segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Fatos Bíblicos 9 Jorge Eduardo Garcia

Daniel
Daniel (em hebraico: דָּנִיּאֵל), ou Beltessazar é um dos vários profetas do Antigo Testamento. A sua vida e profecias estão incluídas na Bíblia no Livro de Daniel. O significado do nome é "Aquele que é julgado por Deus" ou "Deus assim julgou", ou ainda, "Deus é meu juiz"
Na narrativa, quando Daniel era um jovem, ele foi levado em cativeiro babilônico, onde foi educado no pensamento caldeu. No entanto, nunca se converteu aos costumes neo-babilônicos. Pela Sabedoria Divina de seu Deus, YHVH, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte de Babilônia. Eventualmente, ele tinha visões apocalípticas que foram interpretadas como as Quatro monarquias. Alguns dos amigos mais famosos de Daniel são: Sadraque, Mesaque e Abednego, que também viveram junto com ele no exílio de Babilônia. Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor no capítulo 2, A escrita na parede do rei Belsazar no capítulo 5 e se livra da condenação da morte quando foi injustamente colocado na cova dos leões no capítulo 6. Além disso, a profecia indicada na revelação do sonho do capítulo 2 prossegue nos capítulos 7 a 12, onde Deus vai dando mais detalhes sobre os tempos do mundo até o fim.
587-Qual o rei que teve suas unhas crescidas como as das aves?
R: Nabucodonosor, rei da Babilônia. Daniel 4-33.
588-Quem perdeu o sono por causa de um jejum?
R: Rei Dario. Daniel 6-18.
589-Que rei mandou matar um servo de Deus e depois não conseguiu comer nem dormir?
R: Rei Dario. Daniel 6-16 a 19.

Oséias
Oseias (em hebraico: הוֹשֵׁעַ, transl. Hošeaʿ, tib. Hôšēăʿ, "Salvação do/é o Senhor"; em grego: Ὠσηέ, transl. Ōsēe) foi um personagem bíblico, e um profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri. É um dos Os Doze Profetas Menores da Bíblia hebraica judaica, também conhecidos como profetas secundários no Antigo Testamento cristão. Oséias exerceu seu ministério durante o governo dos reis Uzias , Jotão , Acaz  e Ezequias , todos reis de Judá  e durante o reinado de Jeroboão, rei de Israel .
De acordo com o Livro de Oseias, este teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus.
A vida familiar de Oseias refletia a relação "adúltera" que Israel havia construído com os deuses politeístas. Os nomes de seus filhos (Jezreel, Lo-Ami e Lo-Ruama) traziam um simbolismo, relacionado a profecias da queda da dinastia dominante e do pacto rompido com Deus - de maneira muito semelhante ao profeta Isaías uma geração mais tarde.
Oséias teve três filhos: Jizreel (que significa Deus semeia, Lo-Ruama (que significa Sem Compaixão e Lo Ami (que significa Não-povo-meu .
Viveu no Reino do Norte durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, entre 780 e 725 a.C.. Em Oseias 5:8 existe uma referência às guerras que levaram à captura do reino pelos assírios, ocorrida em torno de 734-732 a.C.; não se sabe ao certo se Oseias teria também vivido a destruição de Samaria, que é prevista em Oseias 13:1.
Oseias frequentemente é visto como um "profeta do destino", porém sob sua mensagem de destruição está uma promessa de restauração. O Talmude (Pesachim 87a) alega que ele teria sido o maior profeta de sua geração (que incluiu o mais notório Isaías).

590-Qual o povo foi comparado a uma vaca rebelde?
R.: O povo de Israel. Oséias 4-16.
591-Qual o povo que tremeria de medo por causa de um simples bezerro?
R.: O povo de Samaria. Oséias 10-5.
592-Qual o rei que foi comparado a um pedaço de madeira na superfície da água?
R.: O rei de Samaria. Oséias 10-7.

Joel
O pouco que sabemos da biografia do profeta Joel é exclusivamente indicado pelos seus escritos. Com base neles, sabemos que o Profeta Joel era filho de Petuel e vivia em Judá, muito provavelmente em Jerusalém.
O Livro de Joel foi provavelmente escrito entre 835 e 800 AC..

593-Quais os versículos desse livro que foram citados em Atos?
R.: Atos 2: 16: 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:..
Com o complemento Atos 2:14-19:
Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.
594-Como é descrito a invasão das locustas?
R.: 1: 4 O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
595-Porque os sacerdotes ficaram tristes?
R.: Porque assim está escrito em Joel 1:1-20:
Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Porventura isto aconteceu em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Despertai-vos, bêbados e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
Porque subiu contra a minha terra uma nação poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho.
Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
Foi cortada a oferta de alimentos e a libação da casa do Senhor; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.
O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.
Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.
Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus.
Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.
Ai do dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.
Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos, a alegria e o regozijo da casa de nosso Deus?
As sementes apodreceram debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns derrubados, porque se secou o trigo.
Como geme o animal! As manadas de gados estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão perecendo.
A ti, ó Senhor, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.
Também todos os animais do campo bramam a ti; porque as correntes de água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Amós
Amós (aquele que ajuda a carregar o fardo ou nome que em hebraico significa "levar" e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou foi um Profeta do Antigo Testamento, autor do Livro de Amós.Ele é um dos doze Profetas Menores.
Ele era nativo de Tecoa, uma cidade a cerca de 20 km, nos limites do deserto de Judá (1:1), a sudeste de Belém.Também era um homem de família humilde. Era um vaqueiro e cultivador de sicómoros (7:14).
Aproximadamente em 760 a.C., deixou sua vida tranquila e foi anunciar e denunciar no Reino de Israel Setentrional, durante o reinado de Jeroboão II (1:1).
Ele profetizou durante os reinados de Uzias, rei de Judá, e foi contemporâneo de Isaías e Oseias, que viveram alguns anos a mais que ele. Sob Jeroboão II, o reino de Israel atingiu o máximo de sua prosperidade, mas isto foi acompanhado do aumento da luxúria, do vício e da idolatria. Nesse contexto, o luxo dos ricos insultava a miséria dos oprimidos e o esplendor do culto disfarçava a ausência de uma religião verdadeira. Nesse momento, Amós foi convocado por Deus para lembrar ao povo da sua Lei, da retribuição da sua justiça e para chamar o povo ao arrependimento.
 Ele fê-lo, denunciava essa situação, com a rudeza simples e altiva e com a riqueza de imagens típica de um homem do campo.
A palavra de Amós incomodava porque ele anunciava que o julgamento de Deus iria atingir não só as nações pagãs, mas também, e principalmente, o povo escolhido; este já se considerava salvo, mas na prática era pior do que os pagãos (1:3-2:16). Amós não se contentava em denunciar genericamente a injustiça social, ele denunciava especificamente:
os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem em mansões e palácios (3:13-15; 6:1-7), criando um regime de opressão (3:10);
as mulheres ricas que, para viverem no luxo, estimulavam seus maridos a explorar os fracos (4:1-3);
os que roubavam e exploravam e depois iam ao santuário rezar, pagar dízimo, dar esmolas para aplacar a própria consciência (4:4-12; 5:21-27);
os juízes que julgavam de acordo com o dinheiro que recebiam dos subornos (2:6-7; 4:1; 5:7.10-13);
os comerciantes ladrões sem escrúpulo que deixavam os pobres sem possibilidades de comprar e vender as mercadorias por preço justo (8:4-8)
596-Onde eram as mulheres que oprimiam pobres e induziam os seus maridos a beberem e a que animal elas foram comparadas?
R.: Basã. Vaca. Amós 4-1.
597-Quem, em visão, contemplou o Senhor com um instrumento de pedreiro na mão?
R.: Amós. Amós 7-7,8.
598-Onde lemos que em Israel passou 3 meses sem chover?
R.: Amós 4-7.

Obadias
Obadias (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, "Servo de Javé") é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos "Profetas Menores" (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).
O seu livro, constituído por apenas 21 versículos, é o menor do Antigo Testamento e trata do tema da falta de solidariedade do povo de Edom (descendentes de Esaú - Génesis 36:1) para com Israel, considerado como seu povo irmão. O livro se divide em duas partes: o "Profecia contra Edom" e a "Proclamação do Dia do Senhor ".
A forma do nome usada na Septuaginta é Obdios, e em latim utiliza-se a forma Abdias.
No judaísmo, Obadias é considerado um "profeta posterior", colocado na última seção ( Nevi'im do Tanakh , onde é um dos "Doze Profetas".

599-O livro foi escrito em 841 ou 585 a.C.?
R.: Duas versões:
1- Provavelmente escrito entre 848 e 840 AC.;
2- Uma afirmação de que foi escrito pouco posterior à 587 AC.
600-Quais são 5 países inimigos de Deus nos dias atuais?
R.: Vou me reportar a artigo do jornalista Guga Chacra, especializado em Israel e nos países árabes, no jornal o Estado de São Paulo, o Estadão:
Você sabia que Israel é aliado, e não inimigo, de países árabes?
30 março 2015 | 11h20
Israel não é o maior inimigo dos países árabes.
Ao contrário, hoje é um aliado ou no mínimo um parceiro da maior parte destas nações. Neste domingo, a Liga Árabe criou uma Força Militar conjunta para conter o avanço do Irã e de seus aliados (xiitas ou não) e também de grupos terroristas sunitas pelo Oriente Médio. Notem que em nenhum momento os árabes falaram em combater os israelenses.
O Egito talvez seja hoje o maior aliado de Israel no mundo. Basta ver a coordenação dos dois países no combate ao Hamas e à Irmandade Muçulmana. A Arábia Saudita faz lobby em Washington ao lado dos israelenses para tentar evitar um acordo entre os EUA e o Irã. Jordânia, Emirados Árabes, Kuwait e Bahrain também seguem a linha saudita. Mesmo o Qatar, depois da mudança do emir, adotou uma postura de aproximação. Argélia, Marrocos e Tunísia não possuem problemas com Israel. Omã é amigo de todos, incluindo Irã, EUA, Israel e Arábia Saudita.
A Líbia, o Iraque, o Yemen e a Síria, em guerra civil, não têm tempo para pensar em Israel. Sobra, de todos os países árabes, o Líbano. Mas este país possui problemas de equilíbrio doméstico entre cristãos, sunitas e xiitas, mais a questão dos refugiados palestinos. Sem falar no histórico de ocupação e bombardeios israelenses, que faz parte da memória coletiva libanesa.
Ao mesmo tempo que os árabes se aproximam de Israel, a Turquia se distancia. Hoje os maiores adversários, em termos de Estado, dos israelenses no mundo são os turcos e os persas do Irã. Claro, há ainda as organizações como o Hamas e o Hezbollah, que são árabes e inimigos de Israel.
601-Quais os erros do Edom?
R.: Ao longo do Antigo Testamento, houve conflito entre estes povos. Os edomitas ocupavam um território a sudeste do mar Morto e recusaram passagem livre quando os israelitas tentaram chegar à terra prometida (Números 20:14-21). Deus não permitiu que os israelitas atacassem os edomitas nem tomassem suas terras (Deuteronômio 2:4-8). Por volta de 1.000 anos a.C., Davi subjugou os edomitas (1 Crônicas 18:12-13). Mas o filho dele, Salomão, não conseguiu manter este domínio total sobre os descendentes de Esaú (1 Reis 11:14-22). Quando os descendentes de Jacó sofreram nas mãos dos inimigos, Edom achou prazer nisso e até ajudou os adversários de Israel contra estes “irmãos” (Obadias 10-14). Foi Deus que trouxe o castigo contra Judá, mas ele não achou prazer nisso e condenou os edomitas por sua atitude. Mesmo quando Deus traz a justiça contra um malfeitor, não é motivo de comemoração, pois aqueles que amam aos inimigos como Deus o faz (Mateus 5:44-48) não acharão prazer na morte de ninguém (Ezequiel 18:32).

Jonas
Jonas (do hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) foi profeta israelita da Tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1) Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do Antigo Testamento que leva o seu nome.

602-Qual a naturalidade de Jonas?
R.: natural Gete-Héfer, da Tribo de Zebulom.
603-Porque Jonas fugiu da responsabilidade a ele proposta?
R.: Jonas fugiu porque não queria tratar o assunto. Estava cansado, talvez irritado. Ele não tinha medo da missão, só não via sentido em cumpri-la.
604-O que significa dormir no leito espiritual?
R.: xxxxxxx

Miquéias
Miqueias ou Michaías, em hebraico: מִיכָיְהוּ, Mikhayhu; em latim: Michaeas, é um profeta do século VIII a.C., morador de Morasti-Gat, na Shefelá em Judá, talvez tenha sido um líder (ancião, heb. zaqen) da comunidade. Atuou em Judá no período de Jotão, Acaz e Ezequias.
O Profeta Miqueias denunciava os governantes, chefes e ricos das cidades de Jerusalém e Samaria, prestava também assistência a usuários pobres e sem conhecimento. Estes estavam roubando o povo através da língua enganosa, com armadilhas, exigiam presentes e subornos. Miqueias também denunciou a cobiça, os ganhos imorais, a maldade planejada, a balança desonesta e o crime organizado.
Miqueias nasceu em Morasti (Moréshet), uma vila no interior do reino de Judá, a oeste de Hebron. Por sua origem camponesa se assemelha à Amós, com quem compartilha uma aversão às grandes cidades e uma linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras. Ele exerceu sua atividade entre os reinados de Jotão (Iotâm), Acaz, Ezequias e Manassés, isto é, entre 750 e 680 AC


605-Onde se lê que os sacerdotes ensinavam por interesse e os profetas adivinhavam por dinheiro?
R.: Miquéias 3-11.
606-Porque esse livro retrata o reino pacífico do Messias?
R.: Se entendi a pergunta creio que a resposta está em Miquéias 5:2-4:
E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Portanto os entregará até ao tempo em que a que está de parto tiver dado à luz; então o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.
E ele permanecerá, e apascentará ao povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será engrandecido até aos fins da terra.
607-Qual o propósito do reino do Messias?
R.: PAZ – a concretização do que foi dito em Aclamação pelos Anjos quando o Senhor Jesus nasceu em Lucas 2:14:

Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário