quarta-feira, 12 de junho de 2013

E SIMÃO, SEU IRMÃO, FOI ACLAMADO PRÍNCIPE DO POVO DE ISRAEL. do livro " Os Macabeus" de Jorge Eduardo. Dr.h.c. por Mérito Eclesiástico

E SIMÃO, SEU IRMÃO,
FOI ACLAMADO PRÍNCIPE DO POVO DE ISRAEL.


No verbete de Simão está escrito:
“ O último sobrevivente dos filhos de Matatias demostrou ser dono de uma resolução não inferior à de seus irmãos. Conseguiu entrar numa ousada barganha com Demétrio II mediante a qual este resignava virtualmente a soberania sobre a Judeia, quando então ‘ o jugo dos pagãos foi tirado’, ( I Macabeus 13:14). Os sírios foram expulsos da fortaleza de Akra, a Judeia foi expandida às expensas dos territórios circunvizinhos em diversas regiões, e teve inicio um período de paz e prosperidade relativas, tendo Simão como sumo-sacerdote e governante reconhecido por todos.”

DE MINHA LAVRA: Como Simão, também chamado de Simeão, faleceu?
Li não sei a onde que esse Ptolomeu, filho de Abobo, governador da campina de Jerico, era genro do Príncipe e Sumo Sacerdote Simão, mas o fato que vou agora relatar está na Bíblia Católico-Romana,  em I Macabeus 16, vs. 11 a 24, os últimos desse Livro.
Esse ‘filho de Abobo’ era muito rico e queria tomar o lugar de Simão e esse, mais seus filhos, Matatias e Judas, que estavam correndo todo o Israel, foram ao encontre de Ptolomeu e se hospedaram em uma fortificação  chamada ‘Doc’ que esse havia mandado construir.
Não deu outra foram brutalmente assassinados por seu hospedeiro, fato que por si só é abominação aos olhos do Senhor pela Lei.
Não satisfeito enviou homens a cidade de Gazara para matar o  outro filho de Simão de nome João. Esse foi avisado e tomou suas providencias e a sua Historia tomaremos conhecimento quanto tratamos dos Hasmoneanos de Segunda geração.
Mas um filho do Sumo Sacerdote Matatias, da Linhagem de Arão, que morreu assassinado por confiar em quem não devia. 

BEM AQUI,...

... termina a Historia das lutas de vida dos Macabeus, primeiros Hasmoneanos, que  começou com o Sumo Sacerdote Matatias, descendente de Arão, no sentido de libertar  a Terra Santa do jugo dos Reis da Dinastia dos Selêucidas, restaurar Jerusalém, recuperar e purificar o Templo do Deus Eterno, em fim livrar o Povo Judeu da influencia da Helenização que já dominava o mundo conhecido,  e que  teve como ponto culminante o governo de seu filho Simão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário