I
Crônicas
533-Por
que Rubem, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura?
R.: Fornicou com Bíla, a concubina de
Jacó, o Israel, seu pai.
Gênesis 35: 22 E aconteceu que,
habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de
seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó
1 Crônicas 5: 1 Quanto aos filhos de
Rúben, o primogênito de Israel (pois ele era o primogênito; mas porque
profanara a cama de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José,
filho de Israel; de modo que não foi contado, na genealogia da primogenitura,...
Rubem, em hebraico: רְאוּבֵן, hebraico
moderno Rəʾuven hebraico tiberiano Rəʾûḇēn) era o primogênito dos 12 filhos de
Jacó, neto de Isaque. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Lia, que
chamou o menino de Rubem porque, segundo ela mesma disse, “O Senhor atendeu
minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido”. (Gên 29:30-32; 35:23;
46:8; Êx 1:1, 2; 1Cr 2:1).
534-Qual
o nome da mulher fundadora de duas cidades?
R.: Seerá, filha de
Berias, que em 1 Cr 7.24 sobre ela está escrito:
24 E sua filha foi Seerá, que edificou
a Bete-Horom, a baixa e a alta, como também a Uzém-Seerá.
535-Por
que o rei Saul morreu?
R.: 1 Crônicas 10: 13 - Assim Saul
morreu por causa da sua infidelidade para com Yahweh, o SENHOR, porquanto não
havia obedecido à Palavra de Yahweh e, além disso, procurou uma médium tentando
consultar os mortos.
1 Crônicas 10:14- Tudo isso em vez de
buscar o SENHOR. Por isso o SENHOR o entregou à morte e transferiu o reino a
Davi, filho de Jessé.
536-Quem
perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus?
R.: Uzá.
1 Crônicas 13:9,10
E, chegando à eira de Quidom, estendeu
Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
Então se acendeu a ira do Senhor
contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante
Deus.
537-Quem
recebeu a visita de um anjo, quando debulhava trigo?
R.: Ornã
1 Crônicas 21:20 - E, virando-se Ornã,
viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornã
estava trilhando o trigo.
Nota: Significado de Trilhar
verbo transitivo
Moer, esbagoar ou debulhar com o
trilho (cereais).
Pisar, calcar, bater com os pés.
538-Qual
homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas, em ações de
graças e louvores ao Senhor?
R.: Jedutum. I Crônicas 25:3- Quanto a
Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a
cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando
graças ao Senhor.
II
Crônicas
539-
Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia
?
R.: Festa dos Pães Ázimos, Festa das
Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8:13 - 3 E isto
segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés,
nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa
dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas.
540-qual
o profeta que foi esbofeteado?
R: Micaías. II Crônicas 18:23- 23
Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e
disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?
541-
Este livro relata fatos de quando até quando?
R.: II Crônicas é um dos livros
históricos do Antigo Testamento da Bíblia, vem depois de I Crônicas e antes do
Livro de Esdras.
Narra acontecimentos de um período da
história dos judeus, desde o reinado de Salomão, por volta de 970 a.C., até a
destruição do Reino de Judá por Nabucodonosor, imperador da Babilônia, fato
ocorrido em torno de 586 a.C.
Possui 36 capítulos e foi desmembrado
de I Crônicas com o qual formava originalmente um único livro.
Embora seja incerta a sua autoria, a
tradição judaica afirma que o livro de II Crônicas teria sido escrito por
Esdras, por volta de 430 a.C., o qual tinha o propósito de resgatar os padrões
de culto e de adoração ao Deus de Israel, no período após o exílio babilônico,
resgatando assim a história do seu povo. A Bíblia de Jerusalém sustenta que o
autor das Crônicas é um levita de Jerusalém, que escreveu numa época
sensivelmente posterior a Esdras e Neemias, pois parece combinar as fontes que
se referem a eles, portanto, pouco antes do ano 300 AC, parece ser a data mais
verossímil.
NOTA:
A
Bíblia de Jerusalém é a edição brasileira (1981, com revisão e atualização na
edição de 2002) da edição francesa Bible de Jérusalem, que é assim chamada por
ser fruto de estudos feitos pela Escola Bíblica de Jerusalém, em francês: École
Biblique de Jérusalem. De acordo com os informativos da Paulus Editora, a
edição "revista e ampliada inclui as mais recentes atribuições das
ciências bíblicas. A tradução segue rigorosamente os originais, com a vantagem das introduções e notas
científicas."
542-
Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria
eram maiores?
R: Esdras 3:12-13:
Porém muitos dos sacerdotes, e levitas
e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas
vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos
levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
De maneira que não discernia o povo as
vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava
com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe.
543-
Quais os 3 principais fatos que fala este livro?
R.: De que livro?
Se for de 2 Crônicas a resposta já
está dada na pergunta 541
Se for Esdras:
O Livro de Esdras (em hebraico: עֶזְרָא,
Ezra) é um dos livros da terceira divisão da Bíblia hebraica (Ketuvim). No caso
da Bíblia cristã, é o décimo-quinto livro do Antigo Testamento e é tratado como
um dos livros históricos, posicionado entre II Crônicas e o Livro de Neemias.
Originalmente combinado com Neemias num único livro (Esdras-Neemias), os dois
foram separados nos primeiros séculos da era cristã.
O tema é o retorno a Sião depois do
cativeiro na Babilônia e o livro está dividido em duas partes, a primeira
contando a história do primeiro retorno dos exilados, do primeiro ano de Ciro, o
Grande (538 a.C.) até a finalização e de dedicação do novo Templo de Jerusalém
no sexto ano de Dario I (515 a.C.); a segunda contando a missão subsequente de
Esdras a Jerusalém e sua luta para purificar os judeus do que o livro chama de
"pecado do casamento com não-judeus". Juntamente com o Livro de
Neemias, representa o capítulo final na narrativa histórica da Bíblia hebraica.
No início do século VI a.C., o Reino
de Judá se revoltou contra o Império Neobabilônico e foi destruído. Como
resultado, a corte real, os sacerdotes, os profetas e os escribas foram
exilados na cidade de Babilônia. Durante o cativeiro, uma profunda revolução
intelectual ocorreu e os exilados passaram a culpar seu destino na
desobediência a Javé, o Deus de Israel, e a desejar um futuro no qual um povo
purificado receberia permissão para voltar para Jerusalém para reconstruir um
Templo. Neste mesmo período, o Império Persa experimentou uma rápida expansão,
passando de um reino pouco importante baseado na região sul do moderno Irã,
para uma potência relevante até que finalmente, em 538 a.C., Ciro, o Grande,
conquistou a Babilônia.
É difícil descrever o contexto
político dos judeus nesta época por causa da ausência de fontes históricas, mas
é possível que tenham existido três grupos importantes: os judeus que
retornaram do exílio e queriam reconstruir o templo com a ajuda de Ciro, os
"adversários de Judá e Benjamim" e um terceiro grupo, o "povo da
terra", que aparentemente eram os que ficaram em Jerusalém durante o
período no exílio e eram contra a reconstrução do Templo.
544-
Quem era Esdras?
R.: Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא,
abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador) é um
personagem da tradição judaico-cristã que liderou o segundo grupo de retorno de
israelitas que retornaram de Babilónia em 457 a.C. . Descendente de Arão, o
primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de
Moisés) entendido na lei de Moisés. Seu nome é citado 30 vezes na Bíblia.
Neemias
Neemias (em hebraico: נְחֶמְיָה,
hebraico padrão Firstaḥ, fp:ar language Nəḥemya, hebraico tiberiano Nəḥemyāh,
/ˌniəˈmaɪə/, "conforto de (ou "confortado por") Deus
(YHWH)") é um personagem bíblico, figura importante na história pós-exilo
dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o
autor primordial do Livro de Neemias. Era filho de Hacalias (Ne, 2:3), e
provavelmente pertencia à Tribo de Judá; seus ancestrais residiam em Jerusalém
antes de seu serviço na Pérsia (Ne, 2:3).
Fez erigir os muros de Jerusalém e
realizou importantes reformas religiosas exercendo papel fundamental na fixação
da lei mosaica. O livro bíblico que traz seu nome, Livro de Neemias, redigido
pouco antes dos 300 anos, juntamente com o livro de Crônicas e o livro de
Esdras, relata a obra de restauração de Neemias.
Neemias viveu durante o período em que
Judá era uma província do Império Aquemênida,e havia sido designado copeiro
real no palácio de Susa; o rei, Artaxerxes I (Artaxerxes Longimanus), parece
ter tido um bom relacionamento com seu funcionário, como evidencia a longa
licença que lhe foi concedida durante a restauração de Jerusalém
Nota:
Sumário
Oração de Neemias - Neemias 1
Viagem de Neemias a Jerusalém -
Neemias 2
Restauração dos muros de Jerusalém -
Neemias 3:1-32
Obstáculos e dificuldades - Neemias
3:33-Neemias 4,17
Injustiças sociais. Intervenção de
Neemias - Neemias 5
Término da reconstrução das muralhas -
Neemias 6
Recenseamento dos israelitas - Neemias
7
Leitura pública da Lei - Neemias 8
Oração de confissão dos pecados -
Neemias 9
Resoluções diversas - Neemias 10
Repartição dos habitantes de Jerusalém
- Neemias 11
Sacerdotes e levitas - Neemias 12
Reformas diversas, realizadas por
Neemias - Neemias 13
545-
Porque Neemias sacrificou a vida de luxo para ajudar os irmãos em Jerusalém?
R.: Para:
1)A Reconstrução do Muro de Jerusalém
(1-6)
2)Avivamento e Restauração do Culto a
Deus (7-13.3)
3)A Correção das 4 Violações (13:4-31):
a- A violação da santidade do templo
(4-9;
b- A violação da lei referente aos
levitas (10-14)
c- A violação do descanso do sábado
(15-22)
d- A violação da lei da separação
(23-31)
546-quais
as 3 divisões principais do livro?
R.: São quatro (4) partes a saber:
I-Um relato da reconstrução das
muralhas de Jerusalém, e o registro do que Neemias encontrou ao retornar da
Babilônia. Entre os detalhes estão a descrição de como Neemias se tornou
governador de Judá (Ne, 1:1-2:20, 9), as diversas formas de oposição que
sofreu, de Sambalá e outros, e descreve seu retorno anterior, sob Zerubabel
(Ne, 7:6-73, 9; ver também (Es, 2:1-70 para um relato semelhante) - capítulos 1
a 7.
II- Um relato da situação da religião
entre os judeus do período - capítulos 8 a 10.
III- Aumento da população de
Jerusalém; o censo da população masculina adulta, os nomes de seus chefes,
juntamente com listas de sacerdotes e levitas - capítulos 11 e 12:1-26.
IV- Dedicatória do muro de Jerusalém,
disposição das autoridades do Templo, e reformas executadas por Neemias -
capítulos 12:27 e 13.
547-qual
a data que foi escrito o livro?
R.: A data em que o livro foi escrito
teria sido por volta de 431 - 430 a.C., quando Neemias retornou pela segunda
vez a Jerusalém, depois de sua visita à Pérsia.
Ester
Ester (em hebraico: אסתר) , também conhecida como
Hadassah bat Avihail, tem sua história descrita no Tanakh e no Antigo
Testamento.Foi esposa do rei persa Assuero[desambiguação necessária]
(geralmente identificado como Xerxes, o rei persa que invadiu a Grécia e lutou
contra os espartanos liderados por Leónidas I na Batalha das Termópilas e foi
derrotado por Temístocles na Batalha de Salamina, mas também é identificado com
seu filho Artaxerxès), e sua história é contada no Livro de Ester. Entre os
judeus, Ester é celebrada na festa de Purim.
548-quais
os nomes dos 3 reis, que tiveram insônia?
R:
Primeiro:
Rei Assuero, Rei da Pérsia - Livro de
Ester 6,1-2
Segundo:
Rei Nabucodonosor, Rei da Babilônia -
Daniel 2,1
Terceiro:
Rei Dario, Rei da Pérsia - Daniel
6,18.
549-quem
morreu pelo instrumento com que pretendia matar seu inimigo?
R: Hamã. Ester 7-10.
Hamã era filho de Hamedata e
descendente de Agague. Hamã era casado com Zeres, os quais tinham 10 filhos,
chamados Parsandata, Dalfão, Aspatá, Porata, Adalias, Aridata, Parmasta,
Arisai, Aridai e Vaizata.
Hamã era um ministro do rei Assuero da
Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se
ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito. E todos os funcionários
começaram a fazer isso, menos Mordecai; ele não se se curvava, nem se
ajoelhava. Hamã ficou furioso quando descobriu que Mordecai primo e pai adotivo
de Ester não se ajoelhava em honra do Rei Assuero e a dele. E, quando lhe
disseram que Mordecai era judeu, Hamã achou que não bastava somente matar
Mordecai; ele fez planos para matar também todos os judeus que havia no reino
de Assuero. Zeres mulher de Hamã o aconselha a construir uma forca de uns 20
metros para Mordecai.
É neste contexto que Hamã consulta o
deus Pur jogando dados para decidir qual seria a melhor data para a ação de
extermínio dos judeus. Logo depois, Hamã vai até a presença do rei para
convencê-lo do massacre, alegando que existia um povo que seguia leis
diferentes, os quais não obedeciam suas ordens e lhe falou que não tolerasse
que eles continuassem agindo daquela maneira. O rei tirou seu anel-sinete, que
servia para carimbar as suas ordens, e o deu a Hamã, o inimigo dos judeus. No
dia treze do primeiro mês, Hamã mandou chamar os secretários do palácio e ditou
a ordem. Ele ordenou que fosse traduzida para todas as línguas faladas no reino
e que cada tradução seguisse a escrita usada em cada província. Ela foi escrita
em nome do rei, carimbada com o seu anel-sinete e levada por mensageiros a
todas as províncias do reino. A ordem era matar todos os judeus num só dia, o
dia treze do décimo segundo mês, o mês de adar. Que todos os judeus fossem
mortos, sem dó nem piedade: os moços e os velhos, as mulheres e as crianças. E
a ordem mandava também que todos os bens dos judeus ficassem para o governo. É
a partir daqui que se cria uma grande tensão.
No dia treze do mês de adar, os judeus
das províncias se reuniram e se defenderam. Mataram setenta e cinco mil
inimigos e assim se livraram de todos os que odiavam. Mas não ficaram com os
bens dos mortos. No dia catorze, eles descansaram e comemoraram com banquetes e
festas. Mas em Susã os judeus comemoraram no dia quinze do mês, pois nos dias
treze e catorze eles mataram os seus inimigos e só no dia quinze descansaram.
Hamã acabou pendurado juntamente com seus filhos na forca que ele próprio
construiu, a qual estava destinada a Mordecai. Mordecai escreveu tudo o que
tinha acontecido e mandou cartas a todos os judeus que moravam em todas as
províncias do reino, tanto aos de perto como aos de longe. Nas cartas ele
ordenou que todos os anos eles comemorassem os dias catorze e quinze do mês de
adar, pois foi nestes dias que os judeus se livraram dos seus inimigos, e foi
neste mês que a tristeza e o luto se transformaram em alegria e festa.
550-
Porque não é mencionado o nome de Deus nesse livro?
R.: “ O nome de Deus era tão sagrado
no Antigo Testamento, que as pessoas não pronunciavam e que na leitura que
indicava o vocábulo do nome de Deus, era escrito de tal forma que no hebraico
não se pudesse ler, o chamado Tetragrama.”
Jó
551-
Qual o nome do servo de Deus, que teve seus filhos mortos por um tufão?
R.: Jó.
Jó, capitulo 1, versículos de 18 a 20:
Estando ainda este falando, veio
outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em
casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio
dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e
morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Então Jó se levantou, e rasgou o seu
manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
552-quem
chamou os médicos de mentirosos?
R.:
Jó.
Jó 13: 4 Vós, porém, sois inventores
de mentiras, e vós todos médicos que não valem nada.
553-que
personagem bíblico se vestia de justiça e era pai dos necessitados?
R.: Jó
Jó 29: 14 Vestia-me da justiça, e ela
me servia de vestimenta; como manto e diadema era a minha justiça.
554-qual
a ave, que trata os seus filhos, como se não fossem seus?
R.:
Avestruz.
Jó 39, versículos de 13 a 17:
A avestruz bate alegremente as suas
asas, porém, são benignas as suas asas e penas?
Ela deixa os seus ovos na terra, e os
aquenta no pó,
E se esquece de que algum pé os pode
pisar, ou que os animais do campo os podem calcar.
Endurece-se para com seus filhos, como
se não fossem seus; debalde é seu trabalho, mas ela está sem temor,
Porque Deus a privou de sabedoria, e
não lhe deu entendimento.
555-quantos
anos Jó ficou na pobreza?
R.: Não sei.
Sei que depois de todas as
vicissitudes viveu mais 140 anos, e sua vida foi de aproximadamente 200 anos.
Salmos
556-quais
os 2 salmos que são idênticos?
R: Salmo 14 e Salmo 53.
Salmos 14
1 Disse o néscio no seu coração: Não
há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém
que faça o bem.
2 O Senhor olhou desde os céus para os
filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse
a Deus.
3 Desviaram-se todos e juntamente se
fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.
4 Não terão conhecimento os que
praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo, como se comessem pão, e não
invocam ao Senhor?
5 Ali se acharam em grande pavor,
porque Deus está na geração dos justos.
6 Vós envergonhais o conselho dos
pobres, porquanto o Senhor é o seu refúgio.
7 Oh, se de Sião tivera já vindo a
redenção de Israel! Quando o Senhor fizer voltar os cativos do seu povo, se
regozijará Jacó e se alegrará Israel.
Salmos 53
1 Disse o néscio no seu coração: Não
há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniquidade; não há ninguém
que faça o bem.
2 Deus olhou desde os céus para os
filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse
a Deus.
3 Desviaram-se todos, e juntamente se
fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.
4 Acaso não têm conhecimento os que
praticam a iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não
invocaram a Deus.
5 Ali se acharam em grande temor, onde
não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os
confundiste, porque Deus os rejeitou.
6 Oh! se já de Sião viesse a salvação
de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará
Jacó e se alegrará Israel.
557-
Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia?
R: Salmo 118:8 - 8 É melhor confiar no
Senhor do que confiar no homem.
8 É melhor confiar no Senhor do que
confiar no homem.
Salmos 118
1 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom,
porque a sua benignidade dura para sempre.
2 Diga agora Israel que a sua
benignidade dura para sempre.
3 Diga agora a casa de Arão que a sua
benignidade dura para sempre.
4 Digam agora os que temem ao Senhor
que a sua benignidade dura para sempre.
5 Invoquei o Senhor na angústia; o
Senhor me ouviu, e me tirou para um lugar largo.
6 O Senhor está comigo; não temerei o
que me pode fazer o homem.
7 O Senhor está comigo entre aqueles
que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam.
8 É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
9 É melhor confiar no Senhor do que
confiar nos príncipes.
10 Todas as nações me cercaram, mas no
nome do Senhor as despedaçarei.
11 Cercaram-me, e tornaram a
cercar-me; mas no nome do Senhor eu as despedaçarei.
12 Cercaram-me como abelhas; porém
apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do Senhor as despedaçarei.
13 Com força me impeliste para me
fazeres cair, porém o Senhor me ajudou.
14 O Senhor é a minha força e o meu
cântico; e se fez a minha salvação.
15 Nas tendas dos justos há voz de
júbilo e de salvação; a destra do Senhor faz proezas.
16 A destra do Senhor se exalta; a
destra do Senhor faz proezas.
17 Não morrerei, mas viverei; e
contarei as obras do Senhor.
18 O Senhor me castigou muito, mas não
me entregou à morte.
19 Abri-me as portas da justiça;
entrarei por elas, e louvarei ao Senhor.
20 Esta é a porta do Senhor, pela qual
os justos entrarão.
21 Louvar-te-ei, pois me escutaste, e
te fizeste a minha salvação.
22 A pedra que os edificadores rejeitaram
tornou-se a cabeça da esquina.
23 Da parte do Senhor se fez isto;
maravilhoso é aos nossos olhos.
24 Este é o dia que fez o Senhor;
regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
25 Salva-nos, agora, te pedimos, ó
Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos.
26 Bendito aquele que vem em nome do
Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.
27 Deus é o Senhor que nos mostrou a
luz; atai a vítima da festa com cordas, até às pontas do altar.
28 Tu és o meu Deus, e eu te louvarei;
tu és o meu Deus, e eu te exaltarei.
29 Louvai ao Senhor, porque ele é bom;
porque a sua benignidade dura para sempre.
558-Onde
se lê que as estrelas têm nomes?
R: Salmo 147-4.
Salmos 147
1 Louvai ao SENHOR, porque é bom
cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor.
2 O Senhor edifica a Jerusalém,
congrega os dispersos de Israel.
3 Sara os quebrantados de coração, e
lhes ata as suas feridas.
4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
5 Grande é o nosso Senhor, e de grande
poder; o seu entendimento é infinito.
6 O Senhor eleva os humildes, e abate
os ímpios até à terra.
7 Cantai ao Senhor em ação de graças;
cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.
8 Ele é o que cobre o céu de nuvens, o
que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;
9 O que dá aos animais o seu sustento,
e aos filhos dos corvos, quando clamam.
10 Não se deleita na força do cavalo,
nem se compraz nas pernas do homem.
11 O Senhor se agrada dos que o temem
e dos que esperam na sua misericórdia.
12 Louva, ó Jerusalém, ao Senhor;
louva, ó Sião, ao teu Deus.
13 Porque fortaleceu os ferrolhos das
tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.
14 Ele é o que põe em paz os teus
termos, e da flor da farinha te farta.
15 O que envia o seu mandamento à
terra; a sua palavra corre velozmente.
16 O que dá a neve como lã; esparge a
geada como cinza;
17 O que lança o seu gelo em pedaços;
quem pode resistir ao seu frio?
18 Manda a sua palavra, e os faz
derreter; faz soprar o vento, e correm as águas.
19 Mostra a sua palavra a Jacó, os
seus estatutos e os seus juízos a Israel.
20 Não fez assim a nenhuma outra
nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor.
559-o
que significam Selá; Higaiom ; Mictão; Masquil e Jedutum?
1- SELÁ (em hebraico:
סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na
Bíblia hebraica, geralmente em Salmos, e possui um conceito de difícil
tradução. (Ela não pode ser confundida com a palavra hebraica sela‘ (em
hebraico: סֶלַע) que significa "rocha".) É provavelmente uma marca
litúrgico-musical ou uma instrução sobre a leitura do texto, algo como
"pare e ouça". Selá também pode ser usada para indicar que haverá um
interlúdio musical naquele ponto do Salmo. Os Salmos foram cantados acompanhados
por instrumentos musicais e há referências a isto em muitos capítulos. Trinta e
um dos trinta e nove salmos com o título "Para o músico mor" incluem
a palavra "Selá";
2- HIGAIOM:
Vocábulo musical de significação incerta. A mesma palavra é traduzida "som
solene" em Sl 92. 3, e "meditação" em Sl 19.14. Ver Selá. Como
aparece nos salmos 9.16; 19.14; 92.3, parece indicar uma pausa para meditação
ou de diminuição na altura dos sons dos instrumentos. Termo musical que
provavelmente significa “melodia para meditação” ou “interlúdio” (Sl 9: 16,
RC);
3- MICTÃO: O
termo “Mictão” é atribuído a alguns Salmos do Tehilim, e qual seria o seu
significado. Os Salmos que possuem este título são: Salmo 16, Salmo 56,
Salmo57, Salmo 58, Salmo 59, e Salmo 60. Na versão ARC, os salmos 56, 57, 58,
59,60 trazem este título e expressão musical. A NVI indica nos títulos desses
salmos que são “poemas epigráficos” (gravados indelevelmente). Strong diz “um
poema gravado”, indicando ênfase e permanência por ser gravado. A lição espiritual
que podemos extrair de “mictão” é que a Palavra de Deus deve ser gravada e
implantada no coração do cristão pela oração e meditação (Tg 1.21).Mictão vem
do hebraico Michtam. Embora a tradução livre desta palavra hebraica seja “ouro
puro”, Michtam é um termo composto de duas palavras: Mach, que significa
“humilde”, e Tam, que significa “perfeito”. Por conta desta tradução livre,
algumas pessoas nomeiam estes Salmos com a alcunha de “Salmo dourado”. Embora a
inspiração concedida pelo Eterno para David compor os Salmos seja algo
reluzente como o ouro, considero que tal inspiração reflete a perfeição de Deus
e de Suas obras e princípios por meio dos louvores. E estes cânticos foram
humildemente escritos pelo Rei David, que talvez sem saber, deu origem à maior
obra prima musical e poética em termos de louvor, exaltação e agradecimento ao
Eterno: o livro de Tehilim.
4- MASQUIL -
A palavra “Masquil” vem do aramaico, mas o seu sentido literal foi perdido. Mas
no hebraico significa "Salmo de Instrução", ou seja, que além de ser
uma canção de louvor à Deus ele também ensina como devemos nos comportar
perante a pessoa de Cristo. A versão NVI traz neste Salmo o seguinte título:
“Poema de Davi, quando ele estava na caverna. Uma oração”. - Entretanto em
algumas traduções o título deste Salmo vem marcado como “Masquil de Davi”.
“Masquil” é um dos termos técnicos do livro de salmos para designar uma composição
poética para ensinar uma lição. E só por isso nós já podemos aprender uma lição
aqui. DAVI está em perigo de vida e em vez de ficar chorando a miséria e ficar
se queixando, ele quer ensinar alguma coisa aos outros.
(do
hebraico משכיל ou Maskil) é um termo literário musical, que ocorre no título de
treze Salmos: 32, 42, 44, 45, 52, 53, 54, 55, 74, 78, 88, 89 e 142. É uma forma
verbal, que significa ser perspicaz, compreender, perceber. Em forma de
substantivo, maskil remete a uma canção que imponha alguma lição de sabedoria,
uma canção que traga um ensinamento em sua mensagem, um Salmo de instrução. O
versículo 7 do Salmo 47 diz: “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai
louvores com inteligência”. No hebraico, temos: “כי מלך כל-הארץ אלהים– זמרו משכיל“. E se transliterarmos, teremos:
“Ki mélech col haárets Elohim, zamerú maskil.”. De acordo com os sábios, os
Salmos chamados de Maskil foram ensinados aos remanescentes judeus durante a
grande tribulação: o holocausto, que ocorreu em meio à Segunda Guerra Mundial.
Eles foram uma mensagem importante de instrução de HaShem para o Seu povo
durante esse período.
A palavra
Masquil numa versão portuguesa das Escrituras indica que o tradutor preferiu
transliterar a palavra, ao invés ed dar-lhe uma tradução, pois embora a palavra
Masquil seja o particípio de um verbo que significa "tornar sábio ou
prudente", o seu significado é impreciso nos salmos. Dados os demais
sentidos do verbo, as interpretações poderiam ser "salmo eficaz" ou
"salmo habilidoso", dando a entender que o mesmo expressa um devido
entendimento prático e eficiente de algo a ser tratado no corpo do salmo, fruto
da realidade do autor.
Curiosidade:
a palavra Maskil também é atribuída como Título de honra, que significa “sábio”
ou “homem iluminado” para judeus da Itália, e também para estudiosos do
movimento alemão Haskalah.
5- JEDUTUM
[Louvor] Levita que Davi pôs como chefe dos músicos do tabernáculo (1CR
25.1-3). Provavelmente o nome de uma melodia (Sl 39, 62 e 77, título; NTLH,
para confissão). Traz “Para o mestre da música”. Ao estilo de Jedutum. Salmo
davídico. Nome de um dos três líderes das corporações musicais do tabernáculo
(e do templo) sob o rei Davi (1 Cr 9.16; 25.1-7; 2 Cr 5.12; 29.14; 35.15).
Essas corporações perpétuas receberam a incumbência de celebrar, confessar, e
louvar Yahweh com cânticos e instrumentos musicais. O instrumento principal da
corporação de Jedutum era a harpa, embora talvez também se usassem trombetas,
liras e címbalos (1 Cr 16.42; 2 Cr 5.12). No cabeçalho de Salmos 39, 62 e 77, a
referência a “Jedutum” é muito provavelmente uma referência a ele e ao seu
grupo, na condição de músicos que deviam apresentar o salmo instrumental e/ou
vocalmente. É, por isso, interessante que o nome “Jedutum” derive muito
provavelmente de yãdâ, um dos principais termos para designar louvor. O
significado do nome de Jedutum é: “o que louva” ou “que louvem”.
Provérbios
& Eclesiastes:
560-Onde
se lê que o coração alegre é bom remédio?
R.: Provérbios 17: 22 - O coração
alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.
561-Porque
o crente não pode ser preguiçoso?
R.: Provérbios 21: 25 - O desejo do preguiçoso o
mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Considerações: “A Bíblia, no entanto,
é clara que, porque o Senhor, que é um Deus que trabalha, foi quem ordenou
trabalho para o homem, preguiça é um pecado. “Vai ter com a formiga, ó
preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6).
A Bíblia tem muito a dizer sobre a
preguiça. O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e advertências contra a
preguiça. Ele diz que o preguiçoso odeia trabalho: “O desejo do preguiçoso o
mata, porque as suas mãos recusam trabalhar” (21:25); ele adora dormir: “Como a
porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama” (26:14); ele dá
desculpas: “Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas”
(26:13); ele desperdiça tempo e energia: “O que é negligente na sua obra é
também irmão do desperdiçador” (18:9); ele acredita que é sábio, mas é um tolo:
“Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que
respondem bem” (26:16).
Provérbios também nos diz que há um
fim certo para o preguiçoso: O preguiçoso se torna um servo (ou devedor): “A
mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários” (12:24); seu
futuro será descoberto: “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo
que mendigará na sega, mas nada receberá” (20:4); ele nada alcança: “A alma do
preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta”
(13:4).
Não deve haver espaço para preguiça na
vida de um Cristão. Um Cristão é ensinado que “Porque pela graça sois salvos,
por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para
que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9). Um crente, no entanto, pode se tornar
ocioso se acreditar que Deus não espera fruto de uma vida transformada. “Porque
somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus
preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Os Cristãos mostram sua fé
através de suas obras. “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras;
mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas
obras. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé
sem obras é morta” (Tiago 2:18,26). A preguiça viola o propósito de Deus- as
boas obras. O Senhor, no entanto, capacita os Cristãos a combater a tendência
da carne de ser preguiçoso ao nos dar uma nova natureza (2 Coríntios 5:17).”
562-
Como
prova que Salomão escreveu a maioria dos Provérbios?
R.: Simples e rasteiro é só ler
Provérbios 1, versículo 1: “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de
Israel; ...”.
Considerações:
O Livro dos Provérbios (em hebraico: מִשְלֵי,
"Míshlê [Shlomoh]") ou Provérbios de Salomão é o segundo livro da
terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e
sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã. Quando ele foi traduzido
para o grego e o latim, o título assumiu diferentes forms: na Septuaginta
grega, Παροιμίαι ("Paroimiai", "Provérbios"); na Vulgata
latina, o título é "Proverbia", do qual deriva o nome em português.
Provérbios não é apenas uma antologia
e sim uma "coleção de coleções" relacionadas a um padrão de vida que
perdurou por mais de um milênio. O livro é um exemplo da tradição sapiencial
bíblica e levanta questões sobre valores, comportamento moral, o significado da
vida humana e uma conduta direita. O tema recorrente é que "o temor a Deus
— a submissão à vontade de Deus — é o princípio da sabedoria"[4]. A
sabedoria é elogiada por seu papel na criação; Deus a manifestou antes de tudo
e, através dela, ordenou o caos; e como os homens devem sua vida e prosperidade
a conformidade com a ordem da criação, buscar a sabedoria é a essência e o
objetivo da vida religiosa
563-Onde
se lê que a mágoa é melhor que o riso?
R.: Eclesiastes 7: 3 Melhor é a mágoa
do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
564-Onde
está escrito que procurar prostituta é caminhar para o matadouro?
R.: Não encontrei com essas
palavras... o Provérbio 7 fala de prostituta...quiçá é esse.
565-Porque
alguns versículos desse livro não são inspirados?
R.:
1- A sabedoria de Salomão veio de
Deus;
2- Em sendo assim essa afirmação é
esdrúxula e escalafobética;
Considerações:
O termo hebraico para provérbio (מָשַׁל
– Mashal) significa, entre outros conceitos, comparação, código de conduta ou
descoberta da verdade.
O povo hebreu era regido pelo código
da Aliança. Embora o livro de Provérbios não cite claramente este tema, isso
fica evidente na maneira como o autor aplica os fundamentos da fé em uma grande
variedade de situações do dia a dia do israelita. O livro de Provérbios se aplica
como um comentário estendido das Leis das Alianças, cuja ênfase era o amor (Lv.
19:18; Dt. 6:5).
A Lei da Aliança exigia obediência
irrestrita aos seus termos, e Provérbios chama está obediência de “o temor do
Senhor” (Pv. 1:7; 2:5; 9:10). O livro de Provérbios destaca a reverência, a
gratidão e o compromisso com Javé nas atitudes corriqueiras do povo hebreu.
O sábio, no antigo oriente médio, e
também na sociedade israelita, junto com o Rei, sacerdotes e profetas, formava
a corte real. O livro de Provérbios representa o legado destes sábios,
produzido pela observação e reflexão das coisas simples da vida.
Isaías
O profeta Isaías (Hebraico: יְשַׁעְיָהוּ,
Moderno Yeshayahu Tiberiano Yəšạʻyā́hû; em siríaco: ܐܹܫܲܥܝܵܐ ˀēšaˁyā;
Grego: Ἠσαΐας, Ēsaïās; Latim: Isaias; Árabe: إشعيا As̲h̲aʿyāʾ ou
S̲h̲aʿyā;"Yah é a salvação"), teria vivido entre 765 AC e 681 a.C.,
durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à
destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das
tropas de Senaqueribe que sitiou a cidade de esparta com um exército de 185 mil
assírios em 701 a.C.
Isaías, cujo nome significa
"Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu
ministério no reino de Judá, tendo se casado com uma esposa conhecida como a
profetisa que foi mãe de dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.
O capítulo 6 do livro informa sobre o
chamado de Isaías para tornar-se profeta através de uma visão do trono de Jeová
no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria
voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar seus lábios a fim
de purificá-lo de seu pecado. Então, depois disto, Isaías ouve uma voz de Deus
determinando que levasse ao povo sua mensagem.
Focando em Jerusalém, a profecia de
Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os
pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos
ocorridos durante o reinado de Ezequias, o que se verifica até o final do
capítulo 39.
A outra metade do livro (do capítulo
40 ao final) contém palavras de perdão, conforto e esperança.
Pode-se afirmar que Isaías é o profeta
quem mais fala sobre a vinda do Messias, descrevendo-o ao mesmo tempo como um
"servo sofredor" que morreria pelos pecados da humanidade e como um
príncipe soberano que governará com justiça. Por isso, um dos capítulos mais
marcantes do livro seria o de número 53 que menciona o martírio que aguardava o
Messias:
"Mas ele foi ferido pelas nossas
transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz
estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados". (Is 53:5)
566-
Qual rei teve o seu coração agitado como árvores no bosque?
R.: Rei Acaz, filho de Jotão, o 11º
Rei de Judá e começou a governar por volta do ano 750 a.C., reinando por 16
anos. Foi contemporâneo ao profeta Isaías.
Acaz, em hebraico: אחז, o 12º rei de
Judá, tendo iniciado o reinado com 20 anos, em 735 a.C., governou por 16 anos,
no ano 17 do reinado de Peká de Israel, sendo contemporâneo ao profeta Isaías.
É considerado um rei mau, de acordo
com a Bíblia, pois promoveu a idolatria, fechou as portas do templo e
sacrificou o próprio filho aos deuses pagãos.
Sofreu importantes derrotas militares
e não conseguiu obter o apoio da Assíria para controlar os conflitos com as
nações vizinhas.
Ao falecer, não foi sepultado junto
com os restos mortais dos reis de Israel.
A história de Acaz pode ser lida em II
Reis 16:1-20 e em II Crônicas 28:1-27, ambos livros do Antigo Testamento.
567-Onde
se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos?
R.: Isaías 65:25 - O lobo e o cordeiro
se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da
serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Cantares
ou Cântico dos Cânticos
Cantares ou Cântico dos Cânticos, em
hebraico: שִׁיר הַשִּׁירִים, Šīr HašŠīrīm; em grego: ᾎσμα ᾈσμάτων, Âisma Aismátōn,
conhecido também, Cânticos de Salomão ou Cântico Superlativo, é o quarto livro
da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e
sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã.
É um dos cinco Megillot ("cinco
rolos") e é lido no Sabá durante a Páscoa judaica, marcando o começo da
colheita dos cereais e comemorando o Êxodo do Egito.
No contexto das escrituras cristãs,
Cântico dos Cânticos é único por celebrar o amor sexual.
Ele dá "voz para dois amantes que
se elogiam e se desejam com convites para o prazer mútuo".
Os dois se desejam e estão felizes em
sua intimidade sexual. As "filhas de Jerusalém" formam um coro para
os amantes, funcionando como uma audiência cuja participação nos encontros
eróticos dos amantes facilita a participação do leitor.
A tradição judaica o interpreta como
uma alegoria da relação entre Javé e Israel.
A tradição cristã, além de apreciar o sentido
literal, de uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpretou
também o poema como uma alegoria de Cristo e sua "noiva", a Igreja
Cristã.
Autor: De acordo com o primeiro
versículo, Salomão escreveu o Livro de Cantares de Salomão. Este cântico é um
dos 1.005 que Salomão escreveu (1 Reis 4:32). Um dos títulos deste livro,
"Cântico dos Cânticos", é um superlativo, ou seja, serve para indicar
que este é o melhor.
Quando foi escrito: Salomão
provavelmente escreveu esse cântico durante a primeira parte de seu reinado.
Isso colocaria a data de composição por volta de 965 AC.
Propósito: O Livro de Cantares de
Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um
marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de
Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento,
amando um ao outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Este livro combate dois extremos: o
ascetismo (a negação de todo o prazer) e hedonismo (busca do prazer somente). O
casamento exemplificado em Cantares de Salomão é um modelo de atenção, empenho
e prazer.
568-O
amor do livro refere-se a um casal ou à Igreja?
R. Ambos. Vide explicação acima.
569-Qual
a divisão poética do livro?
R.: A.
Introdução (1:1–6);
B. Diálogo entre os amantes (1:7–2:7);
C. A mulher relembra a visita de seu
amante (2:8–17);
D. A mulher fala às filhas de Sião
(3:1–5);
E. Assistindo a uma procissão
matrimonial (3:6–11);
F. O homem descreve a beleza de sua
amante (4:1–5:1);
G. A mulher fala às filhas de
Jerusalém (5:2–6:4);
H. O homem descreve sua amante, que o
visita (6:5–12);
I. Observadores descrevem a beleza da
mulher (6:13–8:4);
J. Apêndice (8:5–14).
570-Descreve
o amor de Salomão por Sulamita?
R.:
Sim.
Considerações:
Além de constante e duradouro, o amor
verdadeiro entre um homem e uma mulher tem outras características que são
belamente descritas no Cântico de Salomão. Esse livro foi escrito em forma de
música, e seu texto lembra o de uma ópera. A história é sobre o amor entre uma
moça da pequena cidade de Suném, ou Sulém, e um pastor. Enquanto ela toma conta
dos vinhedos de seus irmãos, Salomão nota sua beleza. Ele manda que seus homens
a tragam ao seu acampamento. Mas, desde o início, fica claro que ela está
apaixonada pelo pastor. À medida que Salomão tenta conquistá-la, ela fala
abertamente sobre seu desejo de estar com seu amado. (Cân. 1:4-14) O pastor
consegue entrar no acampamento, e os dois falam de seu amor um pelo outro. —
Cân. 1:15-17.
Salomão volta a Jerusalém, levando a
moça junto; o pastor vai atrás deles. (Cân. 4:1-5, 8, 9) Nada que Salomão faz
para conquistar o amor dela dá resultado. (Cân. 6:4-7; 7:1-10) Finalmente, o
rei deixa que ela volte para casa. A história termina com a moça querendo que
seu amado corra ao seu encontro tão rápido como uma “gazela”. — Cân. 8:14.
Por que a Sulamita se apaixonou pelo
pastor? É verdade que ele era bonito, conforme ela o descreveu. Ela também
disse que as mãos dele eram fortes como “cilindros de ouro”, e as pernas tão belas
e fortes como “colunas de mármore”. Mas ele era mais do que um homem forte e
bonito. Ela sabia que o pastor amava a Jeová e tinha belas qualidades. É por
isso que ele era especial para ela; “como a macieira entre as árvores da
floresta” era o “querido [dela] entre os filhos”. — Cân. 2:3, 9; 5:14, 15.
Por que o pastor se apaixonou pela Sulamita?
Que dizer da Sulamita? A beleza dela
era tanta a ponto de chamar a atenção de um rei que na época tinha “sessenta
rainhas e oitenta concubinas, e donzelas sem número”. Apesar disso, ela se
encarava como “apenas um açafrão da planície costeira” — uma flor comum. Ela
era muito modesta e humilde e amava a Jeová. Não é de admirar que o pastor a
visse como um “lírio entre as plantas espinhosas”, ou seja, alguém nada comum.
— Cân. 2:1, 2; 6:8.
571-Porque
esse livro é chamado do Evangelho do Velho Testamento?
Significado de Evangelho - Livro que contêm essa doutrina e que merece
fé e confiança, portanto o Cantares deve ser considerado um Evangelho, pois
ensina a regra do bom viver.
572-Quais
as 3 seções de divisão do livro?
R.: Podemos dividir o livro em três
seções: o namoro (1:1-3:5), o casamento (3:6-5:1) e a maturação do casamento
(5:2-8:14).
Jeremias
Jeremias (Yirmeyahu em Hebraico, ou
Hieremias em Latim), é um dos nove personagens chamados "Profetas"
encontrados na Tanach (Bíblia Hebraica) que corresponde ao Antigo Testamento
nas Bíblias Cristãs. O significado do seu nome é incerto, existindo várias
interpretações: "Yahweh (Deus) exalta/eleva", "Yahweh é
sublime" ou "Yahweh abre/faz nascer", sendo mais usada a leitura
"Yaweh exalta/eleva".
O nome do seu pai era Hilquias(ou
Helcias), um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim, a cinco
quilômetros a nordeste do Monte do Templo em Jerusalém.
Embora de família sacerdotal, está
ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oséias, e não às
tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miquéias, ele pertence ao
mundo camponês. De maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses
sobre a situação do país.
É considerado o autor de dois dos
livros da Bíblia:
Livro de Jeremias e Livro das
Lamentações.
573-Quais
os capítulos que denunciam os pecados de Judá?
R.: Capítulos 3 e 5.
574-
Qual o capítulo que retrata o sofrimento de Cristo?
R.: Capitulo 1.
575-Qual
a mãe animal que abandona suas crias por falta de água?
R: Veada. Jeremias 14-4,5.
576-Que
falso profeta lutou contra um profeta de Deus e morreu naquele mesmo ano, por
sua rebeldia contra o Senhor?
R: Hananias. Jeremias 28-15,16,17.
577-Qual
o profeta mentiroso que Deus disse que não teria mais descendentes e não veriam
o bem que Ele faria?
R: Semaías. Jeremias 29-31,32.
578-Onde
se compara o coração dos valentes com o coração da mulher que está com dores de
parto?
R: Jeremias 49-22.
579-Que
profeta escreveu um livro falando dos males que aconteceriam a uma determinada
cidade? Qual o nome da cidade e qual o nome do rio dessa cidade onde o livro
deveria ser lançado, após a leitura em voz alta?
R: Jeremias. Babilônia e rio Eufrates.
Jeremias 51-60,61,62,63,64.
580-Qual
o nome do 1º aposentado?
R: Rei Joaquim. Jeremias 52-33,34.
Lamentações
O Livro das Lamentações, ou איכה
(ʾêkāh) cuja tradução literal é "Oh! Como!" em hebraico, é um
conjunto de cinco poemas, em estilo elegíaco, provavelmente escritos após a
queda e destruição de Jerusalém por Nabucodonosor nos anos 587-586 a.C.. O
livro faz parte da subdivisão da Bíblia chamada de Profetas Maiores, na Bíblia
vem depois do Livro de Jeremias e antes do Livro de Ezequiel ou depois do Livro
de Baruque nas Bíblias utilizadas das Igrejas Católicas e Ortodoxas.
581-Cite
as 5 poesias do livro?
R.: O Livro de Lamentações é dividido
em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico
original, os versos são acrósticos, com cada verso começando com uma letra
sucessiva do alfabeto hebraico. No Livro de Lamentações, o profeta Jeremias
entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre
Jerusalém (Lamentações 1:12-15, 2:1-8, 4:11). Lamentações deixa claro que o
pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada (1:8-9,
4:13, 5:16). Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve
rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento (Lamentações 3:40-42,
5:21-22).
582-
Qual o objetivo principal do livro?
R.: “Mesmo em julgamento terrível,
Deus é um Deus de esperança (Lamentações 3:24-25). Não importa quão longe dEle
estejamos, temos a esperança de que podemos voltar-nos a Ele e encontrar Sua
compaixão e perdão (1 João 1:9). Nosso Deus é um Deus de amor (Lamentações
3:22) e por causa de Seu grande amor e compaixão, Ele enviou Seu Filho para que
nós não tivéssemos que perecer em nossos pecados, mas que pudéssemos viver
eternamente com Ele (João 3:16). A fidelidade (Lamentações 3:23) e libertação
de Deus (Lamentações 3:26) são atributos que nos dão uma grande esperança e
conforto. Ele não é um deus desinteressado e caprichoso, mas um Deus que
libertará todos aqueles que se voltam para Ele, admitem que não podem fazer
nada para ganhar Seu favor e clamam ao Senhor por Sua misericórdia para que não
sejamos consumidos (Lamentações 3:22).”
583-Porque
os judeus ainda usam esse livro nos dias atuais?
R.: “Os judeus recitam o livro no
grande jejum que lembra a destruição do Templo de Jerusalém, no dia 9 do quinto
mês do Calendário judaico (ab).”
Ezequiel
De acordo com a Bíblia hebraica,
Ezequiel (em hebraico: יְחֶזְקֵאל, transl. Y'khizqel, IPA: [jəħ.ezˈqel]),
"O poder de Deus ", de חזק, khazaq, IPA: [kħaˈzaq],
"força", e אל, el, IPA: [ʔel], "Deus"), foi um sacerdote
que profetizou por 22 anos durante o século VI a.C., através de visões que teve
durante o exílio da Babilônia, tal como registrado no Livro de Ezequiel.
O cristianismo vê Ezequiel como um
profeta, e o judaismo considera o seu livro como parte de seu cânone,
considerando-o o terceiro dos principais profetas. O islamismo fala de um
profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel.
Ezequiel, era um sacerdote que foi
chamado para profetizar durante o Exílio do povo judeu na Babilônia, tendo
exercido sua atividade entre os anos 593 a 571 AC[1]. Diz-se que fundou uma
escola de profetas e que ensinava a Lei à beira do Rio Quebar que corta a
cidade de Babilônia.
Uma curiosidade sobre Ezequiel é que
ele e o profeta Daniel são os únicos além de Jesus que foram chamados de filho
do homem.
Ezequiel dá origem à corrente
apocalíptica, suas grandiosas visões antecipam as de Daniel e as do autor de
Apocalipse.
O túmulo de Ezequiel é uma estrutura
localizada no sul do sul do Iraque perto de Kefil , que se acredita ser o lugar
de descanso final de Ezequiel. Tem sido um lugar de peregrinação tanto para os
muçulmanos quanto para os judeus. Após o êxodo judeu do Iraque, a atividade
judaica no túmulo cessou, embora uma sinagoga em desuso permaneça no lugar.
584-Quem recebeu uma ordem de Deus de usar uma
balança para fazer um penteado?
R.: Ezequiel. Ezequiel 5-1.
585-Qual
o profeta a quem Deus determinou que profetizasse contra Israel?
R.: Ezequiel. Ezequiel 21-1,2,3.
586-Onde
se lê que o Senhor ficou a favor da Babilônia e contra o povo do
Egito?
R.: Ezequiel 30-25.
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