Levítico
475-Quais eram as
leis referentes às ofertas?
R.: Eu penso que essa pergunta
requer essa resposta que está em Levítico 23:1-22:
Depois falou o SENHOR a
Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e
dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações;
estas são as minhas solenidades:
Seis dias trabalho se fará,
mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho
fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações.
Estas são as solenidades do
Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado:
No mês primeiro, aos catorze
do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor.
E aos quinze dias deste mês é
a festa dos pães ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos.
No primeiro dia tereis santa
convocação; nenhum trabalho servil fareis;
Mas sete dias oferecereis
oferta queimada ao Senhor; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhum
trabalho servil fareis.
E falou o Senhor a Moisés,
dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e
dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a
sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
E ele moverá o molho perante o
Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o
moverá.
E no dia em que moverdes o
molho, preparareis um cordeiro sem defeito, de um ano, em holocausto ao Senhor,
E a sua oferta de alimentos,
será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta
queimada em cheiro suave ao Senhor, e a sua libação será de vinho, um quarto de
him.
E não comereis pão, nem trigo
tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do
vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas
habitações.
Depois para vós contareis
desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta
movida; sete semanas inteiras serão.
Até ao dia seguinte ao sétimo
sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao
Senhor.
Das vossas habitações trareis
dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão;
primícias são ao Senhor.
Também com o pão oferecereis
sete cordeiros sem defeito, de um ano, e um novilho, e dois carneiros;
holocausto serão ao Senhor, com a sua oferta de alimentos, e as suas libações,
por oferta queimada de cheiro suave ao Senhor.
Também oferecereis um bode
para expiação do pecado, e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.
Então o sacerdote os moverá
com o pão das primícias por oferta movida perante o Senhor, com os dois
cordeiros; santos serão ao Senhor para uso do sacerdote.
E naquele mesmo dia
apregoareis que tereis santa convocação; nenhum trabalho servil fareis;
estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.
E, quando fizerdes a colheita
da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as
espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu
sou o Senhor vosso Deus.
476-o que
significa a festa dos Tabernáculos?
R.: Sucot- סוכות ou סֻכּוֹת sukkōt
"cabanas" ou "tendas" - é um festival judaico que se inicia
no dia 15 de Tishrei de acordo com o calendário judaico. Também conhecida como
Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou Festa das Tendas ou, ainda,
festa das colheitas, tendo em vista que coincide com a estação das colheitas em
Israel, no começo do outono. É uma das três maiores festas, conhecidas como
Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém.
Nos dias de hoje, multidões entre 50 a 100 mil pessoas se reúnem aos pés do
Muro das Lamentações, participando da Benção dos Sacerdotes.
Sucot relembra os 40 anos de
êxodo dos hebreus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo
judeu não tinha terra própria, eram nômades e viviam em pequenas tendas ou
cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a
celebração de Sucot, os judeus fazem suas refeições sob folhas e galhos ao ar
livre, em uma sucá. A sucá deve ser erguida ao ar livre e ser constituída de
palha ou folhagem, que possibilite ver o céu. Deve ter pelo menos 3 paredes, as
quais não devem estar pregadas ao teto. Além desta passagem pelo deserto, a
sucá também simboliza todos os judeus que moram na diáspora, ou seja, fora de
Israel. Outro ritual que se faz em Sucot é a oferenda da água. Esta era uma
cerimônia que precedia a época das chuvas e a água. Por ser um elemento vital,
era implorada a Deus pelos camponeses. Também faz parte do ritual o uso dum
ramo com quatro espécies, precisamente chamado de arba'á minim, em hebraico,
que são lulav, etrog, hadass e aravah. A festa da cabana era uma cerimônia
religiosa como agradecimento a Deus, por ele ter suprido os israelitas no
deserto e não ter deixado faltar água. Eles comiam carne de cordeiro e ervas
amargas, conforme o livro Êxodo da Bíblia.
477- Qual o
propósito do jubileu?
R.:
1- O jubileu, na Torá, é o ano
seguinte a uma "semana de semanas" de anos.
Assim como o sábado é o
descanso semanal das pessoas e dos animais, a terra também tem o seu sábado:
seis anos são para a semeadura, mas o sétimo ano é de descanso.
Após sete períodos de sete
anos, o quinquagésimo ano é santificado - este é o ano do jubileu.
Pelos cálculos de James
Ussher, que utiliza um intervalo de 49 anos entre dois jubileus consecutivos, o
primeiro jubileu foi celebrado no ano 1445 a.C., o primeiro jubileu em Canaã em
1396 a.C., os jubileus continuaram sendo celebrados durante o cativeiro na
Babilônia, com o 18o ocorrendo em 563 a.C. e o 30o jubileu, em 26 d.C.,
coincidiu com o 30o ano de Jesus.
James Ussher ou simplesmente
Usher (Dublin, 4 de janeiro de 1581 — 21 de março de 1656) foi um Arcebispo de
Armagh, da Igreja da Irlanda é o Primaz de Toda Irlanda e o líder daquela
igreja, bem como o bispo diocesano da Diocese de Armagh e arcebispo
metropolitano da Província de Armagh. Baseando-se na Bíblia, escreveu o livro
The Annals of the World em 1658. Neste livro, Ussher fez uma cronologia da vida
na Terra baseada em estudos bíblicos e de outras fontes, de tal maneira
concluiu que a criação do mundo ocorreu no dia 23 de outubro do ano 4004 antes
de Cristo (a. C.) pelo calendário juliano. Na época, a afirmação foi amplamente
aceita
Atualmente, o ano do jubileu
não é observado
2- Chamava-se ano do Jubileu
aquele que vinha depois de sete anos sabáticos (Lv 25.8 a 11). Este 50º ano era
anunciado pelo som de trombetas, feitas de pontas de carneiro, no 10º dia de
tisri (*veja Mês), o grande dia da propiciação. A terra, como no simples ano
sabático, devia ficar sem cultura, sendo os frutos somente colhidos pelos
pobres – mas o povo podia caçar ou ganhar o seu sustento de qualquer outro
modo. No ano do jubileu todos os servos ou escravos estavam em condições de
obter a sua liberdade (Lv 25.39 a 46 – Jr 34.8 a 14). As terras do país, bem
como as casas das cidades dos levitas, que haviam sido vendidas durante os
precedentes cinquenta anos, voltariam para os vendedores, a não ser o que havia
sido consagrado a Deus, e remido (Lv 25.17 a 28 – 27.16 a 24). igualmente as
terras hipotecadas haviam de ser libertadas sem ônus algum. A maneira completa
como eram efetuadas estas disposições fez considerar o jubileu como um tipo do
Evangelho (is 61.2 – Lc 4.19).o fim moral e espiritual destes dias festivos
manifesta-se com toda a clareza. Todo o propósito era unir o povo pelos laços
de fraternidade, e separá-lo dos pagãos – e além disso conservavam-se na
memória os passados benefícios de Deus. A santidade do Senhor era patente nas
disposições do jubileu. o peso dos pobres era aliviado, a opressão e a cobiça
eram reprimidas, e todos aqueles atos solenes ou eram uma figura das bênçãos do
Evangelho, ou sugestivos, para o crente, das verdades que haviam de ser
inteiramente reveladas e realizadas em Cristo. o propósito do jubileu era dar a
todo israelita o direito de recuperar a terra, que havia sido concedida aos
antepassados. As casas das cidades muradas não estavam sujeitas à lei do
jubileu, embora uma casa pudesse ser remida dentro de um ano após a venda – mas
as casas em conexão com a terra do país, e deste modo essencial à cultivação do
solo, não eram excetuadas, devendo então voltar aos antigos possuidores no ano
do jubileu. E da mesma sorte as casas das cidades levíticas não eram isentas da
lei do jubileu – s terra, porém, que as circundava, e a elas estava ligada, não
podia ser objeto de nenhum negócio, visto que nunca podia ser vendida sob
qualquer condição.
Números
478-Qual o rei
teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para
amaldiçoá-los?
R.: Balaque, rei de Moabe adorador de Baal, do século 15
AEC; filho de Zipor. Números 22-5,6,12 + Números 23-11,12.
479- Qual o
cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro?
R.: Números,
capitulo 22, versículo 25:
“Vendo, pois, a jumenta o anjo do Senhor, coseu-se com a
sebe, e apertou contra a sebe o pé de Balaão; pelo que ele tornou a
espancá-la.”
480-Quantas
contagens ocorreram em números?
R.: A primeira contagem do povo - Números 1:1-49:
Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na
tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua
saída da terra do Egito, dizendo:
Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel,
segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos
nomes de todo o homem, cabeça por cabeça;
Da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel
podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Arão.
Estará convosco, de cada tribo, um homem que seja cabeça
da casa de seus pais.
Estes, pois, são os nomes dos homens que estarão
convosco: De Rúben, Elizur, filho de Sedeur;
De Simeão, Selumiel, filho de Zurisadai;
De Judá, Naasson, filho de Aminadabe;
De Issacar, Natanael, filho de Zuar;
De Zebulom, Eliabe, filho de Helom;
Dos filhos de José: De Efraim, Elisama, filho de Amiúde;
de Manassés, Gamaliel, filho de Pedazur;
De Benjamim, Abidã, filho de Gideoni;
De Dã, Aieser, filho de Amisadai;
De Aser, Pagiel, filho de Ocrã;
De Gade, Eliasafe, filho de Deuel;
De Naftali, Aira, filho de Enã.
Estes foram os chamados da congregação, os príncipes das
tribos de seus pais, os cabeças dos milhares de Israel.
Então tomaram Moisés e Arão a estes homens, que foram
declarados pelos seus nomes,
E reuniram toda a congregação no primeiro dia do mês
segundo, e declararam a sua descendência segundo as suas famílias, segundo a
casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima, cabeça
por cabeça;
Como o Senhor ordenara a Moisés, assim os contou no
deserto de Sinai.
Foram, pois, os filhos de Rúben, o primogênito de Israel,
as suas gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número
dos nomes, cabeça por cabeça, todo o homem de vinte anos para cima, todos os
que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Rúben, quarenta e seis
mil e quinhentos.
Dos filhos de Simeão, as suas gerações pelas suas
famílias, segundo a casa dos seus pais; os seus contados, pelo número dos
nomes, cabeça por cabeça, todo o homem de vinte anos para cima, todos os que
podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Simeão, cinquenta e
nove mil e trezentos.
Dos filhos de Gade, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Gade, quarenta e cinco
mil e seiscentos e cinquenta.
Dos filhos de Judá, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais; pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Judá, setenta e quatro
mil e seiscentos.
Dos filhos de Issacar, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles da tribo de Issacar, cinquenta e
quatro mil e quatrocentos.
Dos filhos de Zebulom, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Zebulom, cinquenta e
sete mil e quatrocentos.
Dos filhos de José, dos filhos de Efraim, as suas
gerações, pelas suas famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos
nomes dos de vinte anos para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Efraim, quarenta mil e
quinhentos.
Dos filhos de Manassés, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Manassés, trinta e dois
mil e duzentos.
Dos filhos de Benjamim, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Benjamim, trinta e
cinco mil e quatrocentos.
Dos filhos de Dã, as suas gerações, pelas suas famílias,
segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos para cima,
todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Dã, sessenta e dois mil
e setecentos.
Dos filhos de Aser, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Aser, quarenta e um mil
e quinhentos.
Dos filhos de Naftali, as suas gerações, pelas suas
famílias, segundo a casa de seus pais, pelo número dos nomes dos de vinte anos
para cima, todos os que podiam sair à guerra,
Foram contados deles, da tribo de Naftali, cinquenta e
três mil e quatrocentos.
Estes foram os contados, que contaram Moisés e Arão, e os
príncipes de Israel, doze homens, cada um era pela casa de seus pais.
Assim foram todos os contados dos filhos de Israel,
segundo a casa de seus pais, de vinte anos para cima, todos os que podiam sair
à guerra em Israel;
Todos os contados eram seiscentos e três mil e quinhentos
e cinquenta.
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram
contados entre eles,
Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo:
Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma
deles entre os filhos de Israel;
2- Segunda contagem, Números 26
1 Aconteceu, pois, que, depois daquela praga, falou o
SENHOR a Moisés, e a Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, dizendo:
2 Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de
Israel, da idade de vinte anos para cima, segundo as casas de seus pais; todos
os que em Israel podem sair à guerra.
3 Falaram-lhes, pois, Moisés e Eleazar, o sacerdote, nas campinas
de Moabe, junto ao Jordão na altura de Jericó, dizendo:
4 Conta o povo da idade de vinte anos para cima, como o
Senhor ordenara a Moisés e aos filhos de Israel, que saíram do Egito.
5 Rúben, o primogênito de Israel; os filhos de Rúben: de
Enoque, a família dos enoquitas; de Palu, a família dos paluítas;
6 De Hezrom, a família dos hezronitas; de Carmi, a
família dos carmitas.
7 Estas são as famílias dos rubenitas; e os que foram
deles contados foram quarenta e três mil e setecentos e trinta.
8 E os filhos de Palu, Eliabe;
9 E os filhos de Eliabe, Nemuel, e Datã, e Abirão: estes,
Datã e Abirão, foram os do conselho da congregação, que contenderam contra
Moisés e contra Arão no grupo de Coré, quando rebelaram contra o Senhor;
10 E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré,
quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens,
os quais serviram de advertência.
11 Mas os filhos de Coré não morreram.
12 Os filhos de Simeão, segundo as suas famílias: de
Nemuel, a família dos nemuelitas; de Jamim, a família dos jaminitas; de Jaquim,
a família dos jaquinitas;
13 De Zerá, a família dos zeraítas; de Saul, a família
dos saulitas.
14 Estas são as famílias dos simeonitas, vinte e dois mil
e duzentos.
15 Os filhos de Gade, segundo as suas gerações; de Zefom,
a família dos zefonitas; de Hagi, a família dos hagitas; de Suni, a família dos
sunitas;
16 De Ozni, a família dos oznitas; de Eri, a família dos
eritas;
17 De Arode, a família dos aroditas; de Areli, a família
dos arelitas.
18 Estas são as famílias dos filhos de Gade, segundo os
que foram deles contados, quarenta mil e quinhentos.
19 Os filhos de Judá, Er e Onã; mas Er e Onã morreram na
terra de Canaã.
20 Assim os filhos de Judá foram segundo as suas
famílias; de Selá, a família dos selanitas; de Perez, a família dos perezitas;
de Zerá, a família dos zeraítas.
21 E os filhos de Perez foram: de Hezrom, a família dos
hezronitas; de Hamul, a família dos hamulitas.
22 Estas são as famílias de Judá, segundo os que foram
deles contados, setenta e seis mil e quinhentos.
23 Os filhos de Issacar, segundo as suas famílias, foram:
de Tola, a família dos tolaítas; de Puva, a família dos puvitas;
24 De Jasube, a família dos jasubitas; de Sinrom, a
família dos sinronitas.
25 Estas são as famílias de Issacar, segundo os que foram
deles contados, sessenta e quatro mil e trezentos.
26 Os filhos de Zebulom, segundo as suas famílias, foram:
de Serede, a família dos sereditas; de Elom, a família dos elonitas; de Jaleel,
a família dos jaleelitas.
27 Estas são as famílias dos zebulonitas, segundo os que
foram deles contados, sessenta mil e quinhentos.
28 Os filhos de José segundo as suas famílias, foram
Manassés e Efraim.
29 Os filhos de Manassés foram; de Maquir, a família dos
maquiritas; e Maquir gerou a Gileade; de Gileade, a família dos gileaditas.
30 Estes são os filhos de Gileade; de Jezer, a família
dos jezeritas; de Heleque, a família dos helequitas;
31 E de Asriel, a família dos asrielitas; e de Siquém, a
família dos siquemitas;
32 E de Semida, a família dos semidaítas; e de Hefer, a
família dos heferitas.
33 Porém, Zelofeade, filho de Hefer, não tinha filhos,
senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram Maalá, Noa, Hogla, Milca
e Tirza.
34 Estas são as famílias de Manassés; e os que foram
deles contados, foram cinqüenta e dois mil e setecentos.
35 Estes são os filhos de Efraim, segundo as suas
famílias: de Sutela, a família dos sutelaítas; de Bequer, a família dos
bequeritas; de Taã, a família dos taanitas.
36 E estes são os filhos de Sutela: de Erã, a família dos
eranitas.
37 Estas são as famílias dos filhos de Efraim, segundo os
que foram deles contados, trinta e dois mil e quinhentos; estes são os filhos
de José, segundo as suas famílias.
38 Os filhos de Benjamim, segundo as suas famílias: de
Belá, a família dos belaítas; de Asbel, a família dos asbelitas; de Airã, a
família dos airamitas;
39 De Sufã, a família dos sufamitas; de Hufã, a família
dos hufamitas.
40 E os filhos de Belá foram Arde e Naamã; de Arde, a
família dos arditas; de Naamã, a família dos naamanitas.
41 Estes são os filhos de Benjamim, segundo as suas
famílias; e os que foram deles contados, foram quarenta e cinco mil e
seiscentos.
42 Estes são os filhos de Dã, segundo as suas famílias;
de Suã, a família dos suamitas. Estas são as famílias de Dã, segundo as suas
famílias.
43 Todas as famílias dos suamitas, segundo os que foram
deles contados, foram sessenta e quatro mil e quatrocentos.
44 Os filhos de Aser, segundo as suas famílias, foram: de
Imna, a família dos imnaítas; de Isvi, a família dos isvitas; de Berias, a
família dos beriítas.
45 Dos filhos de Berias, foram; de Héber, a família dos
heberitas; de Malquiel, a família dos malquielitas.
46 E o nome da filha de Aser foi Sera.
47 Estas são as famílias dos filhos de Aser, segundo os
que foram deles contados, cinqüenta e três mil e quatrocentos.
48 Os filhos de Naftali, segundo as suas famílias; de
Jazeel, a família dos jazeelitas; de Guni, a família dos gunitas;
49 De Jezer, a família dos jezeritas; de Silém, a família
dos silemitas.
50 Estas são as famílias de Naftali, segundo as suas
famílias; e os que foram deles contados, foram quarenta e cinco mil e
quatrocentos.
51 Estes são os que foram contados dos filhos de Israel,
seiscentos e um mil e setecentos e trinta.
52 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
53 A estes se repartirá a terra em herança, segundo o
número dos nomes.
54 Aos muitos aumentarás a sua herança, e aos poucos
diminuirás a sua herança; a cada um se dará a sua herança, segundo os que foram
deles contados.
55 Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os
nomes das tribos de seus pais a herdarão.
56 Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles
entre as tribos de muitos e as de poucos.
57 E estes são os que foram contados dos levitas, segundo
as suas famílias: de Gérson, a família dos gersonitas; de Coate, a família dos
coatitas; de Merari, a família dos meraritas.
58 Estas são as famílias de Levi: a família dos libnitas,
a família dos hebronitas, a família dos malitas, a família dos musitas, a
família dos coreítas. E Coate gerou a Anrão.
59 E o nome da mulher de Anrão era Joquebede, filha de
Levi, a qual nasceu a Levi no Egito; e de Anrão ela teve Arão, e Moisés, e
Miriã, irmã deles.
60 E a Arão nasceram Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
61 Porém Nadabe e Abiú morreram quando trouxeram fogo
estranho perante o Senhor.
62 E os que deles foram contados eram vinte e três mil,
todo o homem da idade de um mês para cima; porque estes não foram contados
entre os filhos de Israel, porquanto não lhes foi dada herança entre os filhos
de Israel.
63 Estes são os que foram contados por Moisés e Eleazar,
o sacerdote, que contaram os filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão
na direção de Jericó.
64 E entre estes nenhum houve dos que foram contados por
Moisés e Arão, o sacerdote, quando contaram aos filhos de Israel no deserto de
Sinai.
65 Porque o Senhor dissera deles que certamente morreriam
no deserto; e nenhum deles ficou senão Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho
de Num.
Deuteronômio
481-Onde se lê na
Bíblia sobre a conservação da natureza?
R.: Deuteronômio 20:19,20:
Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando
contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, colocando nele o
machado, porque dele comerás; pois que não o cortarás (pois o arvoredo do campo
é mantimento para o homem), para empregar no cerco.
Mas as árvores que souberes que não são árvores de
alimento, destruí-las-ás e cortá-las-ás; e contra a cidade que guerrear contra
ti edificarás baluartes, até que esta seja vencida.
482-Quais os
alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação
pelo deserto?
R.: Deuteronômio 29:
6 - Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que
soubésseis que eu sou o Senhor vosso Deus.
483-Quais as 4
cidades mencionadas que foram destruídas por causa da ira de Deus?
R.: São elas: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim.
484-Quem foi
sepultado por Deus em um vale?
R.: Deuteronômio 34:5-8
Assim morreu ali Moisés, servo
do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
E o sepultou num vale, na
terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua
sepultura.
Era Moisés da idade de cento e
vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu
vigor.
E os filhos de Israel
prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no
luto de Moisés se cumpriram.
Josué
485- Que homem era
o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes)?
R.: Josué 14:15 E antes o nome de Hebrom era
Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins. E a terra
repousou da guerra.
486-Onde se lê o
nome de um estado brasileiro e de sua capital?
R: Pará - Josué
18-23 e Belém - Josué 19-15. (essa resposta já veio respondida)
487-Porque Josué
foi escolhido sucessor de Moisés?
R.: vamos lá:
Em Deuteronômio 31: 7 e 8:
Então chamou Moisés a Josué, e lhe disse à vista de todo
o Israel: Sê forte e corajoso, porque tu entrarás com este povo na terra que o
Senhor, com juramento, prometeu a teus pais lhes daria; e tu os farás herdá-la.
O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te
deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes.
O nome Josué de raiz hebraica que dizer “Iahweh é a sua
ajuda”, “Iahweh, o Salvador” ou “Iahweh salva”. Um dos filho de Num, da tribo
de Efraim torna-se o sucessor de Moisés, quando da conquista da Terra Prometida
como líder de Israel. Seu primeiro nome era Oséias conforme nos descreve o
livro de Nm 13,16:
“16 Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou para
explorar a terra. E Moisés deu a Oséias, filho de Nun, o nome de Josué”
(Números 13,16) Bíblia de Jerusalém.
Nasceu durante o exílio no Egito e tinha idade semelhante
à Caleb, a quem muitas vezes erroneamente é associada. O acontecimento narrado
no Êxodo teve sua participação sendo comandante do exército israelita na
batalha contra os amalecitas, em Rafidim (Ex 17, 8-16), na conquista da terra
prometida. Foi ajudante ligado a Moisés, estava com ele no episódio do Monte
Sinai, em que Moisés recebeu as duas tábuas da lei (Ex 32,17).
Na conquista da terra prometida
Foi um dos doze espiões que Moisés escolheu para ir a
terra de Canaã (Nm 13,16, 17) e obter informações, mas somente ele e Caleb
trouxeram um relatório favorável. Moisés, antes da sua morte, investiu Josué de
um modo solene e público, com autoridade sobre o povo e como seu sucessor (Dt
31,23), por indicação divina. O povo estava reunido em Sitim, quando Josué
assumiu o poder (Js 1,1) e, ao atravessarem o Jordão, acamparam em Gilgal.
Aconteceu ali o ritual da circuncisão para o povo, e celebrou-se a primeira
Páscoa na Terra. Josué, subjugou os Cananeus, primeiros habitantes de Canaã e
Josué dividiu a terra pelas tribos.
Josué quando faleceu estava com a idade de 110 anos, 25
anos depois de ter atravessado o Jordão e a sepultura está na sua cidade de
Tamnat-Sare (Js 24).
Juízes
488-Que rei
reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que ele tinha feito aos seus inimigos?
R.: Juízes 1:5-7
Foi Adoni-Bezeque
E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra
ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no
e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos
polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha
mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e
morreu ali.
489- Qual o rei
citado pelo seu peso?
R.: Juízes 3:17;
E levou aquele
presente a Eglom, rei dos moabitas; e era Eglom homem muito gordo.
490- Qual o juiz
de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois?
R.: Foi Sangar, filho de Anate.
Juízes 3: 31 Depois dele foi
Sangar, filho de Anate, que feriu a seiscentos homens dos filisteus com uma
aguilhada de bois; e também ele libertou a Israel.
491-Qual o
comandante de Israel que disse que só caminharia para a batalha se uma mulher
fosse com ele?
R.: Baraque, filho de Abinoão
de Quedes de Naftali
Juízes 4:4-9
E Débora, mulher profetisa,
mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
Ela assentava-se debaixo das
palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de
Israel subiam a ela a juízo.
E mandou chamar a Baraque,
filho de Abinoão de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de
Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma
contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom;
E atrairei a ti para o ribeiro
de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a
sua multidão; e o darei na tua mão.
Então lhe disse Baraque: Se
fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
E disse ela: Certamente irei
contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de
uma mulher o Senhor venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com
Baraque para Quedes.
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