quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - Apêndice IV

O Texto Massorético (TM) é o texto da Bíblia hebraica produzido por estudiosos judeus de antiguidade e da Idade Média chamado Massoretas- em hebraico: , לי המסורה) eram escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar das escrituras que atualmente constituem o Antigo Testamento porém, também é usado para indicar comentadores hebraicos dos textos sagrados.
“Escrito em Hebraico e Aramaico e o texto oficial do Tanakh para o Judaísmo Rabínico - Rabbinism (hebraico: יהדות רבנית Yahadut Rabanit ) a forma consagrada do Judaísmo desde o século VI da e.C. ou  d.C. , após a codificação do Talmude Babilônico, que se baseia na crença de que, no Monte Sinai , Moisés recebeu de Deus a Torah escrita ( Pentateuco ), além de uma explicação oral, conhecida como " Torá oral ", que Moisés transmitiu ao povo.”
“O Texto Massorético foi usado como base para traduções do Antigo Testamento em Bíblias Protestantes, como a Versão King James e American Standard Version, e depois de 1943 para algumas versões das Bíblias Católicas, substituindo a tradução da Vulgata. ”
“ American Standard Version (ASV), é uma tradução da Bíblia para o inglês que foi completada em 1901, com a publicação da revisão do Antigo Testamento. O Novo Testamento revisado já tinha sido lançado em 1900. ”
“The King James Version (KJV), King James Bible (KJB), a Bíblia do Rei Jaime, uma tradução inglesa da bíblia realizada em benefício da Igreja Anglicana, sob ordens do rei Jaime I no início do século XVII. É o livro mais publicado na língua inglesa e o mais lido“.
Uma história:
Jacob Ben Chajim Ibn Adonijah, ou Jacob ben Chayyim , ou Jacob ben Haim , ou Yaakov ben Haim, judeu nascido em 1470, na cidade de Túnis, hoje capital da Tunísia, situada num grande golfo do mar Mediterrâneo, o Golfo de Tunes, foi um exegeta do Texto Massorético (TM) e o fruto de seu trabalho são textos influentes do Tanakh, a Bíblia Hebraica.
Instalado em Veneza, Jacob ben Chayyim passou a trabalhar com Daniel Bomberg, nascido Daniel van Bomberghen, natural da Antuérpia, no Brabante, filho do importante comerciante Cornelius van Bomberghen. Cornelius havia enviado Daniel para Veneza para trabalhar nos negócios têxteis que a família tinha na Serenissima Repubblica di Venezia.
Daniel Bomberg encontrou Felix Pratensis (Felice da Prato), um judeu sefardita que havia se convertido ao catolicismo e tomado as ordens agostinianas, que o incentivou a publicar livros hebraicos.
Bomberg começou sua carreira de impressão em 1517 com a primeira edição do Mikraot Gedolot (מקראות גדולות) "Grandes Escrituras", muitas vezes chamado de " Bíblia Rabínica ", e os “quatro volumes incluiu o Pentateuco hebraico com comentários acompanhantes (muitos dos quais nunca antes foram impressos), uma tradução aramaica, o haftarot ( uma série de seleções dos livros de Nevi'im ,"Profetas" que é lida publicamente em sinagoga como parte da prática religiosa judaica)e os cinco megillotes ( os Cinco rolos (Megila) que são o Canção das Canções , o Livro de Rute , o Livro das Lamentações , o Eclesiastes e o Livro de Ester).
O Mikraot Gedolot (מקראות גדולות) foi impresso com a aprovação do Papa Leão X, nascido Giovanni di Lorenzo de' Medici, um homem de grande cultura e filho de Lorenzo, o Magnifico, e a edição foi supervisionada por Felix Pratensis, acima citado.
“Graças ao trabalho de Jacob ben Chayyim essa edição pode ser realizada, sendo que foi a primeira vez que foram impressos os números de capítulo e dos versos em uma Bíblia hebraica, além dos números de versos na página impressa, hoje, essa inovação tornou-se tão comum que é difícil acreditar o quão notável era na época. ”
“ A realização mais impressionante de Bomberg foi a publicação do Talmude Babilônico completo em menos de quatro anos. Essa edição estabeleceu o padrão tanto em termos de layout da página quanto de paginação (com exceção do tratado Berachot que segue a segunda edição de Bomberg), pois antes da impressão do Talmude, os manuscritos não tinham divisão de página padrão”.
Bomberg empregou alguns dos principais estudiosos e rabinos de Veneza em sua editora. Além do rabino Chiya Meir b. David, rosh yeshiva e dayan em Veneza, havia figuras notáveis ​​como Rabi Avraham de Balmes, Rabi Chaim, Rabi Moshe Alton, Maharam Pádua (Rabi Meir ben Isaac Katzenellenboge).
“ Ao contrário das edições impressas anteriormente do Talmude, o trabalho de Bomberg era amplamente desconsiderado e em 1548, o Papa Paulo III, nascido nobiluomo Alessandro Farnese, um dissoluto que teve quatro filhos, enviou um censoris apostolicus para censurar as publicações hebraicas venezianas, mas Bomberg argumentou que os manuscritos antigos não deveriam ser alterados e resistiu com sucesso à pressão papal.
“Embora a Igreja Católica não tenha interferido com sucesso na impressão de Bomberg dentro de sua vida, em 1553 o Talmude estava sendo queimado na Itália e a igreja estava ativamente buscando restringir sua publicação e circulação”.
“Enquanto isso Jacob ben Chayyim fez seu nome com a edição da Bíblia rabínica (1524-1525), além disso, escreveu em 1527 um tratado sobre o Targum - do Hebraico תרגום , no plural targumim) é o nome dado às traduções, paráfrases e comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh) escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média - que é precedido por suas edições do Pentateuco. Ele editou os "Editio Princeps" do Talmude de Jerusalém (1523), o Mishne Tora de Maimônides e muitas outras obras na Editora de Bomberg”.
Já velho se converteu ao catolicismo e faleceu em 1538, com 68 anos, uma idade avançada para a época.
Finalmente:
Além do Mikraot Gdolot e do Talmude da Babilônia, Bomberg publicou cerca de duzentos outros livros hebraicos, muitos pela primeira vez.
 Alguns dos trabalhos mais notáveis ​​publicados incluem:
O Talmude de Jerusalém (sem comentários)
O Mishna – “ é uma das principais obras do judaísmo rabínico, e a primeira grande redação na forma escrita da tradição oral judaica, chamada a Torá Oral”
Seis edições de Midrashim – “midrash (em hebraico: מדרש; plural מִדְרָשִׁים midrashim, "história", "investigar" ou "estudo") é o gênero de literatura rabínica que contém as primeiras interpretações e comentários sobre a Torá Escrita e a Torá Oral (lei falada e sermões), bem como a literatura rabínica não-legalística (agadá) e ocasionalmente as leis religiosas judaicas (halakha), que normalmente formam um comentário contínuo sobre passagens específicas da Escritura Hebraica (Tanakh).
Um livro de oração Karaite de quatro volumes
O Tosefta – “ Toseftá (do hebraico תוספתא suplemento) é o nome dado a uma segunda compilação da lei oral no período da redação da Mishná (cerca de 200 d.C.).
Responsa* de Israel Isserlein ( Terumat HaDeshen )
Responsa de Joseph Colon Trabotto ( Maharik )
Responsa de Shlomo b. Aderet (Rashba)
Responsa de Alfasi (Rif)
Código de Moisés b. Jacob of Coucy (Sefer Mitzvot Gdolot)
Código de Jacob b. Asher (Turim)
Além dessas obras, a editora de Bomberg lançou dezenas de livros de oração e comentários sobre orações, gramáticas, dicionários e concordâncias e muitas outras obras rabínicas, filosóficas e éticas
*A Responsa fornece respostas para perguntas sobre o judaísmo e a vida judaica. Diferente das resoluções, que são adotadas por voto nas convenções, responsa fornece um guia, e não governança. Como um grupo de literatura, a responsa publicada revela um grande consenso em perguntas importantes que o judaísmo contemporâneo encontra.
Rei dos reis, D’us Todo-Poderoso, Rei do Universo, Dono do Universo,
Obrigado!
Obrigado milhares e centenas de milhares de vezes que o Senhor me ajudou, que me apoiou, que me salvou, que me alegrou, que me curou, que me cuidou, que me animou!
Obrigado por estar sempre comigo!
Obrigado por outorgar-me força para cumprir os preceitos, para praticar boas ações, força para rezar.
Obrigado por todas as vezes que o Senhor me ajudou e eu não soube agradecer.
Obrigado por todas as bondades que me faz a cada momento.
Obrigado por cada alento que me deixa respirar.
E obrigado, Rei dos reis, também por todas as coisas que me faltam, obrigado pelas vezes que me é difícil, obrigado pelas vezes que estou triste, por tudo isso é para o meu bem, mesmo que nem sempre eu perceba esta realidade...
Em meu coração eu sei que tudo o que o Senhor me envia é o melhor para mim, e que foi criado especialmente para mim por meio da exata Supervisão Divina, como somente o Rei dos reis pode fazer.
Obrigado pelas dificuldades, porque só assim aprendo a apreciar o bom. Somente depois de estar na escuridão pode-se apreciar a luz.
Obrigado pela vida maravilhosa que o Senhor me concede.
Criador do Universo, peço perdão, do fundo do meu coração, pelas vezes que não apreciei o que o Senhor me outorgou e, em vez de agradecer, somente me queixei.

Eu não sou nada mais que pós e cinzas e o Senhor domina todo o Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário