terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado 8 capitulo Exegeses dos versículos 21 e 22, do capitulo 3 de Gênesis. autor: Jorge Eduardo Garcia

8° capitulo
Exegeses
dos versículos 21 e 22,
do capitulo 3 de Genesis.

Meditação para os leitores:
Vocês acreditam que o sangue dos animais cujas peles vestiram Adão e Eva tem a mesma importância que o Divino Sangue derramado na Cruz por nosso Senhor Jesus Cristo?
Lembremos dessa frase de Afonso Maria de Ligório, um italiano do século XVIII, elevado a santo pela Igreja de Roma:
“Jesus Cristo, morrendo, apagou nossa condenação com seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna.”
Por favor meditem

Versículo 21-  E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.



Anônimo
Domínio publico

Exegese:
Esse é um versículo que particularmente me choca muito.
Fico realmente obstúpido que por causa do pecado do Primeiro Casal, YHVH, o Senhor nosso Deus, teve que sacrificar uma de suas criaturas, por causa da insensatez da Raça Humana.
Pela primeira vez na História da Criação, na Primeval history, na História Primordial, na História dos primeiros anos de existência do Mundo, o sangue de vítimas inocentes foi derramado por causa da insensatez da Raça Humana.
Eu não considero que nessa morte do animal, ou animais, “ temos a primeira tipologia do Sacrifício de Cristo, muito menos que seja, uma morte vicária, uma morte substitutiva”.
Não tem nada a ver.
Eu não considero que esse animal, ou animais, morreu em lugar de Adão e Eva.
Não tem nada a ver.
Ele morreu, ou eles morreram, porque sua pele era o único material a mão existente para convencionar vestimentas e nada mais.
Eu pergunto aos defensores dessa tese:
Havia tecelagem no Paraiso?
Claro que não.
Portanto engenhar essa teoria é muita falta do que fazer, é muita vontade de deitar vã sapiência.
Continuando:
Eu não considero que Deus ao fazer vestimentas para Adão e Eva, vestimentas feitas das peles de outras criaturas, estava praticando um “ ato de um grande e protetor amor”, não mesmo.
Deus é Justo e não teria nenhuma satisfação em matar uma de suas criações para beneficiar a outra por Ele criada.
Não mesmo, pois é Justo.
Tudo indica pelas palavras dos versículos que tratam da expulsão do Paraiso, que YHVH estava irado, tomado da Ira Santa da qual nos fala o Rei David no Salmo 59, nos versículos 10 e 13, quando Saul colocou vigias na porta de sua casa para mata-lo:
O Deus da minha misericórdia virá ao meu encontro; Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.
Destrói-os em tua ira santa, dá-lhes fim para que não mais possam existir, e para que até os confins da terra se possa saber que o Eterno é quem reina sobre o povo de Jacó!
Repetindo:
O Eterno deu ao Primeiro Casal as condições deles viverem permanentemente com Ele, mas, usando mal do livre-arbítrio, eles recusaram essa Benção.
Do fundo de meu coração eu digo que é uma Benção viver eternamente ao lado do Pai, do Filho e do Espirito Santo, tanto que busco levar uma vida santificação para alcançar essa Graça Infinita.
E eu quero, e quero muito essa Benção de viver eternamente na Gloria com Deus. 
Infelizmente, o Pecado Original abriu as portas do Mundo para a entrada do mal, da morte física e espiritual e de todas as suas consequências desde os primeiros séculos da Era Cristã, e ainda o é em nossos dias, pois “ é um dos principais motivos para o surgimento de heresias e para as cismas entre os cristãos”.
O que eu penso é que o Pecado Original não trouxe só graves consequências para a Humanidade, mas, também, para toda a Criação, para o Mundo e tudo que nele há.
As notícias divulgadas pela mídia sobre a situação do Planeta, das populações, das Florestas, dos Oceanos e mares, dos animais de todas as espécies, provam o que eu estou afirmando.
Elas transmitem não só os malefícios que os homens impõem aos homens, como, também, a degradação que o Homem impõe a Criação de Deus.
Vemos o sofrimento imposto as floretas, as matas, aos oceanos, aos mares, aos rios, ao ar, enfim a troposfera, da estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera, pelo Homem a gerações e suas consequências e nada fazemos.
É de estarrecer, mas muitas das bilhões de pessoas que povoam o Mundo não estão nem aí para essa realidade.
O Mundo padece por causa do Pecado Original.
O Mundo padece porque jaz no Maligno.
E ninguém me convence do contrário e ponto final.
Podem falar como que quiseram, mostra estudos dos mais variados cientistas, estudos de homens reputados pelo mundo acadêmico internacional, que eu continuo firme em minha posição opinião., ou seja, o Mundo padece por causa do Pecado Original.
Repito: Muitos estudiosos, muitos eruditos pelos tempos, afirmam que o sangue derramado no Paraiso só podia ser compensado com o sangue derramado por Jesus no Calvário, mas eu não creio nisso.
Uma coisa é o Verbo se sacrificar pela Reconciliação com o Homem feito a imagem e semelhança de Deus, afinal foi Ele que o criou para gaudio de YHVH e deu no que deu.
Outra coisa é Cristo ter que ser crucificado por tal ato – a morte de animais e pelo sangue derramado quando deste sacrifício -  por mais que me choca e seja dolorosa a ideia de Deus ter matado uma de suas criações para vestir o Primeiro Casal.
Os animais não foram criados a imagem e semelhança de Deus, portanto...
O local dentro da Criação dos animais é bem claro, estão sob o poder da Humanidade, e isso não mudou mesmo depois da Queda, não há na Bíblia nenhum Ato Divino que revogue essa Ordenança de Deus Criador, logo, eles estão para servir a Humanidade, o que não dá a ela o direito de maltrata-los, de mata-los de maneira vil, etc e tal, como fazem os caçadores da África e Ásia com o rinocerontes, tigres e elefantes, etc..
Isso sem falar das baleias, dos golfinhos, e das minhas queridas tartarugas.
O Homem tem a obrigação de tratar os animais, uma criação de Deus, de maneira respeitosa, de maneira construtiva, de maneira digna, afinal tudo que fizermos contra eles estamos fazendo, também, contra o Criador.


"Sacrifício de Isaac - Sacrificio d'Isacco "
de 1603
de Caravaggio
 Galeria Uffizi, em Florença .
Domínio publico

Mais, lembremos que nas Sagradas Escrituras, estão formas de sacrificar animais de acordo com a Vontade de Deus, aqueles que são chamados de sacrifícios de sangue, como veremos abaixo:
1.       Caim e Abel trouxeram ofertas ao Senhor. A de Caim foi inaceitável porque ele trouxe frutas, enquanto que a de Abel foi aceitável porque ele trouxe “das primícias do seu rebanho e da gordura deste” (Gênesis 4:4-5).
2.       Depois que o dilúvio recuou, Noé sacrificou animais a Deus. Esse sacrifício de Noé foi de aroma agradável ao Senhor (Gênesis 8:20-21).
3.       Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isaque. Abraão obedeceu a Deus, mas quando Abraão estava prestes a sacrificar a Isaque, Deus interveio e providenciou um carneiro para morrer no lugar de Isaque (Gênesis 22:10-13).
Na Lei Mosaica animais eram sacrificados pelos pecados mais variados.
Vamos acompanha a meditação de um justo sobre Hebreus 10: 1 até 6:

“A lei dada por Moisés não é um modelo completo e fiel das coisas verdadeiras; é apenas uma sombra das coisas boas que estão para vir. Os mesmos sacrifícios são oferecidos sempre, ano após ano. Portanto, como pode a lei, por meio desses sacrifícios, aperfeiçoar as pessoas que chegam perto de Deus? Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de nenhum pecado, e todos os sacrifícios terminariam.”


Arco-íris no final da inundação universal e o sacrifício de Noé.
Pintado cerca de 1803
Joseph Anton Koch
Instituto Städel, em Frankfurt am Main.
Alemanha.
Domínio publico


“Em vez disso esses sacrifícios, realizados anos após anos, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados, pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém.”
Logo, se “o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém”, como podemos alinhar o Sangue de Jesus, o único Sangue que tira os pecados do Mundo, com o sangue do animal  morto no Paraiso para  que com sua pele Adão e Ava fossem vestidos?
Não dá.
Não dá mesmo.
Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse e está em Hebreus 10:5 e 6 :
Tu, ó Deus, não queres animais oferecidos em sacrifícios nem ofertas de cereais, mas preparaste um corpo para mim. Não te agradam as ofertas de animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.
Alvissaras.
Alvissaras, porque fica bem claro, claríssimo, que não é verdade que ‘o sangue derramado dos animais no Paraiso só podia ser compensado com o sangue derramado por Jesus no Calvário’, e mais:
Que esse Sangue precioso que foi derramado na Cruz do Calvário teve como finalidade a nossa Reconciliação com YHVH, o Senhor nosso Deus.
Esse é um Benefício de Cristo Ressuscitado.

Versículo 22:
Então o SENHOR Deus disse o seguinte: – Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
Exegese:
Como premiar quem não quis por vontade própria viver eternamente em companhia do Criador?
Deus é Justo e não podia permitir tal aberração.
“ Comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre” nem pensar.
Mais, eu creio, pela minha Fé, que foi nessa Hora que YHVH, REFORÇOU sua ideia já preconcebida desde da antes de Toda a Criação de oferecer ao Homem um Grande Plano de Salvação para Humanidade, Plano esse que passava pela Encarnação do Verbo, e pelo Sacrifício na Cruz onde foi derramado o Precioso Sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus.



Creazione di Adamo
Michelangelo
Afresco na Capela Sistina
Vaticano
 Domínio publico



Deus e Pai.
Jesus, o Verbo Encarnado, a Palavra Viva, nos adverte em Mateus, capítulo 23, versículo 9:
“ E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. ”
“Os povos de Canaã e nômades do deserto ligado ao Monte Horebe, na Península do Sinai, adoravam ao Pai YHWH, o Deus que se revelou ao semita Abrão (depois chamado de Abraão) em Ur, na Baixa Mesopotâmia.”
“ O Pai YHWH é identificado como o Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra, como aquele que ordenou o Dilúvio, também chamado pelos Judeus  por Adonai (em hebraico (אֲדֹנָי, "meu Senhor", ou "meus Senhores", nenhum outro título aplicado a Deus é mais definitivo do que este. Etimologicamente é o plural de Adonai ("meu senhor"), pela combinação de seu plural Adoním e do sufixo do pronome possessivo, primeira pessoa do singular, resultando na forma Adonai), Elohim (em hebraico: אלהים) , plural da palavra Eloah (אלוה), considerado pelos estudiosos judeus como plural majestático (pluralis majestatis) ou de excelência (pluralis excellentiæ), expressando grande dignidade, traduzindo-se por "Elevadíssimo" ou "Altíssimo", El Shaddai (O Deus Todo-poderoso), Avinu Malkeinu (Pai Nosso, Rei Nosso), HaAdón (o [verdadeiro] Pai) ”.
Em Lucas 11: 11 e 12 Jesus, o Verbo Encarnado, nos ensina:
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Alvíssaras!!!
Aqui está confirmada a Boa Notícia, ou seja, que YHVH, a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, o Deus Pai,  que, como eu já afirmei, antes mesmo da Criação descrita no Livro de Genesis, capitulo 1, já possuía um plano para o Mundo, engendrou, esboçou, ideou, planejou, planeou, preconcebeu, um Grande Plano de Salvação para a Humanidade.
E repito para deixar bem clara essa minha exegese: 
Esse Plano passava pela Encarnação do Verbo, pelo nascimento como Homem Verdadeiro, e Deus Verdadeiro, pelo Batismo nas aguas do Jordão, pela Tentação no Deserto, pelo Ministério Terreno, pela Crucificação onde Seu precioso Sangue foi derramado por nós, pela Morte e Ressurreição ao terceiro dia, pela Ascensão, pelo recebimento do Nome de Poder para Aquele que está sentado a Direita de Deus Pai, e voltara para julgar os vivos e os mortos.
Aleluia
Esse é um Benefício de Cristo Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário