terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - Capitulo IX - Anunciação, José, Genealogia - autor: Jorge Eduardo Garcia

Anunciação, José, Genealogia

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz"- Isaías em 9:6.

Anunciação no Evangelho de Lucas, capítulo 1, versículos de 26 até 38.

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré.
O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria.
O anjo veio e disse: – Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. (Gosto mais dessa versão: E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres).
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer.
Então o anjo continuou: – Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. (Gosto mais dessa versão, pois nela é citada a Graça de Deus:” Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus)
Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus.
Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi.
Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo: – Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu: – O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.
Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez.
Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu: – Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
E Maria foi para a casa de Isabel.
E lá aconteceu o que está escrito em Lucas 1:41-45:
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.
E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.
E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?
Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.
Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas.
E como está em Lucas 1:46-55: “ disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso.
E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem.
Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.
Ó Glória.

Maria estava noiva de Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus, José, José, o Carpinteiro, José da Nazaré, que muita gente se refere como Pai José, o pai adotivo de Jesus, o tutor de Nosso Senhor, que quando soube da gravidez dela entrou em pânico, pois entre eles não havia tido ‘relações maritais’. José sentiu-se decepcionado e resolveu romper com ela, mas sem expô-la publicamente. O evangelista Mateus assim relata o episódio:
“A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, resolveu repudiá-la em segredo. ” (Mateus 1:18-19)         
“No entanto, após uma experiência mística num sonho, no qual um Anjo lhe aparecera, voltou atrás e reconheceu legalmente o Menino Jesus como seu legítimo filho, e assim está escrito:
“Eis que o Anjo do Senhor se manifestou a ele em um sonho, dizendo: 'José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados'. (...) José, ao despertar do sono, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em sua casa sua mulher. ’ (Mateus 1:21-24)               ”
“Tendo assumido a guarda do menino, José ficou conhecido como suposto pai de Jesus. O evangelista Lucas relata esse título: “Ao iniciar seu ministério, Jesus tinha mais ou menos trinta anos e era, conforme se supunha, filho de José. ” (Lucas 3:23)

José, o pai adotivo de Jesus, e descendente do Rei David.
A escolha de José, os provimentos enviados por YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- e a circuncisão de Jesus, conforme a Aliança feita com o patriarca Abraão, a Aliança Abraâmica- Genesis, capitulo 17, versículos  de 1 até 14.
José era um bom Judeu.
Ele não foi criado na Eternidade por YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser – à toa.
José tinha um Missão Especial, muito especial para a o Céus, para a Terra, para a Humanidade, já que ele seria o Tutor, o Educador, o administrador dos Proventos dados por Deus nosso Senhor, do e ao Verbo Encarnado.
Não foi sem motivos que os Magos levaram para Jesus Menino Ouro, Mirra, Incenso*, produtos nobres, que seria necessário para “ A Fuga para o Egito”, uma manifestação clara de YHWH-Yireh , YHWH provê, ou o Jeová Jiré + dos cristãos.
·         Mateus 2: 11: E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
+   Gênesis 22:13,14:  Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
Como bom e zeloso Judeu, José levou Jesus para ser circuncisado, conforme está escrito em Lucas, capitulo 2, versículos de 21 até 24: 
E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.

Genealogia de José, em Mateus, capitulo 1, de 1 até 17:
Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaque;
Isaque gerou Jacó; J
Jacó gerou Judá e seus irmãos;
Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar;
Perez gerou Esrom
 Esrom gerou Arão;
Arão gerou Aminadabe;
Aminadabe gerou Naassom;
Naassom gerou Salmom;
Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe;
Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute;
Obede gerou Jessé;
Jessé gerou o Rei David.
O Rei David gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
Salomão gerou Roboão;
Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa;
Asa gerou Josafá;
 Josafá gerou Jorão;
Jorão gerou Uzias;
Uzias gerou Jotão;
Jotão gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amom;
Amom gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel;
Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiúde;
Abiúde gerou Eliaquim;
Eliaquim gerou Azor;
Azor gerou Sadoque;
Sadoque gerou Aquim;
Aquim gerou Eliúde;
Eliúde gerou Eleazar;
Eleazar gerou Matã;
Matã gerou Jacó;
Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio até o Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário