segunda-feira, 10 de junho de 2013

Porque o texto bíblico chama " Livro dos Macabeus".

Continuando no livro “OS MACABEUS”  de Jorge Eduardo, Dr. h.c. por Mérito Eclesiástico:


CAPITULO III
JUDAS MACABEU,
O líder que emprestou o nome ao Movimento .
PARTE II
Judas era o terceiro filho do Sacerdote Matatias.
O significado do nome Macabeu – makkabah - mais comum é  “ martelo”, mas existe outra, que é a seguinte “ Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?
Esta frase está escrita no livro de Êxodo 15,O cântico de Moisés , no versículo 11:
 “ Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?
Quem é como tu, glorificado em santidade,”...
 UM DEPOIMENTO
Para um amontoado de pessoas para ser chamado de um POVO ele precisa ter uma Historia. Uma Historia comum de dores, de alegrias,de lutas  de vitorias e de derrotas. Uma grei que não lamentou suas perdas e que não se regozijou por suas conquistas não é um Povo, volta a ser aquele amontoado de pessoas que falei no inicio do paragrafo.
Houaiss nos ensina que Nação pode ser uma “7 comunidade de indivíduos que, dispersos em áreas geográficas e políticas diversas, estão unidos por identidade de origem, costumes, religião' ... e assim são os da ... <a n. Judaica> , da Nação Judaica.
Como Biblista conheço o I e II Crônicas da Lei ou seja o I e II Paralipómenos da Bíblia Católico-Romana, o que os protestante não tem o prazer de conhecer, daí poder dissertar  sobre os Macabeus , que, também, são meus Heróis.
Um dos motivos que me leva a escrever tão minunciosamente quanto possível, evitando ser chato, sobre os Livros dos Macabeus, é exatamente  da-los a conhecer aos meu leitores protestantes que sei são a maioria.
Eu nunca escondi de ninguém a minha postura judaizante,  a explico usando mais uma vez o Houaiss “2 que tende para o judaísmo “, portanto sempre me interessei pelos assuntos judaicos e esses incluem ' Os Jogos Macabeus'.
Me comovi certa feita com um jovem judeu-brasileiro que estava em Israel e falou sobre eles ,via TV, e esse moço sem saber me fez entrar de cabeça no 'espirito do jogo'.
Os Macabeus, foram de tal importância para esse Povo que viveu tanto tempo em Diáspora,e ainda vive, que a disputa de vários jogos por membros dessa Nação, oriundos de varias partes do Mundo, chama-se Macabíadas. ou Jogos Macabeus.
Mas não sou eu que vou falar deles, com a palavra o site da CBN - Sociedade Brasileira Macabi:
'A História das Macabíadas
No século 2 A.C, “Yehudá o Macabeu” e seu exército saíram vitoriosos na luta contra os helênicos, que tentavam impor seu jeito de viver ao povo de Israel.
E eram os "soldados" de Yehudá?
Foi o milagre do triunfo de poucos contra muitos, de fracos contra poderosos.
Não há dúvida de que toda a história de Chanucá foi uma postura de proteção perante a torrente de helenismo que varria todo o Oriente.
Chanucá tem um forte sentido espiritual.
São oito dias nos quais é proibido afligir-se e jejuar.
Quando os gregos entraram no Templo profanaram todo o azeite armazenado, restando apenas para um só dia.
Ocorreu um milagre e o mesmo durou oito, (tempo suficiente para que pudessem fabricar azeite novo e assim manter aceso o fogo eterno da Menoráh).
E anualmente, Chanucá é celebrada com muita alegria.
Lembramos com orgulho a histórica vitória dos macabeus.
E assim, posteriormente, em 1921, em um dos Congressos Sionistas, foi constituída a Associação Macabi, movimento que enfoca a união judaica na diáspora e a centralidade de Israel.
É composto por cerca de 400 mil membros distribuídos em mais de 50 países, entre esportistas, amigos e voluntários. Com atividades sócio-culturais e esportivas, a União Mundial Macabi constitui-se a síntese do pensamento judaico moderno, que sem deixar as suas raízes, acompanha as novidades de seu tempo, incorporando-as à sua tradição e história, reservando um espaço em que a mente e o corpo atingem seu ponto de equilíbrio.
Desde que foi realizada a I Macabíada Mundial, em 1932, as Macabíadas refletem a história da terra do leite e do mel e de todo o povo judeu.
Os jogos têm uma importância ímpar na manutenção e continuidade da identidade judaica. São milhares de judeus do mundo inteiro numa grande festa em nome da paz! É um compromisso como judeu, pelo esporte e pela religião.
 Macabi significa martelo.
Também é o acróstico de “Mi Camocha Baelim Adonai”: quem é como tu, oh Deus?
Venha dar as suas marteladas conosco por um mundo melhor. Faça parte da maior competição esportiva do mundo judaico. Os Macabeus são os heróis do passado, presente e futuro. “

Mi Camocha Baelim Adonai”: quem é como tu, oh Deus?
Essa é a minha pergunta diária, por isso eu sou grato a Jesus de Nazaré pelo seu Sacrifício Vicário, pois graças a ele eu, como milhões de outros gentios, podemos Adorar a esse Du-s de Israel.
Penso que não preciso acrescentar mais nada a esse breve depoimento.
Mas voltemos ao livro:
Todos os escritos sobre Judas Macabeu leva a crer que ele de fato um líder carismático.
No sentido mais amplo do termo por nos hoje usado quando descrevemos uma determinada pessoa.
Ter reconquistado Jerusalém, a Cidade Santa por mim tão amada, tendo como principal objetivo purificar o Templo, pois não suportava saber que ele, o Templo, estava sendo noite e dia violentado por praticas pagãs, da a esse homem não só a estatura de Herói da Fé Judaica, mas também Herói da Fé Cristã, pois não haveria o judeu Jesus, o Messias da Linhagem de Davi, se não houvesse a Religião de  Moisés, e não haveria Movimento Vicário sem o Templo de Jerusalém como ainda veremos nesse livro.
Judas Macabeu é um Herói Judaico-Cristão., sem a menor sombra de duvida.
A reestruturação do Templo e a purificação em 165 a.C., foi o fato que deu origem ao Hanukkah, a Festa das Luzes, a festa que dura 8 dias, para celebrar esse feito notável.
O Hanukkak começa a ser celebrado no 25 do mês de quisleu, com um maravilhoso espetáculo de luzes, oriundas de candeias com azeite puríssimo, como nos tempos dos Macabeus, ou com velas, ou com tochas, e é só alegria, também não podiam ser diferente afinal todos nos devemos lembrar que o Templo do Deus Eterno foi purificado de seu paganismo, de sua idolatria barata e regozijarmos por isso não importando quantos “mis anos” se passaram.
Ó como é bonito o Hanukkah.
Eu poderia ficar aqui  o  interpretando  e escrevendo sobre a alegria dessa celebração ,até não poder mais, mas acredito que isso desanimaria o meu leitor, então por respeito a esse eu vou copiar um dos verbetes que li sobre Judas Macabeu, que se encontra no :
Novo Dicionário da Bíblia.
 Editor – organizador :
J.D. Douglas, M.A..B.D.,S.T.M.,Ph.D..
Antigo Bibliotecário, Tydale House, Cambridge, England.
Editores Assistentes:
1-        F.F.Bruce, M. A., D.D., Professor de Critica e Exegese Bíblica, Universidade de Londres, England;
2-         R.V.G. Tasker. M. A,D.D., Professor Emérito de Exegese do Novo Testamento, Universidade de Londres, England;
3- Sir D.J. Wiseman. OB.E., M. A, Professor de Assiriologia, Universidade de Londres, England;
4- J.I. Packer, M. A,D. Phil., Bibliotecário, Latimer House, Oxford, England;
Tradução João Bentes.
Edições Vida Nova.
Como podem ver, penso que as referencias são boas.

“II Judas Macabeu.
...Morreu Matatias e seu terceiro filho, Judas, mostrou-se um líder da estatura e do tipo de Gideão. Talvez nenhum exercito contasse com uma moral tão elevada do que a força com a qual ele conquistou suas brilhantes vitorias contra as forças sírias numericamente superiores.  Antíoco estava atarefado  em guerras de maior vulto contra os partas, e seu regente, Lisias, não teve opção senão estabelecer condições de paz com Judas e retirar os abomináveis decretos, no ano 165 a.C.. Em meio a grande regozijo, Judas marchou para Jerusalém, o Templo foi solenemente purificado e a adoração a Yahweh foi restaurada ( 1 Macabeus 4) – acontecimento esse comemorado pela festa de Hanucá, ou Festa da Dedicação.
O sucesso dos Macabeus provocou furiosa perseguição contra minorias judaicas existentes em cidades de população mista. Judas elevou o grito: ‘Combatei hoje por vossos irmãos’ ( 1 Macabeus 5:32), e com seu irmão Jonatas levou a efeito expedições punitivas bem sucedidas na Transjordânia, enquanto Simão [ seu irmão] fazia outro tanto na Galileia.
Por ocasião da morte de Antíoco Epifânio, em 164/3 a.C., Judas tentou apoderar-se de AKRA, a fortaleza síria em Jerusalém, o símbolo do domínio Selêucida; mas armaram-lhe uma armadilha e estava à beira do desastre quando um levante político na Síria fez os sírios mudarem o foco da atenção, e estes tiveram de contentar-se com um tratado que virtualmente apenas mantinha o status quo.
Eventualmente, Demétrio I ( Soter) consegui apoderar-se do trono Selêucida, e nomeou sumo-sacerdote  pró-sírio Alcino.  Muitos hassidim estavam preparados para dar apoio a esse homem, visto que era um aronita; porém, suas ações ultrajantes fizeram mudar a maré contra si. Judas vingou-se dos desertores, e uma poderosa força síria teve de ser chamada.
Todavia, os sírios foram derrotados em Adasa, ainda que, depois de certo intervalo, conseguiram espalhar o exercito judeu em Elasa, onde Judas foi morto na batalha, em 161 a.C..”
O quem tem sobre o importante Judas Macabeu , no verbete HASMONEANOS ( MACABEUS) , na Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia d Champlin e Bentes, pela Candeias.
'2. Judas. Antes de morrer, Matatias nomeou-o líder da revolta (ver I Macabeus 2:66). Judas foi apelidado de Macabeu e, por causa dessa circunstância, os hasmoneanos também começaram a ser chamados de os Macabeus.
Os rebeldes passaram a residir na região montanhosa em torno da Judéia, e foi dali que desfecharam a sua guerra de guerrilhas (11 Macabeus 8:6,7). Ele conseguiu algumas grandes batalhas campais, tendo derrotado Apolônio (1 Macabeus 3:10-12) e Serom (vs. 13:24), em Bete-Horom.
Durante esse período, Antíoco esteve ocupado com grandes guerras, contra os partos, não podendo atender às questões que estavam ocorrendo na Palestina. Portanto, deixou o governo da Palestina nas mãos de Lísias. Porém, Judas foi capaz de derrotar as forças desse homem, em Emaús, em 166 A.C. (1 Macabeus 3:46-53). No ano seguinte, as forças de Lísias, estando ele presente, foram derrotadas em Bete-Sura. Em vista disso, Judas foi capaz de ocupar Jerusalém, excetuando apenas a torre (1 Macabeus 6:18,19). Exatamente três anos após a profanação do templo, no dia 25 de Quisleu (1 Macabeus 6.18,19), Judas purificou e rededicou o templo. Desde então, essa data marca a celebração da Festa da Dedicação.
Ver João 10:22. Em 165 A.C., Lisias foi forçado a estabelecer a paz, anulando o abominável decreto que tentara paganizar e helenizar aos judeus, baixado em 167 A.C.Uma grande vitória fora conseguida, mas nem por isso veio a paz. Continuaram as guerras com nações fronteiriças (1 Macabeus 5). Em 163 A.C., Lísias tentou fazer a sorte virar a seu favor, atacando Jerusalém. Antíoco Epifânio faleceu em 164 ou 163 A.C., e Demétrio I Soter tomou o seu lugar. Muitos judeus chegaram a dar-lhe apoio, porquanto era descendente de Aarão; porém, acabou cometendo vários atos ultrajantes. Judas castigou aos desertores. Seguiram-se muitas batalhas, quando os sírios, novamente, invadiram a terra. Os sírios foram derrotados em Adasa, mas o exército judeu ficou grandemente debilitado, e dispersou-se. O próprio Judas acabou sendo morto em batalha, em Elasa, no ano de 161 A.C. Seu corpo foi sepultado em Modim, no sepulcro de seus antepassados."

Pouco, muito pouco, para um Grande Herói da Fé.
Considerações tendo por base a FÉ dos Católicos-Romanos.
Minha avó, Dona Sinhanana, era Católico-Romana, como todos nos,devota de N. Sra. do Carmo, Irmã da Ordem na Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Com as amigas, Dona Dôndôn, Dona Piluca e Dona Izabel,  zelavam pelo bom estado das imagens dos santos ali entronizados.
Os lavavam, e em alguns  trocavam ate  as perucas, pois muitos deles ainda eram dos tempos do Brasil Colônia, e precisavam de tal serviço .
Esse trabalho era realizado pelas Senhoras do Recife com muito gosto e prazer,isso antes da chegada de Helder Câmara ao Arcebispado de Olinda e Recife.
Contei essa estória para pedir ao caro leitor sua  compreensão  para as expressões, ditados e opiniões de minha adorada avó como esse que agora relato:
“ - Governante que briga com a Igreja, com Nosso Senhor, acaba sendo castigado, cai e vai para rua da amargura !”
“ – Foi assim com fulano e com beltrano ...”e lá ia a minha adorada Senhora a desfiar os nomes históricos que eu “já conhecia de sobra”, como ela mesma dizia.
Bom, no I Macabeus, capitulo  3,  está escrito que  Antíoco IV Epífanes ficou furioso com as primeiras vitórias Macabéias e como ato continuo organizou um exercito para enviar a Terra Santa em Missão Punitiva.
Acontece que convocar homens é fácil paga-los,colocar a 'maquina de guerra' em movimento precisa até hoje de ouro, de prata, de dinheiro,  o  Rei da Síria, só tinha recursos para uma ano . Se por acaso a campanha demorasse mais não haveria como pagar o exercito e ai a Historia já nos ensinou o que acontecesse quando os soldados não recebem seus soldos.
Antíoco IV Epífanes também era senhor de domínios lá para os lados da  Pérsia e resolveu a frente de parte de seus poderoso exercito ir lá para cobrar 'Tributos'.
Com essa arrecadação custearia não só Missão Punitiva a Palestina como também as despesas de seu grandioso exercito.
Chamou a Lísias, seu antigo preceptor,  e lhe deu três  incumbências:
A) Ser o Governante do Reino durante sua ausência com o Título, Honras e Mercês  de Vice - Rei;
B) O encarregou da educação de seu filho  Príncipe-Real, futuro Antíoco V Eupátor.
C) Iniciar a Missão Punitiva a Israelitas e essa deveria ser tão exemplar tanto que na Bíblia Católica assim esta escrito:
“Deixou-lhe a metade do exército do reino, com os elefantes, e deu-lhe as instruções referentes à execução de suas vontades, especialmente o que dizia respeito aos habitantes da Judéia e de Jerusalém:
ele devia enviar um exército contra eles, para destruir e aniquilar o poderio de Israel e o que restava de Jerusalém, e apagar desses lugares até a sua lembrança
e estabelecer em todos os seus confins estrangeiros, aos quais distribuiria por meio de sorte as terras.”
(I Macabeus 3, versículos, 34,35 e 36)
Providencias tomadas , Antíoco IV Epífanes , se pôs a frente da outra parte de seus exércitos com elefantes e tudo e marchou para a Pérsia, agora não só para arrecadar tributos, mas  também para combater o Império Parta que estava ameaçando os seus domínios.
Em minha opinião, pelas leituras que fiz, nem foi para arrecadar tributos nem foi para combater os partas, e sim porque estava com medo do Deus de Israel.
O ser humano tem medo do que não conhece, do desconhecido.
O Deus de Israel sempre despertou medo nas pessoas, principalmente nas autoridades dos povos.
O Faraó do Egito os deixou sair por quê?
Porque depois das mortes dos primogênitos teve grande medo daquele Deus e não estava sozinho seus súditos também estavam tomados por tal sentimento. Antíoco IV Epífanes não era diferente, adorador de vários deuses, como bom Helenista que era, não é vã a conjectura dele ter medo de mais um deus, principalmente de um tão enigmático quando o Deus de Israel. 
Mas vamos adiante...
Antíoco Epífanes já se encontrava na Babilônia quando os mensageiros do Vice-Rei chegaram com as noticias dos acontecimentos da Palestina. 
A mais importante delas para ele, era a que a estatua de Zeus,o Pai dos deuses do Olimpo, havia sido desfenestrado do Templo de Jerusalém, pois se sentiu abandonado pelos seus deuses e , me dando razão, mais temeroso ainda do Deus de Israel. Vejamos: “ E aconteceu que depois que o rei ouviu estas noticias, ficou cheio de espanto, e de grande turbação; e caiu doente de cama, e veio a enfermar de melancolia, porque não lhe tinha sucedido o que pensava. E havia já muitos dias que ali se achava; porque se renovou nele uma grande melancolia, e entendeu que morria”.
(I Macabeus 6, versículos,  8 e 9) 
E o Rei tomando consciência da morte eminente chamou os amigos e disse varias coisas, mas eu destaco essas palavras:
“ Agora, porém, se me representa os males que fiz em Jerusalém, de onde tirei todos os despojos de ouro, prata, que havia nela, mas ainda enviei sem causa  a exterminar os que habitavam na Judéia. Eu pois reconheço, que por isso é que vieram sobre mim todos estes males; e eis que aqui venho a morrer de grande melancolia numa terra estrangeira.”
“ E o rei Antíoco Lá morreu, no ano cento e quarenta e nove.”
I Macabeus 6, versículos, 12, 13 e 16.
E Bíblia Católica assim nos fala:
“Enquanto percorria as províncias superiores, soube o rei Antíoco que na Pérsia, em Elimaida, havia uma cidade famosa por suas riquezas, sua prata e ouro. 
Seu templo, extremamente rico, possuía véus de ouro, escudos, couraças e armas, abandonados ali por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que foi o primeiro a reinar sobre a Grécia. 
Dirigiu-se ele para essa cidade, com a finalidade de tomá-la e pilhá-la, mas foi em vão, porque os habitantes haviam sido prevenidos. 
Eles se aprontaram para lhe resistir e ele teve que voltar de lá, para alcançar Babilônia com grande humilhação. 
 E eis que, na Pérsia, um mensageiro veio dizer-lhe que as tropas enviadas à Judéia tinham sido derrotadas, e que Lísias, tendo partido a princípio com um poderoso exército, havia fugido na presença dos judeus, os quais haviam aumentado ainda suas forças com armas e tropas e se tinham enriquecido com todo o material raptado de seus campos devastados. 
Eles tinham também destruído a abominação edificada por ele sobre o altar, em Jerusalém, e haviam cercado o templo com altas muralhas, como outrora, assim como a cidade de Betsur. Ouvindo essas novas, o rei ficou irado e profundamente perturbado. Atirou-se à cama e caiu doente de tristeza, porque os acontecimentos não tinham correspondido à sua expectativa. Passou assim muitos dias, porque sua mágoa se renovava sem cessar, e pensava na morte. Mandou chamar todos os seus amigos e lhes disse: O sono fugiu dos meus olhos e meu coração desfalece de tristeza. 
Eu repito para mim mesmo: Em que aflição fui eu cair e a que desolação fui eu reduzido até o presente, eu que era bom e querido no tempo de meu poder? 
Mas agora eu me lembro dos males que causei em Jerusalém, de todos os objetos de ouro e de prata que saqueei, e de todos os habitantes da Judéia que exterminei sem motivo. Reconheço que foi por causa disso que todos esses males me fulminaram, e agora morro de tristeza numa terra estrangeira.”
( I Macabeus , capitulo 6, versículos de 3 a 13)
Bom se você chegou até aqui, meu amigo leitor, pode gastar mais um tempinho e meditar se eu tenho ou não razão?
Se minha avó estava certa quando dizia, no seu modo pernambucano de ser, que “ - Não se deve bulir com as coisas de Deus.”?
No "O Novo Dicionário da Bíblia", das Edições Vida Nova,no verbete dos Reis com o nome de Antíoco, temos o seguinte no de Antíoco IV Epifanes:
"Antíoco, que nas moedas dos últimos anos de seu reinado chamava-se (Theos) Epiphanés, '(deus) manifesto', morreu em campanha na Média, em 164 A. C."
Como vemos o homem que " pressão exercida pelo Egito convenceu-o da necessidade de helenizar a Palestina, e medidas contra a antiga religião resultaram na cessação dos sacrifícios no templo e na ereção de um altar grego no local do antigo, a 25 de dezembro de 167 A.C. " se auto intitulava 'deus manifesto', aqui para nos um deus um tanto ou quanto medroso,fugiu par os confins de seu Império na hora H de enfrentar o Povo Escolhido pelo Eterno, através de Abraão, Isaac e Jacó.
Como era de se esperar esse 'falso deus', um de muitos que pulularam pela Historia da Humanidade, não tinha sabedoria nenhuma e me explico: Nomeara a Lísias o Tutor de seu filho, mas agonizante nomeou  a Filipe, seu amigo e General, para o mesmo cargo; Nomeara Lísias para Vice-Rei da Siria /Palestina e a Filipe, Regente de Todo o Império Selêucida. Era obvio que a nomeação de Filipe não ia dar certo, mas.... a Historia nos ensina que, Testamento de Soberano só vale enquanto ele esta vivo, morreu o documento vale menos do que papel no lixo, e   no caso não foi diferente, Filipe convenceu aos Homens de Antíoco IV Epifanes que estavam naquele cenário de guerra que ele seria melhor Rei do que o jovem de nove anos que estava na Síria e certamente, como todo bom político, e nesse caso mais ainda pois estava querendo usurpar a Coroa Imperial dos Selêucidas,   deve ter prometido mundos e fundos para que o apoiassem.
Dito e feito os Generais e cortesãos aceitaram e ele marchou de volta ao Reino da  Síria /Palestina.
Mas Lísias era um homem de notável inteligência e excelente político como eu já afirmei e em sabendo dos movimentos do 'usurpador ' tratou de procurar seu arqui inimigo Judas Macabeu.
E qual era a situação no momento?
Totalmente favorável aos sírios, pois estavam sitiando minha querida Jerusalém.
Os Exércitos Selêucida tinha obtido uma espetacular vitória sobre os judeus em  Bete-Zacarias e as Tropas Macabéias foram obrigadas a se refugiarem na Cidade Santa.
O Vice Rei Sírio propôs a Judas e esse aceitou um Tratado pelo qual os judeus teriam total liberdade de culto , total liberdade religiosa e o cerco a Jerusalém seria imediatamente levantado. (  I Macabeus, capitulo 6, versículos 55 a 63)
Com essa trégua em sua retaguarda acertada Lísias, todo o Alto Comendo do Exercito do recém aclamado Rei Antíoco V Eupátor,que significa nascido de pai nobre, filho do finado Antíoco IV Epifanes e de Laódice, marcharam em direção a Filipe, o Usurpador, e seus homens, que foram derrotados.
Mas é a tal estória tudo que começa mal acaba terminado mal.
Antíoco IV Epífanes tinha conseguido ser o Único Soberano , isso é sem compartilhar o Trono com ninguém, graças ao assassinato de seu sobrinho, Antíoco, filho de seu irmão Seleuco IV, realizado por Andrônico, o mesmo que também tirou a vida de Onias III, o Sumo Sacerdote ilegalmente deposto.  esse fato esta descrito em II Macabeus, capitulo 4, versículos de32 a 38 , e não deu outra , seu filho só reinou por 11 anos.
A maioria dos escritores constam de afirmar que Demétrio I Sóter, filho de Seleuco IV, portanto sobrinho de Antíoco IV Epifanes e primo do jovem Rei Antíoco V Eupátor, de quem Lísias era mentor, 'fugiu de Roma' e foi para Síria ocupar o Trono Imperial que era sua Herança por Direito de Sucessão.
Uma minoria, bem pequena mesmo, como eu considera que as autoridades romanas o liberaram par ir ocupar o Trono Imperial Selêucida por motivos estratégicos em relação aos governos dos Faraós do Egito em quem não confiavam.
Como não podiam revelar isso de público inventaram a estoria de fuga, pois o jovem príncipe a muito estava em Roma, por força do Tratado de Apameía,   assinado por seu avô, Antíoco III, o Grande, que também usava o título de  "O Grande Rei”, apos esse ser derrotado na Batalha de Magnésia ( 189 a.C.).
O Infante Real foi levado refém, para ser 'romanizado' , aculturado, e depois ser devolvido aos seus 'domínios' para reinar de acordo com a vontade de Roma. Essa sempre foi uma política romana, ou educar um governante, ou 'criar' um partido pró - Roma, nos países que conquistava ou que tinha interesse direto, ate a Queda  do Império Romano já em Nossa Era.
Só não deu certo na Terra Santa, mas voltemos ao assunto agora em questão...
A Historia acabou mal, porque o Nosso Deus, nos revelou que " ...sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira geração e quarta geração daqueles que me aborrecem." , eu pergunto:
Alguém aborreceu mais o Senhor Nosso Deus do que o Rei Antíoco IV Epifanes, da Dinastia dos Selêucidas?
E como ele acabou? Como o filho dele acabou?

Em 162 a. C., Demétrio I Sóter chegou aos domínios da Dinastia Selêucida , matou seu primo, o Rei- menino Antíoco V Eupátor e seu fiel Lísias. ( I Macabeus, capítulo  7, versículos de 1a4; II Macabeus, capitulo 14, versiculo1)
Meu caro leitor diante do 'feito' que acabei de descrever  temos que concordar que  minha avó estava certa quando dizia, no seu modo pernambucano de ser, que “ - não se deve bulir com as coisas de Deus.”  Ó ESSA !
Reinado de Demétrio I Sóter
Demétrio I Sóter criou um a cabeça de ponte em uma cidade litorânea para dali combater seu primo ,Antíoco V Eupátor, Lísias e seus partidários.  Todos nos sabemos que o Mando Real de Antíoco V Eupátor era exercido através de Lísias  e o desse baseado em um circulo de cortesãos, militares ou civis, que tinham interesses nesse statu quo. Mas a política é a arte da improbabilidade, logo muitos daqueles que apoiavam a Antíoco V Eupátor, Lísias e seus partidários se bandearam para o romanizado  recém  chegado Demétrio I Sóter, tanto foi assim que esse entrou no Palácio Real, ou “ na casa, onde tinha reinado seus pais”
( I Macabeus  7, versículo 2)
Ora, é um fato histórico inquestionável, que um punhado de rebeldes, uma tropa inimiga,  uma turba ensandecida, só entra em um Palácio de Governo, ou tomando-o de assalto,ou por traição de um de seus ocupantes, e isso para prender as autoridades,  guardá-lo( ele o Palácio) para as autoridades maiores  da revolução que representam, ou  instalar a um Governo Provisório.
