quinta-feira, 14 de março de 2013

O Papa é sucessor de Pedro?


A Igreja Católica afirma que o Papa é sucessor em linha direta do Apostolo Pedro, por isso a tentativa de manter uma linha apostólica pelo novo Papa Francisco é impressionante.
Isso é uma falácia, pois não há nenhum tipo de documento que confirme essa pretensão do Bispo de Roma e Papa da Igreja Católica.
Não há.
Além do que se estudarmos a Bíblia veremos que TODOS os cristãos, independente da igreja que congrega, é herdeiro dos Apóstolos, já que a Igreja como Corpo Místico de Cristo foi organizada pelo Espirito Santo em Pentecoste. ( ver Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2).
1.1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
1.2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
2.1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2.2  de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
2.3  E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Mas vamos lá que isso seja considerado pelos católicos romanos como parte de sua Tradição, contudo eu considero que a desistência por parte de Bento XVI ao cargo de Papa e Bispo de Roma quebrou essa  linha sucessória papal e porque:
Porque segundo consta o Papa é eleito por orientação do Espirito Santo, o Consolador, o Confortador, o Orientador, como Jesus nos ensinou, e se renuncia a ele – o cargo de Papa- estará dando as costas a Deus Pai, a Cristo Jesus, e a Igreja, e em sendo assim quebrou com a Tradição que é a de que um Pontífice só deixa de ser governante da Igreja de Roma por sua morte.
SE a Igreja Católica, que sobrevive graças a Tradição, tivesse alguma coerência o pontificado de Bento XVI teria que ser riscado da Historia da Igreja, seus atos de governo papal anulados, e seu nome esquecido per  omnia saecula saeculorum, por todos os séculos do séculos, por toda Eternidade.  
Mas não é isso que está acontecendo, muito pelo contrário, estão endeusando uma criatura que colocou em cheque a atuação do Espirito Santo ou a eleição de um Papa não é por inspiração do Divino segundo eles apregoam?
Mas não é isso que está acontecendo, muito pelo contrário, estão endeusando uma criatura que colocou em cheque a atuação do Espirito Santo ou não é Ele que conforta o Líder da Igreja Católica?
Mas não é isso que está acontecendo, muito pelo contrário, estão endeusando uma criatura que colocou em cheque a atuação do Espirito Santo ou não é Ele que orienta o Romano Pontífice?
Mas não é isso que está acontecendo, muito pelo contrário, estão endeusando uma criatura que colocou em cheque a atuação do Espirito Santo ou não é Ele consola em suas aflições o governante  que tem como principal titulo na terra de Vigário de Cristo?
Por tudo isso Bento XVI deveria ser esquecido.
O Papa Francisco em sua primeira missa como Romano Pontífice falou:
“ Após estes dias de graça, eu espero que tenhamos a coragem para caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor e reconstruir esta Igreja", afirmou Francisco. Ele também pediu que os presentes orassem por Bento XVI, "servo da igreja na vida reclusa dedicada à prece e meditação". TERRA
Francisco está certo, pois a  Igreja de Roma precisa encontrar o seu Caminho e esse passa pelo estudo da  Bíblia , em especial pela Cristologia, abandonarem de vez a idolatria, o luxo mundano, os pecados da carne, etc e etc...
Quanto a Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger, Romano Pontífice Emérito, se faz necessária muitas, mas muitas, orações  conforme o Papa Francisco reconhece em seu pronunciamento.
O resto é cavilação.
Jorge Eduardo - servus Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário