terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sob os Benefícios de Cristo Crucificado - 7° capitulo O Decreto da Morte, a Expulsão, e o Degredo - autor: Jorge Eduardo Garcia


7° capitulo
O Decreto da Morte, a Expulsão, e o Degredo

“Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer. ”
Frase de Barão de Itararé, nascido Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, também conhecido por Apporelly.
Barão de Itararé era falso o título de nobreza.
Barão de Itararé foi um jornalista, escritor, pioneiro no humorismo político.
Nasceu em Rio Grande, localidade no litoral sul do Estado do Rio Grande do Sul, em 29 de janeiro de 1895, e morreu no Rio de Janeiro, em 27 de novembro de 1971, com 76 anos.
Eu me lembro dele andando pelo Largo do Machado, já que morava nas imediações.
Não tive oportunidade de contesta-lo afirmando:
Não meu caro Barão, não mesmo caríssimo Barão, foi Deus que “inventou” o trabalho e Ele teve um trabalhão danado para criar o Universo, a Terra, e tudo que neles há, além é claro da Humanidade.
Certamente ele teria um frase bem humorada para me responder como essa “ tudo seria fácil se não fossem as dificuldades.”
Convenhamos...
Deus trabalhou seis dias e  só descansou no sétimo dia, conforme está em Gênesis 2:2:
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Dando assim exemplo de como o Homem criado a sua Imagem e Semelhança deveria agir.
No “espirito” do ditado ‘Deus Ajuda a Quem Cedo Madruga’ deu ao Primeiro Casal o trabalho de dominar – o que por si só é um trabalhão- e de cuidar de toda a erva que dê semente, de todo o animal da terra, toda a ave dos céus, para que essa parte da Criação lhe servisse de  mantimento, e assim foi.
Gênesis 2:15
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Inegavelmente  eles tinham muito trabalho para fazer, mas apesar disso viviam numa “boa”.
Contudo, apesar dessa boa vida, eles tinham uma restrição, somente uma, que o Senhor comunicou a eles em forma de Ordenança Divina, que está descrita em Gênesis 2:16,17:
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
 Soberania de Deus e Livre Arbítrio do homem.
Teólogos através dos séculos debatem sobre a Soberania de Deus e Livre Arbítrio do homem.
Uns defendem que por Sua Soberania o Senhor nosso “Deus tem o controle e domínio absoluto sobre tudo e sobre todos, pois Sua Santa Vontade é perfeita e nada pode se opor a ela”. Usam como base vários versículos entre eles:
Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem pois o fará voltar atrás?- Is 14.27
No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada - Sl 115.3
Todavia, o Senhor ao falar “ de toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”, deu prova provada que o Homem é dotado de “  liberdade de escolha, de  capacidade para decidir, por si só, fazer sua própria vontade ou ceder à vontade de Deus”, ou seja possuidor do livre-arbítrio.
No Dicionário online de português encontramos o seguinte significado de livre-arbítrio, substantivo masculino: Oportunidade ou possibilidade de tomar decisões por vontade própria, seguindo o próprio discernimento e não se pautando numa razão, motivo ou causa, estabelecida: a fé não impõe regras, mas confia no livre-arbítrio de cada cristão.
Versículos bíblicos provam essa dotação, mas vou citar dois ditos por nosso Senhor Jesus Cristo:
Jerusalém, Jerusalém… Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas, e vós não quisestes! - Mt 23:37
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me - Mt 16:24
Eu , como alguns teólogos, creio que “uma coisa não anula a outra, e que o fato do homem fazer suas escolhas não impede a Soberania Divina”.
Completando:
“ O fato é que Deus, muitas vezes, abre mão de sua vontade para permitir que a nossa vontade seja feita. Isso não tira dele sua soberania ou controle sobre tudo, pois Ele o faz voluntariamente, com um propósito”.

Adão e Eva antes do pecado
Anônimo
Domínio publico

O Primeiro Casal é o livre-arbítrio
Assim, Adão, hebraico: אָדָם, "Homem"; árabe: آدم; ge'ez: አዳም, tinha o que fazer, mas nem todo mundo sabe como usar o livre-arbítrio que Deus nos deu.
O Varão e a Varoa, usaram mal o livre-arbítrio e desobedeceram a Deus nosso Senhor.
“ Para Maimônides, o Rambam, apenas o homem apresenta livre-arbítrio um atributo considerado divino, nenhuma outra das criações".

Eu já citei esse sábio judeu, mas não custa nada relembra quem foi:
Maimônides foi a figura central intelectual pós judaísmo medieval e hoje é à 2ª autoridade no que diz respeito à Lei dada a Moisés no Sinai. Nascido em Córdoba, no Império Almorávida, atual Reino de Espanha, possivelmente nascido em 28 de março  ou 4 de abril de 1138, o que se sabe é que foi na véspera de Páscoa, e falecido no Egito em 12 de dezembro de 1204, de onde seu corpo foi levado para a Galileia inferior e sepultado em Tiberíades.
Filosofo, rabino, médico, reconhecido como um dos principais árbitros e filósofos rabínicos da história judaica , e sua copiosa obra compreende uma pedra fundamental da erudição judaica.
Sua Mishneh Torá, do hebraico משנה תורה Repetição da Torá, chamada de Yad ha-Chazaka (יד החזקה), considerada a obra magna do escritor e uma das mais importantes e completas codificações da Halacá, de quatorze volumes ainda carrega significativa autoridade canônica como uma codificação do que em inglês é denominado Talmudic law, o Direito talmúdico.
Ele é às vezes chamado de  "ha Nesher ha Gadol" (a grande águia) em reconhecimento de seu status excepcional como um expoente fidedigno da Torá Oral .
Ele se tornou um proeminente filósofo e polímata nos mundos judaico, islâmico, e porque não dizer cristão.
Nota: Polímata é  uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área.

Voltemos ao Éden.
O Primeiro Homem e a Primeira Mulher, que viram a Face de Deus, cometeram um ato de desobediência, o primeiro pecado de desobediência que ocorreu no mundo.
O Primeiro Homem e a Primeira Mulher, que viram a Face de Deus,  cometeram o que chamamos de Pecado Original, “aquele pecado e sua culpa que todos nós possuímos aos olhos de Deus como resultado direto do pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden”.
No Salmo 51, confissão e arrependimento, versículo 5, David deixa esse ponto bem claro ao dizer :
Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”
Esse Salmo surgiu quando o profeta Natan veio repreende Davi pelo seu pecado, devido ao adultério com Bate-Seba e à morte de Urias, seu marido, portanto a mãe do Rei de Israel  nada tinha com ele ter possuído a mulher, porem ele a cita como prova de sua condição miserável de herdeiro do Pecado Original.
Para corroborar o que digo vou a Santo Agostinho, bispo de Hipona, um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos da Era Cristã, que nos ensina que o Pecado Original não só revelou a natureza ´pecaminosa do Homem, como, também, nos faz herdar – nós o gênero humano-  essa natureza, e por isso nascemos em pecado e cita o mesmo versículo 5 do Salmo 51 como eu -Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
“Agostinho continua afirmando que “ herdamos porque Adão e Eva sucumbirem à tentação do Diabo e, devido ao seu orgulho e egoísmo, rejeitarem o amor e a obediência devida a Deus”.
“Assim sendo, o pecado original tem para Agostinho um caráter congênito e hereditário, pois em Adão toda a humanidade pecou, abrindo as portas para a entrada do mal, da morte física e espiritual e de todas as suas consequências”.
Mais, nós temos o Verbo Encarnado, pois não?
Mais, nós temos o Sacrifício Vicário de Cristo, pois não?
Mais, nós temos o Sangue do Cordeiro de Deus derramado na Cruz do Calvário, pois não?
Bem, continuemos com as consequências do pecado de Adão e Eva.
Genesis 3, versículos de 16 até 24:
16- Para a mulher Deus disse: – Vou aumentar o seu sofrimento na gravidez, e com muita dor você dará à luz filhos. Apesar disso, você terá desejo de estar com o seu marido, e ele a dominará.
Exegese:
A Varoa deveria ter filhos da maneira mais natural e indolor possível, afinal a concepção deles foi ordenada por YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - em Gênesis 1:27,28 :
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; ....
Genesis 3, versículos 17 e 18;
E para Adão Deus disse o seguinte: – Você fez o que a sua mulher disse e comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer. Por causa do que você fez, a terra será maldita. Você terá de trabalhar duramente a vida inteira a fim de que a terra produza alimento suficiente para você. Ela lhe dará mato e espinhos, e você terá de comer ervas do campo.
Outra versão:
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.


Adão trabalhando na terra, e Eva cuidando dos filhos.
A divisão do trabalho familiar.
Gravura de Jacopo de Barbari, pintor e desenhista italiano, para
Crónica de Nuremberga, também conhecida como Schedelsche Weltchronic (a Crónica do Mundo de Schedel) de 1493.
Hartmann Schedel, nascido em Nuremberg no dia 13 de fevereiro de 1440, e falecido na mesma cidade  em  28 de novembro de 1514, foi um médico, humanista e historiador.

Exegese:
Não podemos dizer aqui “que o justo paga pelo pecador”, pois Adão tinha sido avisado por YHVH que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17), mas ele comeu usando de seu livre-arbítrio, preferiu desobedecer a Deus do que contrariar a sua mulher, e por via de consequência a serpente traidora e invejosa.
Deu no que deu.
O Primeiro Casal  só tinha que cuidar do Jardim do Éden, a vida nele era um Paraiso, tinha de tudo para viver, como diz o capiau “tinha de um tudo” a sua disposição colocado por YHVH, mas preferiu desobedecer, foi a primeira vez que o Pecado da Desobediência se manifestou na Terra.
Pela desobediência de Adão e de Eva a Terra, o mundo, se tornou maldito, e essa condição passa despercebida por muitos em várias e várias gerações, pois se espantam de vivermos nesse Mundo Tenebroso.
Adão e Eva expulsos do Paraiso
Uma das 54 pinturas sagradas de origem russa de 1861 – foto ruskpp
Domínio público.

O Mundo Tenebroso, onde reina o Maligno, é consequência do Pecado Original, do Pecado de Adão e Eva, e Gênesis 3:19 nos mostra muito bem essa realidade:
Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra produza algum alimento; isso até que você volte para a terra, pois dela você foi formado. Você foi feito de terra e vai virar terra outra vez.
Outra versão:
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Completando:
Genesis 3: 20:
O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos.
Outra versão:
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
Exegese:
Eva hebraico: חַוָּה, avva, "Vivente"; árabe: حواء, Hawwaa; Ge'ez:( ሕይዋን, Hiywan.
“ O som "e" em “Eva” obscurece o verdadeiro significado do nome em hebraico de Eva. O nome hebraico חַוָּה (chavá) tem uma conexão de raiz com o verbo לחיות (lichyot) "viver" e com palavras como חַי (chai) e חַיִּים (chayim) que comunicam a ideia de "vida". Por isso faz muito sentido chamar a mulher de Adão de חַוָּה (chavá), porque um dia ela se transformará na mãe "de todos os vivos" כָּל־חָי (kol chai)”.
“O segundo nome de Eva, אִשָּׁה (ishá) (Gên. 2:23), significa "mulher" em hebraico. Geralmente é considerada como a forma feminina da palavra hebraica para "homem", אִיש (ish). No entanto, a verdadeira raiz de onde אִשָּׁה (isha) é derivada, é diferente do seu masculino. A raiz é A.N.SH. (א.נ.ש) que significa fragilidade e delicadeza. Interessantemente, a palavra "fogo", אֵשׁ (esh) também repercute neste nome belo e complexo para "mulher" na Bíblia. “
Fonte: https://israelbiblicalstudies.com/pt/

Na Septuaginta traduz o termo pelo grego “zoe“, que significa “vida” em Gênesis 3:20.
Existe uma semelhança de “hawah” com o termo aramaico “hiwya” que significa “serpente”, o que seria muito natural a Varoa ser considerado como uma serpente em termos bíblicos. Sabe-se que Eva foi mãe de Caim, Abel, Sete e outros filhos. ”

O primeiro derramamento de sangue na História da Humanidade.
Genesis3: 21:
E o SENHOR Deus fez roupas de peles de animais para Adão e a sua mulher se vestirem.
Genesis 3:22;
Então o SENHOR Deus disse o seguinte: – Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
Observação: Esses versículos receberão exegeses especiais no próximo capitulo.
Alguns estudiosos afirmam que “esse fato é o motivador do derramamento do Sangue precioso de Jesus, o Cordeiro de Deus, na Cruz do Calvário, consequentemente ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original, pois por causa do pecado do Primeiro Casal o sangue foi derramado e cobriu a Terra”, mas eu não concordo com essa abordagem.   
Vejamos o que está na Bíblia na Linguagem de Hoje sobre esse assunto em Romanos 3: 22,23,24,25:
Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que creem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.
Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.
Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que creem em Jesus.
Penso que não preciso dizer mais nada.
  
A Expulsão e o Degredo
Genesis3:23,24:
O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.


A expulsão de Adão e Eva do Paraíso
De 1886
De Gustavo Doré
Domínio publico


 O Decreto da Morte.
Não sabemos como seria o fim da vida de Adão nem a de Eva.
Sabemos que teriam uma vida com YHVH para todo o sempre, pela Eternidade.
O Decreto de Morte dado por Deus deixa claro que o grande castigo é que o Homem que foi feito da terra (ou do pó) para a terra (ou para o pó) voltará, deixando bem claro que com nossos corpos terrenos não iremos para a Gloria, como não foram em ela parar Adão e Eva.
O Único a Ascender aos Céus de uma maneira gloriosa foi Jesus Cristo como está escrito no Livro de Atos 1:9-11:
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
E Jesus, o Deus e Homem Verdadeiro, ascendeu aos céus para se assentar a direita de Deus Pai, e assim garantir a todos aqueles que acreditam que Ele é O Verbo Encarnado, O Cristo do Deus Vivo, O Messias Prometido, que morreu  em Sacrifício Vicário na Cruz do Calvário  derramando Seu Precioso Sangue para a revogação dos efeitos da herança perversa legada por Adão e Eva, o pecado Original.
E mais:
Nos garantir a Vida Eterna com YHVH na Gloria por toda a Eternidade.
E isso é tão verdade que Jesus nos informou em João 14:1-3:
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Ó Glória.
Vivo nessa esperança pela minha Fé.
Aleluia!!!
Eu creio e vivo com essa finalidade:
Para Cristo, com Cristo e em Cristo
Gloria a Deus!!!
Aleluia!!!
Lembremos:
1-     Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’- João 3:16;
2-      E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna - 1 João 5:11, 12, 13;
3-     Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade” -Romanos”-  2:7 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”- Romanos 6:23

E esse é um Benefício de Cristo Ressuscitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário