terça-feira, 14 de maio de 2019

Cobra e serpente, sempre serpente e cobra, tanto faz. Parte 3: Jorge Eduardo Garcia


Cobra e serpente, sempre serpente e cobra, tanto faz.
Parte 3

Minha exegese:

Se comparáramos todas essas passagens teremos um resplendor, uma
claridade , um  fulgor intenso, sobre o maravilhoso e terrível Poder de Deus.
Baseado em Gênesis 3:
“ A serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo’ e “ então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.”
E assim através da tentação realizada pela Serpente o Pecado entrou na Terra.
Deus, o Criador, voltou-se para a serpente e decretou em Gênesis 3:14,15:
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; está te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Na HORA H que o povo começou a se revoltar contra Deus - E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil - Números 21:5- quem o CRIADOR mandou contra eles?
A Serpente, as serpentes, o bicho amaldiçoado, o bicho tinhoso, o bicho nojento, que causa repugnância - Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel - Números 21:6
O Criador não usou as “ Hostes espirituais da maldade”, usou um bicho que Ele amaldiçoou.
Usou uma força palpável.
Uma força que podia ser vista.
Uma força que Ele podia usar a seu bel -prazer.
E para deixar bem claro quem de facto tinha o PODER DIVINO mandou convencionar uma de metal, para aquele Povo Rebelde entender que YHWH, O Sou O Que Sou, era e é maior do que qualquer outro ser espiritual ou carnal.
Maior, bem maior, que a serpente que tentou a Eva. 
Que assim como Ele podia enviar serpentes, se tivessem Fé nele e olhassem para a “arma de seu castigo”, eles não morreriam.
É um mistério da Fé que poucos se dão conta.
Pouco estudado nas Escolas Dominicais.

A Turma Antiga, as de hoje idem, gostava de um idolozinho e buscaram a Serpente de Moises, até deram um nome Neustã.
NOTA: Nehushta (hebraico, NChShThN “, objeto de bronze”) é a serpente de bronze feita por Moisés e colocado em um poste (Números 21:8-9) para curar os israelitas das picadas venenosas das serpentes venenosas no deserto. A palavra Nehushtah “coisa de bronze” contém um trocadilho em hebraico, as três primeiras letras, NChSh, significa “serpente” e as duas finais, THN, significa “dragão”.
Tanto os judeus como os cristãos e católicos de hoje adoram um idolozinho, um amuleto, um patuá, um talismã, para proteção, mas eu pergunto:
O Senhor não é melhor protetor do que um objeto inanimado?
Pense...

 E em João 1:14
“ E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Quem era o Verbo?
“ Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” - João 1:2,3
Ora, o Homem e a Mulher foram feitos pelo Verbo.
A Humanidade foi realização do Verbo.
O Primeiro Casal, feito pelo Verbo, pecou.
Sangue  foi derramado sobre a Terra- E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu - Gênesis 3:21
 יהוה, YHWH, Adonai (Soberano Senhor), Elohim (O Pai),  HaAdón (o [Verdadeiro] Pai), Elyón ( Altíssimo) e El-Shadai (Todo-poderoso), Eu Sou O Que Sou, é Aquele citado em Gênesis 1:1: No princípio criou Deus o céu e a terra.
YHWH se desagradou do Pecado, mas Elohim (O Pai) é AMOR - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna – João 3:16
Por isso, O Verbo pelo qual tudo foi criado, o Filho, se dispôs a remir a sua criação, a Humanidade - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele - João 3:17
Esse é um Mistério da Fé.
O Verbo Encarnado, o Filho, tinha que resgatar o Homem, redimir a Mulher , remover o poder do Pecado, tirar a Humanidade do domínio do Mal.
E Jesus nasceu em Nazaré.
No meio de seu Ministério terreno, Jesus faz essa comparação em João 3; de 13-21:
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Jesus usa a serpente para dar base a essa passagem a esse ensinamento, a essa profecia, porque foi ela o ‘ser’, se assim posso descrever, usado pelo Criador, por YHWH, para demostrar o seu Grande e Divino Poder.
A serpente induziu ao Primeiro Casal ao pecado, mas para aqueles Israelitas que com Fé no Todo Poderoso olhassem a serpente YHWH os curava.
Ó Glória.
Os israelitas que estavam ouvindo a Jesus sabiam bem o que significava a serpente, podem crer nisso, daí o seu uso por nosso Salvador.
“ E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado...” ou seja, que Ele fosse crucificado.
Na cruz o Ser Humano é pendurado, portanto a Crucificação do Verbo Encarnado se fazia mais que necessária.
Não tem como deixar de olhar para Jesus Crucificado, não tem.
Mesmo os ateus, aqueles que negam a existência de Deus ou de  outras divindades, são obrigados a olhar para Jesus Crucificado para poderem confirmar a sua descrença.

Observando para os cristãos e católicos vou usar as palavras de Alberon Junior, que não creio ser o cantor,  no site: https://www.estudosgospel.com.br/estudo-biblico-evangelico-diversos/a-serpente-levantada-no-deserto.html :

“É isso que o Espírito Santo está te falando agora, Você não irá perecer, faça como o Povo de Israel fez, reconheça que tu és um pecador, que a causa de tudo que o mundo está sofrendo, de tudo que você está passando, de tantos problemas e misérias na face da Terra não é de Deus, mas é sua mesma, porém Deus te chama agora ao arrependimento. O Senhor sabe que você precisa de uma solução, e assim como pediram a Moises que orasse por uma solução e Deus os respondeu, O Espírito Santo também está te dando uma solução hoje. OLHE PARA A CRUZ!!! , a Cruz do Calvário, lugar onde Jesus fui crucificado e derramou o seu sangue por nós, lugar onde Jesus foi levantado morreu derramando seu sangue em expiação pelos nossos pecados, porém ressuscitou ao terceiro dia e está vivo ao lado do Pai intercedendo por nós. Olhe para Jesus e terás a vida eterna! Você com certeza sentirá a presença de Deus.”

Agora no geral como essa meditação é sobre serpente, sobre cobra, devo dizer que esse animal sempre exercerá um poder - supostamente por meio de poderes sobrenaturais -  uma fascinação, uma atração, sobre o Ser Humano, afinal ela é tão carismática que enganou até a Eva, a Varoa que andava com o Criador.

E assim
Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Que o povo diga:
Amem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário