terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - Capitulo 2 - Autor: Jorge Eduardo Garcia



Sob os Benefícios de Cristo Crucificado – volume 1

2 ° capitulo
As Cinco Solas



Martim Lutero em 31 de outubro de 1517
prega na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg
as 95 Teses ou
Disputatio pro declaratione virtutis indulgentiarum
T.L.: Disputa sobre o Poder e Eficácia das Indulgências

Esclarecimento: Martim Lutero se perdeu com por causa de seu ferrenho antissemitismo.
Escreveu duas obras antissemita: Von den Juden und Ihren lügen ("Sobre os judeus e suas mentiras"), e Vom Schem Hamphoras und vom Geschlecht Christi ("Do Inefável Nome e da Santa linhagem de Cristo").
Numa delas, “ A Sobre os judeus e suas mentiras" está escrito:
"A Alemanha deve ficar livre de judeus, aos quais após serem expulsos, devem ser despojados de todo dinheiro e joias, prata e ouro, e que fossem incendiadas suas sinagogas e escolas, suas casas derrubadas e destruídas (…), postos sob um telheiro ou estábulo como os ciganos (…), na miséria e no cativeiro assim que estes vermes venenosos se lamentassem de nós e se queixassem incessantemente a Deus".
Graças a essas Obras que o Clero Luterano apoiou Adolfo Hitler e seus nazistas.


Friedrich Otto Coch
Da Igreja Evangélica Luterana da Saxônia, que em 1931 ele se juntou ao NSDAP tornando-se pastor Nacional Socialista para em seguida em 1933  ser nomeado bispo estatal na Saxônia.

E não foi só Coch como veremos:


Pastor Ludwig Muller acompanhado de outros membros da Igreja Luterana.





Hitler e Muller

O “ pastor luterano nazista Walter Hoff, que participou pessoalmente do extermínio de judeus da Bielorrússia (algo entre 786 e mil pessoas) e confessou o crime aos seus superiores, mas nunca foi condenado por nenhum tribunal.”
“ Em 1934, ele foi promovido a chefe da igreja luterana da região de Berlim e Brandemburgo, e nos textos de suas pregações Hoff  conclamava os berlinenses a agradecer a Deus “pela eliminação dos judeus da Alemanha”.”
Adolf Hitler em sua autobiografia Mein Kampf considerou Lutero uma das três maiores figuras da Alemanha, juntamente com Frederico, o Grande, e Richard Wagner. Em 5 de outubro de 1933, o Pastor Wilhelm Rehm de Reutlingen, declarou publicamente, que "Hitler não teria sido possível, sem Martinho Lutero".
Fonte: O Globo.


As Cinco Solas

O Bispo Roberto McAlister, um sábio que  fundou a Igreja de Nova Vida no Rio de Janeiro, me contou que havia um intelectual ateu norte americano que estudava a Bíblia com afinco para se contrapor aqueles que pela Fé acreditavam no que nela é ensinado.
Eu procuro estudar a Bíblia com a mesma tenacidade do erudito ateu norte americano, e peço ao Espirito Santo que me dê o Dom da Fé, que abra os meus olhos, que abra a minha mente, para assim eu ter entendimento, compreensão, juízo, e principalmente prudência nas exegeses que faço, nas minhas interpretações bíblicas, portanto em meus ensinamentos.
Eu nasci em meio a duas fervorosas famílias católicas apostólicas romanas, e fui fiel ao catolicismo – fui coroinha, aqueles que ajudam o sacerdote nas missas e demais ofícios - até o dia em que padres brasileiros resolveram transformar a Igreja Católica em um partido político de esquerda sovietizante,  e por isso dela me afastei por completo.
Não me tornei um mero critico dos padres, mas sim um observador atento aos rumos da Igreja Católica Apostólica Romana no Mundo, uma Instituição Cristã ferida de morte desde o Concílio Vaticano II , XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica,  convocado no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula papal "Humanae salutis", por João XXIII, o Papa Roncalli, 261º Papa  e Bispo de Roma, realizado em 4 sessões, e que terminou no dia 8 de dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI, o Papa Montini, 262º Papa e Bispo de Roma, que segundo consta tinha tendências esquerdizantes.
A Igreja de Roma sangra, porem não devemos esquecer que ela matou o cristianismo, pois se afastou totalmente do Caminho traçado por Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo, Caminho este que está muito bem explicado na Bíblia. 
E a vida continuou até que...
Na Vigília de Ano Novo de 1979 para 1980 aconteceu o meu “Encontro com Cristo”.
Primeiro quero deixar claro que acredito que Deus cria e doa a Vida de todo ser humano na Eternidade.
A vida criada tem um objetivo estabelecido por Ele dentro de Seu Plano de Salvação para Humanidade, plano esse revelado por Jesus de Nazaré, o Cristo do Deus Vivo, o Verbo Encarnado que habitou entre nós.
Efésios 1:4:
 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
Querendo a criatura, o ser humano, ou não um belo dia ela vai receber um chamado para participar do Corpo Místico de Cristo, a Igreja.
Como somos dotados de Livre-arbítrio, portanto livres, podemos aceitar o chamado ou não.
Para participarmos do Corpo de Cristo temos que livremente aceitar Jesus Nazareno como Senhor e Salvador.
Filipenses 2:11:
...e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
Depois de aceita- Lo devemos passar pelas águas do Batismo, que nos purifica de nosso pecados, pecados esses que devemos confessar a Deus nosso Senhor antes da cerimônia batismal e só a Ele, para assim deixarmos para trás o velho homem que vivia sem Deus e começarmos uma nova vida com Cristo Jesus.
Romanos 6:6:
 Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Dados esses primeiros passos temos que ter em mente que fomos separados para Cristo e que isso nos leva a busca incessante pela santificação, que “ é o processo pelo qual Deus, através do Espirito Santo,  nos conduz a sermos, ou a termos, à imagem do Cristo Salvador”.
Filipenses 2:13,14:
... porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas..;
Por uma vida santificada passamos a ter o “Caráter de Cristo” e essa benção nos leva a total consagração a Deus nosso Senhor.
Filipenses 2:5:
 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,...
Filipenses 2:3:
...nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;
Pois, Filipenses 2:5-8:
Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.
“ Faça o que Ele fez. Obedeça ao Pai, assim como Ele obedeceu”.
O salvo em Cristo com sua nova natureza deve estar sempre aberto aos dizeres do Espirito Santo, o Ajudador prometido por Cristo Jesus.
João 14:15-17:
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Hebreus 3:7-9:
Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,
onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras.

 Por tudo isso temos que nos dedicarmos ao estudo da Palavra de Deus, da Bíblia, diariamente, nem que seja a leitura de um só versículo, para depois meditarmos sobre ele. 
É muito importante até porque a Fé é um Dom de Deus, e assim agindo estremos pedindo que a consolide em nossos corações.
Eu lia a Bíblia para fugir da realidade do colégio onde fui interno em minha meninice, e que hoje eu creio que fazia isso por mando do Senhor que estava me preparando para uma guinada em minha vida, guinada que eu jamais poderia imaginar que um dia acontecesse, pois em meio a muito sofrimento me tornei protestante.
A conversão de minha esposa, Thereza Christina, e a minha.
Presbiteriano de início, já que recebi uma grande influência dos Barbosa, do Alto  Jequitibá, Minas Gerais, a família do senhor Joarez Barbosa, infelizmente falecido, pai de Juarez, Celenita, Glaucilene, uma ruivinha levada e hoje exemplo de mulher presbiteriana, e da Paulinha.
O Joarez era um exemplo de tenacidade e de Fé em Deus apesar de todos os problemas físicos com que tinha que conviver diariamente., e afirmo de coração: ele era e é, através de suas histórias e de seus filhos todos vencedores, um exemplo a ser seguido.
Assim começou a minha vida na e com a Sã Doutrina, sendo discipulo:
Do Bispo Roberto McAlister;
Da diaconisa Lia Agapito da Veiga;
Da evangelista Alice Jardim;
Do pastor Vitor M. Valente;
Do pastor Olney Basílio Silveira Lopes.
Minha mulher na Lei de Deus e dos homens, advogada Thereza Christina Vicente de Azevedo Fontes Garcia, também de família ultracatólica, radicais em seu modo de viver o catolicismo, se converteu ao protestantismo, e juntos começamos o nosso Caminho em busca de uma Vida Santificada e em direção a Vida Eterna.
Começamos a participar das Escolas Dominicais, e encontros bíblicos.
Começamos a comprar e estudar a literatura religiosa.
Onde houvesse uma palestra lá estávamos.
Passamos a viver em meio aqueles que acreditam na Graça de Deus, “ conceito teológico fortemente enraizado no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divino”.

“As Cinco Solas - Sola scriptura, Sola fide, Sola gratia, Solus Christus, Soli Do gloria”

Passamos a conviver com aqueles que vivem pela Graça de Deus tendo como base as “ Cinco Solas”, os princípios fundamentais da Reforma Protestante em contradição com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana.

1-      -Sola scriptura - somente a Escritura
A Bíblia é “ a única fonte inerrante de revelação divina escrita”.
a)       As Sagradas Escrituras são Divinamente Inspiradas.
b)      Nas Sagradas Escrituras está toda a Verdade que Deus permite que a Humanidade tenha conhecimento.
c)       Nas Sagradas Escrituras está “ uma coleção de textos religiosos de valor sagrado onde podemos encontrar interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra, bem como de toda a Criação”.
d)      As Sagradas Escrituras são os mais importantes e valorosos documentos para doutrinação, ou evangelização, revelada por Deus ao Homem.
Assim é que:
A.     Na Bíblia podemos encontrar as Sagradas Escrituras;
B.      “ A Bíblia ensina tudo o que é necessário para nossa resistência ao pecado e é a medida pela qual o comportamento de todo cristão deve ser medido”;
C.     “Ficou estabelecido o princípio segundo o qual a Bíblia tem absoluta primazia ante a Tradição e o Magistério da Igreja”;
D.    “Quando existir alguma contradição entre os princípios doutrinários contidos na Bíblia versus os contidos na Tradição e no Magistério da Igreja vale o que está escrito nas Sagradas Escrituras, na Bíblia”.
Chamo a atenção que a “Reforma Protestante não rejeita in totum a Tradição, e ela continua a ser usada como legitimadora de assuntos não esclarecidos, que não constam, que não são declarados, pela Bíblia”.
Na Idade Média a população europeia era ignorante, poucos eram os que tinham a possiblidade de ter um educação formal, educação está dada aos clérigos católicos, não importando suas origens ( o fundador da célebre Sorbonne de Paris em torno de 1254 foi Robert de Sorbon filho de camponeses da vila de Sorbon, hoje no departamento das Ardenas),  e  alguns membros da realeza, da nobreza e do grande comercio.
Ora, a Igreja Católica Apostólica Romana não queria seus fiéis esclarecidos, porque senão perderiam o Poder sobre o povo, e, também , porque não dizer sobre a realeza e a nobreza,  e a não popularização das Sagradas Escrituras era um fator primordial para a manutenção do Statu quo.
A Igreja de Roma adotou o latim como língua para os seus cultos, as cerimônias litúrgicas, ou seja, a missa, os enterros, batismo, extrema unção, etc, e essa prática foi adotada pelos monarcas, nobres, comerciantes , banqueiros, bem como pelas Universidades de então.
O latim era o inglês de hoje.
Mas, como vimos no capítulo anterior era proibido ter ou ler a Bíblia.
Johannes Gensfleisch sur Laden zum Gutenberg, ou simplesmente Johannes Gutenberg, só iria colocar para valer a impressão de livros em 1450, sendo que a composição de sua celebre Bíblia- A Bíblia de Gutemberg-  só começou em 1452, e lançada oficialmente em 1455, quando o impressor Gutenberg completou sua Bíblia de 42 linhas, com cerca de 180 cópias, a maioria em papel e outras em velino, “a pele de mamífero preparada para receber manuscritos e impressões para a produção de páginas soltas, códices e livros”.
Outros impressores, principalmente em Paris, também imprimiram Bíblias, como Henri Estienne, seu filho Robert Estienne, impressores famosos,  que produziram algumas das melhores edições de livros produzidas na Renascença. O trabalho dos Estienne incluía obras acadêmicas e bíblicas para Collège de Sorbonne, dedicado ao ensino de teologia, e para a Universidade de Paris - Universitas Magistrorum et Scholarium Parisiensis.
O Papa Paulo IV foi um Pontífice terrível, aliás como já explicamos anteriormente, ainda Cardeal presidiu a Congregação do Santo Ofício e organizou um dossier contra o Arcebispo de Canterbury, Cardeal Reginald Pole, figura importante no processo de confecção e salvação do tratado Il Beneficio di Cristo (Trattato Utilissimo del Beneficio di Gisele Hristo Crocifisso verso i Christiano), escrito por Benedetto Fontanin, ampliado por Marcantonio Flaminio, humanista italiano.
Foi neste tratado cristão que  essa coleção foi baseada.
O Papa Paulo IV  que ampliou e muito a Inquisição Romana, inclusive a colocando como o “órgão” que realmente governava a Igreja Católica Romana,  em “ 1557 estabeleceu o Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos) com uma lista de 904 títulos de autores que são reconhecidos hoje como grandes figuras da cultura europeia como Erasmo da Rotterdam, e pasmem, 45 edições de Bíblias e do Novos Testamentos, e baniu seus impressores banido.”
“Com essa medida ficava proibido possuir traduções da Bíblia em alemão, espanhol, francês, holandês, inglês, italiano e algumas em latim ” como já vimos no capítulo anterior.
Podem os católicos, tanto os da Hierarquia da Igreja, quanto os famosos “papas hóstias”, aos berros negar que a Igreja de Roma nunca proibiu a leitura da Bíblia pelos seus fiéis, que isso é mentira de evangélico, de protestante, para denegrir a imagem da Santa Sé, que eles não vão mudar a verdade histórica que está documentada, e bem documenta por Bulas e decretos, na própria sede da Igreja Católica, a Cidade Estado do Vaticano.
Mais, para terminar:
O que temos que saber é que somente pelas Escrituras - Sola scriptura – que compõem a Bíblia, é que conheceremos o Código de Conduta que temos que seguir para Honra e Gloria de Deus, em nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
E assim nos preparar dia e noite para uma vida santificada com o Senhor nosso Deus na Eternidade, o que é um Benefício de Cristo.

2- Sola fide - somente pela Fé.
E o que é a Fé?
“Na vida cristã ter Fé é vital, é crucial, é fundamental, é importantíssimo, já que a Fé é Dom de Deus – “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus – Efésios 2:8.
No Dicionário Online de Português: Significado de Fé - Crença; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade. Religião; maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas.
Vamos para a Bíblia:
Hebreus, capitulo 11, versículos de 1 até 13:
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
A Fé “ não é obtida por nosso poder ou vontade própria, mas simplesmente nos é dada por Deus, juntamente com a Sua Graça e Misericórdia, de acordo com o Seu Santo Plano e Propósito. Por causa disso, Ele recebe toda a Glória pelo século dos séculos. ”
Em Lucas, capitulo 7, versículos 37,38, e 50, temos uma lição sobre Fé dada pelo próprio Senhor Jesus:
Naquela cidade morava uma mulher de má fama. Ela soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu. Então pegou um frasco feito de alabastro, cheio de perfume, e ficou aos pés de Jesus, por trás. Ela chorava e as suas lágrimas molhavam os pés dele. Então ela os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela beijava os pés de Jesus e derramava o perfume neles.
Mas Jesus disse à mulher: – A sua fé salvou você. Vá em paz.
Em Tiago, capítulo 1, versículos de 1 até 6, está escrito:
Eu, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, envio saudações a todo o povo de Deus espalhado pelo mundo inteiro.
Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições.
Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.
Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!
Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.
Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem dúvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.
Perseverança e acima de tudo Fé são as palavras apaziguadoras de Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Temos que ter em mente que pela Fé na Vida, Morte, Ressurreição, Ascenção, do Verbo Encarnado, da Segunda Pessoa da Trindade, Jesus Cristo, seu Único Filho e nosso Senhor, YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- o Deus Criador, o Senhor nosso Deus e Pai, dá aos pecadores que acreditam piamente nesse Mistério, os seguintes Benefícios:
a-       O livramento da Maldição hereditária recebida por causa do Pecado Original. A grande Maldição é o Homem não ver mais a face do Deus Criador, pois a Raça Humana foi expulsa da Sua Santa Presença como está em Genesis, capitulo3, versículo 23: “ Por isso o SENHOR Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado”;
b-      A Salvação, ou seja, a libertação do pecado e todas as suas consequências, “ Isso significa reconhecer que o pecado é ruim e que você precisa ser salvo dele, acreditar que Jesus morreu por você e ressuscitou, e decidir mudar de vida, pelo poder de Jesus. A partir desse momento, você está salvo! ”. Só confirmando: “Uma vez que reconheço o meu estado de pecador e que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador do mundo, e o aceito como meu salvador, já tenho a salvação garantida”;
c-       A Vida Eterna com YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- na Gloria por toda a Eternidade, conforme nos afirma o Apostolo João em seu Evangelho, no capitulo 3, versículos de 13 até 19:
 Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.
 Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Assim “A doutrina da única Fé ou "somente pela Fé" afirma que o perdão de Deus para os pecadores culposos é concedido e recebido apenas pela Fé, excluindo todas as "obras", portanto, “a Fé daquele que crê, por causa da Obra Redentora, do Sacrifício Vicário, do Senhor Jesus Cristo”, e isso é um Benefício de Cristo.

2-      Sola gratia - "pela graça sozinha “
Somente a Graça, a Graça de Deus, é o ensinamento de que a Salvação vem pela Graça Divina,  " um favor não merecido pelo pecador”, significando que a Salvação é um presente de Deus para  o pecador como forma de Honrar ao Verbo Encarnado, a Jesus, o Cristo do Deus Vivo.
E o que é a Graça de Deus?
“ A Graça é verdadeiramente um Dom de Deus” - Efésios 2: 8 : “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.
“ Graça é Deus escolhendo nos abençoar ao invés de amaldiçoar como o nosso pecado merece, portanto, é a Sua Santa Benevolência a quem não merece” - www.GotQuestions.org!
“ A única maneira que qualquer um de nós possa entrar em um relacionamento com Deus é por causa da sua graça conosco” - www.GotQuestions.org!
“ Na época da Reforma Protestante se dava ênfase, se atribuía, se acreditava, na doutrina católica de que a Salvação do Homem estava condicionada as Boas Obras, e não é assim já que a Salvação se dá pela ação da Graça de Deus, ou seja, só a Graça através da Regeneração unicamente promovida pelo Espírito Santo, em conjunto com a obra redentora de Cristo Jesus”- www.GotQuestions.org!
Um bom membro do Corpo Místico de Cristo diz:
A-      “Reafirmamos que na Salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua Graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é o que nos leva a Cristo através do livre-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual para a vida espiritual; ”
B-      “Negamos que a Salvação é de alguma forma o resultado do trabalho humano, pois não existe métodos humanos, não existe técnicas, não existe estratégicas humanas, que a possa produzir, já que a Fé salvadora não é produzida por nossa natureza humana não regenerada, ela só é dada por Deus ao pecador por Sua Santa Graça; ”

Pelo exposto, fica claro que a Graça de Deus, que é um Dom, é mais um Benefício de Cristo.

4-Solus Christus - só Cristo
Às vezes usado na sua forma ablativa Solo Christo , Jesus Cristo, somente Ele, é o único mediador entre Deus e os homens – Solus Christus é uma” expressão latina refere-se ao termo: "salvação somente por Cristo". Quem crê no Sacrifício Vicário de Cristo “ rejeita o conceito de mérito por obras e a ideia católica de um tesouro vindouro por causa das boas obras, acredita que a salvação pelas obras é uma negação do Sacrifício de Cristo pela salvação de todos os que crerem na sua Palavra”.
Sobre Jesus teremos outros capítulos.

5-Soli Deo gloria - Glória somente a Deus.
“ É o princípio segundo o qual toda a Glória é devida a Deus por Ele Ser O que É – YHWH.        
 Boreh (O Deus Criador),
Emet (“A Verdade"),
Elohim (O Deus Altíssimo),
Adonay   (Senhor),
El-Shadday (O Deus Todo-Poderoso),
El ha-Gibão ("Deus Forte"),
Melech ha-Melachim (“O Rei dos Reis"),
El Elyon' ("O mais Elevado"),
El Shaddai ("O Elevado Todo-Poderoso"),
El Hai ("O Elevado Vivo"), El Ro'i ("O Elevado que Vê"),
El Gibbor ("O Elevado Forte "),
El-Berit (O Deus que faz Pacto ou Aliança),
El Caná (O Deus Zeloso),
Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov (O Deus de Abraão, de Isaque, e de Jacó, o Israel),
Kaddosh Yisrael ("Santo de Israel"),
Azur Yisrael ("Rocha de Israel"),
Adonai YHWH Tzevaot ("Senhor D’us dos Exércitos "),
El Elohe Israel (" O Elevado de Israel "),
YHWH-Yireh ("O Deus que provê"),
YHWH-Rafia ( "O Deus que cura"),
YHWH-Nissi (“O Deus que é a nossa bandeira”), 
YHWH-Salomé (“O Deus que á a nossa paz”),
YHWH-Tzidkenu (“ O Deus que é a nossa Justiça"),
YHWH-Shammah (O Deus que está presente"),
El-Ne'eman (O Deus de graça e misericórdia),
El Deot (O Deus das Sabedorias),
e outros nomes.
Para nós os seguidores do Senhor Jesus acima de tudo Abbá ( Pai).
O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Aquele que é a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, o Pai que gera o Filho.
O Filho gerado que é Jesus Cristo a Segunda Pessoa.
O Espírito Santo, a Terceira Pessoa, quem realiza, que conforta, que orienta, que consola , a pedido de Jesus ao Pai, todas aqueles quem tem fé em Deus, no Deus de Abraão, de Isaque, e de Jacó, o Israel.
Esse é o mistério da Santíssima Trindade.
Esse é um mistério da Fé.
Eles são  considerados como um Todo, coiguais, coeternos e consubstanciais, assim, toda a obra da Criação e da Graça é vista como uma única operação comum de todas as três Pessoas Divinas, em que cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, de modo que todas as coisas são "a partir do Pai", "através do Filho" e "no Espírito Santo".”
Portanto, é o agradecimento permanente pelo Sacrifício Vicário de Jesus na Cruz do Calvário.
É o agradecimento permanente pela Salvação fruto da Sua Santa e Boa Vontade.
É o agradecimento permanente pelo Dom da Fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo para que a Criatura tenha "a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem."
Por causa dessa Verdade me tornei um membro fiel da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Da Igreja como Corpo Místico de Cristo, Corpus Mysticum, ou o Corpo de Cristo.
E assim é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário