terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Beneficios de Cristo Crucificado - A criação do Primeiro Casal Da Humanidade- capitulo 5 autor: Jorge Eduardo Garcia



                                 Adão                                                     Eva
De 1507
Albrecht Dürer
um alemão pintor , artista gráfico , matemático e teórico de arte
um dos principais representantes do Renascimento
Museo del Prado de Madrid
Domínio publico


Esclarecimento:
Eu não dou a menor pelota para as teorias que o Homem é uma evolução do macaco, etc. e tal.
Para mim o Homem foi criado por Deus a sua Imagem e Semelhança e se corrompeu tanto que a Humanidade hoje é o que é. 
Não foi culpa de Deus a Eva ter comido do fruto proibido e ter dado a Adão, um fraco, não mesmo.
Deus nos dotou de livre-arbítrio, o que ficou bem claro quando da opção do Primeiro Casal de obedecer ou não as Ordens de Deus, e a Humanidade, na sua grande maioria e no decorrer da História, o usa mau ou mal.
Sou fiel a meu Deus e podem me chamar do que quiserem por essa opinião, eu realmente não estou nem aí para isso.
Orgulho?
Não.
Prepotência?
Não.
Quero ser o dono da verdade?
Também não.
Só que creio nas Sagradas Escrituras Judaico-cristã, creio no que está na Bíblia, pois lá está o que devemos saber do Divino já que ela é a Palavra de Deus.
E ponto final.

Gênesis 2:1-7:
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus,
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
A Formação do Homem.

Voltemos ao  4°capitulo, o capítulo anterior, que fala sobre Genesis 1:
Versículo 26- E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Exegese:
a-      Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
Em suma: “Façamos os seres humanos que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens, e sobre os animais que se arrastam pelo chão”.
Versículo 27 - E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Exegese:
a-      Nesse versículo vemos que Jesus foi o responsável pelo Homem, já que foi a Palavra que os criou, O Verbo, o Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, foi Aquele que assegurou o cumprimento dos deveres e obrigações dela – a Humanidade -  perante YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- a Santíssima Trindade.
O Verbo Divino foi que afiançou  o comportamento da Humanidade quanto ao poder que ela recebeu “sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil”.
Temos que ter em mente que como executor da Vontade da Santíssima Trindade, YHVH, o Verbo tem uma responsabilidade especial com o Homem, e uma grande importância na História do Mundo, da Humanidade, e de toda a criação
Nota:  “ homem e mulher os criou”, ou seja, a Humanidade, pois aqui “ faz referência à natureza humana, ao género humano “.
Lembremos:
1-      Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra”- Salmo 8:5;
2-      “E Jesus lhes explicou: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’, ...”- Mateus 19:4;
3-      “Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher.  ”- Marcos 10:6.

Isso posto vamos a Genesis, capitulo 2:
Versículo 7:
 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
Em outras palavras:
“Então, do pó da terra, o SENHOR formou o ser humano. O SENHOR soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.
E mais outras:
 Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. ”
Estava criado o Primeiro Homem, o ascendente homem da Humanidade.
O Verbo , por Ordenança da Santíssima Trindade, YHVH, formou o um único homem, o único ser humano, "do pó do chão" e "respirou nas narinas o sopro da vida", ou seja, Adão (אָדָם), 'āām , que significa' humano ''.
 “Em Gênesis, a palavra hebraica ‘āām também tem o sentido genérico de Humanidade, para com isso caracterizar Adão como antepassado de todos os homens.”.
Lembremos:
a)       “Da mesma forma, está escrito: “Adão, o primeiro homem, foi feito alma vivente”; o último Adão, no entanto, é espírito vivificante! ”- 1 Coríntios 15:45
b)      “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu”- 1 Coríntios 15:47 -  Falamos aqui de Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo.
c)       Donde se conclui que Jesus é “ Verdadeiro Homem, Verdadeiro Deus “.
d)      “O homem, contudo, não deve cobrir a cabeça, visto que ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem”- 1 Coríntios 11:7
Versículo 8 - “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado”.
Para completar com o versículo 15: “ E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar”.
Exegese:
a.       Aqui temos uma manifestação do Verbo Divino, da Palavra – “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden”;
b.      Aqui é .uma Ação Conjunta da Santíssima Trindade, YHVH.
Lembremos:
1)      Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados”- Ezequiel 28:13
2)      “Formoso o fiz com a multidão dos seus ramos; e todas as árvores do Éden, que estavam no jardim de Deus, tiveram inveja dele”- Ezequiel 31:9
Em suma:
Assim, Santíssima Trindade, YHVH, tomou o Homem e o colocou no jardim do Éden para zelar por ele e nele fazer suas plantações.

Instituição do Livre-arbítrio.
No capitulo anterior eu falei de livre-arbítrio, agora volto a cita-lo.
Versículo 16 - “ E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente”, dando assim uma liberdade total ao Homem para desfrutar do Paraiso.
Versículo 17- “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. E foi aí que a coisa pegou.
Exegese:
A.     Aqui temos uma manifestação plena da Santíssima Trindade, YHVH.
B.      Gostaria de usar das palavras de Paulo em 1 Timóteo 4:4 -  “ Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado. Que tudo seja recebido com uma oração de agradecimento”
Esse ensinamento se deve porque toda a criação de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
No capítulo anterior eu escrevi:
YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser-  a Santíssima Trindade, antes da Criação já tinha um plano definido para Sua Obra.
Deus é Eterno, não tem principio nem fim, só Ele sabe do futuro, só Ele e mais ninguém, porem como Deus é Amor deu ao Primeiro Casal a oportunidade de não pecar usando do livre-arbítrio com que foram dotados.
Podiam ou não fazer o que o Senhor ordenara.
E isso é até hoje conosco, podemos ou não aceita-Lo.
Somo livres para tal.
Por isso colocou no centro do Éden a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Essa arvore era de vital importância no processo de criação do Homem, da Humanidade, e por isso não pode ser menosprezada, ser tratada como “coisa” sem importância na Primeval history, na História Primordial, na História dos primeiros anos de existência do Mundo, e por quê?
Porque a Santíssima Trindade ,YHVH, não só quis dar ao Primeiro Casal como , também, a sua descendência, nos à Humanidade,  a oportunidade de obedecer ou não as suas Ordenanças e Mandamentos.
Se – e se é uma coisa cavilosa – o Primeiro Casal tivesse obedecido a História da Humanidade seria outra totalmente diferente, pois já estaríamos vivendo plenamente com Deus.
Repito:
1-      Adão ao ser criado recebeu o poder de escolha, o livre-arbítrio, e fez mal-uso dele.
2-      A varoa, depois Eva, também, recebeu o livre-arbítrio.
3-      Portanto, o Primeiro Casal era dotado de livre-arbítrio.
4-      A Humanidade como sua descendente, também, recebeu como Herança o livre-arbítrio.
Que essa Verdade fique bem clara.
Deus não é vil, Deus é JUSTO e sua Misericórdia dura para sempre.
Não podemos nunca esquecer do que está escrito em Provérbios 16:9;
“ Em seu coração, o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”.
Lembremos:
Deuteronômio 30, versículos 1, 2,6,7,8, 11, 12,13, 14,14,15,16:
Moisés disse ao povo: – Eu já anunciei a vocês as bênçãos e as maldições que Deus prometeu mandar. Quando ele fizer cair sobre vocês os castigos, e vocês estiverem espalhados por todas as nações onde o SENHOR, nosso Deus, os tiver jogado, vocês lembrarão daquelas bênçãos e maldições.
Portanto, se vocês e os seus descendentes se voltarem arrependidos para Deus e com todo o coração e com toda a alma obedecerem ao que ele manda fazer, conforme as ordens que hoje eu estou dando a vocês.
O SENHOR, nosso Deus, dará a vocês e aos seus descendentes corações dispostos a obedecer, a fim de que o amem com todo o coração e com toda a alma e assim continuem a viver naquela terra.
Com aquelas maldições o SENHOR Deus castigará todos os inimigos, todos os que odeiam e perseguem vocês, e vocês obedecerão de novo a Deus, o SENHOR, e cumprirão todos os seus mandamentos que hoje eu estou dando a vocês.
Então Deus os abençoará em tudo o que fizerem e lhes dará muitos filhos, muitos animais e boas colheitas. Deus novamente terá prazer em fazê-los prosperar, como fez com os seus antepassados.
Isso ele fará se vocês obedecerem ao SENHOR, nosso Deus, se cumprirem todas as suas leis e todos os seus mandamentos que estão escritos neste Livro da Lei de Deus e se voltarem com todo o coração e com toda a alma para o SENHOR, nosso Deus.
Os mandamentos que hoje estou dando a vocês não são difíceis de entender, nem de cumprir.
Não estão lá em cima, no céu, de modo que vocês perguntem: “Quem subirá até o céu a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos? ”
Nem estão do outro lado do mar, de modo que perguntem: “Quem atravessará o mar a fim de nos trazer os mandamentos, para os ouvirmos e cumprirmos? ”
Pelo contrário, os mandamentos estão aqui com vocês; vocês os guardam no coração e podem recitá-los e por isso devem cumpri-los.
Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte.
Se vocês obedecerem aos mandamentos do SENHOR, nosso Deus, que hoje eu estou dando a vocês, e o amarem, e andarem no caminho que ele mostra, e cumprirem todas as suas leis e todos os seus mandamentos, vocês viverão muito tempo na terra que vão invadir e que vai ser de vocês. E Deus os abençoará e lhes dará muitos descendentes.
Chamo atenção para o versículo 15 -“ Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte” - pois aqui o Senhor demonstra mais uma vez como é Maravilhoso, já que está nos dando a oportunidade de vivermos em obediência a Ele.
 Aleluia.
A Formação da Varoa, depois Eva.
Versículo 18 - “ E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”.
Exegese:
Aqui temos uma manifestação da Santíssima Trindade, YHVH, que dá ideia de que foi o Verbo Divino que falou, mas não é -  “ E disse o Senhor Deus”.
Esse versículo tem o mesmo fundamento, ou princípio,  do Versículo 26, do Genesis 1 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
O termo “ezèr kenegdo”– cujas versões no português são: “ajudadora idônea”; “ajudadora que lhe seja idônea”; “alguém que o auxilie e lhe corresponda”; “ajuda que lhe seja adequada”.

Significado de Idôneo ou idônea - adjetivo - Que se adequa; que serve perfeitamente ao propósito que se refere. Que demonstra aptidão e capacidade para ocupar determinados cargos, para realizar determinadas tarefas etc.; apto e competente.
[Jurídico] Que possui as características necessárias para desempenhar determinadas tarefas e/ou para tomar posse de certos cargos; sobre quem se pode confiar: advogado idôneo.
Etimologia (origem da palavra idôneo): do latim idoneus.a.um.

Pelo exposto acima podemos ver que o Deus Eterno estava preocupado com o primeiro Homem, que ele não ficasse só, que tivesse com ele uma outra criatura que lhe desse uma ajuda adequada, que fosse sua companheira, que correspondesse suas expectativas, fossem essas quais fossem, mas que não fosse “ uma subordinada ou prestadora de serviços com grau inferior a ele, porque essa condição ainda não estava constando da Primeval history, da Historia Primordial”.
Versículo 21, 22, 23-  “ Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Exegese:
1-      Aqui temos uma manifestação plena do Verbo Divino, através
Opiniões:
1-Daniel Conegero, líder do Projeto Estilo Adoração, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor de Teologia e da Escola Bíblica Dominical de sua congregação, escreveu:
“Adão declarou que ela seria chamada “varoa” (ou mulher) do hebraico “ishah“, pelo fato de que do varão (hebraico ish) foi tomada (Gn 2:23).
Alguns estudiosos acreditam que ish e ishah possuem etimologias distintas, porém deve-se considerar que nada pode ser afirmado com exatidão neste sentido, pois o hebraico possivelmente não foi o idioma original em que o relato foi escrito”.
2- Raissa Sossai, estudiosa da norte-americana,  escreveu:
“ A grande motivação da criação da mulher é, primariamente, o companheirismo, termo que vem do latim “cum panis”, que significa “aquele com quem dividimos o pão”. Essa sim é a bela finalidade da criação da mulher — um ser que está ao meu lado e com quem eu posso dividir o meu pão. Infelizmente o pecado trouxe a distorção relacional entre o homem e a mulher (Gn 3.16) e criou o distanciamento naquilo que deveria ser perfeitamente harmonioso. A partir do pecado, o homem passa a subjugar e a tratar a mulher como inferior, não a percebendo mais como “obra perfeita do criador”, e eu concordo.
Lembremos:
        I.            “Porquanto o homem não se originou da mulher, mas sim a mulher do homem; ...”- 1 Coríntios 11:8-
     II.            “... além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem” - 1 Coríntios 11:9
  III.            “ Porque Adão foi criado primeiro, e Eva depois” - 1 Timóteo 2:13

A União entre o homem e a mulher:
Versículo - 24 “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”
Exegese:
Vemos aqui que o Homem é a cabeça do casal, como Cristo é a Cabeça da Igreja, entretanto, qualquer Homem civilizado tem que ter em mente que essa condição não lhe dá o direito de tripudiar sobre a mulher, de sapatear nos sentimentos da mulher, de fazer dela “gato e sapato”, de “maltrata-la, de destrata-la, de humilha-la, de submetê-la aos próprios interesses sejam eles de que natureza forem”.
Mais, a mulheres, as esposas, devem ter em mente o respeito mútuo, basear seu relacionamento no Amor, o Amor que Cristo demostrou e nos ensinou ao doar a Sua Vida por nos na Cruz do Calvário.
Hoje é muito difícil com a total chamada “ liberação da mulher”, porém é necessário assim agir, para que o Deus Eterno não retire Suas Santas Mãos de sobre o casal.
Versículo - 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Não creio que esse versículo precise de uma exegese, já que ele reflete a inocência,  pureza, a mansidão,  a candura, virgindade, do Homem e da Mulher no Paraiso.
Lembremos:
I-“ Escuta, ó filha, considera e inclina os teus ouvidos em atenção; esquece o teu povo e a casa paterna” - Salmos 45:10
II- “ A mulher virtuosa é coroa de honra para seu marido, mas a de atitudes vergonhosas é como podridão nos ossos dele” - Provérbios 12:4
III- “...e os instruiu: ‘Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? ”- Mateus 19:5
IV- “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne”- Marcos 10:7,8
V-  “ Ou não é de vosso conhecimento que quem se une a uma prostituta torna-se um corpo com ela? Porquanto está escrito: Os dois serão uma só carne.”- 1 Coríntios 6:16
VI- “ Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. ” - Efésios 5:31
VII- “ Ora, não foi o SENHOR que fez deles um só? Eles lhe pertencem em corpo e espírito. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência santa e abençoada! Portanto, cuidai atentamente de vós mesmos: Ninguém seja infiel para com a sua esposa, a mulher da sua mocidade”- Malaquias 2:15

Misericórdia Senhor:
Sobre minha mulher e eu o desembargador e acadêmico Luiz Fernando Whitaker da Cunha fez essa avaliação: 
“Um casal barroco”,
Meu casamento com Thereza Christina foi feito nos Céus.
Nos dias em que estou escrevendo esse livro, estamos minha mulher e eu, a mulher que Deus me deu como companheira idônea há 37 anos, passando por um terrível período de deserto,
um período que começou há alguns anos, e que agora chegou a seu ápice.
Não temos como não ficarmos deprimidos.
Não temos como não ficarmos doentes dos nervos.
Eu, cuja vida é escrever para a Gloria de Deus, fui acometido pela Paralisia de Bell, estou com a boca torta, totalmente sem paladar, com o olho esquerdo caído, com a visão turvada, com os olhos secos, com as pálpebras secas e irritadas, sendo que preciso fazer operação de catarata nos dois olhos.
Ela com um processo de esquecimento, pois “ tinha boa memória, mas vira e mexe está esquecendo das coisas”, em um claro déficit de memória, o que muito me angustia.
A única boa notícia é que a tomografia computadorizada não acusou nenhuma anomalia no cérebro.
Aleluia.
Mais, para completar foi diagnosticada um câncer na perna esquerda, que precisa ser logo extirpado – a família dela tem grande histórico de câncer- o que a deixa em pânico, e coloca todo mundo em pânico.
O porquê desse desabafo é para afirmar que apesar de todas essas vicissitudes continuo firme e com muita Fé na minha vida com Cristo, com muita disposição para Glorificar a Deus Pai,
solicitando sempre Deles o Espirito Santo em nossas vidas,  e enquanto eu puder estarei aqui
Louvado e agradecendo a Deus por tudo que Ele nos proporciona pelo Santo Nome de Jesus.
Amem.
Glória a Deus nas alturas
e paz na terra aos homens de boa vontade.
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso:
nós Vos louvamos,
nós Vos bendizemos,
nós Vos adoramos,
nós Vos glorificamos,
nós Vos damos graças,
por vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo;
só Vós, o Senhor;
só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário