quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Fatos Bíblicos 5 Jorge Eduardo Garcia

441-O que acontecerá nos primeiros 7 anos, com a Igreja no Céu?
R.: Dentro da escatologia (o estudo das coisas futuras), a Tribulação se refere ao período completo de sete anos, enquanto que a "Grande Tribulação" refere-se à segunda metade da Tribulação.
A Tribulação é um período de tempo futuro quando o Senhor vai realizar pelo menos dois aspectos do Seu plano: 1) Ele vai completar a Sua disciplina da nação de Israel (Daniel 9:24), e 2) Ele julgará os habitantes incrédulos e ateus da terra (Apocalipse 6 - 18). O comprimento da Tribulação é de sete anos. Isso é determinado por uma compreensão das setenta semanas de Daniel (Daniel 9:24-27; ver também o artigo sobre a Tribulação). A Grande Tribulação é a última metade do período da Tribulação, com uma duração de três e meio. Distingue-se do período da Tribulação porque a Besta, ou o Anticristo, será revelada e a ira de Deus vai intensificar enormemente durante este tempo. Assim, é importante neste momento enfatizar que a Tribulação e a Grande Tribulação não são termos sinônimos.
O próprio Cristo usou a frase "Grande Tribulação" com referência à última metade da Tribulação. Em Mateus 24:21, Jesus diz: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver." Neste versículo Jesus está se referindo ao evento de Mateus 24:15, o qual descreve a revelação da abominação da desolação, o homem também conhecido como o Anticristo. Além disso, Jesus em Mateus 24:29-30 declara: "Logo depois da tribulação daqueles dias... Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória." Nesta passagem, Jesus define a Grande Tribulação (v.21) como começando com a revelação da abominação da desolação (v.15) e terminando com a segunda vinda de Cristo (v.30).
Outras passagens que se referem à Grande Tribulação são Daniel 12:1b, que diz: "E haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." Parece que Jesus estava citando este versículo quando falou as palavras registradas em Mateus 24:21. Temos também Jeremias 30:7 referindo-se à Grande Tribulação: "Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela." A expressão "angústia de Jacó" se refere à nação de Israel, a qual vai experimentar perseguição e desastres naturais como nunca vistos antes.
Considerando as informações que Cristo nos deu em Mateus 24:15-30, é fácil concluir que o início da Grande Tribulação tem muito a ver com a abominação da desolação, uma ação do Anticristo. Em Daniel 9:26-27, descobrimos que esse homem vai fazer uma "aliança" (um pacto de paz) com o mundo por sete anos (uma "semana", novamente, favor ler o artigo sobre a Tribulação). Na metade do período de sete anos - "no meio da semana" - somos informados de que este homem vai quebrar o pacto que fez, interrompendo o sacrifício e a oferta de cereais, o que se refere especificamente às suas ações no templo reconstruído do futuro. Apocalipse 13:1-10 dá ainda mais detalhes sobre as ações da Besta e também verifica o tempo que ela vai estar no poder. Apocalipse 13:5 diz que ela vai estar no poder por 42 meses, o que são três anos e meio, o comprimento da Grande Tribulação.
O Livro de Apocalipse nos oferece o máximo de informação sobre a Grande Tribulação. De Apocalipse 13, quando a Besta é revelada, até a volta de Cristo em Apocalipse 19, temos uma imagem da ira de Deus sobre a terra por causa da incredulidade e rebelião (Apocalipse 16-18). É também uma imagem de como Deus disciplina e ao mesmo tempo protege o Seu povo de Israel (Apocalipse14:1-5) até realizar a Sua promessa a Israel ao estabelecer um reino terreno (Apocalipse 20:4-6).
442-Qual a diferença entre Anti-Cristo, besta e falso profeta?
a-     O Anti-Cristo:  Anticristo (do grego αντιχριστός i.e. "opositor a Cristo") designa um personagem escatológico, que segundo a tradição cristã dominará o mundo.
Anticristo:
O pastor inútil (Zacarias 11:17),
O pequeno chifre (Daniel 7:8),
O príncipe que há de vir (Daniel 9:26),
O homem vil (Daniel 11:21),
O rei que fará segundo a sua vontade (Daniel 11:36),
O homem da iniquidade (II Tessalonicenses 2:3),
      O filho da perdição (II Tessalonicenses 2:3),
     O iníquo (II Tessalonicenses 2:8),
O Anti-Cristo (I João 2:18),
A besta (Apocalipse 11:7; Apocalipse 13:1).
O abominável da desolação (Mateus 24:15),
O assolador (Daniel 9:27).
     O Anticristo será um líder, alguém de cargo político muito importante, possuirá o admirável dom de atrair as pessoas e a irresistível fascinação de sua personalidade, suas versáteis conquistas, sua sabedoria sobre-humana, sua grande habilidade administrativa e executiva, aliadas ao seu poder de consumado lisonjeador, (...) brilhante diplomata, e soberbo estrategista, vão torná-lo o homem mais notável e importante de todos os Tempos. Terá uma personalidade gentil, inofensiva, compassiva e se dedicará à Paz e prosperidade do mundo. Esse líder estará pronto para solucionar grandes problemas mundiais: Guerras, crises, Pobreza, desigualdades.
 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. 1 de João 2.
2 Tessalonicenses 2: 3,4: Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o  qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.Há séculos, o Anti-Cristo tem mantido milhões de pessoas em escuridão espiritual, mas, por estudar a Palavra de Deus, a Bíblia, podemos saber a verdadeira identidade do Anti-Cristo e ficar livres de suas mentiras religiosas. — João 17:17.
“Muitos enganadores saíram pelo mundo afora, pessoas que não confessam Jesus Cristo vindo na carne. Este é o enganador e o Anti-Cristo.” (2 João 7) De acordo com João, o anticristo seria composto de todos os que deliberadamente espalham mentiras religiosas sobre Jesus Cristo e seus ensinos.
b-    A Besta do Apocalipse, ou simplesmente ‘Besta’, é uma figura do livro do Apocalipse de João, na Bíblia relacionada ao Anti-Cristo. João, discípulo de Jesus, relata que estava na ilha de Patmos quando foi arrebatado em espírito, e teve uma visão que relatou no livro de Apocalipse. Especificamente em Apocalipse 13, João descreve que viu subir do mar uma besta de sete cabeças e dez chifres. A besta era semelhante ao leopardo, como pés de urso e a cabeça de um leão. João conta detalhes sobre a besta, suas características e ainda sobre um dragão que interage com a besta. Em seguida ele relata que viu subir da terra outra besta de dois chifres semelhantes aos de um cordeiro e que e falava como o dragão e era mais poderosa que a primeira besta. É neste texto bíblico que o sinal da besta (o número 666) é citado e identificado.
c-      Falsos Profetas: Mateus 7: 15-20: Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Falso profeta, também chamado de pseudoprofeta, é a rotulação dada a uma pessoa que ilegitimamente se proclama detentora de dons do Espírito Santo. Tal rotulação pode tanto decorrer de um falso dom carismático, como do uso do mesmo para fins demagógicos ou demoníacos.

No Antigo Testamento, a Bíblia cita vários falsos profetas, como por exemplo Hananias, que falara mal de Jeremias. Também deve se saber que nem sempre o falso profeta usa dons demoníacos, usando quase sempre a falsa alegação e a ajuda para pessoas más.
O mais famoso dos falsos profetas do Novo Testamento é o "Falso Profeta" do livro de Apocalipse, cujo nome é repetido por três vezes. Este Falso Profeta seria um aliado do Anticristo e da Besta. A figura do Falso Profeta é um dos maiores mistérios da escatologia.
“          E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a Besta e o Falso Profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos            ”
“          E a Besta foi presa, e com ela o Falso Profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da Besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre        ”
Esse Falso Profeta seria igual ao Homem da Perdição, e continua um mistério por não ter informações extras nem em livros apócrifos. Deus irá então mandá-lo ao inferno se esse não se arrepender. Seu número é 189.
443-Qual a diferença entre juízo das nações, juízo final e juízo do trono branco?
R.: COMO SE DARÁ O JULGAMENTO DAS NAÇÕES?
"Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra. Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (ó SENHOR), faze descer ali os teus fortes! Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do SENHOR está perto no vale da Decisão" (Joel 3.2, 11,12, 14).
SE DARÁ ASSIM:
1 - Data: logo após a segunda vinda de CRISTO.
2 - Local: Vale de Josafá, também chamado de Vale da Decisão ( Jl 3.12). A maioria dos estudiosos, concorda que este vale ainda não existe, o escritor Severino Pedro afirma que o nome atual deste vale é: Wady siti Miriam, e que nos dias atuais, serve de túmulos tanto para judeus, como para maometanos.
3 - Participantes deste julgamento: Três grupos estarão presentes neste julgamento.
a) As ovelhas – os justos, que ficarão do lado direito do Rei (Mt 25.33)
b) Os bodes – os ímpios, que ficarão do lado esquerdo do Rei (Mt 25.33)
c) Os irmãos- os judeus, que ficarão diante do Rei (Mt 25.40)
4 - Resultado deste julgamento: os que foram considerados justos, participarão das bênçãos do milênio, quanto aos que foram injustos, serão destinados ao castigo eterno.
 Já em Apocalipse 20.11-15 trata do julgamento do Grande Trono Branco - o Juízo Final: "Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo"
 Diferenças entre o julgamento das nações e o do Grande Trono Branco.
Vejamos:
O das nações Juízo de Mateus 25.31-46 (Joel 3) e Trono Branco Juízo de Ap 20.11-15
Um julgamento dos vivos - O outro Julgamento dos mortos
Um Antes do Milênio - O outro Depois do Milênio
Um Na terra - O outro no espaço
Um Ovelhas, bodes e irmãos presentes - O outro Só os perdidos
Um Julgamento coletivo - O outro Julgamento individual
Um Sem ressurreição, exceto dos mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4) - O outro após a 2a ressurreição
Juízo Final: o Juízo Final foi revelado ao apóstolo João no livro de Apocalipse cap. 22, vs. 11 ao 15. Ocorrerá após o reinado de mil anos de Cristo sobre a Terra. Nesse juízo há basicamente dois critérios a serem examinados: as obras e o registro no Livro da Vida. Analisando o texto sobre o Juízo Final, vemos que há outros livros (Ap 20.12). Esses livros, ao que tudo indica, contém a descrição das obras de todos os homens, enquanto vivos. A Bíblia diz que os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos livros, segundo as suas obras (Ap 20.12). O julgamento será individual, pois será segundo a obra de cada um. Após esse julgamento segundo as obras, será verificado se o nome da pessoa consta no Livro da Vida. O castigo eterno no lago de fogo será aplicado a quem não tiver seu nome inscrito no Livro da Vida (Ap 22.15)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Apesar das respostas acima detalhadas que chamar atenção que muitos doutos eruditos dizem que “o Juízo Final também é chamado de Juízo do Grande Trono Branco”.
Em suma, apontamos as seguintes distinções entre os dois eventos:
JUÍZO DAS NAÇÕES
JUÍZO FINAL
Texto: Mt 25.31-46
Texto: Ap 22.11-15
Época: após a Grande Tribulação
Época: após o Reino Milenial
Local: Terra
Local: fugiram a terra e o céu
É o juízo do trono da glória de Cristo
É o juízo do grande trono branco
Julgados: as nações gentílicas
Julgados: os mortos
Não há menção de livros
Serão abertos os livros
Vemos três classes de pessoas: “ovelhas”, “bodes” e “irmãos”.
Há referência a uma só classe de pessoas: os mortos
Não há menção de ressurreição, pois os participantes serão os gentios vivos, que sobreviveram à Grande Tribulação.
Haverá a segunda ressurreição, pois os participantes serão os ímpios de todas as épocas.
Base do julgamento: tratamento para com os “irmãos” de Cristo, isto é, Israel e servos de Deus perseguidos na Grande Tribulação.
Base do julgamento: as coisas escritas nos “livros”, segundo as obras e o registro do nome no Livro da Vida.

444- O que acontecerá na terra durante o milênio?
R.: Os Mil Anos (Milénio)
Na Segunda Vinda, o povo de Deus será levado para o céu. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
Na Segunda Vinda de Cristo, os ímpios estarão cheios de terror e desespero. A Bíblia diz em Apocalipse 6:16-17
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?
O líder dos ímpios será destruído com a glória da Vinda de Cristo e os resto dos ímpios serão destruídos pela Sua espada. A Bíblia diz em 2 Tessalonicenses 2:8.
E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda.
 A Bíblia diz em Apocalipse 19:21
E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles.
Como os justos irão para o céu com o Senhor e os ímpios serão destruídos pela aparição de Jesus, a terra ficará sem habitantes humanos durante um tempo. A Bíblia diz em Jeremias 4:23-25
Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu tinham fugido.
Os outros ímpios ficarão nas suas sepulturas durante mil anos.
A Bíblia diz em Apocalipse 20:4-5
E vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
Enquanto os santos estão no céu e os ímpios estão mortos, o diabo estará limitado a esta terra deserta durante 1000 anos.
A Bíblia diz em Apocalipse 20:1-3
E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
Ao final dos 1000 anos a Nova Jerusalém descenderá do céu à terra. A Bíblia diz em Apocalipse 21:1-3
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa Cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
Nessa altura os ímpios ressuscitados e Satanás liberado tentarão apoderar-se da cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 20:7-9
Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.
