
O pior é que aqueles mataram o
cristianismo e esses ainda não deram
conta dessa verdade.
O pior é que é uma verdade histórica.
Ela está aí para ser vista,
mas ninguém quer vê-la.
Temos que voltar ao princípio
do Caminho , o Caminho traçado por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Caminho
esse aplainado pelas Cartas ou Epistolas que constam do Novo Testamento.
O pior é que os Varões e as Varoas,
os velhos e as velhas, os moços e as moças, os jovens, os adolescentes, os meninos
e as meninas, estão esquecendo, ou não sabem, ou não querem saber, o que é fundamental,
ou seja, que a Igreja é O Corpo Místico de Cristo e que essa Verdade
é um Benéfico de Cristo de Crucificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário