quarta-feira, 12 de junho de 2013

OS HASMONEANOS DE SEGUNDA GERAÇÃO. do livro " Os Macabeus" de Jorge Eduardo. Dr.h.c. por Mérito Eclesiástico

OS HASMONEANOS
DE
SEGUNDA GERAÇÃO.


E ASSIM FALOU O SENHOR:

Deuteronômio 5 vs. de 7 a 10 – Repetição dos 10 Mandamentos :

..; porque eu, O Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira ou quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.

Mas, nos, da Igreja de Cristo, não podemos esquecer que Jesus veio ao mundo e se sacrificou por nós pelo perdão de nossos pecados e que nos ensinou a orar pedindo perdão de nossos pecados e que Deus é amor, portanto...

...voltemos aos ‘Hasmoneanos Posteriores’ como está descrito no verbete do Novo Dicionário da Bíblia, edições vida nova:

“ Simão morreu assassinado por seu genro em 133 a.C., e seu filho João Hircano foi forçado  cair em submissão temporária ao império selêucida, que entretanto se desintegrava. Mas, por ocasião da morte de João Hircano, o reino judaico havia atingido sua maior extensão desde o tempo de Salomão. Seu filho, Aristobulo (104 – 103 a.C.) reivindicava formalmente o titulo de rei, e com ele, teve inicio a triste historia de assassinato, intriga e ciumadas na família, a qual deixou o estado judaico como presa do crescente poder romano. Antigono, o ultimo dos reis sumo-sacerdotes de família hasmoneana, foi executado em 37 a.C., e Herodes, o Grande, que era favorável aos romanos, deu inicio a uma nova era (vd HERODES). Diversos membros posteriores da casa de Herodes possuiam sangue hasmoneano pelo lado materno".

Essa explicação é deficitária, daí lançarei mão dos verbetes da EBTF, tendo como finalidade dar maiores esclarecimentos sobre os Hasmoneus, pois como protestante, sei que os irmãos da Igreja os conhecem, mas como nas EBDS não se estudam os  Livros I e II dos Macabeus, pois não constam dos cânones de  nossas Bíblia, eu pretendo, com isso, ver seus notáveis conhecimento  bíblico ampliados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário