Síria versus
Israel 7
e
vice-versa.
Sétima Parte
Continuando no livro “OS
MACABEUS” de Jorge Eduardo, Dr. h.c. por
Mérito Eclesiástico:
CAPITULO II
OS MACABEUS
MATATIAS, O SACERDOTE.
PARTE I
Terminei
a parte anterior com a seguinte frase:
'Muitos cederam, poucos ficaram firmes na Fé e é
desses que passaremos a falar.'
E
assim esta escrito na Bíblia Sagrada, Editora Barsa, 1964:
“Então muitos do povo de Israel resolveram consigo não
comer nada que fosse imundo: e escolheram antes morrer do que manchar-se com
viandas imundas: e eles não quiseram violar a santa lei do Senhor, e foram
desapiedadamente mortos. E então caiu sobre o povo uma ira por extremo grande”.
( I
Macabeus, capitulo 1,versículos de 65 a 67)
“Naqueles dias Matatias, filho de João, filho de Simeão,
sacerdote dentre os filhos de Joarib, saiu de Jerusalém, e fez assento no monte
de Modin. E tinha ele cinco filhos : João que tinha por sobrenome Gadis; e
Simão, por sobrenome Tasi; e Judas, que era chamado Macabeu; e Eleazar, por
sobrenome Abaron; e Jônatas, por sobrenome Afó; Estes consideraram nos males
que se faziam entre o povo de Judá, e em Jerusalém.”
( I
Macabeus, capitulo 2,versículos de 1 a 6 )
Sempre nas horas de grandes aflições temos nas Sagradas
Escrituras magníficas orações em forma de cântico, de salmo ou bênçãos. Este de
Matatias, Sacerdote do Deus Eterno não é diferente:
“Desgraçado de mim, como é possível que nascesse eu para
ver a ruína de meu povo, e a destruição da cidade santa, e para nela me deixar
estar quedo, quando se acha entregue nas mãos dos seus inimigos?
O seu santuário está entre as mãos dos estrangeiros.
O seu templo é tratado como um homem infame.
Os vasos, que contribuíam para a sua glória, foram levados
cativos para terras estrangeiras.
Os seus velhos foram assassinados nas ruas, e os seus
mancebos caíram mortos aos golpes de espada dos seus inimigos.
Que nação não herdou o seu reino, e não se enriqueceu com
seus despojos?
Toda a sua magnificência lhe foi roubada.
A que era livre agora é escrava.
E quanto nós tínhamos de santo e a nossa formosura, e o
nosso esplendor, eis ai foi tudo destruído e o profanaram a gente.
De que nos serve, pois nos o viver ainda?”
( I
Macabeus, capitulo 2, versículos de 7 a 13)
“De que nos serve, pois nos viver ainda?” e depois dessas
doloridas palavras, que da para perceber que transpassava o corpo, a alma, o
espírito, já que só um insensível não vê a amargura, o sofrimento, a tristeza,
desse notável Ancião, o velho Sacerdote do Senhor e seus cinco filhos rasgaram
as vestes e “ se cobriram de cilícios, e se puseram num apertado luto”.
Era o começo
da resistência ao Rei da Síria....era o começo da resistência a Antíoco IV
Epifanes... era o começo da luta contra o anticristo...era o começo da
interminável luta do Povo de Israel por sua liberdade...
Quem era esse Sacerdote do Senhor, de onde
vinha, onde queria chegar, já que sabemos onde estava...
Quero chamar atenção de que na Bíblia Sagrada,
Barsa, Edição de 1964, que agora estamos usando para estudarmos Os Macabeus, os
2 Livros de Crônicas, esses são chamados de
"Primeiro dos Paralipômenos e Segundo dos Paralipômenos", continuemos.
Vamos consultar
I Crônicas 24 – em varias versões
da Bíblias:
1- Na
Barsa que estamos usando nesse estudo:
24 Ordem e funções sacerdotais.
1 E os filhos de Aarão foram repartidos nestas
classes: Filhos de Aarão foram:
Nadab, e Abiú, e Eleazar, e Itamar.
2 Mas Nadab, e Abiú morreram antes de seu pai
sem deixar filhos: e Eleazar, e Itamar exerceram as funções do sacerdócio.
3 E repartiu-os Davi, isto é, a Sadoc dos
filhos de Eleazar, e a Aimelec dos filhos de Itamar, fixando os seus turnos e
ministérios.
4 Mas achou-se que eram muitos mais os filhos
de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, e
dividiu-os, isto é, aos filhos de Eleazar em dezesseis famílias, cada uma com
seu príncipe, aos filhos de Itamar em oito pelas suas famílias e casas.
5 E repartiu por sorte ambas as famílias entre
si: porque havia príncipes do santuário, e príncipes de Deus tanto dos filhos
de Eleazar, como dos filhos de Itamar.
6 E Semeias filho de Natanael da tribo de Levi,
secretário, fêz o rol dêles, na presença do rei, e dos príncipes, e do
sacerdote Sadoc, e de Aimelec filho de Abiatar, e diante dos chefes das
famílias sacerdotais e levíticas: tomando primeiro a casa de Eleazar, que era
sôbre as outras: e deu a outra casa de Itamar, que tinham outras subordinadas a
si.
7 Assim a primeira sorte saiu a Joiarib*, a
segunda a Jedei,
8 a terceira a Harim, a quarta a Seorim,
9 a quinta a Melquia, a sexta a Maiman,
10 a sétima a Acos, a oitava a Abia,
11 a nona a Jesua, a décima a Sequenia,
12 a undécima a Eliasib, a duodécima a Jacim,
13 a décima terceira a .Bopfa, a décima quarta
a Isbaab,
14 a décima quinta a Belga, a décima sexta a
Emer, 15 a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses,
16 a décima nona, a Fetéia, a vigésima a
Hezequiel,
17 a vigésima primeira a Jaquim, e a vigésima
segunda a Gamul,
18 a vigésima terceira a Dalaiau, a vigésima
quarta a Maaziau.
19 Esta é a sua distribuição segundo os seus
ministérios, para servirem na casa do Senhor, e, segundo o seu rito debaixo da
direção de Aarão seu pai como o tinha mandado o Senhor Deus de Israel.
* Outra grafia para Jeoiaribe.
B- Na da Sociedade Bíblica do Brasil, da
Almeida Revista e Atualizada:
“1 Quanto aos filhos de Arão, foram eles
divididos por seus turnos. Filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
2 Nadabe e Abiú morreram antes de seu pai e
não tiveram filhos; Eleazar e Itamar oficiavam como sacerdotes.
3 Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.
4 E achou-se que eram mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, quando os dividiram; dos filhos de Eleazar, dezesseis chefes de famílias; dos filhos de Itamar, oito.
5 Repartiram-nos por sortes, uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de Itamar.
6 Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos cabeças das famílias dos sacerdotes e dos levitas; sendo escolhidas as famílias, por sorte, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.
7 Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe; a segunda, a Jedaías;
8 a terceira, a Harim; a quarta, a Seorim;
9 a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim;
10 a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;
3 Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e com Aimeleque, dos filhos de Itamar, os dividiu segundo os seus deveres no seu ministério.
4 E achou-se que eram mais os filhos de Eleazar entre os chefes de famílias do que os filhos de Itamar, quando os dividiram; dos filhos de Eleazar, dezesseis chefes de famílias; dos filhos de Itamar, oito.
5 Repartiram-nos por sortes, uns como os outros; porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto dos filhos de Eleazar como dos filhos de Itamar.
6 Semaías, escrivão, filho de Natanael, levita, registrou-os na presença do rei, dos príncipes, do sacerdote Zadoque, de Aimeleque, filho de Abiatar, e dos cabeças das famílias dos sacerdotes e dos levitas; sendo escolhidas as famílias, por sorte, alternadamente, para Eleazar e para Itamar.
7 Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe; a segunda, a Jedaías;
8 a terceira, a Harim; a quarta, a Seorim;
9 a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim;
10 a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias;
11 a nona, a Jesua; a décima, a Secanias;
12 a undécima, a Eliasibe; a duodécima, a Jaquim;
13 a décima terceira, a Hupá; a décima quarta, a Jesebeabe;
14 a décima quinta, a Bilga; a décima sexta, a Imer;
15 a décima sétima, a Hezir; a décima oitava, a Hapises;
16 a décima nona, a Petaías; a vigésima, a Jeezquel;
17 a vigésima primeira, a Jaquim; a vigésima segunda, a Gamul;
18 a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima quarta, a Maazias.
19 O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara. "
12 a undécima, a Eliasibe; a duodécima, a Jaquim;
13 a décima terceira, a Hupá; a décima quarta, a Jesebeabe;
14 a décima quinta, a Bilga; a décima sexta, a Imer;
15 a décima sétima, a Hezir; a décima oitava, a Hapises;
16 a décima nona, a Petaías; a vigésima, a Jeezquel;
17 a vigésima primeira, a Jaquim; a vigésima segunda, a Gamul;
18 a vigésima terceira, a Delaías; a vigésima quarta, a Maazias.
19 O ofício destes no seu ministério era entrar na Casa do SENHOR, segundo a maneira estabelecida por Arão, seu pai, como o SENHOR, Deus de Israel, lhe ordenara. "
Na Bíblia Barsa, I
Macabeus, capitulo 2, versículos de 1a 5, está escrito:
“Naqueles dias Matatias, filho de João, filho
de Simeão, sacerdote dentre os filhos de Joarib*, saiu de Jerusalém, e fez
assento no monte de Modin E tinha ele cinco filhos: João que tinha por
sobrenome Gadis; e Sião, por sobrenome Tasi: e Judas, que era chamado de
Macabeu; e Eleazar, por sobrenome Abaron: e Jonatas, por sobrenome Afô."
* Outra forma de escrever Jeoiaribe.
Nas Wikipédias em diversos idiomas a pequena Modin, 'Modiin, ville au
nor de Jérusalem (em francês)','Mattathias was from a rural priestly family in Modiin ( em inglês,),Modi'ín (em espanhol), é sempre
citada como a localidade de Matatias.
Em francês:
"Modiin
est célèbre pour avoir été la ville d'origine de la famille des Hasmonéens qui donnèrent l'indépendance puis dirigèrent la Judée aux premier et deuxième siècles avant l'ère
chrétienne."
Em
inglês: "Ancient Modi'in was the place of origin
of the Jewish Hasmonean dynasty which ruled Judea in the first and second centuries BCE, and it is where the Maccabean
revolt against the Seleucid
Greeks started."
Em espanhol: "Emplazada
en el sitio histórico de Modi'ín, fue asiento de los hermanos Macabeos,
líderes de la rebelión en contra de la conquista helénica
de Judea, al cabo de la cual se erigieron triunfadores,
instalando el reino Hasmoneo. "
Mas na publicada em língua de Camões dela
não se fala no verbete dos Macabeus, pois assim está escrito: "Depois de a sua detenção ter sido ordenada, ele
refugiou-se no deserto da Judéia com os seus 5 filhos, sendo seguido
por muitos dos seus compatriotas” e não se deram ao
trabalho de citar a localidade tão importante para essa parte da historia do
Povo de Israel e para os Cristãos.
É meu desejo, transmitir nesse livro o máximo
que posso de meus conhecimentos sobre o que pesquisei, e, portanto o que sei, ou
melhor, o que me recordo delas, as pesquisas, sobre os assuntos que
influenciaram, que tiveram grande importância, que realmente colaboraram para a
situação religiosa-politico-social e econômica na Terra Santa, na Palestina no
Tempo do Ministério Terreno do Senhor Jesus e, portanto da postura do Povo de
Israel em relação ao Reino Messiânico e a posição de Judas Iscariotes nesse
processo que culminou com o Sacrifício Vicário de Cristo. Por isso não tenho
pejo, de em citando as fontes, transcrever o que encontrei sobre os assuntos em
alguns lugares que considero mais palatável para o meus leitores, não me fixado
em livros que podem criar mais confusão do que esclarecimento sobre o tema. Como
em toda a Biblioteca Protestante que conheço a
'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia 'de R. N. Champlin e J. M.
Bentes, bem como 'O Velho e o Novo Testamentos, versículo por versículo', de R.
N. Champlin, Ph.D. ( comentários dos versículos bíblicos um a um), fazem parte
do acervo , minha esposa, Thereza Christina, logo quando das nossas conversões
fez questão absoluta de me presentear com essas coleções, eu uso e abuso delas
ao realizar os meus trabalhos, pois assim penso estar , mais ou menos, em
consonância com os meus irmãos na Fé em meu Pais.
E nessa obra não foi diferente, portanto vamos
'Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, Volume 3, ao verbete HASMONEANOS
( MACABEUS), paginas 32 a36:
“
I. Caracterização Geral:
A família judaica
chamada Hasmom distinguiu-se na história do povo judeu. -Ela tornou-se
proeminente, particularmente, em 167 A.C., quando foi o instrumento da
restauração da independência de Israel, ao derrotar os governantes sírios, que
a dominavam.
Ver sobre Seleuco e
Antíoco. O termo Hasmom parece ter-se derivado de Chasmom, que foi o bisavô de
Matatias, um proeminente membro da família. Ver o gráfico, que demonstra a
ascendência dessa família, em sua segunda seção. Essa família também era
conhecida como os Macabeus. Porém, é mais acertado dizer que os Macabeus eram
uma parte da família Hasmom. Macabeus é um nome que se derivava de Judas, que
também atendia pelo sobrenome de Macabeu. Há incerteza sobre os significados de
ambos esses nomes. Alguns eruditos supõem que o hebraico por detrás de Macabeus
vem das letras iniciais da frase, em hebraico, que se encontra em Êxodo 15:11:
«ã Senhor, quem é como tu entre os deuses?» Diz-se que essa sentença estava
escrita sobre as bandeiras daqueles patriotas.
Mas provavelmente, o termo Macabeus
simplesmente deriva-se do vocábulo hebraico que significa «martelo», isto é,
makkabah, com pequena variação. Nomes próprios modernos também se têm derivado
do martelo, por ser esse um instrumento muito útil de trabalho em todos os
tempos. Assim, em inglês, Hammer (<<martelo», em português), é um nome
próprio. E outro tanto se dá com o nome próprio Martel, derivado de uma raiz
latina com esse mesmo sentido.”
Matatias, um sacerdote
judeu de profundo patriotismo e de grande coragem, ficou furioso diante da
tentativa de Antíoco IV Epifânio (vide) de destruir os judeus e a fé religiosa
e as instituições judaicas.
Reuniu então um
exército de judeus leais, que compartilhavam de seus sentimentos, e instigou
uma revolta contra os governantes sírios.
Na próxima pagina escaneei segundo item desse
verbete HASMONEANOS que é o ' Gráfico da Família dos Hasmoneanos -(Macabeus) –
que nada mais é que a Arvore Genealógica dessa Família de Ilustres Judeus, na
qual Mattathias (מתתיהו Matitiyahu ou Matisyahu ben Yochanan HaCohen em Hebreu), aparece
em “quarta geração”.
Obs.: Nele está
descrito uma curiosa observação há de que Matatias era filho de Simeão e neto
de João, portanto o inverso do versículo da Bíblia Católico-Romana. Mas, para
mim, isso no frigir dos ovos tem pouca importância, mas é bom deixar claro esse
ponto, já que não faltam os chatos de plantão.
Enfim foram os
Membros da Família do Sacerdote Matatias que se distinguiram
como os principais do Povo de Israel, a partir
de sua 'resistência' ao invasor helenista desde 167 a.C., isso quer
dizer derrotar os governantes sírios que os apoquentavam dia e noite, mês
após meses, ano após anos, desde que a
Dinastia Selêucida passou a reinar sobre aquelas terras conquistadas por
Alexandre Magno e por ele deixadas como legado a um de seus
Diádocos ,Seleuco I Nicator , e que esse estabeleceu o Império Selêucida em 312 a.C.. Para quem não sabe Nicator que dizer Vencedor,
daí que como general de Alexandre ele não tinha esse cognome.
Obs.: Escrevi acima :
era o começo da interminável luta
do Povo de Israel por sua liberdade... por acaso até os
nossos dias Israel e a Síria ainda não está disputando as Colinas de
Golan?
Daí o interminável.
Penso que com essa
explanação deixo claro que Matatias era um descendente direto de Arão, um
Levita, um parente do Homem Santo Moisés, um Sacerdote que não conseguia viver
ante a violação da Cidade Santa, do saque do Templo do Deus Eterno, sua
contaminação ao ser nele introduzida uma estatua de Zeus Olimpo e com toda
pompa e circunstancia, da matança de seu povo, por um monarca estrangeiro e suas tropas pagãs e ainda para piorar mas conviver com os Editos
Reais.
Obs.:
Na Bíblia Barsa está escrito Júpiter Olimpo. Mas Antíoco IV Epifanes era de origem grega logo a estatua que foi colocada no Templo do Deus
Eterno, em Jerusalém, deveria ser a de “Zeus que era senhor do céu e deus grego supremo. Conhecido pelo nome romano de Júpiter.”
Mas continuemos:
O que certamente mais abalou a Matatias, e aos seus, foi a
ordenança da extinção, da adoração, da essência do culto, ao Senhor de Israel,
ao Deus de Abraão, de Isaque e Jacob, ao Deus dos Exércitos de Israel em tempos
do Rei Davi, do Deus que deu ao Homem Santo Moisés a Lei, em uma tentativa de
banir da face da terra a Religião dos Judeus.
Matatias rascou suas vestes, cobriu de cinzas a cabeça e se
vestiu de luto...
Seus filhos o seguiram na atitude, mas o Sacerdote do
Altíssimo não estava disposto a parar e quando viu que chegavam a Modin,
oficiais reais com ordem de fazer cumprir os Editos fosse como fosse.
Ficou alerta, e um deles, mais afoito, ousou propor a ele
um suborno.
O oficial sírio prometeu que se fosse ele o primeiro a
ascender incenso, que apos proclamasse que estava abandonado a Lei Mosaica,
tinha ordem de anunciar que Matatias, daquele momento em diante, era
considerado como da “classe dos amigos do rei, e como tal cobertos de ouro, e
de prata, e de ricos donativos”.
Ardendo em seus brios o Velho Homem se queimou e falou bem
alto ante a multidão aglomerada para ver a tal função:
"...Ainda quando todas as gentes obedeçam ao rei
Antíoco, de tal sorte que cada um se aparte do jugo da lei de seus pais, e
consinta nos mandamento do rei, eu e meus filhos, e meus irmãos, obedeceremos a
lei de nossos pais!Deus de tal sorte nos defenda!
Nos nenhuma conveniência temos em largar a lei, e as
ordenanças de Deus. Nos, não daremos ouvidos às palavras do rei Antíoco, nem
sacrificaremos transgredindo os mandamentos da nossa Lei, por seguirmos outro
caminho”.
(I
Macabeus2 ,versículos19 a 22).
Nisso um trânsfuga judeu de nascença, chegou “...para
sacrificar aos ídolos sobre o altar, que se tinha levantado na cidade de Modin,
em observância do mandado do rei."... e
continua o Livro no mesmo capitulo, mas nos versículos 23 a 26:
"Viu-o, porém Matatias, e ficou penetrado de dor, e
suas entranhas se comoveram, e se acendeu o seu furor segundo o espírito da
lei, e arremetendo a este homem, sem piedade o matou sobre o altar: e matou
também ao mesmo tempo o oficial, que o rei Antíoco tinha enviado, e que
constrangia os judeus a sacrificarem, e destruiu o altar. E mostrou seu zêlo
pela lei como fez Finéias, quando matou a Zamri, filho de Salomi. "
Querendo ou não de Modin ao norte de Jerusalém foi declarada
a “ Guerra Santa”, a guerra contra o
dominador Sírio que queria acabar com os Judeus e seu Deus para não só dominar
a Terra Prometida, mas também para vencer o Deus dos Exércitos de Israel em seu
Templo instalar definitivamente o Panteão aos deuses mitológicos gregos, afinal
o Rei dos deuses, Zeus, já lá não estava entronizado? Uma porca já não tinha lá
sido sacrificada?
A
lastima que é assim ate os nossos dias, os sírios contra os israelitas,
e
todos em nome de Deus.
Não sei se era essa a intenção do Velho Homem, se ele
pensava em chegar a tanto, mais havia tomado sua decisão, tinha derramado o
sangue de um trânsfuga israelita e de um oficial sírio nas mãos ,agora não
havia mais retorno.
Consciente de seus feitos Matatias, conclamou ao povo, com
um grito que para nós hoje no III Milênio ,parece mais uma brincadeira, já não
nos empolga, mas nos tempos bíblicos
foi uma verdadeira convocação a guerra e
esta descrita no versículo 27:
“Então
Matatias gritou em alta voz na cidade dizendo: “ Todo que tem zelo pela lei,
permanecendo firme na aliança, siga-me”...
...e
a turma seguiu com ele e seus filhos para o alto do monte de Modin.
Um drama na consciência religiosa dos judeus.
Algumas famílias judias fugiram para o deserto, se
esconderam em cavernas, e os homens do Rei da Síria os descobriram.
No Shabat soldados sírios foram para as bocas dos
esconderijos e desafiaram os homens para a luta, sabedores que estavam pedindo
o impossível, pois o Sábado é Santo para os de Israel.
O resultado foi o esperado, os judeus não saíram para o
combate e os sírios ascenderam fogueiras nas entradas asfixiando assim todos o
que lá estavam escondidos, além de matar e aprisionar, é claro, os que estavam
pela redondeza junto com a animália.
Foi um rebuliço.
Ao saber do acontecido Matatias e seus homens lamentaram,
rasgaram suas vestes e se cumpriram de luto, mais decidiram o que ...
“ Tomaram pois naquele dia esta resolução, dizendo: Todo o homem,
quem quer que ele seja, que nos atacar em dia de sábado, não façamos
dificuldade de pelejar contra ele: e assim não viremos a morrer todos como
morreram nossos irmãos nos esconderijos”.
(I
Macabeus, capitulo 2, versículo 41)
Aos Heróis Judeus se incorporaram os assídeus - homens que procuravam observar com todo o
rigor os preceitos da Lei até aos nossos dias - e assim, juntos, começaram
a dar luta as Tropas do Rei da Síria.
“Então se ajuntou a eles o grupo dos judeus assídeus, particularmente valentes em Israel, apegados
todos à lei; e todos os que fugiam das perseguições se ajuntaram do
mesmo modo a eles e os reforçaram.
Formaram, pois, um exército e na sua ira
e indignação massacraram certo número de prevaricadores e de traidores da lei;
os outros procuraram refúgio junto aos estrangeiros. Assim Matatias e seus
amigos percorreram o país, destruíram os altares e circuncidaram à força as
crianças, ainda incircuncisas nas fronteiras de Israel, E perseguiram os sírios
orgulhosos. Sua empresa alcançou bom êxito. Arrancaram a lei do poder dos
gentios e dos reis, e não permitiram que prevalecesse o mal.”
(I Macabeus 2: versículos : 42 a 48)
Eu creio que esses Assideus são os
Hassidins.
Mas Matatias não era eterno como seu Deus e viu que era
chegada há sua hora, chamou os filhos e entre outras coisas lhes disse:
“Agora pois, ó filhos, sede verdadeiros zeladores da lei, e
daí as vossas vidas pela aliança feita com vossos pais. E lembrai-vos das obras
que fizeram vossos maiores, cada um a seu tempo, ... E morreu no ano cento e
quarenta e seis; e foi sepultado por seus filhos em Modin, no jazigo de seus
pais, e todo o Israel o chorou, pela sua morte.”
( I
Macabeus 2, versículos: 50,51 e 70 )
Na EBTF o ano é 166 a.C., mas aqui vou reproduzir, para
maior compreensão do leitor, uma explicação sobre essa questão dos anos o que
está no pé da pagina da Bíblia Católico-Romana Barsa , Edição de 1964, que tem
relação com o versículo 11, do capitulo 1:
“ E
destes é que saiu a raiz do pecado, Antíoco, o Ilustre, filho do rei Antíoco, o
qual em Roma tinha estado reféns; e reinou no ano cento e trinta e sete do
reino dos gregos”,
para
comparação
A
explicação: “ Do reino do gregos : i.e. a partir não do reinado de Alexandre
Magno, mas do 1o ano de Seleuco Nicator ( 312 a.C.), de forma que o
ano 137 corresponde a 176 ou 175 a.C.. “
Fica
aqui salientada essa nota de roda pé para quem quiser comparar as datas da
Bíblia Católica- Romana com de outras publicações e ou vice-versa.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Tenho ou não tenho razão quando afirmo que o problema
religioso muito antes da fundação do Islamismo pelo profeta Maomé é a causa de
todos os males daquela região da Terra Santa.
Israel pecou a não honrar a Deus sobre todas as coisas
e até hoje paga por tal erro, já que o Eterno afirmou:
Eu
sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não
farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no
céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
não
as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus
zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta
geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações
daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
Deuteronômio,
capitulo 5, versículos 6 a 10
servus Dei
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