quinta-feira, 14 de março de 2013

12 de março - O ESPÍRITO SANTO


12 de março
Espírito Santo.

Sem a atuação permanente do Espírito Santo não haveria cristianismo.
Todas as ações dos membros do Corpo Místico de Cristo, a Igreja, são inspiradas pelo Espírito Santo.
 Essa certeza vem de um ensinamento de Jesus que está no Evangelho de João, capítulo 15, versículos 26 e 27, que nos revela:
“Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio”.
Não há dúvida alguma.
Jesus fala do envio do Espírito Santo para os seus, depois de afirmar no versículo 5 que “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
E mais, no versículo 10: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”.
Sabia Cristo que muitos não permaneceriam no seu amor, tanto que assim falou, no versículo 6: “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam”: por isso prometeu o Consolador, o Espírito da Verdade, para nos orientar no caminho que temos que seguir com Ele, até a Glória com o Pai e não nos perdermos em meio a esse mundo tenebroso.  
Para consolidar essa verdade, Cristo diz no versículo 16:
“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.
Contudo ao homem e à mulher foi dado o livre-arbítrio, lá no Éden; e Adão e Eva fizeram mau uso dele, como sabemos.
Devido ao livre-arbítrio, temos:
-- a liberdade de seguirmos a Cristo, ou não;
-- a liberdade de aceitarmos a Deus Pai como nosso Deus e Pai, ou não;
-- e também a liberdade para pedirmos as ações do Espírito Santo em nossas vidas, ou não.
Todo o relacionamento da Humanidade com Deus depende muito mais de nós mesmos, que do próprio Deus.
É bem verdade que Deus interfere de maneira decisiva na Humanidade com Sua Vontade Permissiva, mas amarmos a Deus sobre todas as coisas e serví-Lo de todo nosso coração, é uma ato nosso.
Para que vivamos em busca de uma vida santificada com Cristo, temos que buscar a orientação do Espírito Santo e essa vem pelo estudo bíblico, pelo ouvir os ensinamentos do Senhor, pois só assim nossa Fé se consolidará.
Eu creio nisso de todo o meu coração, de toda a minha alma, com todas as minhas forças.
Portanto, antes dos estudos que faço em matéria espiritual, busco a orientação do Divino Espírito Santo para poder fazê-lo da maneira que Deus quer e gosta.
Não foi diferente nesses estudos que fiz sobre a renúncia de Bento XVI, sobre a Igreja Católica Apostólica Romana, sobre o Conclave dos Cardeais, sobre o momento que está vivendo o cristianismo, sobre os cristãos de todas as denominações religiosas que estão espalhados pelo mundo.
Que o Senhor tenha misericórdia de mim nessa empreitada.
Jorge Eduardo
servus Dei

Nenhum comentário:

Postar um comentário