terça-feira, 14 de maio de 2019


Cobra e serpente, sempre serpente e cobra, tanto faz.
Parte 1


Moisés segurando a Neustã.
Gravura por John Hall e pintura por Benjamin West (1793).


A SIMBOLOGIA DA COBRA E SEUS VÁRIOS IGNIFICADOS - https://www.greenme.com.br/significados/6035-simbologia-da-cobra-e-seus-significados -  trechos abaixo:
A cobra é uma criatura perspicaz e misteriosa e, desde, a antiguidade, por suas características, sua representação é utilizada como símbolo de religiões e culturas, tanto no Oriente, como no Ocidente, possuindo vários significados e aparecendo em diversas simbologias.





Sidarta Gautama, “ O Desperto”, chamado simplesmente de Buda ou Buddha, derivado do páli buddha, que significa "desperto, iluminado, o que compreendeu, o que sabe" , nascido em  Lumbini , hoje no Nepal moderno, e cresceu na capital Shakya de Kapilvastu, que pode ter sido no atual dia Tilaurakot , Nepal ou Piprahwa , na Índia.
De uma família hindu Kshatriya , filho do rei Śuddhodana Gautama, " do clã Shakya e chefe eleito de uma confederação tribal ", e sua mãe Maya (Māyādevī), esposa de Suddhodana, era uma princesa koliya.
Sidarta passou 29 anos como um príncipe, mas  nessa data deixou seu palácio para encontrar seus súditos.
Levando vida de mendigo e sentou-se embaixo de uma arvore que “ segundo a tradição budista, a árvore era uma Ficus religiosa), conhecida agora como a Árvore de Bodhi, em Bodh Gaya e jurou nunca mais se levantar enquanto não tivesse encontrado a verdade.
“O poderoso Rei das Serpentes, Mucalinda, um nāga, palavra sânscrita que basicamente se refere a uma "serpente" ou "cobra", especialmente a cobra-real., uma cobra ,veio e protegeu como se fosse um capuz a Buda, aquele que é a fonte de toda proteção”.
Após o que se tornou mestre ou professor espiritual, fundando o Budismo.
No Budismo, a cobra faz parte da história de Buda.
Na Mitologia Hindu, a serpente está associada ao "kundalini", denominação da energia sexual e vital do ser humano.
A kundalini é descrita como sendo enrolada na base da espinha. A descrição do local pode variar um pouco, do reto ao umbigo. Diz-se que a Kundalini reside no osso sacro de forma triangular em três rolos e meio. Quando a serpente é ativada através da disciplina, exercícios específicos de energia,  ela sobe através dos sete chakras, trazendo a consciência intensa, iluminação, poderes, habilidades psíquicas, e onisciência.

O bastão de Asclépio, símbolo da Medicina.

Na Medicina “ cobra significa renascimento, regeneração, força vital e fertilidade. Sendo assim, está associada à cura”.

Nota: o Bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. Às vezes é confundido com o caduceu de Hermes (Mercúrio), que consiste num bastão com duas serpentes enroscadas e asas no alto. Esculápio (em latim: Aesculapius) era o deus romano da medicina e da cura. Foi herdado diretamente da mitologia grega, na qual tinha as mesmas propriedades mas um nome sutilmente diferente: Asclépio (em grego: σκληπιός, transl. Asklēpiós).
De acordo com a Mitologia Grega, Esculápio teria aprendido a arte da cura com Quíron. Ele é costumeiramente representado como um cirurgião na embarcação Argo, construída com a ajuda da deusa Atena. Esculápio era tão habilidoso nas artes médicas que ganhou a reputação de ter trazido pacientes de volta dos mortos. Em virtude disto, foi punido e colocado nos céus como a constelação Ofiúco (significando: "o portador da serpente", ou "O Serpentário"). Tal constelação fica entre Sagitário e Escorpião.
Em várias esculturas procedentes de templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina.



Na Mitologia Asteca é Quetzalcoatl, uma divindade na cultura e na literatura mesoamericanas cujo nome vem da língua Nahuatl e significa "serpente emplumada" ou "serpente de penas quetzal".  Símbolo uma Serpente Emplumada.


Na Astrologia Chinesa faz parte do elemento Yin, associado à terra, ao oculto, as emoções, a intuição, ao inconsciente.



Na Mitologia Egípcia Ouroboros é uma serpente que engole a própria cauda, e que figura nos mitos e ensinamentos do Antigo Egito e é caracterizado por uma serpente em forma de círculo e, em essência, faz alusão ao processo da Criação, aos Ciclos da Vida, à Eternidade

No Xamanismo - um conjunto de crenças ancestrais que engloba práticas de magia e evocações para estabelecer contato com o mundo espiritual - o arquétipo da serpente, que é um animal que durante sua existência troca sua pele, é símbolo de renovação e regeneração.
Significado de Arquétipo: O modelo que se utiliza como exemplo para; Todo e qualquer tipo de padrão ou modelo; paradigma.
Para Freud pai da psicanálise, a cobra representa o símbolo fálico masculino, o pênis.
No sonho Freud explica que está associado à sexualidade e às figuras masculinas.
No caso do homem, a cobra expressa aspectos da sua masculinidade. Com relação à mulher, revelará questões relacionadas à sua energia masculina / yang.
Para Jung ( Carl Gustav Jung) psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica, o sonho com cobras tem relação com o conflito entre mente e instintos e pode ter a seguinte conotação: a personificação de um conflito interno, que o sonhador está vivenciando, marcado pela repressão de seus instintos e de sua natureza básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário