segunda-feira, 10 de junho de 2013

Síria versus Israel 4 e vice-versa.

Síria versus Israel 4
e
vice-versa.

Quarta Parte

Assim terminei a Terceira Parte:
Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Êxodo 32.9
Agora constataremos essa afirmação do Senhor nosso Deus.
Gostaria de lembra, para não perder o foco dessas meditações, que os Judeus sempre lutaram conto os povos que estavam no território da hoje Síria.
+ “Por volta de 1000 a.C. era dividida em vários Estados: Gesur, Zobá, Arã, Damasco. Mas quando o Rei de Zobá perdeu uma batalha em 990 a.C. para Davi, os sírios uniram-se sob a liderança de Damasco para formarem uma grande nação. De fato, os sírios invadiram Israel várias vezes, sob a liderança dos reis: Ben-Hadade I, Ben-Hadade II, Hazael, Ben-Hadade III e Rezim”.

Na Bíblia:
Os descendentes de Cão e de Canaã, Genesis, capitulo 10, versículos de 15 até 19:
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
Os Hititas são considerados “os filhos de Hete” são mencionados várias vezes como vivendo em ou próximo a Canaã, desde o tempo de Abraão (estimado entre 2 000 a.C. e 1 500 a.C.)e povoaram o território da atual Síria desde o mar até o Deserto Sírio, incluindo Damasco, Aleppo, cidades importantes no futuro.
Citei os Hititas – os da Terra dos Heteus- devido a sua importância na historia da Humanidade, como foram os seus principais rivais os Egípcios, bem como o Senhor os cita nominalmente a Josué, como veremos abaixo no Livro de Josué, capitulo 1, versículos de 1 até 7:
Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
A Bíblia no Livro de Josué, no Livro de Samuel e no Livro dos Reis, menciona Povo de Heth – Hete filho de Canaã-  ou seja os Hititas que tinha várias comunidades em Canaã, mas a bem da verdade o grande Império Hitita já havia desaparecido como Entidade Politica, embora os hititas, enquanto povo, não tenham desaparecido.
Um exemplo é Urias, marido de Bate-Seba, era hitita segundo a Bíblia, 2 Samuel, capitulo 11, versículos 3 e 6:
3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.
6   Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.
Voltarei falar mais tarde deste povo, os Hititas.
Carl von Clausewitz, um militar alemão - 1780 – 1831 - considerado um dos grandes estrategistas e teóricos de guerra( junto com Alexandre, o Grande,  e Napoleão Bonaparte)  considerava que “ a  destruição física do inimigo deixa de ser ética, quando ele pode ser desarmado em vez de morto”, acontece que na Antiguidade a luta era feroz, sem chance de rendição, porque os soldados não defendiam só as suas cidades-estados, mas também a sobrevivência de seu deus, pois todas elas tinham o seu próprio deus, que podia ser um deus comum a varias localidades, mas a politica de defesa de sua fé era o maior motivo para o combate, depois vinha o soberano, a família, a propriedade, etc., ou seja, eles lutavam em defesa das “ suas paixões que se tornavam  o real motivo para se fazer a guerra”, guerra essa que podia ser ofensiva, quanto defensiva. .
Clausewitz considerou que o “o ódio, inimizade e violência primitiva” eram elementos essências para se fazer a guerra.
“Clausewitz concebeu a guerra como um empreendimento político bem-sucedido, sem ignorar o sangue e brutalidade envolvidos. Por isso, considerou todos os recursos de uma nação deve estar ao serviço da guerra ao decidir a sua execução. E que a guerra, uma vez iniciada, não deve parar até desarmar e derrubar o inimigo. Sua definição de guerra é: ‘É um ato de força feito para forçar o adversário a cumprir a nossa vontade’. ”.
Clausewitz afirmou que “que nenhuma guerra pode ser vencida sem a compreensão precisa dos objetivos”.
Essas são algumas das teorias desenvolvidas por um ser humano na virada do século XVIII para o XIX, de uma família luterana, cuja ciência militar “é ensinado hoje em dia na maioria academias militares do mundo, uma obra secular e não religiosa, portanto ao lermos sobre as Ordenanças de Deus para que Israel tomasse pelas armas a Terra Prometida não nos deve causar espanto, até porque era uma guerra santa, contra falsos deuses e falsos valores morais e éticos.
Lembremo-nos que “A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade” como então o Povo de Israel, que tinha o Senhor, que os havia tirado do Egito, da casa da servidão, como Deus, poderia conviver com outro deus, outra ética, outra moral?
Não podia de jeito nenhum.
Lembremos que o Senhor havia ordenado a Moises que tomasse pelas armas todos os domínios dos povos que habitavam na terra de Canaã, pois Ele estava dando a Terra que havia sido prometida a Abraão, a Isaque e a Jacó, o Israel, de forma que não ficasse nenhum deles para contaminar com sua idolatria a Israel, o Povo Escolhido que Ele havia tirado da servidão no Egito.
Como vimos acima vez o Senhor a mesma promessa a Josué e no capitulo 11, versículo 23, vemos que ele agiu conforme as Ordenanças de Deus:
Assim, tomou Josué toda esta terra, segundo tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel, conforme as suas divisões e tribos; e a terra repousou da guerra.
Historicamente o Povo de Israel é teimoso e ingrato ao Deus Eterno, “é povo de dura cerviz”, as consequências desses fatos veremos a partir do Livro dos Juízes.
 Acontece que para chegar ao “repousou da guerra” citado acima os israelitas não fizeram o que Deus havia lhes ordenado, ou seja, permitiram que em meio a eles ficassem vivendo membros dos povos das cidades conquistadas e com isso a idolatria entrou em seu arraial.
Ora Deus falou a eles através do Homem Sábio Moises, Deuteronômio, capitulo 5,  versículos 6 de até 10:
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

E mais no mesmo capitulo, versículo 31:
Tu, porém, fica-te aqui comigo, e eu te direi todos os mandamentos, e estatutos, e juízos que tu lhes hás de ensinar que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la.
 A Josué falou o Senhor, conforme esta no Livro de Josué, capitulo 13, versículos de 1 até 33:

Era Josué, porém, já idoso, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR:
 Já estás velho, entrado em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir.
   Esta é a terra ainda não conquistada: todas as regiões dos filisteus e toda a Gesur;
desde Sior, que está defronte do Egito, até ao limite de Ecrom, para o norte, que se considera como dos cananeus; cinco príncipes dos filisteus: o de Gaza, o de Asdode, o de Asquelom, o de Gate e o de Ecrom;
ao sul, os aveus, também toda a terra dos cananeus e Meara, que é dos sidônios, até Afeca, ao limite dos amorreus;
e ainda a terra dos gibleus e todo o Líbano, para o nascente do sol, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até à entrada de Hamate;
todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; reparte, pois, a terra por herança a Israel, como te ordenei.
Distribui, pois, agora, a terra por herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés.
Com a outra meia tribo, os rubenitas e os gaditas já receberam a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, como já lhes tinha dado Moisés, servo do SENHOR.
Começando com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale, todo o planalto de Medeba até Dibom;
e todas as cidades de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, até ao limite dos filhos de Amom.
E Gileade, e o limite dos gesuritas, e o dos maacatitas, e todo o monte Hermom, e toda a Basã até Salca;
todo o reino de Ogue, em Basã, que reinou em Astarote e em Edrei, que ficou do resto dos gigantes, o qual Moisés feriu e expulsou.
Porém os filhos de Israel não desapossaram os gesuritas, nem os maacatitas; antes, Gesur e Maacate permaneceram no meio de Israel até ao dia de hoje.
Tão-somente à tribo de Levi não deu herança; as ofertas queimadas do SENHOR, Deus de Israel, são a sua herança, como já lhe tinha dito.
Deu, pois, Moisés à tribo dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias,
começando o seu território com Aroer, que está à borda do vale de Arnom, mais a cidade que está no meio do vale e todo o planalto até Medeba;
Hesbom e todas as suas cidades, que estão no planalto: Dibom, Bamote-Baal e Bete-Baal-Meom,
Jaza, Quedemote, Mefaate;
Quiriataim, Sibma, Zerete-Saar, no monte do vale;
Bete-Peor, as faldas de Pisga e Bete-Jesimote;
e todas as cidades do planalto e todo o reino de Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom, a quem Moisés feriu, como também os príncipes de Midiã, Evi, Requém, Zur, Hur e Reba, príncipes de Seom, moradores da terra.
Também os filhos de Israel mataram à espada Balaão, filho de Beor, o adivinho, com outros mais que mataram.
A fronteira dos filhos de Rúben é o Jordão e suas imediações; esta é a herança dos filhos de Rúben, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias.
Deu Moisés a herança à tribo de Gade, a saber, a seus filhos, segundo as suas famílias.
Foi o seu território: Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos filhos de Amom, até Aroer, que está defronte de Rabá;
desde Hesbom até Ramate-Mispa e Betonim; e desde Maanaim até ao limite de Debir;
e, no vale: Bete-Arã, Bete-Ninra, Sucote e Zafom, o resto do reino de Seom, rei de Hesbom, mais o Jordão e suas imediações, até à extremidade do mar de Quinerete, dalém do Jordão, para o oriente.
Esta é a herança dos filhos de Gade, segundo as suas famílias: as cidades com suas aldeias.
Deu também Moisés herança à meia tribo de Manassés, segundo as suas famílias.
Foi o seu território: começando com Maanaim, mais todo o Basã, todo o reino de Ogue, rei de Basã, e todas as aldeias de Jair, que estão em Basã, sessenta cidades;
e metade de Gileade, Astarote e Edrei, cidades do reino de Ogue, em Basã; estas foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo as suas famílias.
São estas as heranças que Moisés repartiu nas campinas de Moabe, dalém do Jordão, na altura de Jericó, para o oriente.
Porém à tribo de Levi Moisés não deu herança; o SENHOR, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhes tinha dito.

Possuíram a Terra, mas não cumpriram “os mandamentos, e estatutos, e juízo”.
Juízes, capitulo 1 :
2  Respondeu o SENHOR: Judá subirá; eis que nas suas mãos entreguei a terra.
3  Disse, pois, Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à herança que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e também eu subirei contigo à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com ele.
4  Subiu Judá, e o SENHOR lhe entregou nas mãos os cananeus e os ferezeus; e feriram deles, em Bezeque, dez mil homens.
8  Os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém e, tomando-a, passaram-na a fio de espada, pondo fogo à cidade.
19 Esteve o SENHOR com Judá, e este despovoou as montanhas; porém não expulsou os moradores do vale, porquanto tinham carros de ferro.
20 E, como Moisés o dissera, deram Hebrom a Calebe, e este expulsou dali os três filhos de Anaque.
21 Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitam com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hoje.
23 A casa de José enviou homens a espiar Betel, cujo nome, dantes, era Luz.
24 Vendo os espias um homem que saía da cidade, lhe disseram: Mostra-nos a entrada da cidade, e usaremos de misericórdia para contigo.
25 Mostrando-lhes ele a entrada da cidade, feriram a cidade a fio de espada; porém, àquele homem e a toda a sua família, deixaram ir.
26 Então, se foi ele à terra dos heteus, e edificou uma cidade, e lhe chamou Luz; este é o seu nome até ao dia de hoje.
27 Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com suas respectivas aldeias; pelo que os cananeus lograram permanecer na mesma terra.
29 Efraim não expulsou os cananeus, habitantes de Gezer; antes, continuaram com ele em Gezer.
30 Zebulom não expulsou os habitantes de Quitrom, nem os de Naalol; porém os cananeus continuaram com ele, sujeitos a trabalhos forçados.
31 Aser não expulsou os habitantes de Aco, nem os de Sidom, os de Alabe, os de Aczibe, os de Helba, os de Afeca e os de Reobe;
33 Naftali não expulsou os habitantes de Bete-Semes, nem os de Bete-Anate; mas continuou no meio dos cananeus que habitavam na terra; porém os de Bete-Semes e Bete-Anate lhe foram sujeitos a trabalhos forçados.
34 Os amorreus arredaram os filhos de Dã até às montanhas e não os deixavam descer ao vale.
( grifos meu)

E veio a reposta do Senhor nosso Deus.
Capitulo 2, versículos de 1, 2 e 3 :
Subiu o Anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir e vos trouxe à terra que, sob juramento, havia prometido a vossos pais. Eu disse: nunca invalidarei a minha aliança convosco.
Vós, porém, não fareis aliança com os moradores desta terra; antes, derribareis os seus altares; contudo, não obedecestes à minha voz. Que é isso que fizestes?
Pelo que também eu disse: não os expulsarei de diante de vós; antes, vos serão por adversários, e os seus deuses vos serão laços.
Começou aí a desdita, a desventura, a infelicidade e o infortúnio do Povo de Israel e por via de consequência a nossa, os crentes em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Como eu já afirmei Israel é um povo de dura cerviz e:
Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins.
Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira.
Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote.
Contudo, não obedeceram aos seus juízes; antes, se prostituíram após outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do SENHOR; e não fizeram como eles.
- Juízes, capitulo 2, versículos 11,12, 13 e 17.
E mais, ainda no Livro de  Juízes, capitulo 2, versículos 20,12 e 23:
Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel; e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança que eu ordenara a seus pais e não deu ouvidos à minha voz,
também eu não expulsarei mais de diante dele nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu;
para, por elas, pôr Israel à prova, se guardará ou não o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram.
Assim, o SENHOR deixou ficar aquelas nações e não as expulsou logo, nem as entregou na mão de Josué.

No capitulo 3 os erros continuam, versículos 1,2,3,4,5,6 e 7:
São estas as nações que o SENHOR deixou para, por elas, provar a Israel, isto é, provar quantos em Israel não sabiam de todas as guerras de Canaã
Isso tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel delas soubessem (para lhes ensinar a guerra), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso:
cinco príncipes dos filisteus, e todos os cananeus, e sidônios, e heveus que habitavam as montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate.
Estes ficaram para, por eles, o SENHOR pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés.
Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus,
tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses.
Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo.
Com isso Israel ficou a mercê dos seus inimigos e então:
Juízes, capitulo 3, versículos 8,12,13,14:
Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.
Tornaram, então, os filhos de Israel a fazer o que era mau perante o SENHOR; mas o SENHOR deu poder a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel, porquanto fizeram o que era mau perante o SENHOR.
E ajuntou consigo os filhos de Amom e os amalequitas, e foi, e feriu a Israel; e apoderaram-se da cidade das Palmeiras.
E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito ano.
Juízes, capitulo 4, versículos 1, 2 e 3:
Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o SENHOR, depois de falecer Eúde.
Entregou-os o SENHOR nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.
Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.
E por ai vai, o povo fazendo o que é mau aos Olhos de Deus, o Senhor retirando sua Mão de sobre eles, eles sendo castigados pelos inimigos, em um ciclo vicioso que dura até nossos dias.
servus Dei 












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