terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado Capítulo III - Anjos- autor: Jorge Eduardo Garcia

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado                    

Capítulo IX        
Vamos falar dos Anjos.

“Anjo (do latim angelus e do grego ángelos (γγελος), mensageiro).

O nome de "Anjo" é dado amiúde indistintamente a todas as classes de seres celestes.
São figuras importantes nas Tradições religiosas dos judeus, dos cristãos, dos muçulmanos, dos zoroastrianos (aqueles que acreditam que Zoroastro é um profeta de Deus), dos hindus e dos budistas.
Cada religião tem seus Anjos, mas com nomes e descrições diferentes, mas com atributos semelhantes.
“Na Tradição judaico-cristã aparecem aos seres humanos trazendo Ordens Divinas, com vários poderes supernaturais, como o de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos e consumir sacrifícios com seu toque de fogo, etc....”
Porém, até o versículo 24, do capitulo 3, do Genesis, não existe nenhuma referência aos Anjos, muito menos em que momento da Criação eles foram criados.
Nesse versículo está escrito:
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
Sobre os Querubins falaremos mais abaixo.
1-Anjos foram criados quando, onde, quantos são e quais são realmente suas atividades primárias?
Quando?
Exegese:
Eu entendo que eles passaram a existir entre YHVH ter criado o céu e a terra (versículo 1 de Gênesis 1) e o “sexto dia”, conforme está em Genesis 1, versículo 31:
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”.
Esse fato é confirmando nos versículos 1,2, 3 do capítulo 2, do mesmo Livro de Genesis, pois, neles estão escritas a seguintes palavras:
“Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
Onde?
Exegese:
A Bíblia não indica com precisão onde foram criados, mas eu acredito que nas alturas, nos céus.
Quantos?
Exegese:
São milhões de milhões e milhares de milhares, conforme Apocalipse, capitulo 5, versículo 11:
“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, ...”
Portanto:
1-      São seres criados e não seres humanos glorificados;
2-      São seres espirituais, não tem corpo físico como os homens e as mulheres, mas podem assumir forma corpórea como está em Genesis 18:1-25, com destaque para o versículo 16:
Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele (Abraão) assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.
3-      São dotados de Poder sobre-humano;
4-      Estão à serviço de Deus como seus mensageiros, e assim prontos a ajudar Homens e Mulheres;
5-      São mais sábios do que o homem, entretanto não são oniscientes – Nota Significado de Onisciente – adjetivo - Que sabe tudo, em que há onisciência: o Deus onisciente e único é o dogma das religiões monoteístas. Etimologia (origem da palavra onisciente). Oni + do latim sciente. Sinônimo de onissapiente: Que tudo sabe; repleto de saber, de sabedoria, de sapiência;
6-      São seres assexuados que não se reproduzem, entretanto são usados pronomes masculinos ao se referirem a eles;
7-      São seres extremamente velozes que em um momento estão:
a-      Em defesa do Senhor nosso Deus;
b-      Seguindo Suas Santas Ordens, como um raio, estarem ministrando junto aos Homens;
8-      Os Anjos “são comparados à luz na locomoção – a velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/segundo, equivalente a 7 voltas ao redor da Terra num abrir e fechar de olhos”;
9-      A imortalidade dos Anjos se deriva de Deus e depende da Sua Santa e Boa Vontade:
A-    No Judaísmo “um Anjo existe somente para realizar uma tarefa, um ato, que depois de realizada o Anjo perde a razão de existir, pelo que se extingue”;
10-  Os anjos são completamente ignorantes quanto aos planos de Deus;
I- Os Anjos não tinham conhecimento sobre o à salvação dos seres humanos caídos por meio da obra redentora de Jesus Cristo.
11-  Os Anjos precisam de revelação Divina para entender o que Deus está fazendo.
12-  Suas atividades primárias, são:
a-      Ajudam na direção dos negócios das Nações. Depois do Diluvio, O Senhor dividiu os povos em Nações conforme está em Deuteronômio 32: 8:
Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel”, e para cada Nação designou um Anjo;
b-      No Diálogo entre o Anjo Gabriel, גַּבְרִיאֵל, e o Profeta Daniel, cujo nome era Beltessazar, está escrito no Livro de Daniel 10, versículo 13: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”.  Miguel é o único a ser chamado de Arcanjo, portanto, aqui é o Arcanjo Miguel.
Arcanjo Miguel.
“No grego “angelos” (άγγελος), vertido para “anjo”, significa simplesmente “mensageiro”.
A partir dessas raízes, portanto, a palavra “Arcanjo” (αρχάγγελος) se traduz “Líder dos Mensageiros”, “Chefe dos Mensageiros”, "Capitão dos Anjos", "Primeiro Anjo", “Acima dos Anjos”, “Superior aos Anjos”, “Anjo Superior” ou “Anjo Chefe”.
Na Epístola de Judas, capítulo 1, versículo 9, Miguel é citado especificamente como "arcanjo”: “Nem mesmo o Arcanjo Miguel fez isso. Na discussão que teve com o Diabo, para decidir quem ia ficar com o corpo de Moisés, Miguel não se atreveu a condenar o Diabo com insultos, mas apenas disse: ‘Que o Senhor repreenda você!’.”
“Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu:
“Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos.  Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele”.

13-  Protegem e acompanham sempre o povo de Deus. Salmo 34:7:
“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”;
Salmo 91: 11:
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.”
14-   Registram todas as ações humanas: Eclesiastes 5: 6:
Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?”;
Malaquias 3:16:
“Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.”
15-  São participes e testemunhas no juízo do Tribunal Celestial:
Daniel 7:10:
 “Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.”
No Diálogo entre o Anjo Gabriel, גַּבְרִיאֵל, e o Profeta Daniel, está escrito no Livro de Daniel, capitulo 12, versículos de 1 até 10:
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um deste lado, à beira do rio, e o outro do outro lado, à beira do rio.
E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim destas maravilhas?
E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?
E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
Em Apocalipse 14, versículos de 6 até 10, encontramos:
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.
E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
16-  Acompanharão a Jesus em Sua volta e reunirão os Seus escolhidos:
Mateus 24, versículos de 27 até 31:
 Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

No Livro de Neemias no capitulo 9, versículo 6, encontramos:
“Ó Yahweh, só tu és o Eterno! Tu criaste os céus, as estrelas. Tu criaste a terra, o mar e tudo que neles há, Tu conservas a todos com vida. Os seres celestiais ajoelham-se e Te adoram”.
O que isso quer dizer?
Que os Anjos adoram continuamente ao Senhor.
No Salmo 148 – Um coro de aleluias- Salmo de exortação ao Louvor a YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser -  versículo 2, encontramos:
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos”.
Já no Salmo 103 – A Misericórdia de Deus- do Rei David, no versículo 20, encontramos:
“Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra”.
O Rei David, דוד, literalmente "querido", "amado", "o doce salmista de Israel", fala de Anjos de maneira clara e precisa dos Anjos, e isso serve de esclarecimento tanto para os judeus como para os cristãos.
Em Colossenses 1, quando o Apostolo Paulo falava de Jesus, encontramos no versículo 16:
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”.
Eu explico:
As palavras “principados e potestades “são comumente usadas quando se refere aos Anjos.
Paulo nos ensina que há dois tipos de principados e potestades.
Em sua Carta aos Efésios (Epístola aos Efésios), uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão”, no capitulo 6, versículos de 10-18, Paulo explica que os cristãos para os combater se faz necessário se Revestir da Armadura Divinal, pois, assim está escrito:
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, ...

Penso que não preciso falar mais nada sobre o assunto.
No Evangelho de Lucas, capitulo 2, versículos de 9 até 14:
“E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.” 
Vemos, então, que um Anjo do Senhor teve grande papel no “comunicado do nascimento de Jesus, filho de José e de Maria, o Verbo Encarnado que veio ao Mundo para que houvesse Salvação Eterna aos homens e mulheres de boa vontade, homens e mulheres que acreditam que Ele é o Senhor e Salvador”.
Paulo em uma visão noturna viu um Anjo que lhe guiou nos rumos de sua missão evangelizadora, conforme está escrito no Atos dos Apóstolos, capitulo 16, versículos 9 e 10:
 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

Anjos no Judaísmo:

“ Anjo, singular mal'akh (מַלְאָךְ), plural malakhim, é a palavra padrão do Tanakh, em hebraico תנ״ך, é um acrônimo utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica, para "mensageiro", tanto humano como divino, embora raramente seja usada para indicar ‘mensageiros humanos’ no hebraico moderno, o termo empregado é shaliyah (שליח) ”.
“Mal’akh é a raiz do nome do profeta Malaquias”.
“Malak é a palavra que define "anjo" em árabe (ملاك).”
Portanto, “anjo, mal'akh (מַלְאָךְ), é um ente na maioria das vezes espiritual que serve de elo transmissor entre o homem e o Criador.”
Sua existência é denotada em vários trechos do Tanakh, e em diversos textos da literatura rabínica e do folclore judaico.
Alguns anjos são citados por nome, até mencionados em excertos da liturgia religiosa, e também servem de protetores da Humanidade e das pessoas individualmente.
São entes inteligentes, mas vinculados e dependentes do poder Divino, que podem assumir diversos tipos de tarefas, que, aos olhos humanos, podem ser boas ou más.
Há duas espécies de anjos: permanentes e temporários.
No Judaísmo se diz que cada palavra do Criador gera um anjo.
Basicamente, se diz que para cada Anjo existe uma tarefa, e que dois Anjos não compartilham a mesma tarefa, ou seja, um Anjo existe somente para realizar uma tarefa, ou ato, que depois de realizado o Anjo perde a razão de existir, pelo que se extingue.
“Por outro lado, sabe-se que há aqueles Anjos, nominados na Bíblia, que existem indefinidamente e que realizam várias tarefas, o que, em princípio, violaria a regra de um anjo, uma tarefa.”
O Rabbi Moses ben Maimon, מֹשֶׁה בֶּן־מַימוֹן‎ ,  Mōšeh bēn-Maymōn, o grande erudito Maimônides, que nasceu 4 de abril de 1138, em Córdoba , Império Almorávida, na Península Ibérica, atual Espanha, e faleceu com 69 anos, no dia 12 de dezembro de 1204, em Fustat, então Império Aiúbida, ou Sultanato Ayyubid, no atual Egito, e de quem eu sou fã,  em seu Mishné Torá, do hebraico משנה תורה - Repetição da Torá, um código da Lei judaica considerado como uma das maiores obras jurídicas do Sábio Erudito, “ contou dez categorias de Anjos na hierarquia angélica judaica, começando pelo mais alto”.
Ordem Classe             Hebraico              Tradução                Arcanjo                Sefirá
1             Chaiot                  חַיּוֹת                    Vivos                  Metatron              'Keter
2             Ofanim                 אְוּפַּנים                Rodas                   Raziel                Chochmá
3             Erelim                   אראלים               Valentes               Tsafkiel                  Biná
4             Chashmalim       חשמלים              Eléctricos             Tsadkiel               Chessed
5             Serafim                שְׂרָפִים                Ardentes              Camael                Gevurá
6             Melachim            מַלְאָכִים              Anjos                    Rafael                  Tiféret
7             Elohim                  אלֹהִים                 Juízes                    Haniel                Netsach
8             Benei Elohim      בֶנֵי אלֹהִים           Filhos                   Miguel                   Hod
                                                                      dos Juízes          
9             Cheruvim            כְּרוּבִים                 Fortes                  Gabriel                Yessod
10           Ishim                    אישים                   Homens              Sandalfon           Malchut




Anjos da Guarda:
Na liturgia judaica, ao voltar para casa dos serviços na noite de sexta-feira, na véspera do Shabbath, ou na mesa do jantar antes do jantar na sexta-feira à noite, é costume no judaísmo ortodoxo e no judaísmo conservador cumprimentar os Anjos da Guarda (Anjos do Serviço ou Ministros dos Anjos) com um tradicional Hino que é:

שלום עליכם מלאכי השרת
Paz seja para você, Malachai HaSharet - Anjos do Serviço.
מלאכי עליון
Anjos do Altíssimo
ממלך מלכי המלכים
Do rei dos reis dos reis
הקדוש בר דוד
O Santo, abençoado seja ele.

Simchat Torá, ou Regozijo da Torá (em hebraico שמחת תורה), é um feriado judeu, é uma festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá, como lembrança da sua eternidade.
No Simchat Torah, é costume chamar todos os meninos (em algumas sinagogas, todas as crianças) para a leitura da Torá e toda a congregação para recitar um verso da benção de Jacó para Efraim e Manasheh:
Que o anjo que me redime de todo mal, abençoe os filhos, e seja nomeado meu nome, e o nome de meus pais, Abraão e Isaque, e que eles floresçam como peixes por multidão no meio da terra’ (Gênesis 48: 16)”.

Desenvolveu-se na época do Segundo Templo uma literatura que tratava detalhadamente dos «anjos caídos», um tema de pouca penetração na cultura judaica, posto que é considerado misticismo, e esse é um tema não aceito pela doutrina ortodoxa ou mesmo rabínica.
Antes do Dilúvio, quando a Humanidade começava a se multiplicar, dois Anjos, Azazel e Shemihazah, dirigiram-se ao Criador, argumentando que o homem seria desnecessário, pois tendia ao erro.
Pediram que lhes fosse concedida a oportunidade de habitar na Terra.
Foram advertidos que, no mundo material, devido sua natureza, estariam mais suscetíveis ao erro.
Mas desceram.
Coabitaram com mulheres.
Tiveram filhos.
Ensinaram coisas aos humanos.
“Por causa da maldade dos filhos de Azazel (ensinou os homens a fazer facas, espadas, escudos, a guerra, como criar ornamentos e cosméticos) e Shemihazah (que convenceu duas centenas de anjos a fornicar com as mulheres da Terra) é que YHVH ordenou o Diluvio, como está escrito em Gênesis 6: de 4 até 7:
 “Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.”
Isso quer dizer que no Judaísmo, também, anjos caídos são citados.

As Ordens dos Anjos:
São Tomás de Aquino, frade da Ordem dos Pregadores (dominicano) italiano, Doutor da Igreja, teólogo, filosofo, Mestre da Escolástica, que conseguiu conectar o cristianismo com a filosofia clássica, o “ pai do Tomismo, a filosofia escolástica que se caracteriza, sobretudo pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo, procurando assim integrar o pensamento aristotélico e neoplatônico, aos textos da Bíblia, gerando uma filosofia do Ser, inspirada na fé”, portanto um erudito cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, chamado por seus contemporâneos de "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis”, divide os Anjos em nove coros, agrupados em três Tríades.
Sabemos que uma Tríade é o conjunto de três.

I-Primeira Tríade:
Serafins:
Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", no plural: שְׂרָפִיםərāfîm, Latim: serafim e seraphin (plural).
A Tradição coloca os Serafins no mais alto nível da hierarquia angelical cristã e na quinta posição de dez na hierarquia angelical judaica.
No Livro do Profeta Isaias, no capitulo 6, versículos 1,2,3, está escrito:
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.
São eles que clamam permanentemente a Gloria da Santidade de YHVH, O Senhor, o Deus Eterno.
Aleluia!!!!
Querubim/ querubins:
Querubim, כרוב - "keruv" -  plural כרובים – meruim, é mencionado várias vezes no Tanakh, no Antigo Testamento, em livros apócrifos e em muitos escritos judaicos.
Em Gênesis é revelado que seu dever original tendo sido a proteção do Jardim do Éden, pois assim está escrito no Genesis, capitulo 3, versículo 24:
“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
 Em Êxodo 25: 1:
“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 19- “Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.”
Em Ezequiel 10: de 1 até 22:
Depois olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles uma como pedra de safira, semelhante à forma de um trono.
E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.
E os querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma nuvem encheu o átrio interior.
Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor.
E o ruído das asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus Todo-Poderoso, quando fala.
Sucedeu, pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e parou junto às rodas.
Então estendeu um querubim a sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre os querubins; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o qual o tomou, e saiu.
E apareceu nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.
Então olhei, e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de berilo.
E, quanto ao seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda no meio de outra roda.
Andando estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam quando andavam.
E todo o seu corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor.
E, quanto às rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda!
E cada um tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de águia.
E os querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto ao rio Quebar.
E, andando os querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles.
Parando eles, paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser vivente estava nelas.
Então saiu a glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins.
Cada um tinha quatro rostos e cada um quatro asas, e a semelhança de mãos de homem debaixo das suas asas.
E a semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar, o aspecto deles, e eles mesmos; cada um andava para diante do seu rosto.
Ofanins:
No judaísmo, hebraico אוֹפַנִּים – rodas, 'Ōphannīm; singular: אוֹפָן ' ōphān, ofan, que segundo Maimônides afirma que os Ophanim ocupam o segundo lugar dos 10 lugares da hierarquia angélica judaica.
No cristianismo eles são os “Tronos” citados pelo Apostolo Paulo em Colossenses 1: 16:
 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Segundo a Tradição “eles são os portadores do Trono de Deus, daí o nome”.
Rosemary Ellen Guiley, nascida em 8 de julho de 1950, escritora americana sobre temas relacionados à espiritualidade, diz que:
“Os "tronos", também conhecido como 'ophanim' (offanim) e 'galgallin', são criaturas que funcionam como os carros reais de Deus conduzidos pelos querubins. Eles são caracterizados pela paz e submissão. Deus repousa sobre eles. Os tronos são representados como grandes rodas que contêm muitos olhos e residem na área do cosmos, onde a forma material começa a tomar forma. Eles cantam glorias a Deus e permanecem para sempre em sua presença. Eles medem a justiça divina e mantêm a harmonia cósmica de todas as leis universais.”
II - Segunda Tríade:
Dominações:
As Dominações ou Domínios (do latim dominationes) têm a função de regular as atividades dos Anjos inferiores, distribuem aos outros Anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos das nações.
São Anjos que auxiliam nas emergências ou conflitos que devem ser resolvidos logo.
Também atuam como elementos de integração entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com as pessoas.
Virtudes:
 As Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a ordem do universo seja preservada.
Orientam as pessoas sobre sua missão.
São encarregados de eliminar os obstáculos que se opões ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e a ordem da Divina providência.
Eles são particularmente importantes porque têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia Divina.
Imersas na força de Deus, as Virtudes derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres.
São chamados quando se necessita de coragem.
Potestades:
As Potestades são "condutores da ordem sagrada", e assim tramitem o Poder dos Planos Divinos.
Anjos guerreiros completamente fiéis a Deus.
Executam as grandes ações universais.
São os portadores da consciência de toda a Humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva.
III-Terceira Tríade:
Principados:
 Os Principados, do latim principatus.
Receber as ordens das Dominações e Potestades.
Guardam as cidades e os países.
Protegem também a fauna e a flora.
Como seu nome indica, estão revestidos de uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e outros governos.
Influenciam as ideologias, as artes e a ciência.

Legiões
Legião é o termo utilizado para designar a principal unidade de divisão do exército romano nos tempos bíblicos, formada por 6.000 soldados.
A palavra “legião”, em latim legio, e em grego legeon é utilizada por quatro vezes em três livros do Novo Testamento.
Aqui  estamos tratando das Legiões do Anjos Bons.
Na prisão de Jesus no Gethsêmani em Mateus 26:52-54:
 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?

Arcanjo:
Do grego αρχάγγελος, arkangélos, que significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro".
A Bíblia hebraica usa os termos abaixo quando se referem aos mensageiros angelicais:
 מלאכי אלוהים (malakhi Elohim, "anjo de Deus");
 מלאכי אֲדֹנָי (malakhi Adonai, "Anjo do Senhor");
 בני אלוהים (b'nei elohim, "filhos de Deus");
 הקדושים (ha-qodeshim, "os santos");
 העליונים (ha-elyonim, "os elevados").
Os Arcanjos mais conhecidos são Miguel, Rafael e Gabriel.
Miguel, מִיכָאֵל (Micha'el ou Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhal; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'ī.
Miguel é especificamente citado como "O" arcanjo, o Arcanjo dos Arcanjos, que em “Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu”.
Gabriel, גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; em aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus".
Foi-lhe confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a Maria, a Virgem de Nazaré, o nascimento do Filho de Deus, Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl).
Rafael significa "Deus cura" em hebraico e por isso ele é considerado “o portador da cura Divina, fornece indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito”.
“Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo, além do que é um dos três que visitaram Abraão antes da devastação física de Sodoma e Gomorra”.
No Livro de Tobias, presente somente no cânon católico e ortodoxo, e não na bíblia protestante, capítulo 12, versículo 15:
“Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor"
No cânon da Igreja Ortodoxa da Etiópia, o Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel, responsáveis pela vigilância universal durante o período dos Nefilim, os "anjos caídos".
A Igreja Ortodoxa ressalta o papel de Uriel como elo de ligação entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina.
A cultura popular faz deles protetores contra as ações do Maligno.
Meus irmãos judeus antes de irem dormir recitam uma oração tradicional nomeando quatro Arcanjos:
"À minha direita, Michael e meu Gabriel esquerdo, diante de mim Uriel e atrás de mim Raphael, e por minha cabeça Shekhinah de Deus (" a presença de Deus ") ".
Resumindo os Anjos tanto no Judaísmo, quanto Cristianismo, são espíritos ministradores, enviados pelo Senhor nosso Deus, por D’us, para servir.
Em uma carta endereçada aos judeus nos primórdios do cristianismo encontramos:
Carta aos Hebreus, capitulo 1, versiculo14:
“Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
Atos dos Apóstolos, capitulo 12, versículos 5 até 11:
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

No Livro do Apocalipse, também chamado de Apocalipse de João, o último do Cânon bíblico, o escritor sacro nos revela em Apocalipse 19:10:
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Acima já expliquei muito sobre os Anjos, Arcanjos, mas vou incluir essa parte do artigo “Valorizar demais os anjos é atitude de um verdadeiro cristão?”, do pastor Silas Malafaia, no site http://www.verdadegospel.com:
Como seres espirituais, que têm um corpo imaterial, na maior parte do tempo, os Anjos são invisíveis aos olhos humanos, mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com que ela se cumpra.
O que os Anjos costumam fazer? Eles transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los, confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 10; Zacarias 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno (Salmos 34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36; Daniel 10.13; 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gênesis 19; Atos 12.23; Apocalipse 16).
Os cristãos não podem jamais cultuar Anjos ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio 5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10).
Sendo assim, para ratificar o ensino bíblico acerca dos anjos e evitar misticismo ou culto a tais seres, finalizo com a exortação de Paulo à Igreja:
Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão (Colossenses 2.18).


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