segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Fatos Bíblicos 14 Jorge Eduardo Garcia

MÓDULO III – ORATÓRIA, DISCURSO, PREGAÇÃO E MINISTRAÇÃO.

723-Ser um grande orador é um dom nato ou exercício prático?
R.: De uma obreira:
É um dom com exercícios práticos. Dominar o tema e o assunto, orar e treinar pelo menos uma hora por dia, no mínimo, meditação bíblica (uma por dia no mínimo) e a vida consagrada 24 horas por dia, conhecer a Bíblia por completo e depender da unção e do poder do Espírito Santo, só assim o orador estará apto para ser um grande pregador.
724-qual a diferença de ministração, pregação e homilética?
R.: De uma obreira:
- Pregação = É o ato de pregar ou declarar um sermão.
Ministração ou pregação é a homilia proferida em igrejas e festividades religiosas, sempre com o intuito de persuadir, seguir e viver o que se explica para o bem da fé cristã. Deve ser assunto específico e ordenado com começo, meio e fim.
- Homilética = Origina-se de “homilia”, que significa conversar e discursar. É o sermão propriamente dito, resumido em preleção, que é a divisão de temas e tempos e dramatizado em arte. A homilética torna mais fácil a pregação do sermão, auxilia e analisa o texto do sermão.
Homilética é a “arte de pregar sermões.” “A ciência da pregação.”
725-Qual o objetivo do sermão?
R.: De uma obreira:
Persuadir os perdidos a aceitarem a Cristo como Senhor e Salvador. Instruir os crentes sobre as grandes verdades da fé e como aplicá-las. Desenvolver nas crentes um sentimento de amorosa emoção para com Deus, despertando o sentimento de louvor. Estimular os crentes a dedicarem talentos, tempo, bens, influencia, vida, etc., ao serviço de Deus. Orientar os crentes para pautarem suas condutas diárias e relações sociais de acordo com os princípios cristãos. Fortalecer e alertar os crentes no meio de crises pessoais ou comunitárias.
726- Qual a diferença entre sermão doutrinário e vocacional?
R.: De uma obreira:
- Sermão doutrinário = É um sermão didático. O dom de ensino era muito difundido no cristianismo nascente. Jesus era intitulado de “mestre” e seus seguidores de “discípulos.” Atende o desejo de aprender que existe na vida do crente; dá embasamento á ação; previne contra as heresias; contribui para o crescimento dos ouvintes e do próprio pregador.
- Sermão vocacional = Estimula a igreja para a vocação, abertura de novos trabalhos, ofertas missionárias, sermão de consagração.
727- Qual a diferença entre sermão moral e de alento?
R.: De uma obreira:
- Sermão moral = Orientar os crentes de acordo com os princípios morais como: matrimonio, adultério, divórcio, justiça social,racismo, dignidade da pessoa
- Sermão de alento (ou pastoral) = Focaliza o cuidado de Deus para com o seu povo e o livramento que o Senhor opera.
728-qual a classificação do sermão quanto à estrutura?
- Sermão tópico ou temático.
- Sermão textual.
- Sermão expositivo.
729- Explique os perigos do uso do sermão tópico e do temático?
O sermão tópico ou temático trata de um tópico e não de um texto bíblico em particular. As divisões derivam-se do tópico ou (temas), seu tema deriva de um texto, mas as divisões são aleatórias, arranjadas. As divisões nada tem a ver com o texto.
730- Quais devem ser o assunto e o título do sermão?
R.: De uma obreira:
-As escrituras.
- A experiência do povo e do pregador.
- Calendário da igreja, da denominação, do país.
- momento histórico.
O sermão deve ter um título:
* claro, o que vai ser tratado,
*específico, não deve ser genérico,
*breve, de duas a sete palavras,
*original.
731- Qual deve ser o texto do sermão?
R.: De uma obreira:
Texto é a passagem bíblica que serve de base para o sermão. O texto bem escolhido é aquele que apresenta a ideia central do sermão em uma sentença clara e definida.
O texto deve estar de acordo com a natureza da pregação, seve ser vantajoso para o povo e levar o povo a crescer no conhecimento da Bíblia.
732- Qual deve ser a estrutura do sermão?
R.: De uma obreira:
A estrutura do sermão é indispensável para um bom pregador. Uma boa estrutura ajuda a compreensão do
sermão, a aceitação tem que ser convincente e fácil de ser lembrada a mensagem do sermão.
733- Quais os tipos de introdução do sermão?
R.: De uma obreira:
Introdução:
textual, contextual, de problema, de objetivo, de citação, de ilustração, de introdução de experiência, de perguntas, de ocasião especial e de estatística.
734- Porque as ilustrações no sermão dão vida ao discurso?
R.: De uma obreira:
É um meio pedagógico eficiente, auxiliam a memória e o povo se lembra mais das ilustrações do que das argumentações. Ajudam a convencer e despertam reação emotiva.
735- Como deve ser a conclusão do sermão?
R.: De uma obreira:
A conclusão é o ponto alto do sermão, ela poe abaixo ou salva o sermão. A conclusão deve ser clara e breve, pessoal, positiva, deve ter vida, mas deve ser amorosa.
736- Resuma os bons hábitos durante a pregação?
R.: De uma obreira:
Cuidado com a aparência,
- Cuidado com regionalismo
- Use seu próprio estilo,
- Fale às pessoas (bancos, paredes não convertem),
- Module a voz,
- Evite os vícios de linguagem (tá, Né, etc),
- Evite chavões (como acompanhar um sermão de 30 minutos com mais de 60 “aleluias”).
737-O que você entende por fluência do tema?
R.: De uma obreira:
Preparar um tema para um sermão onde se pode pregar com facilidade e alcançar o objetivo desejado dentro daquele sermão, falando fluentemente um tema específico para um auditório comovido e interessado no “assunto colocado.
738-Quais são os efeitos psicológicos de um pregador iniciante e como vencê-los?
R.: De uma obreira:
Medo, temor, sudorese, gagueira, perda parcial da memória, trepidar das palavras, balbuciar da voz, desbotamento da fisionomia, o sangue foge da pele, etc.
Para vencer tudo isso é necessário ir acostumando com o local, dar testemunhos, cantar louvores, dar avisos, enfim, fazer algum trabalho ambienta, o cérebro vai se acostumando com os reflexos psicológicos. O nervosismo controlado produz melhor retórica.
739-Qual a diferença entre: discurso, oratória e aulas dominicais?
R.: De uma obreira:
- Discurso = Não é pregação oficial do celebrante. Deve ficar cerca de 3 minutos elogiando o homenageado e enaltecendo os convidados ilustres. É uma reunião solene. Uma ministração em casamento, na residência ou salão de festa. Faz discurso em aniversário, funeral, noivado e evento festivo. Deve ser sempre ministrado por pessoa célebre, para enriquecer a festa de gala.
- Arte de falar em público = Não se faz oratória todos os dias ou no mesmo lugar todas as semanas. A oratória não pode ser costumeira.
- Aulas dominicais = Lecionar, conversar, fazer perguntas e sanar dúvidas pedagogicamente. O ministrante precisa ter conhecimento e deve preparar a semana toda. O professor tem que possuir muito preparo e falar de perto os olhos nos olhos de todos.
740-Como persuadir e dissuadir?
R.: De uma obreira:
Persuadir é convencer uma pessoa a deixar algum coisa ruim para ingressar num caminho promissor. Conduzir o ouvinte a reconhecer o estado de perdido pecador e levá-lo ao reconhecimento da necessidade de perdão e de reconciliação com o criador.
Dissuadir é comover a pessoa a deixar algo errado ou inconveniente. Levar o pecador a deixar os caminhos que conduzem a perdição e sofrimento eterno, além da morte.
741-O que é vocalização?
R.: De uma obreira:
É fazer exercícios e trabalho de melhoria de voz para adquirir uma voz agradável e gostosa de ser ouvida.
742-O que é arte dramática?
R.: De uma obreira:
Pronunciar as palavras com uma mímica, a fim de exprimir dupla mensagem para o ouvinte reter e assimilar com maior penetração, facilidade e rapidez.
Fazer a pregação com gestos, melhora 50% a compreensão do ouvinte. Oratória é a arte mais bela da comunicação, se acompanhada com todas as expressões nos momentos certos.

743-Quais são os recursos mímicos que devem ser usados para ministrar numa igreja com até 200 pessoas?
R.: De uma obreira:
O corpo, pernas e pés, braços e mãos, cabeça, ombro, olhos e sobrancelhas, bater no peito, unir as mãos e braços
744-O que significa decoro ou ética do orador?
R.: De uma obreira:
Não pronunciar palavras feias, de baixo calão, ridícula e indecoros, vestir elegantemente, social, terno limpo e bem passado, deve estar barbeado e cabelo feito, super social, não ficar olhando para o teto, nem para o relógio, no púlpito Deve ser um exemplo de elegância e comportamento social porque é um lugar santo e de reverência etc.


MÓDULO IV - DÍZIMOS E OFERTAS ALÇADAS.
"Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:8-10

745- Qual a teoria geral e secular do dízimo?
R.: Contribuir para ser prospero. Abençoar para ser abençoado.
746-Como sobrevivem financeiramente uma igreja católica e um centro espírita?
R.: Com as ofertas dos participantes dessas organizações e com contribuição do Estado.
747-Como se mede a fé de um dizimista?
R.: Com o compromisso de sempre levar o seu dizimo na igreja a todo o pagamento que é recebido, ou seja, através da sua fidelidade para com a igreja é mostrada a sua fé.
748-Qual a diferença entre dízimo e oferta alçada?
R.: O dizimo é 10% do salário, ou venda realizada, e a oferta alçada é dos 10% acima do que se levou de dizimo.
749- Por que não entregar o dízimo é roubo e por que traz maldição?
R.: Porque tudo é de Deus e quando você não devolver o dizimo que é uma ordem d’ELE se torna um ladrão, e isso gera uma maldição, Sl 24.1; Ml 3.7-9.
750- Por que entregarem dízimo e oferta alçada traz bênção e
prosperidade?
R. Porque é promessa Bíblica, é o Senhor é fiel sobre a sua Palavra para a cumprir Ml 3.10—12; Jr 1.19.  502.
751- Como se inicia a entrega dos dízimos?
R.: Através da fé. Quanto mais se acredita em Deus mais rápido se dizima.
752- Qual o fundamento bíblico do dízimo?
R.: Abençoar e ser abençoado Ml 3.10.  504
753- Quando que o valor da oferta pode ser considerado alçada?
R.: Quando é ofertado o valor de 10% do salário que o dizimista recebe ou acima do valor
754- Cite 12 razões para ser dizimista?
R.: Citarei 13:
1.     Porque o Dizimo é santo, Lv 27.30-32.
2.     Porque amo a obra de Deus, Ml 3.10. 
3.     Porque Deus é dono de tudo Sl 24.1.
4.     Porque Deus ama o que dá com alegria, 2º Co 9.7. 
5.     Porque tudo vem das mãos de Deus, 1º Cr 29.14. 
6.     Porque não sou avarento 1º Tm 6.10. 
7.     Porque meu rico tesouro está no Céu Mt 6.19-21. 
8.     Porque tudo que peço recebo Mt 7.7-9. 
9.     Porque obedeço às Leis de Deus At 5.29. 
10.Porque a benção de Deus me enriquece Pv 10.22. 
11.Porque Deus me escolheu e me nomeou Jo 15.16. 
12.Porque o que plantamos, colhemos Gl 5.7. 
13.Porque Ele suprirá todas as minhas necessidades Fp 4. 

755-Quais as duas primeiras pessoas a dizimarem na Bíblia?
R.: as primeiras pessoas que dizimaram ao Senhor foram Caim e Abel, mas a de Abel foi aceita e a de Caim não.
Gênesis 4
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
Abrão, depois Abraão, em Gênesis 14:18-20, também dizimou:
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Bem como Jacó em Genesis 28: 18 a 22:
Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
20 E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir;
21 E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus;
22 E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
756-Qual é a lei da semeadura?
R.: Tudo que Plantamos, Colhemos Gl 5.7. 
757- Quais as 7 principais despesas que é aplicado o dízimo e as ofertas?
R.: Na Igreja: Pastores, funcionários, impostos, água, luz, material de limpeza, ou seja, manutenção geral. 
758- Quem deve receber o dízimo?
R.: O Dízimo é do Senhor e se destina à manutenção de Sua Obra, que é administrada pelo pastor, portanto o dizimo deve ser entregue ao pastor na igreja a qual congregamos
Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: "Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver".

Marcos 12:41-44

Nenhum comentário:

Postar um comentário