Demétrio I Sóter entrou me parece sem grandes esforços no Palácio , segundo os Texto Sagrados,  e quando perguntado se queria ver o já  deposto Soberano e Lísias , afirmou para mim num misto de arrogância e covardia que : “ Não me obrigueis a ver-lhes a cara”, ...
( I Macabeus  7, versículo 3)
Ele deu prova , provada, de cara que seria um mau governante e de que em Roma não aprendera nada sobre os bons costumes dos romanos.
Um Cidadão Romano  veria o seu inimigo, faria formalmente uma acusação , no caso aqui  traição pois ocupava o Trono indevidamente pois era sucessor de um usurpador, e o condenaria a morte usando das prerrogativa que dava o velho Estatuto Romano da “Lex Majestati”, a mesma Lei na qual Pôncio Pilatos se baseou para declarar que Jesus era Rei dos Judeus  e com isso poder escrever  a famosa Tabuleta que foi colocada sobre Cristo na Cruz do Calvário e  que tanto incomodou os Judeus, que conheciam o detalhe.
Mas Demétrio I Sóter lavou as mãos e 'aqueles', aqueles oportunistas que estão sempre de plantão nessas horas', cujos nomes jamais entram para a Historia, que correm para praticar os atos mais vis tendo como finalidade agradar o novo dono do Poder, partiram para a ação e mataram ao Monarca Menino e a Lísias. Com o caminho assim aplainado Demétrio I Sóter sentou no Trono Selêucida. Logo vieram os  trânsfugas judeus para propor um conchavo com o novo Rei, com as novas autoridades, e é claro , é obvio que  esses não eram pró Judas Macabeu  nem fieis devotos a Religião de Seus Antepassados.


Um dos trânsfugas era 'o notável ou seria notário' Alcimo, da linhagem de Aarão, que tinha como aspiração o cargo de Sumo-Sacerdote, o que lhe daria o Poder quase absoluto sobre o Povo Judeu.
Essa turma meteu a ronca nos seus compatriotas e pediu ao Rei da Síria que enviasse  um Exército para colocar ordem na Terra Santa, ou seja convidaram a 'raposa para entrar no galinheiro.'
Foi nomeado o Nobre Báquides, Grande do Reino, e Alcimo recebeu o tão desejado cargo de Sumo Sacerdote.
Bem, se de agora em diante colocássemos nele o cognome de 'sabujo' de Demétrio I Sóter, seria pouco, acho ate que seria até um elogio.
Como já era habito, quando chegaram ao destino tanto o General e o Sumo Sacerdote  arrivista, usaram de 'má-fé' para com o judeus.
Mas conseguiram enganar até o Hassidins com uma bela de uma  conversa-fiada.
O avalista das propostas do Rei da Síria era para eles Alcimo, por ser um descendente de Aarão,portanto um aaronita, e em sendo assim, tendo ele sido nomeado Sumo Sacerdote,  eles queriam apoiar os acordos propostos.
Mas 'pau que nasce torto nuca mais se endireita'  e não deu outra , de uma hora para outra o sírios mostraram para que vieram e  só Alcimo, o arrivista que era aaronita , para começar, mandou matar 60 homens justo entre o judeus fazendo assim que o sangue dessas pessoa fossem espalhados ao redor de Jerusalém e o pior é que ninguém queria enterrá-los.
Sepultá-los trazia segundo a Lei Mosaica graves problemas, mas eu vou citar só um:
O judeu tem que ser enterrado com o seu sangue, ou o máximo de sangue possível que saiu o foi retirado por algum motivo de seu corpo.
Vemos hoje pela TV, ao final dos bárbaros atentados que assolam a Terra Santa , judeus (com aspectos de ortodoxos) colhendo, ou recolhendo, ou enxugando, o sangue das vitimas com panos brancos e limpos para assim na hora do sepultamento colocar junto aos corpos das vitimas.É sem duvida nenhuma uma missão extraordinária, a que esses homens realizam no Estado de Israel em nossos dias.
Ora, como os sangues daqueles homens martirizados por Alcimo, haviam sido  espalhados em redor de Jerusalém  era inumano  recolhe-lo  ou enxugá-lo.
Não dava para adivinhar qual a porção era de um e qual era a de outro para colocar os panos certos nos cadáveres certos.
Esses e mais outras restrições tornavam um problema seriíssimo, uma tarefa impossível, para um judeu consciente e temente ao Senhor sepultá-los...e Alcimo sabia disso.
Daí que :“E apoderou-se de todo o povo um grande temor, e tremor povo..”
( I Macabeus, capitulo 7, versículo 18)
Báquides , em quanto isso, acampado em Betzeca  mandou  matar a população sem contemplação , e depois dessa tarefa, deixou os domínios da Terra Santa nas mãos de Alcimo e voltou para junto de seu Soberano, Demétrio I Sóter, para lhe reportar que sua missão havia sido cumprida.
Alcimo com o Poder nas mãos deu vazão a todas as suas ambições , e seus recalques, o que desgostou aos Judeus.
Judas Macabeu reagiu e o Sumo Sacerdote pró- sírio correu para seu benfeitor pedindo auxilio e esse veio na forma do perverso Nicanor e seus comandados.
Nicanor , voltou com a mesma conversa de paz que os sírios sempre traziam na ponta da língua mas é claro que Judas Macabeu não caiu nessa e quando convidado a parlamentar como o representante do Soberano da Síria não compareceu ao compromisso , cujo objetivo principal era na realidade  prender o líder macabeu.
Nicanor furioso, pois suas intenções haviam sido descobertas, marchou para Cafarsalama para combater contra os judeus e foi derrotado.
Com seu exercito desfalcado e os homens que restaram debilitados, Nicanor refugiou-se no Monte Sião onde os Sacerdotes foram ao seu encontro.
Zombou o Representante do Rei da Síria , do Eterno Deus de Israel, deles e de tudo que  falavam.
Os Sacerdotes voltaram para o Templo e clamaram.
Assim é o texto bíblico:
“Após o combate, subiu Nicanor a colina de Sião, e sacerdotes saíram do templo com anciãos do povo, para saudá-lo em espírito de paz, e mostrar-lhe o holocausto que se oferecia pelo rei, mas ele escarnecia deles, dirigia-lhes mofas, desprezava-os e falava-lhes com desdém,jurando em sua ira: Se Judas não me for entregue imediatamente com seu exército, afirmo, logo que estabelecer a paz, retornarei e lançarei fogo a esta casa. Partiu depois todo enfurecido. 
Então os sacerdotes entraram, e, em pé diante do altar e do templo, choraram dizendo: 
Fostes vós que escolhestes esta casa, para que se invoque nela vosso nome e para que ela seja uma casa de súplicas, de orações pelo vosso povo. 
Tomai vingança desse homem e de seu exército, e que eles caiam sob o golpe da espada. “Lembrai-vos de suas blasfêmias e não permitais que eles vivam.”
( I Macabeus, capitulo 7, versículos de 33 a 38)
Por motivos estratégicos Nicanor levou seu exercito para Betoron onde os reforços enviados da Síria foram incorporados ao seu comando.
Judas Macabeu estava , com suas Tropas de 3.000 homens em Adasa, e clamou a Deus:
“Judas acampou em Adasa com três mil homens e começou a rezar nestes termos:  “Quando os soldados enviados pelo rei da Síria vos blasfemaram, apareceu vosso anjo e matou cento e oitenta e cinco mil homens dentre eles. 
Do mesmo modo exterminai hoje este exército aos nossos olhos, para que os outros saibam que Nicanor insultou vosso templo, e julgai-o segundo sua perfídia.”  ( I Macabeus, capitulo 7, versículos 40 a 42)
O Senhor respondeu as Orações de Judas e Nicanor foi o primeiro a ser morto com isso o Exercito do Rei da Síria fugiu em debandada e os solados que era pegos eram mortos sem dó nem piedade.
A cabeça e a mão de Nicanor, O Chicaneiro, foram expostas em Jerusalém como um troféu pela vitória dos judeus comandados por Judas Macabeu.
“Alegrou-se muito o povo que passou aquele dia em grande regozijo. 
Decidiu-se que esse dia seria celebrado a cada ano no dia treze do mês de Adar. 
Após isso, a terra de Judá esteve tranqüila durante algum tempo”
(I Macabeus , capitulo 7, versículos 48,49 e 50)
Dessa época há um fato que me fascina na Historia do Povo de Israel vou descrevê-lo.
Com os sírios em suas fronteiras e assim no ar pairava uma paz belicosa, Judas Macabeu resolveu, certamente com seu Conselho de Estado, fazer uma Aliança com os romanos, e para isso enviou uma Embaixada a Roma e essa está descrita no capitulo 8 do I Macabeus e abaixo:
“Pela voz da fama soube Judas que os romanos eram extremamente poderosos, que se mostravam benevolentes para com seus aliados, e que a todos os que recorriam a eles ofereciam sua amizade, porque eram verdadeiramente potentes.
Escolheu Judas a Eupolemo, filho de João, filho de Acos, e Jasão, filho de Eleazar, e enviou-os a Roma, para estabelecer amizade e aliança com eles, 
pedindo-lhes que os libertasse do jugo que os gregos, como estavam vendo, faziam pesar sobre Israel, reduzindo-o à escravidão. 
Dirigiram-se eles a Roma, apesar da duração da viagem, e entraram no Senado, onde disseram: 
Judas Macabeu, seus irmãos e todo o povo de Israel nos enviaram a vós, para concluir aliança e paz, e para que nos conteis entre vossos amigos e aliados. 
Essa linguagem agradou aos romanos e eis a cópia da carta que os romanos mandaram gravar sobre tabuletas de bronze e enviaram a Jerusalém, para ali ficar como memorial da paz e da amizade de sua parte: 
Felicidade para sempre aos romanos e ao povo judeu, por terra e por mar! Longe deles esteja a espada e o inimigo! 
Se sobrevier uma guerra contra os romanos ou contra um de seus aliados em todo império,o povo judeu tome as armas por sua vez, conforme o permitirem as circunstâncias e isso de boa vontade. 
Não fornecerão aos adversários nem trigo, nem armas, nem dinheiro, nem
navios, segundo a vontade dos romanos. Os judeus observarão esses contratos sem receber nada. 
Por outro lado, se for o povo judeu o atacado, os romanos tomarão armas voluntariamente por eles conforme as circunstâncias o indicarem. 
E não será fornecido aos combatentes nem trigo, nem armas, nem dinheiro, nem navios, conforme a vontade de Roma, e esses contratos serão observados sem fraude. 
Por essas palavras os romanos aliaram-se com os judeus. 
Se um ou outro contratante quiser ajuntar ou subtrair e essas cláusulas, farão a proposta, e o que for acrescentado ou tirado será ratificado. 
Pelo que toca aos danos causados pelo rei Demétrio, eis o que nós lhe escrevemos: Por que fizestes pesar vosso jugo sobre os judeus, nossos amigos e aliados? 
 Se, pois, eles vierem a nós outra vez contra vós, nós lhes faremos justiça e vos combateremos, por terra e mar.” 
 (I Macabeus , capítulo 8, versículos 1, 17 a 32)
Eis uma perola da diplomacia judaica, não é a toa que esse Povo resiste a milhares e milhares de anos a tantos inimigos:
'Se sobrevier uma guerra contra os romanos ou contra um de seus aliados em todo império, o povo judeu tome as armas por sua vez, conforme o permitirem as circunstâncias e isso de boa vontade'.
Os judeus de ante mão sabiam que jamais poderiam participar de qualquer batalha, a não ser aquela acordada nas Guerras Macabéias aos sábados, no Shabat, daí a ambigüidade desse parágrafo no acordo com Roma em 'tempos antes de Cristo'.
É ou não é fascinante?
São ou não são geniais esses membros do Povo de Israel?
Não é a toa que foi escolhido por Deus !
Entretanto ao saber que Nicanor e seu Exercito havia sido destruído,  Demétrio I Sóter , não teve duvida ordenou outra vez Báquides e a Alcimo, que como bom aldrabão estava refugiado na Corte Síria, que com um troço de seu Exercito voltassem a Terra Santa em Missão Punitiva.
Tomaram o caminho de Gargala, 'acamparam em Masalot, que é em Arbelas', e a matança foi geral. Depois marcharam para Cidade Santa e de lá para Beréia.
Judas Macabeu e os seus homens estavam em Laisa.
Quando muitos desses judeus viram o Exercito Sírio, fugiram,e assim , segundo a Bíblia de 3.000 o efetivo passou a 800 homens.
(I Macabeus 9, versículos 5e6)
Judas ficou tão aflito que chegou a desmaiar conforme está descrito no versículo 7 desse capitulo, na Bíblia Barsa, 1964:
“ E viu Judas que se tinha diminuído o seu exercito, e o aperto em que o inimigo o punha para pelejar, e assim ficou descorçoado : porque não tinha tempo de os ajuntar, e desmaiou.”
O Grande Homem, desmaiou, pela covardia dos seus e não de medo de enfrentar o seus inimigos  e essa verdade que digo veremos agora descrita na Bíblia e repartida a baixo, dos versículos 8 a 22:
“. Consternado, disse aos que tinham ficado: Vamos, e ataquemos o inimigo, talvez possamos combatê-lo! 
Mas eles o desviavam disso, dizendo: Nós não poderemos. Salvemos antes nossas vidas agora; voltaremos depois com nossos irmãos e travaremos a batalha; mas neste momento somos muito poucos. 
Livre-nos Deus, disse Judas, que proceda desse modo e que eu me salve diante deles. Se chegou a nossa hora, morramos corajosamente por nossos irmãos e não deixemos uma nódoa sequer em nossa memória. 
O exército do inimigo saiu do acampamento e tomou posição diante deles: a cavalaria se dividiu em dois batalhões, os fundibulários e os flecheiros se colocaram à frente e todos os mais valentes postaram-se na primeira fileira. 
Báquides achava-se na ala direita e, ao som das trombetas, a falange avançou dos dois lados. 
Os soldados de Judas tocaram também as trombetas e a terra foi abalada pelo tumulto das armas. O combate se prolongou desde a manhã até à tarde. 
Viu Judas que Báquides se encontrava à direita com a mais forte porção de seu exército, e cercado dos mais corajosos dos seus. 
 Rompeu ele essa ala direita e a perseguiu até o sopé da montanha. 
Mas a ala esquerda, vendo derrotada a direita, lançou-se atrás nas pegadas de Judas e dos seus soldados. 
O combate tornou-se mais encarniçado, e, tanto de um como de outro lado, caíram muitos feridos. 
 Judas mesmo caiu morto, e então todos os outros fugiram. 
Jônatas e Simão levaram Judas, seu irmão, e enterraram-no no sepulcro de seus pais em Modin.
Todo o povo de Israel caiu na desolação e o chorou longamente, guardando o luto por vários dias, dizendo: 
Como sucumbiu o valente salvador de Israel? 
O resto das façanhas de Judas, de seus combates, de seus feitos heróicos e atos gloriosos não foram escritos: eles são, com efeito, por demais numerosos. “
“18 Judas mesmo caiu morto, e então todos os outros fugiram”, não foi a primeira vez na Historia que na hora do combate um povo debandou e nem será a ultima, mas pelo menos na própria narrativa está escrito que,Todo o povo de Israel caiu na desolação e o chorou longamente, guardando o luto por vários dias, dizendo:..” 
Eu finalizo enfatizando esse versículo 22 que por si só fala, sim porque ele fala até os nossos, tudo que alguém poderia dizer sobre Judas que de tão Grande, emprestou o seu nome para que esse ciclo da Historia Judaica, e porque não dizer da Historia da Cristandade, e porque não dizer da Historia da Humanidade, o Período dos Macabeus:
“O resto das façanhas de Judas, de seus combates, de seus feitos heróicos e atos gloriosos não foram escritos: eles são, com efeito, por demais numerosos. “


MAS A VIDA CONTINUOU....Continuando no livro “OS MACABEUS”  de Jorge Eduardo, Dr. h.c. por Mérito Eclesiástico:



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