segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Fatos Bíblicos 8 Jorge Eduardo Garcia

I Crônicas

533-Por que Rubem, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura?
R.: Fornicou com Bíla, a concubina de Jacó, o Israel, seu pai.
Gênesis 35: 22 E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó
1 Crônicas 5: 1 Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois ele era o primogênito; mas porque profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que não foi contado, na genealogia da primogenitura,...
Rubem, em hebraico: רְאוּבֵן, hebraico moderno Rəʾuven hebraico tiberiano Rəʾûḇēn) era o primogênito dos 12 filhos de Jacó, neto de Isaque. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Lia, que chamou o menino de Rubem porque, segundo ela mesma disse, “O Senhor atendeu minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido”. (Gên 29:30-32; 35:23; 46:8; Êx 1:1, 2; 1Cr 2:1).
534-Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades?
R.: Seerá, filha de Berias, que em 1 Cr 7.24 sobre ela está escrito:
24 E sua filha foi Seerá, que edificou a Bete-Horom, a baixa e a alta, como também a Uzém-Seerá.
535-Por que o rei Saul morreu?
R.: 1 Crônicas 10: 13 - Assim Saul morreu por causa da sua infidelidade para com Yahweh, o SENHOR, porquanto não havia obedecido à Palavra de Yahweh e, além disso, procurou uma médium tentando consultar os mortos.
1 Crônicas 10:14- Tudo isso em vez de buscar o SENHOR. Por isso o SENHOR o entregou à morte e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
536-Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus?
R.: Uzá.
1 Crônicas 13:9,10
E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
537-Quem recebeu a visita de um anjo, quando debulhava trigo?
R.: Ornã
1 Crônicas 21:20 - E, virando-se Ornã, viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã estava trilhando o trigo.
Nota: Significado de Trilhar
verbo transitivo
Moer, esbagoar ou debulhar com o trilho (cereais).
Pisar, calcar, bater com os pés.
538-Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas, em ações de graças e louvores ao Senhor?
R.: Jedutum. I Crônicas 25:3- Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao Senhor.

II Crônicas

539- Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia ?
R.: Festa dos Pães Ázimos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8:13 - 3 E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.
540-qual o profeta que foi esbofeteado?
R: Micaías. II Crônicas 18:23- 23 Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?
541- Este livro relata fatos de quando até quando?
R.: II Crônicas é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois de I Crônicas e antes do Livro de Esdras.
Narra acontecimentos de um período da história dos judeus, desde o reinado de Salomão, por volta de 970 a.C., até a destruição do Reino de Judá por Nabucodonosor, imperador da Babilônia, fato ocorrido em torno de 586 a.C.
Possui 36 capítulos e foi desmembrado de I Crônicas com o qual formava originalmente um único livro.
Embora seja incerta a sua autoria, a tradição judaica afirma que o livro de II Crônicas teria sido escrito por Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões de culto e de adoração ao Deus de Israel, no período após o exílio babilônico, resgatando assim a história do seu povo. A Bíblia de Jerusalém sustenta que o autor das Crônicas é um levita de Jerusalém, que escreveu numa época sensivelmente posterior a Esdras e Neemias, pois parece combinar as fontes que se referem a eles, portanto, pouco antes do ano 300 AC, parece ser a data mais verossímil.
NOTA: A Bíblia de Jerusalém é a edição brasileira (1981, com revisão e atualização na edição de 2002) da edição francesa Bible de Jérusalem, que é assim chamada por ser fruto de estudos feitos pela Escola Bíblica de Jerusalém, em francês: École Biblique de Jérusalem. De acordo com os informativos da Paulus Editora, a edição "revista e ampliada inclui as mais recentes atribuições das ciências bíblicas. A tradução segue rigorosamente os originais, com a vantagem das introduções e notas científicas."
542- Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores?
R: Esdras 3:12-13:
Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.
543- Quais os 3 principais fatos que fala este livro?
R.: De que livro?
Se for de 2 Crônicas a resposta já está dada na pergunta 541
Se for Esdras:
O Livro de Esdras (em hebraico: עֶזְרָא, Ezra) é um dos livros da terceira divisão da Bíblia hebraica (Ketuvim). No caso da Bíblia cristã, é o décimo-quinto livro do Antigo Testamento e é tratado como um dos livros históricos, posicionado entre II Crônicas e o Livro de Neemias. Originalmente combinado com Neemias num único livro (Esdras-Neemias), os dois foram separados nos primeiros séculos da era cristã.
O tema é o retorno a Sião depois do cativeiro na Babilônia e o livro está dividido em duas partes, a primeira contando a história do primeiro retorno dos exilados, do primeiro ano de Ciro, o Grande (538 a.C.) até a finalização e de dedicação do novo Templo de Jerusalém no sexto ano de Dario I (515 a.C.); a segunda contando a missão subsequente de Esdras a Jerusalém e sua luta para purificar os judeus do que o livro chama de "pecado do casamento com não-judeus". Juntamente com o Livro de Neemias, representa o capítulo final na narrativa histórica da Bíblia hebraica.
No início do século VI a.C., o Reino de Judá se revoltou contra o Império Neobabilônico e foi destruído. Como resultado, a corte real, os sacerdotes, os profetas e os escribas foram exilados na cidade de Babilônia. Durante o cativeiro, uma profunda revolução intelectual ocorreu e os exilados passaram a culpar seu destino na desobediência a Javé, o Deus de Israel, e a desejar um futuro no qual um povo purificado receberia permissão para voltar para Jerusalém para reconstruir um Templo. Neste mesmo período, o Império Persa experimentou uma rápida expansão, passando de um reino pouco importante baseado na região sul do moderno Irã, para uma potência relevante até que finalmente, em 538 a.C., Ciro, o Grande, conquistou a Babilônia.
É difícil descrever o contexto político dos judeus nesta época por causa da ausência de fontes históricas, mas é possível que tenham existido três grupos importantes: os judeus que retornaram do exílio e queriam reconstruir o templo com a ajuda de Ciro, os "adversários de Judá e Benjamim" e um terceiro grupo, o "povo da terra", que aparentemente eram os que ficaram em Jerusalém durante o período no exílio e eram contra a reconstrução do Templo.
544- Quem era Esdras?
R.: Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא, abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) é um personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram de Babilónia em 457 a.C. . Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés. Seu nome é citado 30 vezes na Bíblia.

Neemias
Neemias (em hebraico: נְחֶמְיָה, hebraico padrão Firstaḥ, fp:ar language Nəḥemya, hebraico tiberiano Nəḥemyāh, /ˌniəˈmaɪə/, "conforto de (ou "confortado por") Deus (YHWH)") é um personagem bíblico, figura importante na história pós-exilo dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o autor primordial do Livro de Neemias. Era filho de Hacalias (Ne, 2:3), e provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia (Ne, 2:3).
Fez erigir os muros de Jerusalém e realizou importantes reformas religiosas exercendo papel fundamental na fixação da lei mosaica. O livro bíblico que traz seu nome, Livro de Neemias, redigido pouco antes dos 300 anos, juntamente com o livro de Crônicas e o livro de Esdras, relata a obra de restauração de Neemias.
Neemias viveu durante o período em que Judá era uma província do Império Aquemênida,e havia sido designado copeiro real no palácio de Susa; o rei, Artaxerxes I (Artaxerxes Longimanus), parece ter tido um bom relacionamento com seu funcionário, como evidencia a longa licença que lhe foi concedida durante a restauração de Jerusalém
Nota: Sumário
Oração de Neemias - Neemias 1
Viagem de Neemias a Jerusalém - Neemias 2
Restauração dos muros de Jerusalém - Neemias 3:1-32
Obstáculos e dificuldades - Neemias 3:33-Neemias 4,17
Injustiças sociais. Intervenção de Neemias - Neemias 5
Término da reconstrução das muralhas - Neemias 6
Recenseamento dos israelitas - Neemias 7
Leitura pública da Lei - Neemias 8
Oração de confissão dos pecados - Neemias 9
Resoluções diversas - Neemias 10
Repartição dos habitantes de Jerusalém - Neemias 11
Sacerdotes e levitas - Neemias 12
Reformas diversas, realizadas por Neemias - Neemias 13
545- Porque Neemias sacrificou a vida de luxo para ajudar os irmãos em Jerusalém?
R.: Para:
1)A Reconstrução do Muro de Jerusalém (1-6)
2)Avivamento e Restauração do Culto a Deus (7-13.3)
3)A Correção das 4 Violações (13:4-31):
a- A violação da santidade do templo (4-9;
b- A violação da lei referente aos levitas (10-14)
c- A violação do descanso do sábado (15-22)
d- A violação da lei da separação (23-31)
546-quais as 3 divisões principais do livro?
R.: São quatro (4) partes a saber:
I-Um relato da reconstrução das muralhas de Jerusalém, e o registro do que Neemias encontrou ao retornar da Babilônia. Entre os detalhes estão a descrição de como Neemias se tornou governador de Judá (Ne, 1:1-2:20, 9), as diversas formas de oposição que sofreu, de Sambalá e outros, e descreve seu retorno anterior, sob Zerubabel (Ne, 7:6-73, 9; ver também (Es, 2:1-70 para um relato semelhante) - capítulos 1 a 7.
II- Um relato da situação da religião entre os judeus do período - capítulos 8 a 10.
III- Aumento da população de Jerusalém; o censo da população masculina adulta, os nomes de seus chefes, juntamente com listas de sacerdotes e levitas - capítulos 11 e 12:1-26.
IV- Dedicatória do muro de Jerusalém, disposição das autoridades do Templo, e reformas executadas por Neemias - capítulos 12:27 e 13.
547-qual a data que foi escrito o livro?
R.: A data em que o livro foi escrito teria sido por volta de 431 - 430 a.C., quando Neemias retornou pela segunda vez a Jerusalém, depois de sua visita à Pérsia.

Ester

Ester (em hebraico: אסתר) , também conhecida como Hadassah bat Avihail, tem sua história descrita no Tanakh e no Antigo Testamento.Foi esposa do rei persa Assuero[desambiguação necessária] (geralmente identificado como Xerxes, o rei persa que invadiu a Grécia e lutou contra os espartanos liderados por Leónidas I na Batalha das Termópilas e foi derrotado por Temístocles na Batalha de Salamina, mas também é identificado com seu filho Artaxerxès), e sua história é contada no Livro de Ester. Entre os judeus, Ester é celebrada na festa de Purim.

548-quais os nomes dos 3 reis, que tiveram insônia?
R:
Primeiro:
Rei Assuero, Rei da Pérsia - Livro de Ester 6,1-2
Segundo:
Rei Nabucodonosor, Rei da Babilônia - Daniel 2,1
Terceiro:
Rei Dario, Rei da Pérsia - Daniel 6,18.
549-quem morreu pelo instrumento com que pretendia matar seu inimigo?
R: Hamã. Ester 7-10.
Hamã era filho de Hamedata e descendente de Agague. Hamã era casado com Zeres, os quais tinham 10 filhos, chamados Parsandata, Dalfão, Aspatá, Porata, Adalias, Aridata, Parmasta, Arisai, Aridai e Vaizata.
Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito. E todos os funcionários começaram a fazer isso, menos Mordecai; ele não se se curvava, nem se ajoelhava. Hamã ficou furioso quando descobriu que Mordecai primo e pai adotivo de Ester não se ajoelhava em honra do Rei Assuero e a dele. E, quando lhe disseram que Mordecai era judeu, Hamã achou que não bastava somente matar Mordecai; ele fez planos para matar também todos os judeus que havia no reino de Assuero. Zeres mulher de Hamã o aconselha a construir uma forca de uns 20 metros para Mordecai.
É neste contexto que Hamã consulta o deus Pur jogando dados para decidir qual seria a melhor data para a ação de extermínio dos judeus. Logo depois, Hamã vai até a presença do rei para convencê-lo do massacre, alegando que existia um povo que seguia leis diferentes, os quais não obedeciam suas ordens e lhe falou que não tolerasse que eles continuassem agindo daquela maneira. O rei tirou seu anel-sinete, que servia para carimbar as suas ordens, e o deu a Hamã, o inimigo dos judeus. No dia treze do primeiro mês, Hamã mandou chamar os secretários do palácio e ditou a ordem. Ele ordenou que fosse traduzida para todas as línguas faladas no reino e que cada tradução seguisse a escrita usada em cada província. Ela foi escrita em nome do rei, carimbada com o seu anel-sinete e levada por mensageiros a todas as províncias do reino. A ordem era matar todos os judeus num só dia, o dia treze do décimo segundo mês, o mês de adar. Que todos os judeus fossem mortos, sem dó nem piedade: os moços e os velhos, as mulheres e as crianças. E a ordem mandava também que todos os bens dos judeus ficassem para o governo. É a partir daqui que se cria uma grande tensão.
No dia treze do mês de adar, os judeus das províncias se reuniram e se defenderam. Mataram setenta e cinco mil inimigos e assim se livraram de todos os que odiavam. Mas não ficaram com os bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e festas. Mas em Susã os judeus comemoraram no dia quinze do mês, pois nos dias treze e catorze eles mataram os seus inimigos e só no dia quinze descansaram. Hamã acabou pendurado juntamente com seus filhos na forca que ele próprio construiu, a qual estava destinada a Mordecai. Mordecai escreveu tudo o que tinha acontecido e mandou cartas a todos os judeus que moravam em todas as províncias do reino, tanto aos de perto como aos de longe. Nas cartas ele ordenou que todos os anos eles comemorassem os dias catorze e quinze do mês de adar, pois foi nestes dias que os judeus se livraram dos seus inimigos, e foi neste mês que a tristeza e o luto se transformaram em alegria e festa.
550- Porque não é mencionado o nome de Deus nesse livro?
R.: “ O nome de Deus era tão sagrado no Antigo Testamento, que as pessoas não pronunciavam e que na leitura que indicava o vocábulo do nome de Deus, era escrito de tal forma que no hebraico não se pudesse ler, o chamado Tetragrama.”
       
551- Qual o nome do servo de Deus, que teve seus filhos mortos por um tufão?
R.: Jó.
Jó, capitulo 1, versículos de 18 a 20:
Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
552-quem chamou os médicos de mentirosos?
R.:  Jó.
Jó 13: 4 Vós, porém, sois inventores de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada.
553-que personagem bíblico se vestia de justiça e era pai dos necessitados?
R.: Jó
Jó 29: 14 Vestia-me da justiça, e ela me servia de vestimenta; como manto e diadema era a minha justiça.
554-qual a ave, que trata os seus filhos, como se não fossem seus?
R.: Avestruz.
Jó 39, versículos de 13 a 17:
A avestruz bate alegremente as suas asas, porém, são benignas as suas asas e penas?
Ela deixa os seus ovos na terra, e os aquenta no pó,
E se esquece de que algum pé os pode pisar, ou que os animais do campo os podem calcar.
Endurece-se para com seus filhos, como se não fossem seus; debalde é seu trabalho, mas ela está sem temor,
Porque Deus a privou de sabedoria, e não lhe deu entendimento.
555-quantos anos Jó ficou na pobreza?
R.: Não sei.
Sei que depois de todas as vicissitudes viveu mais 140 anos, e sua vida foi de aproximadamente 200 anos.

Salmos

556-quais os 2 salmos que são idênticos?
R: Salmo 14 e Salmo 53.
Salmos 14
1 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
2 O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não invocam ao Senhor?
5 Ali se acharam em grande pavor, porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
7 Oh, se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

Salmos 53

1 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem.
2 Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
3 Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.
4 Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus.
5 Ali se acharam em grande temor, onde não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os confundiste, porque Deus os rejeitou.
6 Oh! se já de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.

557- Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia?
R: Salmo 118:8 - 8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
Salmos 118
1 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre.
3 Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre.

4 Digam agora os que temem ao Senhor que a sua benignidade dura para sempre.
5 Invoquei o Senhor na angústia; o Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
6 O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.
7 O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
9 É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes.
10 Todas as nações me cercaram, mas no nome do Senhor as despedaçarei.
11 Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedaçarei.
12 Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedaçarei.
13 Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o Senhor me ajudou.
14 O Senhor é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.
15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.
16 A destra do Senhor se exalta; a destra do Senhor faz proezas.
17 Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do Senhor.
18 O Senhor me castigou muito, mas não me entregou à morte.
19 Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.
20 Esta é a porta do Senhor, pela qual os justos entrarão.
21 Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.
23 Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos.
24 Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
25 Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos.
26 Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.
27 Deus é o Senhor que nos mostrou a luz; atai a vítima da festa com cordas, até às pontas do altar.
28 Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
29 Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
558-Onde se lê que as estrelas têm nomes?
R: Salmo 147-4.

Salmos 147
1 Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.
2 O Senhor edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.
3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.
6 O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.
7 Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.
8 Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;
9 O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.
10 Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem.
11 O Senhor se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.
12 Louva, ó Jerusalém, ao Senhor; louva, ó Sião, ao teu Deus.
13 Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.
14 Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta.
15 O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente.
16 O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza;
17 O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio?
18 Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.
19 Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel.
20 Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor.
559-o que significam Selá; Higaiom ; Mictão; Masquil  e Jedutum?
1-     SELÁ (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica, geralmente em Salmos, e possui um conceito de difícil tradução. (Ela não pode ser confundida com a palavra hebraica sela‘ (em hebraico: סֶלַע) que significa "rocha".) É provavelmente uma marca litúrgico-musical ou uma instrução sobre a leitura do texto, algo como "pare e ouça". Selá também pode ser usada para indicar que haverá um interlúdio musical naquele ponto do Salmo. Os Salmos foram cantados acompanhados por instrumentos musicais e há referências a isto em muitos capítulos. Trinta e um dos trinta e nove salmos com o título "Para o músico mor" incluem a palavra "Selá";
2-     HIGAIOM: Vocábulo musical de significação incerta. A mesma palavra é traduzida "som solene" em Sl 92. 3, e "meditação" em Sl 19.14. Ver Selá. Como aparece nos sal­mos 9.16; 19.14; 92.3, parece indi­car uma pausa para meditação ou de diminuição na altura dos sons dos instrumentos. Termo musical que provavelmente significa “melodia para meditação” ou “interlúdio” (Sl 9: 16, RC);
3-     MICTÃO: O termo “Mictão” é atribuído a alguns Salmos do Tehilim, e qual seria o seu significado. Os Salmos que possuem este título são: Salmo 16, Salmo 56, Salmo57, Salmo 58, Salmo 59, e Salmo 60. Na versão ARC, os salmos 56, 57, 58, 59,60 trazem este título e expressão musical. A NVI indica nos títulos desses salmos que são “poemas epigráficos” (gravados indelevelmente). Strong diz “um poema gravado”, indicando ênfase e permanência por ser gravado. A lição espiritual que podemos extrair de “mictão” é que a Palavra de Deus deve ser gravada e implantada no coração do cristão pela oração e meditação (Tg 1.21).Mictão vem do hebraico Michtam. Embora a tradução livre desta palavra hebraica seja “ouro puro”, Michtam é um termo composto de duas palavras: Mach, que significa “humilde”, e Tam, que significa “perfeito”. Por conta desta tradução livre, algumas pessoas nomeiam estes Salmos com a alcunha de “Salmo dourado”. Embora a inspiração concedida pelo Eterno para David compor os Salmos seja algo reluzente como o ouro, considero que tal inspiração reflete a perfeição de Deus e de Suas obras e princípios por meio dos louvores. E estes cânticos foram humildemente escritos pelo Rei David, que talvez sem saber, deu origem à maior obra prima musical e poética em termos de louvor, exaltação e agradecimento ao Eterno: o livro de Tehilim.
4-     MASQUIL - A palavra “Masquil” vem do aramaico, mas o seu sentido literal foi perdido. Mas no hebraico significa "Salmo de Instrução", ou seja, que além de ser uma canção de louvor à Deus ele também ensina como devemos nos comportar perante a pessoa de Cristo. A versão NVI traz neste Salmo o seguinte título: “Poema de Davi, quando ele estava na caverna. Uma oração”. - Entretanto em algumas traduções o título deste Salmo vem marcado como “Masquil de Davi”. “Masquil” é um dos termos técnicos do livro de salmos para designar uma composição poética para ensinar uma lição. E só por isso nós já podemos aprender uma lição aqui. DAVI está em perigo de vida e em vez de ficar chorando a miséria e ficar se queixando, ele quer ensinar alguma coisa aos outros.
(do hebraico משכיל ou Maskil) é um termo literário musical, que ocorre no título de treze Salmos: 32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142. É uma forma verbal, que significa ser perspicaz, compreender, perceber. Em forma de substantivo, maskil remete a uma canção que imponha alguma lição de sabedoria, uma canção que traga um ensinamento em sua mensagem, um Salmo de instrução. O versículo 7 do Salmo 47 diz: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência”. No hebraico, temos: “כי מלך כל-הארץ אלהים–    זמרו משכיל“. E se transliterarmos, teremos: “Ki mélech col haárets Elohim, zamerú maskil.”. De acordo com os sábios, os Salmos chamados de Maskil foram ensinados aos remanescentes judeus durante a grande tribulação: o holocausto, que ocorreu em meio à Segunda Guerra Mundial. Eles foram uma mensagem importante de instrução de HaShem para o Seu povo durante esse período.
A palavra Masquil numa versão portuguesa das Escrituras indica que o tradutor preferiu transliterar a palavra, ao invés ed dar-lhe uma tradução, pois embora a palavra Masquil seja o particípio de um verbo que significa "tornar sábio ou prudente", o seu significado é impreciso nos salmos. Dados os demais sentidos do verbo, as interpretações poderiam ser "salmo eficaz" ou "salmo habilidoso", dando a entender que o mesmo expressa um devido entendimento prático e eficiente de algo a ser tratado no corpo do salmo, fruto da realidade do autor.

Curiosidade: a palavra Maskil também é atribuída como Título de honra, que significa “sábio” ou “homem iluminado” para judeus da Itália, e também para estudiosos do movimento alemão Haskalah.
5-     JEDUTUM [Louvor] Levita que Davi pôs como chefe dos músicos do tabernáculo (1CR 25.1-3). Provavelmente o nome de uma melodia (Sl 39, 62 e 77, título; NTLH, para confissão). Traz “Para o mestre da música”. Ao estilo de Jedutum. Salmo davídico. Nome de um dos três líderes das corporações musicais do tabernáculo (e do templo) sob o rei Davi (1 Cr 9.16; 25.1-7; 2 Cr 5.12; 29.14; 35.15). Essas corporações perpétuas receberam a incumbência de celebrar, confessar, e louvar Yahweh com cânticos e instrumentos musicais. O instrumento principal da corporação de Jedutum era a harpa, embora talvez também se usassem trombetas, liras e címbalos (1 Cr 16.42; 2 Cr 5.12). No cabeçalho de Salmos 39, 62 e 77, a referência a “Jedutum” é muito provavelmente uma referência a ele e ao seu grupo, na condição de músicos que deviam apresentar o salmo instrumental e/ou vocalmente. É, por isso, interessante que o nome “Jedutum” derive muito provavelmente de yãdâ, um dos principais termos para designar louvor. O significado do nome de Jedutum é: “o que louva” ou “que louvem”.


Provérbios & Eclesiastes:

560-Onde se lê que o coração alegre é bom remédio?
R.: Provérbios 17: 22 - O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.
561-Porque o crente não pode ser preguiçoso?
R.:  Provérbios 21: 25 - O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Considerações: “A Bíblia, no entanto, é clara que, porque o Senhor, que é um Deus que trabalha, foi quem ordenou trabalho para o homem, preguiça é um pecado. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6).
A Bíblia tem muito a dizer sobre a preguiça. O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a preguiça. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar” (21:25); ele adora dormir: “Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama” (26:14); ele dá desculpas: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas” (26:13); ele desperdiça tempo e energia: “O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador” (18:9); ele acredita que é sábio, mas é um tolo: “Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem” (26:16).
Provérbios também nos diz que há um fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor): “A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (12:24); seu futuro será descoberto: “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá” (20:4); ele nada alcança: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta” (13:4).

Não deve haver espaço para preguiça na vida de um Cristão. Um Cristão é ensinado que “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Um crente, no entanto, pode se tornar ocioso se acreditar que Deus não espera fruto de uma vida transformada. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Os Cristãos mostram sua fé através de suas obras. “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:18,26). A preguiça viola o propósito de Deus- as boas obras. O Senhor, no entanto, capacita os Cristãos a combater a tendência da carne de ser preguiçoso ao nos dar uma nova natureza (2 Coríntios 5:17).”
562- Como prova que Salomão escreveu a maioria dos Provérbios?
R.: Simples e rasteiro é só ler Provérbios 1, versículo 1: “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; ...”.
Considerações:
O Livro dos Provérbios (em hebraico: מִשְלֵי, "Míshlê [Shlomoh]") ou Provérbios de Salomão é o segundo livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã. Quando ele foi traduzido para o grego e o latim, o título assumiu diferentes forms: na Septuaginta grega, Παροιμίαι ("Paroimiai", "Provérbios"); na Vulgata latina, o título é "Proverbia", do qual deriva o nome em português.
Provérbios não é apenas uma antologia e sim uma "coleção de coleções" relacionadas a um padrão de vida que perdurou por mais de um milênio. O livro é um exemplo da tradição sapiencial bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o temor a Deus — a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria"[4]. A sabedoria é elogiada por seu papel na criação; Deus a manifestou antes de tudo e, através dela, ordenou o caos; e como os homens devem sua vida e prosperidade a conformidade com a ordem da criação, buscar a sabedoria é a essência e o objetivo da vida religiosa
563-Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso?
R.: Eclesiastes 7: 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.

564-Onde está escrito que procurar prostituta é caminhar para o matadouro?
R.: Não encontrei com essas palavras... o Provérbio 7 fala de prostituta...quiçá é esse.
565-Porque alguns versículos desse livro não são inspirados?
R.:
1- A sabedoria de Salomão veio de Deus;
2- Em sendo assim essa afirmação é esdrúxula e escalafobética;
Considerações:
O termo hebraico para provérbio (מָשַׁל – Mashal) significa, entre outros conceitos, comparação, código de conduta ou descoberta da verdade.
O povo hebreu era regido pelo código da Aliança. Embora o livro de Provérbios não cite claramente este tema, isso fica evidente na maneira como o autor aplica os fundamentos da fé em uma grande variedade de situações do dia a dia do israelita. O livro de Provérbios se aplica como um comentário estendido das Leis das Alianças, cuja ênfase era o amor (Lv. 19:18; Dt. 6:5).
A Lei da Aliança exigia obediência irrestrita aos seus termos, e Provérbios chama está obediência de “o temor do Senhor” (Pv. 1:7; 2:5; 9:10). O livro de Provérbios destaca a reverência, a gratidão e o compromisso com Javé nas atitudes corriqueiras do povo hebreu.
O sábio, no antigo oriente médio, e também na sociedade israelita, junto com o Rei, sacerdotes e profetas, formava a corte real. O livro de Provérbios representa o legado destes sábios, produzido pela observação e reflexão das coisas simples da vida.

Isaías
O profeta Isaías (Hebraico: יְשַׁעְיָהוּ, Moderno Yeshayahu Tiberiano Yəšạʻyā́hû; em siríaco: ܐܹܫܲܥܝܵܐ ˀēšaˁyā; Grego: Ἠσαΐας, Ēsaïās; Latim: Isaias; Árabe: إشعيا As̲h̲aʿyāʾ ou S̲h̲aʿyā;"Yah é a salvação"), teria vivido entre 765 AC e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade de esparta com um exército de 185 mil assírios em 701 a.C.
Isaías, cujo nome significa "Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.

O capítulo 6 do livro informa sobre o chamado de Isaías para tornar-se profeta através de uma visão do trono de Jeová no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar seus lábios a fim de purificá-lo de seu pecado. Então, depois disto, Isaías ouve uma voz de Deus determinando que levasse ao povo sua mensagem.
Focando em Jerusalém, a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos ocorridos durante o reinado de Ezequias, o que se verifica até o final do capítulo 39.
A outra metade do livro (do capítulo 40 ao final) contém palavras de perdão, conforto e esperança.
Pode-se afirmar que Isaías é o profeta quem mais fala sobre a vinda do Messias, descrevendo-o ao mesmo tempo como um "servo sofredor" que morreria pelos pecados da humanidade e como um príncipe soberano que governará com justiça. Por isso, um dos capítulos mais marcantes do livro seria o de número 53 que menciona o martírio que aguardava o Messias:
"Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados". (Is 53:5)
566- Qual rei teve o seu coração agitado como árvores no bosque?
R.: Rei Acaz, filho de Jotão, o 11º Rei de Judá e começou a governar por volta do ano 750 a.C., reinando por 16 anos. Foi contemporâneo ao profeta Isaías.
Acaz, em hebraico: אחז‎, o 12º rei de Judá, tendo iniciado o reinado com 20 anos, em 735 a.C., governou por 16 anos, no ano 17 do reinado de Peká de Israel, sendo contemporâneo ao profeta Isaías.
É considerado um rei mau, de acordo com a Bíblia, pois promoveu a idolatria, fechou as portas do templo e sacrificou o próprio filho aos deuses pagãos.
Sofreu importantes derrotas militares e não conseguiu obter o apoio da Assíria para controlar os conflitos com as nações vizinhas.
Ao falecer, não foi sepultado junto com os restos mortais dos reis de Israel.
A história de Acaz pode ser lida em II Reis 16:1-20 e em II Crônicas 28:1-27, ambos livros do Antigo Testamento.
567-Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos?
R.: Isaías 65:25 - O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.




Cantares ou Cântico dos Cânticos

Cantares ou Cântico dos Cânticos, em hebraico: שִׁיר הַשִּׁירִים, Šīr HašŠīrīm; em grego: ᾎσμα ᾈσμάτων, Âisma Aismátōn, conhecido também, Cânticos de Salomão ou Cântico Superlativo, é o quarto livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã.
É um dos cinco Megillot ("cinco rolos") e é lido no Sabá durante a Páscoa judaica, marcando o começo da colheita dos cereais e comemorando o Êxodo do Egito.
No contexto das escrituras cristãs, Cântico dos Cânticos é único por celebrar o amor sexual.
Ele dá "voz para dois amantes que se elogiam e se desejam com convites para o prazer mútuo".
Os dois se desejam e estão felizes em sua intimidade sexual. As "filhas de Jerusalém" formam um coro para os amantes, funcionando como uma audiência cuja participação nos encontros eróticos dos amantes facilita a participação do leitor.
A tradição judaica o interpreta como uma alegoria da relação entre Javé e Israel.
 A tradição cristã, além de apreciar o sentido literal, de uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpretou também o poema como uma alegoria de Cristo e sua "noiva", a Igreja Cristã.
Autor: De acordo com o primeiro versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este cântico é um dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos títulos deste livro, "Cântico dos Cânticos", é um superlativo, ou seja, serve para indicar que este é o melhor.
Quando foi escrito: Salomão provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado. Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.
Propósito: O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento, amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho e prazer.
568-O amor do livro refere-se a um casal ou à Igreja?
R. Ambos. Vide explicação acima.
569-Qual a divisão poética do livro?
R.: A. Introdução (1:1–6);
B. Diálogo entre os amantes (1:7–2:7);
C. A mulher relembra a visita de seu amante (2:8–17);
D. A mulher fala às filhas de Sião (3:1–5);
E. Assistindo a uma procissão matrimonial (3:6–11);
F. O homem descreve a beleza de sua amante (4:1–5:1);
G. A mulher fala às filhas de Jerusalém (5:2–6:4);
H. O homem descreve sua amante, que o visita (6:5–12);
I. Observadores descrevem a beleza da mulher (6:13–8:4);
J. Apêndice (8:5–14).
570-Descreve o amor de Salomão por Sulamita?
R.: Sim.
Considerações:
Além de constante e duradouro, o amor verdadeiro entre um homem e uma mulher tem outras características que são belamente descritas no Cântico de Salomão. Esse livro foi escrito em forma de música, e seu texto lembra o de uma ópera. A história é sobre o amor entre uma moça da pequena cidade de Suném, ou Sulém, e um pastor. Enquanto ela toma conta dos vinhedos de seus irmãos, Salomão nota sua beleza. Ele manda que seus homens a tragam ao seu acampamento. Mas, desde o início, fica claro que ela está apaixonada pelo pastor. À medida que Salomão tenta conquistá-la, ela fala abertamente sobre seu desejo de estar com seu amado. (Cân. 1:4-14) O pastor consegue entrar no acampamento, e os dois falam de seu amor um pelo outro. — Cân. 1:15-17.
Salomão volta a Jerusalém, levando a moça junto; o pastor vai atrás deles. (Cân. 4:1-5, 8, 9) Nada que Salomão faz para conquistar o amor dela dá resultado. (Cân. 6:4-7; 7:1-10) Finalmente, o rei deixa que ela volte para casa. A história termina com a moça querendo que seu amado corra ao seu encontro tão rápido como uma “gazela”. — Cân. 8:14.
Por que a Sulamita se apaixonou pelo pastor? É verdade que ele era bonito, conforme ela o descreveu. Ela também disse que as mãos dele eram fortes como “cilindros de ouro”, e as pernas tão belas e fortes como “colunas de mármore”. Mas ele era mais do que um homem forte e bonito. Ela sabia que o pastor amava a Jeová e tinha belas qualidades. É por isso que ele era especial para ela; “como a macieira entre as árvores da floresta” era o “querido [dela] entre os filhos”. — Cân. 2:3, 9; 5:14, 15.
Por que o pastor se apaixonou pela Sulamita?
Que dizer da Sulamita? A beleza dela era tanta a ponto de chamar a atenção de um rei que na época tinha “sessenta rainhas e oitenta concubinas, e donzelas sem número”. Apesar disso, ela se encarava como “apenas um açafrão da planície costeira” — uma flor comum. Ela era muito modesta e humilde e amava a Jeová. Não é de admirar que o pastor a visse como um “lírio entre as plantas espinhosas”, ou seja, alguém nada comum. — Cân. 2:1, 2; 6:8.

571-Porque esse livro é chamado do Evangelho do Velho Testamento?
Significado de Evangelho - Livro que contêm essa doutrina e que merece fé e confiança, portanto o Cantares deve ser considerado um Evangelho, pois ensina a regra do bom viver.
572-Quais as 3 seções de divisão do livro?
R.: Podemos dividir o livro em três seções: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento (5:2-8:14).

Jeremias
Jeremias (Yirmeyahu em Hebraico, ou Hieremias em Latim), é um dos nove personagens chamados "Profetas" encontrados na Tanach (Bíblia Hebraica) que corresponde ao Antigo Testamento nas Bíblias Cristãs. O significado do seu nome é incerto, existindo várias interpretações: "Yahweh (Deus) exalta/eleva", "Yahweh é sublime" ou "Yahweh abre/faz nascer", sendo mais usada a leitura "Yaweh exalta/eleva".
O nome do seu pai era Hilquias(ou Helcias), um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim, a cinco quilômetros a nordeste do Monte do Templo em Jerusalém.
Embora de família sacerdotal, está ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oséias, e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miquéias, ele pertence ao mundo camponês. De maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses sobre a situação do país.

É considerado o autor de dois dos livros da Bíblia:
Livro de Jeremias e Livro das Lamentações.
573-Quais os capítulos que denunciam os pecados de Judá?
R.: Capítulos 3 e 5.
574- Qual o capítulo que retrata o sofrimento de Cristo?
R.: Capitulo 1.
575-Qual a mãe animal que abandona suas crias por falta de água?
R: Veada. Jeremias 14-4,5.
576-Que falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano, por sua rebeldia contra o Senhor?
R: Hananias. Jeremias 28-15,16,17.
577-Qual o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam o bem que Ele faria?
R: Semaías. Jeremias 29-31,32.
578-Onde se compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de parto?
R: Jeremias 49-22.
579-Que profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada cidade? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro deveria ser lançado, após a leitura em voz alta?
R: Jeremias. Babilônia e rio Eufrates. Jeremias 51-60,61,62,63,64.
580-Qual o nome do 1º aposentado?
R: Rei Joaquim. Jeremias 52-33,34.

Lamentações
O Livro das Lamentações, ou איכה (ʾêkāh) cuja tradução literal é "Oh! Como!" em hebraico, é um conjunto de cinco poemas, em estilo elegíaco, provavelmente escritos após a queda e destruição de Jerusalém por Nabucodonosor nos anos 587-586 a.C.. O livro faz parte da subdivisão da Bíblia chamada de Profetas Maiores, na Bíblia vem depois do Livro de Jeremias e antes do Livro de Ezequiel ou depois do Livro de Baruque nas Bíblias utilizadas das Igrejas Católicas e Ortodoxas.
581-Cite as 5 poesias do livro?
R.: O Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico original, os versos são acrósticos, com cada verso começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. No Livro de Lamentações, o profeta Jeremias entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém (Lamentações 1:12-15, 2:1-8, 4:11). Lamentações deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada (1:8-9, 4:13, 5:16). Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento (Lamentações 3:40-42, 5:21-22).
582- Qual o objetivo principal do livro?
R.: “Mesmo em julgamento terrível, Deus é um Deus de esperança (Lamentações 3:24-25). Não importa quão longe dEle estejamos, temos a esperança de que podemos voltar-nos a Ele e encontrar Sua compaixão e perdão (1 João 1:9). Nosso Deus é um Deus de amor (Lamentações 3:22) e por causa de Seu grande amor e compaixão, Ele enviou Seu Filho para que nós não tivéssemos que perecer em nossos pecados, mas que pudéssemos viver eternamente com Ele (João 3:16). A fidelidade (Lamentações 3:23) e libertação de Deus (Lamentações 3:26) são atributos que nos dão uma grande esperança e conforto. Ele não é um deus desinteressado e caprichoso, mas um Deus que libertará todos aqueles que se voltam para Ele, admitem que não podem fazer nada para ganhar Seu favor e clamam ao Senhor por Sua misericórdia para que não sejamos consumidos (Lamentações 3:22).”
583-Porque os judeus ainda usam esse livro nos dias atuais?
R.: “Os judeus recitam o livro no grande jejum que lembra a destruição do Templo de Jerusalém, no dia 9 do quinto mês do Calendário judaico (ab).”

Ezequiel
De acordo com a Bíblia hebraica, Ezequiel (em hebraico: יְחֶזְקֵאל, transl. Y'khizqel, IPA: [jəħ.ezˈqel]), "O poder de Deus ", de חזק, khazaq, IPA: [kħaˈzaq], "força", e אל, el, IPA: [ʔel], "Deus"), foi um sacerdote que profetizou por 22 anos durante o século VI a.C., através de visões que teve durante o exílio da Babilônia, tal como registrado no Livro de Ezequiel.
O cristianismo vê Ezequiel como um profeta, e o judaismo considera o seu livro como parte de seu cânone, considerando-o o terceiro dos principais profetas. O islamismo fala de um profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel.
Ezequiel, era um sacerdote que foi chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC[1]. Diz-se que fundou uma escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a cidade de Babilônia.
Uma curiosidade sobre Ezequiel é que ele e o profeta Daniel são os únicos além de Jesus que foram chamados de filho do homem.
Ezequiel dá origem à corrente apocalíptica, suas grandiosas visões antecipam as de Daniel e as do autor de Apocalipse.
O túmulo de Ezequiel é uma estrutura localizada no sul do sul do Iraque perto de Kefil , que se acredita ser o lugar de descanso final de Ezequiel. Tem sido um lugar de peregrinação tanto para os muçulmanos quanto para os judeus. Após o êxodo judeu do Iraque, a atividade judaica no túmulo cessou, embora uma sinagoga em desuso permaneça no lugar.

 584-Quem recebeu uma ordem de Deus de usar uma balança para fazer um penteado?
R.: Ezequiel. Ezequiel 5-1.
585-Qual o profeta a quem Deus determinou que profetizasse contra Israel?
R.: Ezequiel. Ezequiel 21-1,2,3.
586-Onde se lê que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do Egito?   
R.: Ezequiel 30-25.


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