sábado, 2 de março de 2013

3 de março Êxodo. Capitulo 3, versículos de 21 e 22. Deus continua falando a Moisés para acalma-lo.


3 de março
Êxodo.
Capitulo 3, versículos de 21 e 22.
Deus continua falando a Moisés para acalma-lo.

21 Eu darei mercê a este povo aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos vazias.
22 Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

Como Deus, o Senhor, é detalhista.
É ou não é uma maravilha?
Claro que é.
Mas aqui tem uma grande lição de Justiça Divina.
Quando José trouxe seu pai e seus irmãos para o Egito, o Faraó os recebeu de braços abertos e eles foram honrados por todos, contudo com o tempo a situação mudou e o Povo de Israel começou a ser perseguido pelas autoridades egípcias.
No tempo de Moisés os Judeus estavam trabalhando em regime de servidão, de escravidão, apesar de morarem em lugares onde, também, moravam egípcios, e não em senzalas como se viu nos países escravocratas do Ocidente como o Brasil, portanto os vizinhos tinha alguma posse.
Quem trabalha tem que ganhar alguma coisa pelo o que fez como está no Evangelho de Mateus, capitulo 10, versículo 8, no contexto dos ‘ ensinos de Jesus’, “ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros”, o que não acontecia com os Judeus no Egito.
Daí o Senhor avisa a Moisés que “quando sairdes, não será de mãos vazias” haverá a justa paga e essa paga será realizada pela “vizinha e à sua hóspeda” de cada uma das mulheres judias que ali estavam através de suas “hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestimentas”, pois o ouro sempre foi usado para pagamento desde o começo da civilização.  
E tem mais:
Estes bens, principalmente as vestimentas, serviriam para cobrir a nudez dos ‘filhos de Israel’  pelos tempos de dificuldades no deserto que estavam por vir.
Deus realmente faz justiça aos seus.
Deus realmente prove aos seus.
Deus realmente de tudo sabe e tudo vê.
ALELUIA

Que o povo de Deus diga
Amém.
Jorge Eduardo
servus Dei

Bíblia on-line:
Almeida Revista e Atualizada
Site: www.sbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário