quarta-feira, 12 de junho de 2013

JOÃO HIRCANO. Do livro “ Os Macabeus” de Jorge Eduardo. Dr.h.c. por Mérito Eclesiástico

JOÃO HIRCANO,
FILHO DE SIMÃO, FILHO DE MATATIAS, DA LINHAGEM DE ARÃO.
Do livro “ Os Macabeus” de Jorge Eduardo. Dr.h.c. por Mérito Eclesiástico


Verbete da Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia :

“5. João Hircano. Ele assumiu o oficio de rei-sacerdote, após a morte de seu  pai, Simão, em 135 a.C.. As batalhas prosseguiram. Antioco Sidetes o oprimia; ele só foi capaz de manter a sua autoridade agradando os sírios, o que fez desmantelando as fortificações de Jerusalém pagando tributo, o que ocorreu em 133 a.C. Porém, os selêucidas declararam guerra contra outros, e João Hircano aproveitou-se disso para fortalecer a sua própria posição.
Ele conquistou a Iduméia  ( Josefo, Anti. 13.9, seção 1), e estabeleceu uma aliança com os romanos. Também derrotou a Samaria, a odiada rival de Jerusalém, em cerca de 109 a.C.. Todavia, internamente, a corrupção estava aumentando, e as divisões partidárias entre os próprios judeus maculavam o seu governo, conforme nos é dito por Josefo ( ver Ant. 12.10,5,6). Acordos com a Síria, que envolviam transigências, consolidara, entretanto, o seu poder. Ele precisou perder algumas cidades costeiras para os sírios. Mas conseguiu reter Jafa como seu porto de mar. Os sírios, como sua parte na barganha, prometeram deixar Judá em paz, abandonando, definitivamente, os seus planos de helenização da Judéia. Portanto, essas ameaças helenizadora cessou; mas os romanos não estavam distantes, preparados para intervir a qualquer instante.
Durante o tempo de Hircano, os partidos políticos se realinharam. Os hasidim ( veja) vieram a tornar-se os fariseus, os <<separatistas>>, conforme o nome deles indica. Parece que os essênios originaram-se nesse período. Os fariseus e os essênios continuaram pondo em vigor os ideais e as normas hasidim. Naquele tempo, surgiram e desenvolveram-se, igualmente, os saduceus.”

Vamos fazer uma pausa aqui para  darmos uma analisada no quadro que se apresenta, quando Israel está mergulhado em uma grave crise.

Nós já sabemos quem são os Hasidins ou Asidins, mas não custa nada relembrar:
Na própria EBTF, verbete ASSIDISMO :
“ 1. O termo. A palavra hasidin é o vocábulo hebraico plural que significa << santos >>. A forma singular é hasid , que significa uma pessoa piedosa. Tal palavra aparece freqüentemente no livro de Salmos.
2. Um grupo religioso no tempo dos Macabeus. Esse existiu no século II a.C. ( Ver I Mac. 2:42;7:13;II Mac.14:6). ... Esse grupo  opunha-se ao partido sacerdotal, que caíra sob influência do helenismo. Apesar de terem envolvidos em uma revolução política, na realidade formavam um partido religioso que queria preservar aos antigos valores da fé judaica. Posteriormente romperam com os Macabeus, por causa do mundanismo deles, e assim continuaram a preservar as sua prioridades. Alguns supõem que eles foram os precursores dos fariseus e dos essênios. È mesmo possível eu o vocábulo essênio seja uma forma variante de hasid....”
E o verbete continua falando dos Assídismo moderno, mas o que nos interessa aqui é que de  fato os Fariseus tiveram suas origens neste grupo, nas hostes hasídicas, e no tempo de João Hircano.
Portanto 2 séculos antes de NOSSA ERA, os Fariseus já tinham se organizado e mais, com base popular, já que a Classe sacerdotal estava helenizada, com o agravante dos Hasmoneanos, ou Hasmoneus, de II geração terem descambado para o “mundanismo”, conforme o próprio verbete, em grossas pinceladas, salienta.
Saduceu, não se tem uma “raiz” certa para esse nome, mas os estudiosos costumam afirmar que se deriva do sacerdote Zadoque, ,<< Saddoúk >> descendente de Arão é foi um dos principais no reinado de David ( II Samuel 8:17; 15:24), cuja descendência continuou no serviço no Cativeiro Babilônico, na volta do exílio, o seu representante no novo Templo foi  Josué ( Ageu 1:1) e que se perpetuo até o reinado de Antioco IV Ephifanes que deu fim a essa família quando instalou no sacerdócio a Menelau.
Na tradição rabínica do final do século IX de nossa era, apareceu o “ Aboth do Rabino Natã”, que esclarece que saduceu vêem de um sacerdote não muito conhecido de nome Zadoque, discípulo de um Antígono de Socó.
Mas há aqueles que pensam que isso é apenas uma etimologia posteriormente conjecturada”  EBTF.    
 Pelo sim ou pelo não vamos ver o que está na EBTF ao verbete Saduceus :
“ 2. Origem e História. Nosso conhecimento sobre os saduceus limita-se àquilo que Josefo nos informa indiretamente, suplementado pelo que lemos no Novo Testamento e na Mishna....A primeira menção a eles, Josefo ( Anti. xiii.5,9), apenas diz que havia << três escolas de pensamento>>, isto é, os fariseus, os saduceus e os essênios. Por isso, alguns conjecturam que os saduceus ou seu precursores podem ser identificados com os membros aristocráticos do primeiro senado ou Sinédrio de Israel. Mais tarde, segundo Josefo também João Hircano ( 135- 104 a.C.) deu seu apoio as saduceus- que antes dera aos fariseus. Isso , talvez, marque o começo da conexão entre os saduceus e o sumo sacerdócio, que chegou nos tempos do N.T., embora tivesse havido ocasiões antes disso, em que eles perderam em influencia política para os fariseus.
O predomínio dos saduceus se deu quando os romanos fizeram da Júdeia uma província do império ( 6 D.C.) quando, desde então, os sumos sacerdotes passaram a pertencer à classe aristocrática dos saduceus. ( cf. Atos 4:1;5:17; Josefo, Anti. xx 9,1). Mas os fariseus, embora minoria contavam com o apoio popular. [ grifo meu e eu acredito nisso}
Essa é a verdade, pois só a conhecemos bem esse período da Historia através do historiador Josefo e ele sempre afirmou que a Classe Dirigente da Júdeia, isso é, a aristocracia, o Sinédrio ( em sua maioria absoluta), o Sumo-Sacerdote, eram todos oriundos do Partido dos Saduceus.
Temos que incluir nas Classes Dirigentes os grandes negociante e banqueiros judeus já existentes naquela época, conforme temos varias informações.
Apesar de preparados na religião, os famosos Fariseus, eram na sua maioria das classes trabalhadoras, tais como,  pequenos comerciante, taverneiros, marceneiros, e demais artífices – artesãos, como José, da Casa de David e pai adotivo do Senhor, agricultores, pescadores, etc.. O jornaleiro, o lavrador, o limpador de fossa, os escravos, entre outros, esses eram o famoso ”povão” da época, e naquele tempo, como agora, não davam palpite, eram simples massa de manobra.
A família de Saulo de Tarso é um exemplo típico do que eu estou explicando. Eram rico à ponto de receberem de Cezar Augusto o titulo de Cidadãos Romanos, mas na ora de estudar o nosso Paulo não estava em meio aos Saduceus , mas sim nos meio dos Fariseus, na Escola de Gamaliel, o sábio.
Já Anais e Caifas eram saduceus...logo peço a gentileza de que o leito fique com essa realidade na memória daqui para frente, pois ela é fundamental para a compressão de minha tese.
“Mais os fariseus, embora em minoria, contavam com o apoio popular.
Assim, sempre que os saduceus queriam alcançar alguma coisa buscavam aliar-se aos fariseus, pois, sem eles, não seriam nem mesmo tolerados pelas massas.
Os saduceus desapareceram na historia com a queda de Jerusalém, e o fim do segundo Templo em 70 D.C.. è que a existência deles estava por demais ligada  ao poder político.
[ grifo meu]
Os fariseus (vide), prosseguiram; mas os saduceus sumiram.
3. Composição e Caráter.
O que caracterizava os saduceus não era tanto a posição clerical, mas a eminência aristocrática.[ grifo meu]
Portanto, o circulo dos saduceus era muito exclusivista. Josefo informa-nos de que apenas alguns chegaram a conhecer a doutrina dos saduceus, e só os ricos confiavam neles.( Josefo, Anti. xviii.1,5 e xii10,6) .[ grifo meu]
Visto que a continuação do poder dos saduceus dependia de seus conchavos com os romanos, eles temiam muito desagradar a seus dominadores. É o que se percebe em relação a Jesus, acerca de quem disseram os principais sacerdotes, mancomunados com os fariseus:<< Que estamos fazendo, uma vez que este homem opera sinais? Se o deixarmos assim todos crerão nele; depois virão romanos e tomarão não só o nosso lugar, mas a própria nação>>( João 11:47 e 48). Isso permite-nos ver que eles eram apenas uns aproveitadores da situação, um reflexo pouco recomendável sobre o caráter deles.”

Mas os Fariseus quem eram?

EBTF, verbete FARISEUS.
“ Os Fariseus: essa palavra se deriva do vocábulo hebraico que significa <<separados>>, embora alguns estudiosos considerem o termo como de significação incerta Aparecem em cerca de 140 a.C. Os fariseus usualmente vinham dentre a massa de povo comum, nisso faziam contraste com os saduceus, que geralmente eram provenientes da aristocracia.
Apesar de exerceram notável autoridade, na realidade os fariseus eram um grupo de minoria.
II. História e Caracterização Geral.
Nos dias de Herodes eles eram um pouco mais de seis mil indivíduos( Josefo. Ant. 17:2,4).
Os fariseus, pelo menos em certo sentido, representava a continuação dos ideais de Esdras, visto que eles eram mestres ( com freqüência escribas) que tentavam levar avante o ministério de ensino fazendo-o com grande meticulosidade.
Os fariseus eram portadores das massas oprimidas, visto que, essencialmente, pertenciam a essa classe.
Muitos dos primeiros lideres da Igreja se converteram dentre os fariseus ( Atos 15:5). O nobre Gamaliel(vide), que fora um dos mestres de Paulo [ o apostolo dos gentios ] era fariseu. ( destaque meu). Naturalmente o próprio Paulo pertencia a esse grupo e, em Atos 23:6, em sua defesa, ele declarou: “ Eu sou fariseu, filho de fariseu...”.
A maioria dos escribas pertencia ao partido dos fariseus, e deles foram surgindo aqueles ensinos exagerados que circundavam a lei e as observâncias legalistas
III. Doutrinas Distintas.
Os fariseus criam na imortalidade da alma, que haveria de reencarnar-se. Isso, poderia envolver uma série de reencarnações ( doutrina essa muito comum naquela época, que evidentemente era defendida pelos essênios; ver nota em Lu. 1:80 e Mat.3:1 no NTI, mas também incluía a idéia de que a alma haveria de animar o corpo ressurrecto. [ que confusão, comentário meu]
Os  saduceus enfatizavam a adoração no templo, o que os fariseus também faziam.
IV. Denuncias da Parte de Jesus  e Pontos Positivos.
As denuncias de Jesus contra os exageros dos fariseus encontra-se em Mateus 23: 13 a 30 e Marcos 7:9( comparar com Mat. 15:3) O próprio Talmude também denunciava a hipocrisia deles ( Sotah,22b), onde a similaridade com as denuncias de Jesus feitas por Jesus é evidente.
Paulo havia sido fariseu, antes da sua conversão ( Fil. 3:5), não se tendo envergonhado de poder repetir: “ Eu sou fariseu, filho de fariseu..”(Atos 23:6)

Isso posto vamos voltar a João Hircano.

“ ... João Hircano, que começou favorecendo os fariseus, acabou favorecendo aos saduceus, impelidos por tendências mais seculares e pró-helenistas.
João Hircano garantiu a unidade do Estado hasmoneano; mas Roma, dentro de bem pouco tempo, haveria de torna-lo uma coisa inteiramente inútil. Embora João Hircano também tivesse vivido pela espada, foi o único dos hasmoneanos, mencionados ate este ponto da exposição, ter tido uma morte natural ( 104 a.C.). Governou de modo supremo cerca de trintas anos.” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário