quarta-feira, 12 de junho de 2013

JÔNATAS, SUCESSOR DE JUDAS. do livro " Os Macabeus" de Jorge Eduardo, Dr.h.c. por Mérito Eclesiástico

JÔNATAS,
SUCESSOR DE JUDAS.


Agora vamos passar par o verbete JÔNATAS, e assim ele começa:
“Jônatas , o mais novo dos cinco irmãos encabeçava agora o partido dos Macabeus.
Por longo tempo se limitará as lutas de guerrilhas efetuadas nas colinas, mas a facção interna se tornara endêmica no império selêucida, e os sírios foram-no deixando cada vez mais livre. Com o tempo se tornou o virtual governante da Judia, e houve candidatos rivais ao trono do império selêucida que competiam pelo seu apoio. Um desses candidatos rivais, Alexandre Balas, o nomeou sumo-sacerdote em 153 a.C., bem como governador militar e civil em 150 a.C.. Jônatas continuou a explorar a fraqueza dos selêucidas até que foi traiçoeiramente assassinado por um aliado fingido, em 143 a.C..

DE MINHA LAVRA:  O Trono da Síria e o império dos Selêucidas estava em disputa pelos membros dessa Dinastia, somada a pretensão dos Ptolomeus do Egito, e Jônatas tirava proveito desses fatos em  favor de Israel. O Rei Alexandre  do Império Selêucida estava na Cilícia , quando seu ex-sogro, Ptolomeu do Egito, tomou a cidade de Antíoquia. Sabedor Alexandre voltou para lhe dar combate mas foi derrotada, na fuga foi decapitado por Zabdiel, príncipe dos árabes, que mandou sua cabeça de presente para o Rei Ptolomeu.
Acontece que 3 dias depois de receber a cabeça real Ptolomeu morreu.
Sua gente foi esmagada e Demétrio, outro Selêucida subiu ao Trono e celebrou a Paz com Jônatas. Cessado o estado de beligerância, Demétrio desmobilizou o exercito.
Alexandre tinha um filho Antioco que era cuidado por um homem chamado Emalcuel Árabe, um tal Trifão foi até esse e com uma “boa conversa” o convenceu a entregar o príncipe, com a promessa de que o colocaria no Trono paterno.
Demétrio não cumpriu nada que tinha acordado com Jônatas e esse retirou seu apoio, passando-o para Antioco e seu mentor Trifão.
O jovem príncipe subiu ao Trono da Síria e o da Ásia como Antioco VI tendo Trifão como tutor.
Acontece que Trifão foi ‘mordido pela mosca azul’ e resolveu destronar Antioco Vi e cingir as coroas reais da Síria e da Ásia, só que tinha medo de Jônatas, então lhe preparou uma cilada. Trifão viu que o Judeu havia arregimentado um forte exercito e marchava contra ele e teve medo. Como um mascate foi até Jônatas e o convenceu que era homem de paz e que tinha sido “bobagem” ele ocupar todos aqueles homens por nada, que os despedisse e que fosse com ele, Trifão, para a Cidade de Ptolemaida. 
Jonatas acreditou e de boa vontade segui a sugestão. Ao chegar em Ptolemaida os cidadãos o mataram , bem como aos 1000 de sua guarda.
E assim morreu Jônatas, que por confiar em quem não devia, foi traído e assassinado....




Nenhum comentário:

Postar um comentário