E nessa altura serão destruídos pelo fogo do inferno. A Bíblia diz em Apocalipse 20:9 “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou.
445-Para quem e como será o novo céu e a nova terra?
R.: Muitas pessoas têm uma concepção errada de como realmente é o Céu. Apocalipse (capítulos 21-22) nos dá uma descrição detalhada dos Novos Céus e Nova Terra. Depois do fim dos tempos, os atuais Céus e Terra serão eliminados e substituídos por Novos Céus e Nova Terra. O lugar de habitação eterna dos crentes será a Nova Terra. A Nova Terra é o “Céu” onde passaremos a eternidade. É na Nova Terra, onde a Nova Jerusalém, a cidade celestial, se estabelecerá. É a Nova Terra o lugar onde haverá portões de pérolas e ruas de ouro.
Céu – a Nova Terra – é o lugar físico onde habitaremos com corpos físicos glorificados (veja I Coríntios 15:35-58). O conceito de que o Céu é “nas nuvens” não é bíblico. O conceito de que seremos “espíritos flutuando pelo Céu” não é bíblico. O Céu onde os crentes viverão será um novo e perfeito planeta no qual habitaremos. O Novo Céu será livre de pecado, mal, enfermidade, sofrimento e morte. Será provavelmente muito parecido com nossa Terra atual, ou talvez até uma recriação de nossa terra atual – mas sem a maldição do pecado.
E quanto aos Novos Céus? É importante lembrar que na mente antiga “céus” se referia aos céus e espaço sideral, como também à esfera na qual Deus habita. Então, quando Apocalipse 21:1 se refere aos Novos Céus, está provavelmente indicando que todo o universo será criado, uma Nova Terra, novos céus, um novo espaço sideral. Parece que o “Céu” de Deus será recriado também, para que seja dado um “novo começo” a tudo no universo, seja físico ou espiritual. Teremos acesso aos Novos Céus na eternidade? Possivelmente... mas teremos que esperar para descobrir! Que possamos permitir que a Palavra de Deus molde nosso entendimento sobre o Céu!
Apocalipse 20: 6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

446- Quem ressuscitará e quem será julgado no juízo final do trono branco?
R.: Creio que todos ressuscitarão e serão julgados.
Os ímpios para serem julgados pôr seus atos, outros com a certeza de que “ se esta nossa temporária habitação terrena em que vivemos for destruída, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna nos céus, não construída por mãos humanas.”, ou seja, seremos levados para junto da Gloria de Deus para vivermos com Ele eternamente após estarmos a frente do Trono da Justiça, o Trono Branco.
Apocalipse 20:12-15:  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
447-Onde será e para quem servirá o lago de fogo?
R.: Apocalipse 20; 7 a 10: E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
448-Os israelenses que viverem no milênio e que não forem devorados pelo juízo do fogo do céu, após o milênio, receberão corpos espirituais para subirem para Jerusalém Celeste ou viverão eternamente com corpos naturais e imortais na nova terra?
R.: Eu não vou responder, pois considero essa questão um daqueles pensamentos de Deus que só Ele sabe, só Ele conhece, e que ninguém deve especular. E ponto final.
Israel tem seu próprio legado de Deus e eu espero que com a Volta de Cristo tudo seja esclarecido entre D’us e os judeus, para Honra e Gloria do Eterno.
449- Quantos anos viveram o homem na terra? (de Adão a Noé, dilúvio a Cristo e até hoje).
R.: Hoje em 2017, estamos à 5.678 anos da criação do 1º ser humano por Deus, Adão (3.728 a.C. - 2.798 a.C.).
A cronologia em Gênesis indica que houve 1.656 anos entre a Criação de Adão até Noé e o Dilúvio.
Do Dilúvio a Cristo podemos contar pelas Gerações, pela genealogia de Jesus.
 Lucas faz retroceder a genealogia até Adão, passando por Abraão, ao passo que Mateus retrocede apenas até Abraão. Lucas 3:23-38:
            «Ora o mesmo Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, sendo filho (como se julgava) de José, filho de Heli, filho de Matã, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Resá, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matã, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom, filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Nacor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé
De cristo até hoje, ora 2017 anos.
450-Quais os livros que tem apenas 1 capítulo?
R.: Livro do Profeta Obadias, Carta de São Paulo a Filemom, Segunda Carta de João, Terceira carta de João e Carta de Judas
451-Quais os livros que terminam com um ponto de interrogação?
R.: três livros Lamentações, Jonas, e  Naum e o versículo final do livro;
1 – Livro das Lamentações de Jeremias 5 :22 - “Ou será que nos rejeitaste totalmente, irritado, sem medida, contra nós?”
2 - Livro de Jonas 4:11 - “...e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, também muitos animais?
3- Naum, capitulo 3: 19 - Não há cura para a tua ferida, a tua chaga é dolorosa. Todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque, sobre quem não passou continuamente a tua malícia?
452-Qual o menor livro?
R.: II João (possui somente 13 versículos).
453-Qual o maior livro?
R.: Salmos (possui 150 capítulos).
454-Qual o menor capítulo?
R.: Salmo 117 (possui 2 versículos).
455- Qual o maior capítulo?
R.: Salmo 119 (possui 176 versículos).
456-Qual o menor versículo?
R.: Jó 3:2 (possui 07 letras).
457-Qual o maior versículo? (obs. Possui 415 caracteres).
R.: Ester 8:9 
458- Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente?
R: 773.693 palavras.
459-Quantas letras contêm aproximadamente?
R: 3.566.480 letras.
460- Quantos capítulos e quantos versículos possuem?
R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos (em algumas traduções e editoras possuem alguns versículos a mais, pois, desdobraram um em dois ou três).

PERGUNTAS DA BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Gênesis
 462- Quem foi o primeiro bígamo citado e quais eram os nomes das esposas?
R.:  Gênesis 4:19 - E tomou Lameque (Lamec) para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
463-Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado?
R.: O Filho de Lameque com “e Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado” – Genesis 4: 20.
464-Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta?
R.: falamos do irmão de Jabal - “E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta”. Genesis 4: 21.
65- Quem eram rei e sacerdote ao mesmo tempo?
R.: Melquisedeque, Rei de Salém, trouxe pão e vinho; ele era sacerdote do Deus altíssimo."(Gênesis 14,18)
466-qual é a única mulher cuja idade é mencionada?
R.: Genesis 23,1-2:
"A duração da vida de Sara foi de cento e vinte e sete anos, e ela morreu em Cariat Arbe (que é Hebron), terra de Canaã. Abraão veio cumprir o luto por Sara e chorá-la".
CONTUDO TEMOS EM LUCAS CAPITULO 2, VERSICUSLO 36 E 37:
 E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
467- Onde lemos de camelos se ajoelhando?
R.: Gênesis 24:9-11 - Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.
E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
468-Quais os nomes dos filhos de Abraão?
R.: Encontramos a resposta a pergunta folhando o livro do Gênesis no capítulo 21, encontramos a história do nascimento Isaac, fruto na velhice do casal Abraão e Sara.
“Ihaweh visitou Sara, como dissera, e fez por ela como prometera. Sara concebeu e deu à luz a um filho a Abraão já velho, no tempo em que Deus tinha marcado.... Deu o nome de Isaac”(Genesis 21, 2-3) Bíblia de Jerusalém.
Em Gênesis 25 encontramos outros descendentes de Abraão da relação com Cetura:
Abraão tomou ainda outra mulher, que se chamava Cetura, 2Ela lhe gerou: Zanrã, Jecsã, Madã, Madiã, Jesboc e Sué. (Genesis 25,1)) Bíblia de Jerusalém.
Temos conhecimento ainda de outro filho de Abraão com a escrava Agar chamado Ismael (conf. Gen. 21).
Totalizou uma descendência de 8 filhos.

 Livro de Êxodo
469-Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho?
R.: A Mãe de Moises, De acordo com a Bíblia Hebraica, Joquebede ou Yochéved (יוֹכֶבֶד / יוֹכָבֶד "O Senhor é glória", hebraico: Yoḫéved / Yoḫáved) foi a esposa de Anrão e a mãe de Aarão, Moisés e Miriam.
Joquedebe e Anrão eram da Tribo de Levi, e Joquedebe era tia de Anrão.
Êxodo 2: de 5 a 9:
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
470- Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue?
R.: Zípora mulher de Moises.
Êxodo 4:25,26
Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
471-Qual o sobrinho que se casou com a sua tia?
R.: Êxodo, capitulo 6, versículos 20: 20 E Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia, e ela deu-lhe Arão e Moisés: e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.
Portanto:
Anrão, pai de Moisés, casou-se com sua própria tia, Joquebede
472-Onde se lê que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém depois se tornaram doces?
R.: Êxodo, capitulo 15, versículos 23,24,25.:
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
473-Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente?
R.: Êxodo, capitulo 21; 27 - E se tirar o dente do seu servo, ou o dente da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.
474-Onde se lê que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo?
R.:  Êxodo, capitulo 23, versículos 20 a 23
Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele.
Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.
Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário