quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

3 de janeiro de 2013

3 de janeiro 
Mateus, capitulo 14, versículos de 1 até 12.
O martírio e morte de João Batista

1 - Por aquele tempo, ouviu o tetrarca Herodes a fama de Jesus e disse aos que o serviam: 
Este é João Batista; 
ele ressuscitou dos mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas.
Porque Herodes, havendo prendido e atado a João, o metera no cárcere, por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão; pois João lhe dizia:
Não te é lícito possuí-la.
E, querendo matá-lo, temia o povo, porque o tinham como profeta.
Ora, tendo chegado o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante de todos e agradou a Herodes. Pelo que prometeu, com juramento, dar-lhe o que pedisse.
Então, ela, instigada por sua mãe, disse:
Dá-me, aqui, num prato, a cabeça de João Batista.
Entristeceu-se o rei, mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, determinou que lha dessem; e deu ordens e decapitou a João no cárcere. Foi trazida a cabeça num prato e dada à jovem, que a levou a sua mãe.
12 - Então, vieram os seus discípulos, levaram o corpo e o sepultaram; depois, foram e o anunciaram a Jesus.

O envolvimento do Divino no nascimento de João Batista foi impressionante, basta ver que ele era filho de anciãos, pessoas “consideradas justas diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor".
Zacarias, sacerdote do Templo de Jerusalém, estava oferecendo incenso no Santuário do Senhor quando o Arcanjo Gabriel apareceu dizendo que ele ia ser pai de um menino e que se chamaria João.
Para um Zacarias cheio de temor, Gabriel revelou o ministério do menino, do porque que Deus o havia criado na Eternidade. (Lucas, capitulo 1, versículos de 13 ate 17).
Zacarias não acreditou e por isso Gabriel, se revelando, afirmou que por ele ter duvidado ficaria mudo ate o nascimento de João. (Lucas, capitulo 1, versículos 19 e 20).
Terminado o seu tempo no Templo, voltou para casa para encontrar com sua esposa, Isabel.
Isabel era idosa, portanto estéril, por isso envergonhada ao perceber que estava gravida escondeu -se “das vistas das pessoas pelo lapso de cinco meses”. (Lucas, capitulo 1, versículos 24 e 25).
Maria, gravida de Jesus, foi visitar sua prima e quando lá chegou, ao entrar na casa, João pulou de alegria no ventre de Isabel e esta ficou cheia do Espirito Santo. (Lucas, capitulo1, versículos de 39 ate 45).
Assim João, também, ficou cheio do Espirito Santo e sabemos, pois esta escrito no Livro de Atos, capitulo 1, versículos de 5, bem como no capitulo 2, versículos de 1 ate 4 , que a Igreja, o Corpo Místico de Cristo, tomou forma com a descida do Espirito Santo em Pentecoste, logo, João ,Isabel e Zacarias, apesar de não estarem presentes no Cenáculo, fazem parte da Igreja de Cristo por causa de seus ministérios ordenados por Deus Pai e Criador nosso.
Portanto João Batista foi o primeiro dos mártires da Igreja de Cristo Jesus e como tal deve ser reconhecido e reverenciado.
Aleluia.
Que o povo de Deus diga
Amém...
Jorge Eduardo
servus Dei
Bíblia on-line:
Almeida Revista e Atualizada.
Site: www.sbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário