Sob
os Benefícios de Cristo Crucificado
Capítulo
IX
Vamos falar dos
Anjos.
“Anjo (do latim
angelus e do grego ángelos (ἄγγελος),
mensageiro).
O nome de "Anjo" é dado amiúde
indistintamente a todas as classes de seres celestes.
São figuras importantes nas Tradições
religiosas dos judeus, dos cristãos, dos muçulmanos, dos zoroastrianos (aqueles
que acreditam que Zoroastro é um profeta de Deus), dos hindus e dos budistas.
Cada religião tem seus Anjos, mas com nomes
e descrições diferentes, mas com atributos semelhantes.
“Na Tradição judaico-cristã aparecem aos
seres humanos trazendo Ordens Divinas, com vários poderes supernaturais, como o
de se tornarem visíveis e invisíveis à vontade, voar, operar milagres diversos
e consumir sacrifícios com seu toque de fogo, etc....”
Porém, até o versículo 24, do capitulo 3, do
Genesis, não existe nenhuma referência aos Anjos, muito menos em que momento da
Criação eles foram criados.
Nesse versículo está escrito:
“E havendo lançado fora o
homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que
andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
Sobre os Querubins falaremos mais abaixo.
1-Anjos foram criados quando, onde, quantos
são e quais são realmente suas atividades primárias?
Quando?
Exegese:
Eu entendo que eles passaram a existir entre
YHVH ter criado o céu e a terra (versículo 1 de Gênesis 1) e o “sexto dia”,
conforme está em Genesis 1, versículo 31:
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era
muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto”.
Esse fato é confirmando nos versículos 1,2,
3 do capítulo 2, do mesmo Livro de Genesis, pois, neles estão escritas a
seguintes palavras:
“Assim os
céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no
dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que
tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele
descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
Onde?
Exegese:
A Bíblia não indica com precisão onde foram
criados, mas eu acredito que nas alturas, nos céus.
Quantos?
Exegese:
São milhões de milhões e milhares de
milhares, conforme Apocalipse, capitulo 5, versículo 11:
“E olhei, e
ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e
era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, ...”
Portanto:
1- São seres criados
e não seres humanos glorificados;
2- São seres
espirituais, não tem corpo físico como os homens e as mulheres, mas podem
assumir forma corpórea como está em Genesis 18:1-25, com destaque para o
versículo 16:
“Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele
(Abraão) assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos,
e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da
tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e
Abraão ia com eles, acompanhando-os.
3- São dotados de
Poder sobre-humano;
4- Estão à serviço de
Deus como seus mensageiros, e assim prontos a ajudar Homens e Mulheres;
5- São mais sábios do
que o homem, entretanto não são oniscientes – Nota Significado de Onisciente –
adjetivo - Que sabe tudo, em que há onisciência: o Deus onisciente e único é o
dogma das religiões monoteístas. Etimologia (origem da palavra onisciente). Oni
+ do latim sciente. Sinônimo de onissapiente: Que tudo sabe; repleto de saber, de sabedoria, de sapiência;
6- São seres
assexuados que não se reproduzem, entretanto são usados pronomes masculinos ao
se referirem a eles;
7- São seres
extremamente velozes que em um momento estão:
a- Em defesa do
Senhor nosso Deus;
b- Seguindo Suas
Santas Ordens, como um raio, estarem ministrando junto aos Homens;
8- Os Anjos “são
comparados à luz na locomoção – a velocidade da luz é de aproximadamente
300.000 Km/segundo, equivalente a 7 voltas ao redor da Terra num abrir e fechar
de olhos”;
9- A imortalidade dos
Anjos se deriva de Deus e depende da Sua Santa e Boa Vontade:
A- No Judaísmo “um
Anjo existe somente para realizar uma tarefa, um ato, que depois de realizada o
Anjo perde a razão de existir, pelo que se extingue”;
10- Os anjos são
completamente ignorantes quanto aos planos de Deus;
I- Os Anjos não
tinham conhecimento sobre o à salvação dos seres humanos caídos por meio da
obra redentora de Jesus Cristo.
11- Os Anjos precisam
de revelação Divina para entender o que Deus está fazendo.
12- Suas atividades
primárias, são:
a- Ajudam na direção
dos negócios das Nações. Depois do Diluvio, O Senhor dividiu os povos em Nações
conforme está em Deuteronômio 32: 8:
“Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os
filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o
número dos filhos de Israel”, e para cada Nação designou um Anjo;
b- No Diálogo entre o
Anjo Gabriel, גַּבְרִיאֵל, e o Profeta Daniel, cujo nome era
Beltessazar, está escrito no Livro de Daniel 10, versículo 13: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que
Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os
reis da Pérsia”. Miguel é o único a ser chamado
de Arcanjo, portanto, aqui é o Arcanjo Miguel.
Arcanjo
Miguel.
“No grego
“angelos” (άγγελος), vertido para “anjo”, significa simplesmente “mensageiro”.
A partir
dessas raízes, portanto, a palavra “Arcanjo” (αρχάγγελος) se traduz “Líder dos
Mensageiros”, “Chefe dos Mensageiros”, "Capitão dos Anjos",
"Primeiro Anjo", “Acima dos Anjos”, “Superior aos Anjos”, “Anjo
Superior” ou “Anjo Chefe”.
Na Epístola
de Judas, capítulo 1, versículo 9, Miguel é citado especificamente como
"arcanjo”: “Nem mesmo o Arcanjo Miguel fez isso. Na discussão que teve com
o Diabo, para decidir quem ia ficar com o corpo de Moisés, Miguel não se
atreveu a condenar o Diabo com insultos, mas apenas disse: ‘Que o Senhor
repreenda você!’.”
“Em
Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã
e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu:
“Depois houve
guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu
junto com os seus anjos. Mas o dragão
foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu. O
enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo
ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a
terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele”.
13- Protegem e
acompanham sempre o povo de Deus. Salmo 34:7:
“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”;
Salmo 91: 11:
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em
todos os teus caminhos.”
14- Registram todas as ações humanas: Eclesiastes
5: 6:
“Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do
anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria
a obra das tuas mãos?”;
Malaquias 3:16:
“Então aqueles que temeram ao Senhor falaram frequentemente um ao outro;
e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que
temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome.”
15- São participes e
testemunhas no juízo do Tribunal Celestial:
Daniel 7:10:
“Um rio de fogo manava e
saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões
assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.”
No Diálogo entre o
Anjo Gabriel, גַּבְרִיאֵל, e o Profeta Daniel, está escrito no Livro
de Daniel, capitulo 12, versículos de 1 até 10:
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a
favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve,
desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu
povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida
eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e
os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do
tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se
multiplicará.
Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um deste
lado, à beira do rio, e o outro do outro lado, à beira do rio.
E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio:
Quando será o fim destas maravilhas?
E ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o
qual levantou ao céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele
que vive eternamente que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e
quando tiverem acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas
serão cumpridas.
Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual
será o fim destas coisas?
E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas
até ao tempo do fim.
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios
procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.
Em Apocalipse 14,
versículos de 6 até 10, encontramos:
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para
o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda
a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as
fontes das águas.
E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande
cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.
E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a
besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também
este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da
sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante
do Cordeiro.
16- Acompanharão a Jesus
em Sua volta e reunirão os Seus escolhidos:
Mateus 24,
versículos de 27 até 31:
Porque, assim como o
relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda
do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. E,
logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua
luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então
aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se
lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e
grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os
quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra
extremidade dos céus.
No Livro de Neemias no capitulo 9, versículo
6, encontramos:
“Ó Yahweh, só
tu és o Eterno! Tu criaste os céus, as estrelas. Tu criaste a terra, o mar e
tudo que neles há, Tu conservas a todos com vida. Os seres celestiais
ajoelham-se e Te adoram”.
O que isso quer dizer?
Que os Anjos adoram continuamente ao Senhor.
No Salmo 148 – Um coro de aleluias- Salmo de
exortação ao Louvor a YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - versículo 2, encontramos:
“Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos”.
Já no Salmo 103 – A Misericórdia de Deus- do
Rei David, no versículo 20, encontramos:
“Bendizei ao
Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus
mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra”.
O Rei David, דוד, literalmente
"querido", "amado", "o doce salmista de Israel",
fala de Anjos de maneira clara e precisa dos Anjos, e isso serve de
esclarecimento tanto para os judeus como para os cristãos.
Em Colossenses 1, quando o Apostolo Paulo
falava de Jesus, encontramos no versículo 16:
“Porque nele
foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”.
Eu explico:
As palavras “principados e potestades “são
comumente usadas quando se refere aos Anjos.
Paulo nos ensina que há dois tipos de
principados e potestades.
Em sua Carta aos Efésios (Epístola aos
Efésios), uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão”, no
capitulo 6, versículos de 10-18, Paulo explica que os cristãos para os combater
se faz necessário se Revestir da Armadura Divinal, pois, assim está escrito:
No demais,
irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas
ciladas do diabo.
Porque não
temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados,
contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as
hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto,
tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo
feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois,
firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da
justiça;
E calçados os
pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando
sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados
do maligno.
Tomai também
o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em
todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda
a perseverança e súplica por todos os santos, ...
Penso que não preciso falar mais nada sobre
o assunto.
No Evangelho de Lucas, capitulo 2,
versículos de 9 até 14:
“E eis que o
anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e
tiveram grande temor.
E o anjo lhes
disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será
para todo o povo:
Pois, na
cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos
será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo
instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a
Deus, e dizendo:
Glória a Deus
nas alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.”
Vemos, então, que um Anjo do Senhor teve
grande papel no “comunicado do nascimento de Jesus, filho de José e de Maria, o
Verbo Encarnado que veio ao Mundo para que houvesse Salvação Eterna aos homens
e mulheres de boa vontade, homens e mulheres que acreditam que Ele é o Senhor e
Salvador”.
Paulo em uma visão noturna viu um Anjo que
lhe guiou nos rumos de sua missão evangelizadora, conforme está escrito no Atos
dos Apóstolos, capitulo 16, versículos 9 e 10:
E Paulo teve de noite uma visão, em que se
apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e
ajuda-nos.
E, logo
depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor
nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Anjos no Judaísmo:
“ Anjo, singular mal'akh (מַלְאָךְ), plural malakhim, é a palavra padrão do
Tanakh, em hebraico תנ״ך, é um acrônimo
utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros
sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica,
para "mensageiro", tanto humano como divino, embora raramente seja
usada para indicar ‘mensageiros humanos’ no hebraico moderno, o termo empregado
é shaliyah (שליח) ”.
“Mal’akh é a raiz do nome do profeta
Malaquias”.
“Malak é a palavra que define
"anjo" em árabe (ملاك).”
Portanto, “anjo, mal'akh (מַלְאָךְ), é um ente na maioria das vezes espiritual
que serve de elo transmissor entre o homem e o Criador.”
Sua existência é denotada em vários trechos
do Tanakh, e em diversos textos da literatura rabínica e do folclore judaico.
Alguns anjos são citados por nome, até
mencionados em excertos da liturgia religiosa, e também servem de protetores da
Humanidade e das pessoas individualmente.
São entes inteligentes, mas vinculados e
dependentes do poder Divino, que podem assumir diversos tipos de tarefas, que,
aos olhos humanos, podem ser boas ou más.
Há duas espécies de anjos: permanentes e
temporários.
No Judaísmo se diz que cada palavra do
Criador gera um anjo.
Basicamente, se diz que para cada Anjo
existe uma tarefa, e que dois Anjos não compartilham a mesma tarefa, ou seja,
um Anjo existe somente para realizar uma tarefa, ou ato, que depois de
realizado o Anjo perde a razão de existir, pelo que se extingue.
“Por outro lado, sabe-se que há aqueles
Anjos, nominados na Bíblia, que existem indefinidamente e que realizam várias
tarefas, o que, em princípio, violaria a regra de um anjo, uma tarefa.”
O Rabbi Moses ben Maimon, מֹשֶׁה בֶּן־מַימוֹן , Mōšeh bēn-Maymōn, o grande erudito
Maimônides, que nasceu 4 de abril de 1138, em Córdoba , Império Almorávida, na
Península Ibérica, atual Espanha, e faleceu com 69 anos, no dia 12 de dezembro
de 1204, em Fustat, então Império Aiúbida, ou Sultanato Ayyubid, no atual
Egito, e de quem eu sou fã, em seu
Mishné Torá, do hebraico משנה תורה - Repetição da Torá, um código da Lei judaica
considerado como uma das maiores obras jurídicas do Sábio Erudito, “ contou dez
categorias de Anjos na hierarquia angélica judaica, começando pelo mais alto”.
Ordem Classe Hebraico Tradução Arcanjo Sefirá
1
Chaiot חַיּוֹת Vivos Metatron 'Keter
2
Ofanim אְוּפַּנים Rodas Raziel Chochmá
3
Erelim אראלים Valentes Tsafkiel Biná
4
Chashmalim חשמלים Eléctricos Tsadkiel Chessed
5 Serafim שְׂרָפִים Ardentes Camael Gevurá
6
Melachim מַלְאָכִים Anjos Rafael Tiféret
7
Elohim אלֹהִים Juízes Haniel Netsach
8
Benei Elohim בֶנֵי אלֹהִים Filhos Miguel Hod
dos
Juízes
9
Cheruvim כְּרוּבִים Fortes Gabriel Yessod
10
Ishim אישים Homens Sandalfon Malchut
Anjos da Guarda:
Na liturgia judaica, ao voltar para casa dos
serviços na noite de sexta-feira, na véspera do Shabbath, ou na mesa do jantar
antes do jantar na sexta-feira à noite, é costume no judaísmo ortodoxo e no
judaísmo conservador cumprimentar os Anjos da Guarda (Anjos do Serviço ou
Ministros dos Anjos) com um tradicional Hino que é:
שלום עליכם מלאכי השרת
Paz seja para
você, Malachai HaSharet - Anjos do Serviço.
מלאכי עליון
Anjos do Altíssimo
ממלך מלכי המלכים
Do rei dos reis
dos reis
הקדוש בר דוד
O Santo, abençoado
seja ele.
Simchat Torá, ou Regozijo da Torá (em
hebraico שמחת תורה), é um feriado
judeu, é uma festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia
encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá, como lembrança da sua
eternidade.
No Simchat Torah, é costume chamar todos os
meninos (em algumas sinagogas, todas as crianças) para a leitura da Torá e toda
a congregação para recitar um verso da benção de Jacó para Efraim e Manasheh:
“Que o anjo que me redime de todo mal, abençoe os filhos, e seja nomeado
meu nome, e o nome de meus pais, Abraão e Isaque, e que eles floresçam como
peixes por multidão no meio da terra’ (Gênesis 48: 16)”.
Desenvolveu-se na época do Segundo Templo
uma literatura que tratava detalhadamente dos «anjos caídos», um tema de pouca
penetração na cultura judaica, posto que é considerado misticismo, e esse é um
tema não aceito pela doutrina ortodoxa ou mesmo rabínica.
Antes do Dilúvio, quando a Humanidade
começava a se multiplicar, dois Anjos, Azazel e Shemihazah, dirigiram-se ao
Criador, argumentando que o homem seria desnecessário, pois tendia ao erro.
Pediram que lhes fosse concedida a
oportunidade de habitar na Terra.
Foram advertidos que, no mundo material,
devido sua natureza, estariam mais suscetíveis ao erro.
Mas desceram.
Coabitaram com mulheres.
Tiveram filhos.
Ensinaram coisas aos humanos.
“Por causa da maldade dos filhos de Azazel
(ensinou os homens a fazer facas, espadas, escudos, a guerra, como criar
ornamentos e cosméticos) e Shemihazah (que convenceu duas centenas de anjos a
fornicar com as mulheres da Terra) é que YHVH ordenou o Diluvio, como está
escrito em Gênesis 6: de 4 até 7:
“Havia naqueles dias
gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas
dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na
antiguidade, os homens de fama. E viu o Senhor que a maldade do homem se
multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu
coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o
homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o
homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil,
e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.”
Isso quer dizer que no Judaísmo, também,
anjos caídos são citados.
As Ordens dos
Anjos:
São Tomás de Aquino, frade da Ordem dos
Pregadores (dominicano) italiano, Doutor da Igreja, teólogo, filosofo, Mestre
da Escolástica, que conseguiu conectar o cristianismo com a filosofia clássica,
o “ pai do Tomismo, a filosofia escolástica que se caracteriza, sobretudo pela
tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo, procurando assim integrar
o pensamento aristotélico e neoplatônico, aos textos da Bíblia, gerando uma
filosofia do Ser, inspirada na fé”, portanto um erudito cujas obras tiveram
enorme influência na teologia e na filosofia, chamado por seus contemporâneos
de "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor
Universalis”, divide os Anjos em nove coros, agrupados em três Tríades.
Sabemos que uma Tríade é o conjunto de três.
I-Primeira Tríade:
Serafins:
Saraf (שרף) significa
"queimar" ou "incendiar", no plural: שְׂרָפִים -śərāfîm, Latim:
serafim e seraphin (plural).
A Tradição coloca os Serafins no mais alto
nível da hierarquia angelical cristã e na quinta posição de dez na hierarquia
angelical judaica.
No Livro do Profeta Isaias, no capitulo 6,
versículos 1,2,3, está escrito:
“No ano em
que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e
sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por
cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas
cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo:
Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua
glória”.
São eles que clamam permanentemente a Gloria
da Santidade de YHVH, O Senhor, o Deus Eterno.
Aleluia!!!!
Querubim/
querubins:
Querubim, כרוב -
"keruv" - plural כרובים – meruim, é mencionado várias vezes no Tanakh, no
Antigo Testamento, em livros apócrifos e em muitos escritos judaicos.
Em Gênesis é revelado que seu dever original
tendo sido a proteção do Jardim do Éden, pois assim está escrito no Genesis,
capitulo 3, versículo 24:
“E havendo
lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada
inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
Em
Êxodo 25: 1:
“Então falou
o SENHOR a Moisés, dizendo: 19- “Farás um querubim na extremidade de uma parte,
e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o
propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.”
Em Ezequiel 10: de 1 até 22:
Depois olhei,
e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu
sobre eles uma como pedra de safira, semelhante à forma de um trono.
E falou ao
homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do
querubim, e enche as tuas mãos de brasas acesas dentre os querubins e
espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista.
E os
querubins estavam ao lado direito da casa, quando entrou aquele homem; e uma
nuvem encheu o átrio interior.
Então se
levantou a glória do Senhor de sobre o querubim indo para a entrada da casa; e
encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do
Senhor.
E o ruído das
asas dos querubins se ouviu até ao átrio exterior, como a voz do Deus
Todo-Poderoso, quando fala.
Sucedeu,
pois, que, dando ele ordem ao homem vestido de linho, dizendo: Toma fogo dentre
as rodas, dentre os querubins, entrou ele, e parou junto às rodas.
Então
estendeu um querubim a sua mão dentre os querubins para o fogo que estava entre
os querubins; e tomou dele, e o pôs nas mãos do que estava vestido de linho; o
qual o tomou, e saiu.
E apareceu
nos querubins uma semelhança de mão de homem debaixo das suas asas.
Então olhei,
e eis quatro rodas junto aos querubins, uma roda junto a um querubim, e outra
roda junto a outro querubim; e o aspecto das rodas era como a cor da pedra de
berilo.
E, quanto ao
seu aspecto, as quatro tinham uma mesma semelhança; como se estivesse uma roda
no meio de outra roda.
Andando
estes, andavam para os quatro lados deles; não se viravam quando andavam, mas
para o lugar para onde olhava a cabeça, para esse seguiam; não se viravam
quando andavam.
E todo o seu
corpo, as suas costas, as suas mãos, as suas asas e as rodas, as rodas que os
quatro tinham, estavam cheias de olhos ao redor.
E, quanto às
rodas, ouvindo eu, se lhes gritava: Roda!
E cada um
tinha quatro rostos; o rosto do primeiro era rosto de querubim, e o rosto do
segundo, rosto de homem, e do terceiro era rosto de leão, e do quarto, rosto de
águia.
E os
querubins se elevaram ao alto; estes são os mesmos seres viventes que vi junto
ao rio Quebar.
E, andando os
querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as
suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam
deles.
Parando eles,
paravam elas; e, elevando-se eles elevavam-se elas, porque o espírito do ser
vivente estava nelas.
Então saiu a
glória do Senhor de sobre a entrada da casa, e parou sobre os querubins.
E os
querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando
saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental
da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os
seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci
que eram querubins.
Cada um tinha
quatro rostos e cada um quatro asas, e a semelhança de mãos de homem debaixo
das suas asas.
E a
semelhança dos seus rostos era a dos rostos que eu tinha visto junto ao rio Quebar, o aspecto
deles, e eles mesmos; cada um andava para diante do seu rosto.
Ofanins:
No judaísmo, hebraico אוֹפַנִּים – rodas, 'Ōphannīm; singular: אוֹפָן ' ōphān, ofan, que segundo Maimônides afirma que
os Ophanim ocupam o segundo lugar dos 10 lugares da hierarquia angélica
judaica.
No cristianismo eles são os “Tronos” citados
pelo Apostolo Paulo em Colossenses 1: 16:
Porque nele foram criadas todas as coisas que
há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Segundo a Tradição “eles são os portadores
do Trono de Deus, daí o nome”.
Rosemary Ellen Guiley, nascida em 8 de julho
de 1950, escritora americana sobre temas relacionados à espiritualidade, diz
que:
“Os "tronos", também conhecido
como 'ophanim' (offanim) e 'galgallin', são criaturas que funcionam como os
carros reais de Deus conduzidos pelos querubins. Eles são caracterizados pela
paz e submissão. Deus repousa sobre eles. Os tronos são representados como
grandes rodas que contêm muitos olhos e residem na área do cosmos, onde a forma
material começa a tomar forma. Eles cantam glorias a Deus e permanecem para
sempre em sua presença. Eles medem a justiça divina e mantêm a harmonia cósmica
de todas as leis universais.”
II - Segunda
Tríade:
Dominações:
As Dominações ou Domínios (do latim
dominationes) têm a função de regular as atividades dos Anjos inferiores,
distribuem aos outros Anjos as funções e seus mistérios, e presidem os destinos
das nações.
São Anjos que auxiliam nas emergências ou
conflitos que devem ser resolvidos logo.
Também atuam como elementos de integração
entre os mundos materiais e espirituais, embora raramente entrem em contato com
as pessoas.
Virtudes:
As
Virtudes são os responsáveis pela manutenção do curso dos astros para que a
ordem do universo seja preservada.
Orientam as pessoas sobre sua missão.
São encarregados de eliminar os obstáculos
que se opões ao cumprimento das ordens de Deus, afastando os anjos maus que
assediam as nações para desviá-las de seu fim, e mantendo assim as criaturas e
a ordem da Divina providência.
Eles são particularmente importantes porque
têm a capacidade de transmitir grande quantidade de energia Divina.
Imersas na força de Deus, as Virtudes
derramam bênçãos do alto, frequentemente na forma de milagres.
São chamados quando se necessita de coragem.
Potestades:
As Potestades são "condutores da ordem sagrada",
e assim tramitem o Poder dos Planos Divinos.
Anjos guerreiros completamente fiéis a Deus.
Executam as grandes ações universais.
São os portadores da consciência de toda a
Humanidade, os encarregados da sua história e de sua memória coletiva.
III-Terceira
Tríade:
Principados:
Os
Principados, do latim principatus.
Receber as ordens das Dominações e
Potestades.
Guardam as cidades e os países.
Protegem também a fauna e a flora.
Como seu nome indica, estão revestidos de
uma autoridade especial: são os que presidem os reinos, as províncias, e outros
governos.
Influenciam as ideologias, as artes e a
ciência.
Legiões
Legião é o termo utilizado para designar a
principal unidade de divisão do exército romano nos tempos bíblicos, formada
por 6.000 soldados.
A palavra “legião”, em latim legio, e em
grego legeon é utilizada por quatro vezes em três livros do Novo Testamento.
Aqui
estamos tratando das Legiões do Anjos Bons.
Na prisão de Jesus no Gethsêmani em Mateus
26:52-54:
Então Jesus disse-lhe: Embainha a
tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.
Ou pensas tu que eu não
poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de
anjos?
Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que
aconteça?
Arcanjo:
Do grego αρχάγγελος, arkangélos, que
significa "anjo principal" ou "chefe", pela combinação de
archō, o primeiro ou principal governante, e άγγελος, aggělǒs, que quer dizer "mensageiro".
A Bíblia hebraica usa os termos abaixo
quando se referem aos mensageiros angelicais:
מלאכי אלוהים (malakhi Elohim,
"anjo de Deus");
מלאכי אֲדֹנָי (malakhi Adonai,
"Anjo do Senhor");
בני אלוהים (b'nei elohim,
"filhos de Deus");
הקדושים (ha-qodeshim, "os santos");
העליונים (ha-elyonim, "os elevados").
Os Arcanjos mais
conhecidos são Miguel, Rafael e Gabriel.
Miguel, מִיכָאֵל (Micha'el ou
Mîkhā'ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā'ī.
Miguel é especificamente citado como
"O" arcanjo, o Arcanjo dos Arcanjos, que em “Apocalipse 12:7-9,
Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os
derrota durante a guerra no céu”.
Gabriel, גַּבְרִיאֵל, no hebraico
moderno Gavriʼel, no latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl.
Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou
جبرائيل, transl. Jibrail; em aramaico Gabri-el,
"homem forte de Deus".
Foi-lhe confiada a missão mais alta que
jamais havia sido confiada a alguém: anunciar a Maria, a Virgem de Nazaré, o
nascimento do Filho de Deus, Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, "Deus
cura"; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl).
Rafael significa "Deus cura" em
hebraico e por isso ele é considerado “o portador da cura Divina, fornece
indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito”.
“Rafael também é figura proeminente nos
costumes do Judaísmo, além do que é um dos três que visitaram Abraão antes da
devastação física de Sodoma e Gomorra”.
No Livro de Tobias, presente somente no
cânon católico e ortodoxo, e não na bíblia protestante, capítulo 12, versículo
15:
“Eu sou
Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do
Senhor"
No cânon da Igreja Ortodoxa da Etiópia, o
Livro de Enoque fala de mais quatro arcanjos, Uriel, Ituriel, Amitiel e Baliel,
responsáveis pela vigilância universal durante o período dos Nefilim, os
"anjos caídos".
A Igreja Ortodoxa ressalta o papel de Uriel
como elo de ligação entre os Principados e os Anjos, interpretando e iluminando
as ordens superiores para seus subordinados, além de inspirar misticamente as
mentes e corações humanos para execução de atos de acordo com a vontade divina.
A cultura popular faz deles protetores
contra as ações do Maligno.
Meus irmãos judeus antes de irem dormir
recitam uma oração tradicional nomeando quatro Arcanjos:
"À minha
direita, Michael e meu Gabriel esquerdo, diante de mim Uriel e atrás de mim
Raphael, e por minha cabeça Shekhinah de Deus (" a presença de Deus
") ".
Resumindo os Anjos tanto no Judaísmo, quanto
Cristianismo, são espíritos ministradores, enviados pelo Senhor nosso Deus, por
D’us, para servir.
Em uma carta endereçada aos judeus nos
primórdios do cristianismo encontramos:
Carta aos Hebreus, capitulo 1, versiculo14:
“Não são
porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor
daqueles que hão de herdar a salvação?”
Atos dos Apóstolos, capitulo 12, versículos 5
até 11:
Pedro, pois,
era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando
Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo
entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta
guardavam a prisão.
E eis que
sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a
Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das
mãos as cadeias.
E disse-lhe o
anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais:
Lança às costas a tua capa, e segue-me.
E, saindo, o
seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas
cuidava que via alguma visão.
E, quando
passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a
cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua,
e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro,
tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo,
e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
No Livro do Apocalipse, também chamado de
Apocalipse de João, o último do Cânon bíblico, o escritor sacro nos revela em Apocalipse
19:10:
E eu
lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou
teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus;
porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Acima já expliquei muito sobre os Anjos,
Arcanjos, mas vou incluir essa parte do artigo “Valorizar demais os anjos é
atitude de um verdadeiro cristão?”, do pastor Silas Malafaia, no site
http://www.verdadegospel.com:
Como seres espirituais, que têm um corpo
imaterial, na maior parte do tempo, os Anjos são invisíveis aos olhos humanos,
mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com
que ela se cumpra.
O que os Anjos costumam fazer? Eles
transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los,
confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Daniel 10;
Zacarias 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno (Salmos
34.7; 91.11,12; Daniel 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e nações em
conflitos que se travam no mundo espiritual (Isaías 37.36; Daniel 10.13; 12.1)
e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gênesis 19; Atos 12.23; Apocalipse
16).
Os cristãos não podem jamais cultuar Anjos
ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio
5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10).
Sendo assim, para ratificar o ensino bíblico
acerca dos anjos e evitar misticismo ou culto a tais seres, finalizo com a
exortação de Paulo à Igreja:
Ninguém vos
domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos,
metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal
compreensão (Colossenses 2.18).
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