quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - 10° capitulo O Diabo tenta a Jesus, sob os olhos de Satanás. - autor: Jorge Eduardo Garcia


O Diabo tenta a Jesus, sob os olhos de Satanás.

Tentação de Jesus
xilogravura de 1865
de Gustave Doré
Domínio publico

No meu Blog “ servus Dei” - http://servusdeiservant.blogspot.com.br – escrevi sobre a Tentação de Jesus.
Tentei esclarecer ao máximo os leitores.
Fiz o que pude para que eles acreditassem nessa Verdade, ou seja, que Jesus, O Filho do Homem, foi altamente tentado pelos Anjos Caídos, pelos Anjos Maus, que tinham dúvidas sobre se Ele era ou não era o Verbo Encarnado, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Messias Redentor, o Filho, o Maravilhoso, o Conselheiro, o Deus Forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz, de quem nos fala o profeta Isaías em seu Livro no capitulo 9, versículo 6.
Tentei fazer ver que o recolhimento de Jesus no deserto foi uma preparação para o Seu Ministério Terreno que estava para começar conforme o Evangelho de  Mateus 4:1:
 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo
Essa exegese tinha como uma de suas finalidades alerta bem ao novo convertido, bem como aqueles que nasceram no Evangelho, de que quando se está no Caminho certo em busca da vida santificada, de que quando se inicia um trabalho para o Povo de Deus em Nome do Senhor, até muitas vezes quando se está para passar nas Aguas Batismais, o Diabo, os Anjos Caídos, os Anjos Maus, se assanham e colocam pedras de tropeços no caminho, apresentam grandes tentações, para que neófito, o novo convertido, desista desses seus intentos.
Os cristãos, mesmo os que estão vivendo no seio da própria Igreja, se esqueceram dessa passagem bíblica – A Tentação de Jesus- mas ela merece uma meditação muito profunda.
 Vamos relembrar o que está escrito no Evangelho de Mateus, capitulo 4, versículos de 1 até 11:
Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome.
Então o Diabo chegou perto dele e disse: – Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz. ”
Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo.
Então disse: – Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: “Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. ”
Jesus respondeu: – Mas as Escrituras Sagradas também dizem: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus. ”
Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: – Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
Jesus respondeu: – Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele. ”
Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.

Exegese:
Primeiro descobrimos a Humanidade de Jesus.
A Bíblia nos diz que foi o Espirito Santo que levou Jesus para ser tentado.
E por que?
Porque as Três Pessoas da Santíssima Trindade não tem corpos físicos, são espíritos, são imateriais, não são constituídos de matéria, lembremos “...; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”, o que está em Gênesis 1:2
Porque o Filho, que é Jesus, se encarnou e passou a ter um corpo material, um corpo  composto de carne, de ossos, e de sangue.
Porque como Homem, nascido de uma mulher, Jesus podia usando de seu livre-arbítrio negar a Sua Missão Terrena.
Apesar de Jesus estar cheio do Espirito Santo, pois o Pai YHVH se manifestou na hora de seu Batismo, Ele foi levado para ser tentado a não obedecer e cair nas manhas do Diabo.
Esse fato tem toda logica já que Adão e Eva que viram YHVH face a face , usando de seu livre-arbítrio que Deus lhe deu,  O negaram com o Pecado da Desobediência.
Jesus tinha que dar testemunho que estava apto para Sua Missão como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo.
Não importava se o Pai YHVH, soubesse que Jesus cumpriria Sua Missão, já que Ele é O Eterno, era necessário o confronto com o Diabo para que só depois o Ministério propriamente dito fosse iniciado.
Era necessário o confronto com o Diabo para o fortalecimento de Jesus, toda essa passagem leva a essa exegese.
Era vital o fortalecimento do Homem Jesus para o Jesus Sacrificado.
Repito:
Sem um Jesus forte não haveria a preparação do Caminho para a Salvação em Cristo.
E Jesus saiu forte do Deserto como veremos.
E mais:
Descobrimos e confirmamos:
1-                é o Grão-vizir, o que chefia em nome dele- Lúcifer – todo o Mundo das Trevas, a segunda pessoa dos Infernos.
Portanto, só está abaixo de Lúcifer, o denominado Imperador das Trevas.
Que Satanás, também, estava na Hora da Tentação -  versículo 10: Jesus respondeu: – Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a Ele ”;
2-                Que o Diabo é um dos mais poderosos e conceituados Anjos Maus Caídos, a terceira pessoa  somente baixo de Satanás, de quem recebe ordens.
3-                Que a função do Diabo é ser o principal oponente de Deus, mas quando viu Jesus ordenar a Satanás para ir embora, em Nome de Deus, foi com ele.
4-                Que o Diabo, como Lúcifer,  como Satanás, odeia toda a Criação, principalmente a Humanidade, a Raça Humana, os descendentes de Adão e Eva, a nós os homens e mulheres espalhados pelo Mundo, tanto que trabalha incansavelmente alastrando mentiras e causando estragos nas almas da Humanidade.
E com isso uma Humanidade desestabilizada agride de maneira violentíssima o resto da Criação, e o exemplo está nos desmatamentos irresponsáveis, pelo lixo espalhado pelos Oceanos, pela poluição que agride a camada de ozônio protetora da Terra , uma espécie de escudo que cobre toda a superfície terrestre, mas que já tem um Buraco, que “ gera grande preocupação principalmente pelo fato da radiação do sol não ser absorvida, causando graves problemas de saúde nas pessoas, como vários tipos de câncer de pele”, pelos maus tratos aos animais de todas as espécies, etc., etc., etc....
5-                Que realmente a função do Diabo é tentar, pois ele é o instigador da maldade, dos vícios, dos pecados e o grande causador dos sofrimentos em meio a esse Mundo Tenebroso.
6-                Que foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele.
7-                Que quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
8-                Que o Diabo promete TUDO o que pode dar, e o que não pode dar, para conquistar uma criatura, uma alma, uma almazinha, para o seu redil, e depois que a criatura está em suas mãos, ele simplesmente a abandona na maior das misérias, ou seja, a moral, a física, a mental, em uma pobreza, em uma penúria, em uma carência, que chega a dar dó.
Temos que ter em mente que TUDO que há no Mundo pertence a Deus, portanto as “riquezas” dos Anjos Caídos são relativas e poucas, não podem ser distribuídas assim a torto e a direito, é igual a cobertor curto – ou cobre o pé, ou cobre a cabeça, os dois não dá-  assim, os Anjos Caídos para dar a uma criatura que querem conquistar “algo” precisam tirar de outra criatura já conquistada, aquém deram certas benesses, os ganhos, pois seus recursos são limitados, são fruto do marketing da mentira.
Lembremos do que está na Bíblia:
1 Crônicas 29, versículos de 11 e 12:
 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
E mais em Ageu, capitulo 2:*:
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.

Tenho ou não tenho razão?
Claro que tenho, porque a Bíblia assim diz.
Que quando tem que tentar alguém lá está o Diabo para cumprir a missão, ou não foi assim no caso da Queda do Homem, na tentação inicial com Eva?
Jesus como Homem Verdadeiro resistiu ao Diabo, e pode assim iniciar o seu Ministério Terreno. Nos deu exemplo de que com Fé em Deus, também, podemos resistir as forças do Maligno, e isso é um Benefício de Cristo Crucificado.



Anjos Servem a Cristo no Deserto
De 1843
Autor: Thomas Cole
Pintor inglês naturalizado norte-americano.
Worcester Art Museum-  Massachusetts - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário