segunda-feira, 24 de julho de 2017

O verdadeiro sentido da amizade.

ou
meditação bíblica sobre uma grande amizade.

Eu conheci um pastor presbiteriano que era um homem que parecia ser justo aos Olhos do Senhor, mas ele descambou de uma maneira inimaginável.
Teve até filhos fora do casamento com moças iludidas por ele, entre outras coisas.
E assim, o sofá do gabinete pastoral ficou famoso. 
No descaminho começou a inventar moda para encher a igreja que fundou.
Naquela época homossexual sofria muito mais preconceito do que hoje.
As pessoas “viravam a cara” e afirmavam que “na família delas não havia gente assim”.
Bobagem em cima de bobagens.
E o templo da igreja dele ficou cheio de travestis, homossexuais e simpatizantes.
Perguntado sobre o caso ele respondeu que:
“ Estou baseado na amizade de Jonatas, filho de Saul, com o Rei David, pois era uma amizade homoerótica ”.
“Homoerotismo refere-se à atração erótica entre indivíduos do mesmo sexo, tanto entre homens como entre mulheres”.
Assim, ele torceu os fatos para poder se justificar.
Justificar-se de um comportamento que não tinha nada que ser justificado, pois a turma GLBTS é composta de criaturas de Deus, e seus atos são da conta exclusiva deles com Deus...e ponto final.
Ninguém tem nada a ver com isso.
Jônatas, ou Y’honatan, ou Yonatan, “Que Javé Deu”, ou “o presente de Deus”, era filho do Rei Saul com Ainoã, filha de Ahimaaz, “e ele tinha três irmãos e duas irmãs, sendo: Abinadabe, Malquista, Esboce-te, Derrabe e Mical, essa última foi esposa de David”.
Jônatas era um Justo, foi um grande guerreiro, um homem de caráter, dotado de grande personalidade, um líder para os soldados que comandava, como veremos nos textos bíblicos de
1 Samuel, capitulo 14, versículo 1, 4-14.
Saul era louco, sofria das faculdades mentais, perturbava como podia a vida de Israel, e dentro dessa perturbação ordenou um jejum a Israel, um Israel exausto pela batalha contra os filisteus (E estavam os homens de Israel já exaustos naquele dia, porquanto Saul conjurou o povo, dizendo: Maldito o homem que comer pão até à tarde, antes que me vingue de meus inimigos. Por isso todo o povo se absteve de provar pão. 1 Samuel: 24).
Mais, Jônatas não soube dessa ordenança real e comeu mel, que naquele, local tinha em abundancia, revigorando-se (1 Samuel 14: 27), sendo alertado por um dos soldados que o povo havia “conjurado” ao Rei Saul por ter ordenado esse jejum que os enfraquecia mais ainda, imediatamente  como um Justo que era Jônatas respondeu: “ Meu pai tem turbado a terra; ora vede como se me aclararam os olhos por ter provado um pouco deste mel, quanto mais se o povo hoje livremente tivesse comido do despojo que achou de seus inimigos. Porém agora não foi tão grande o estrago dos filisteus” (1 Samuel 14:29,30).
Saul consultou a Deus sobre a batalha contra os filisteus, mas Deus não respondeu, e o Rei Louco então deduziu, como veremos em 1 Samuel 14:37-45.
Sabemos que David foi escolhido por Deus e ungido pelo Profeta Samuel como Rei de Israel, com o está escrito em 1 Samuel, capitulo 16, versículos de 1 a 13.
Sabemos que David cheio de Fé no Deus de Abraão, Isaque, e Jacó, o Senhor dos Exércitos de Israel, matou o gigante filisteu Golias, como está escrito em 1 Samuel, capitulo 17, versículos de 31 a 51. (57 Logo que Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, Abner levou-o perante Saul. Davi ainda segurava a cabeça de Golias.)
Sabemos que David casou com Mical, filha de Saul, como está escrito em 1 Samuel, capitulo 18, versículos de 20 a 27.
Sabemos que quando cheio de inveja, ciúme, medo, de David, Saul o quis mata-lo, Mical o salvou.
Sabemos que Jônatas defendeu David perante seu pai, o Rei Saul. 1 Samuel 19: 1,4,5,6.
Sabemos que graças a Jônatas houve certa paz entre os dois homens.
Sabemos que havia uma grande amizade, certamente baseada na admiração e na confiança, entre Jônatas e David.
Sabemos que havia lealdade entre os dois moços, como está escrito em 1 Samuel 20, versículos de 12 a 17.
“ O beijo é uma demonstração de afeto milenar”.
“ Beijo no rosto significa amizade. O beijo no rosto é uma das mais antigas formas de demonstrar carinho. Existem muitas variações na maneira de beijar no rosto. Em alguns lugares, como por exemplo, na França e em alguns países da Europa Oriental comunista, entre os soviéticos, os homens ao cumprimentar se beijam, nos dois lados do rosto. O costume de beijar alguém no rosto já está se desenvolvendo também aqui no Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, na roda de amigos muito chegados, porém é mais comum entre os de mais idade. O beijo no rosto é dado pelos pais, amigos, irmãos, conhecidos. ”
Porque estou citando isso?
Porque as mentes sujas vão usar desse versículo para dar razão ao pastor que se perdeu acima citado:
41 Depois que o menino foi embora, Davi saiu do lado sul da pedra e inclinou-se três vezes perante Jônatas com o rosto em terra. Então despediram-se beijando um ao outro e chorando; Davi chorou ainda mais do que Jônatas.
Esquecendo desses outros:
42 E ele disse a Davi: "Vá em paz, pois temos jurado um ao outro, em nome do Senhor, quando dissemos: O Senhor para sempre é testemunha entre nós e entre os nossos descendentes".
43 Então Davi partiu, e Jônatas voltou à cidade.
Creio que através dos trechos bíblicos consegui provar a pureza da amizade – sim pureza, pois não tem nenhuma conotação sexual, nenhuma conotação homoerótica, essa amizade- entre o Rei David e seu cunhado o Príncipe Jônatas, filho do Rei Saul, o Louco, e de Ainoã, irmão de Mical.
1 Samuel 31, versículos 1,2:
Os filisteus, pois, pelejaram contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus, e caíram mortos na montanha de Gilboa. E os filisteus perseguiram a Saul e a seus filhos; e mataram a Jônatas, e a Abinadabe, e a Malquisua, filhos de Saul.
Assim morreu Jônatas.
Os filisteus indignos trataram de maneira vergonhosa, sem o menor respeito, os corpos de Saul, de Jônatas, de Abinadabe, e de Malquisua.
Decapitaram a cabeça de Saul. 1 Samuel, capitulo 31, versículo 9.
Eu creio que Jônatas, Abinadabe, e Malquisua, também, foram decapitados depois de mortos.
Levaram as armas dos mortos para o templo de e Astarote, e o seu corpo o afixaram no muro de Bete-Sã. 1 Samuel, capitulo 31, versículo 10.
Eu creio que os corpos de Jônatas, de Abinadabe, e de Malquisua, também, foram pendurados no muro de Bete-Sã, e porquê?
Porque a seguir está escrito:
Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Sã, e, vindo a Jabes, os queimaram. E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias. 1 Samuel, capitulo 31, versículos 12 e 13.
Ao saber da morte de Jônatas, David assim reagiu e está escrito em2 Samuel 1:11,12:
Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele. E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do Senhor, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.
Para a seguir clamar:
17 E lamentou Davi a Saul e a Jônatas, seu filho, com esta lamentação
18 (Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher):
19 Ah, ornamento de Israel! Nos teus altos foi ferido, como caíram os poderosos!
20 Não o noticieis em Gate, não o publiqueis nas ruas de Ascalom, para que não se alegrem as filhas dos filisteus, para que não saltem de contentamento as filhas dos incircuncisos.
21 Vós, montes de Gilboa, nem orvalho, nem chuva caia sobre vós, nem haja campos de ofertas alçadas, pois aí desprezivelmente foi arrojado o escudo dos poderosos, o escudo de Saul, como se não fora ungido com óleo.
22 Do sangue dos feridos, da gordura dos valentes, nunca se retirou para trás o arco de Jônatas, nem voltou vazia a espada de Saul.
23 Saul e Jônatas, tão amados e queridos na sua vida, também na sua morte não se separaram; eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões.
24 Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de escarlata em delícias, que vos fazia trazer ornamentos de ouro sobre as vossas vestes.
25 Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto.
26 Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.
27 Como caíram os poderosos, e pereceram as armas de guerra!

E assim se conta a História de uma grande amizade, e através os versículos da Bíblia podemos ter o verdadeiro sentido da amizade.

Jorge Eduardo

São Paulo 24/07/2017


Passagens bíblicas acima citadas:
1 Samuel, capitulo 14, versículo 1, 4-14:
Sucedeu, pois, que um dia disse Jônatas, filho de Saul, ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está lá daquele lado. Porém não o fez saber a seu pai.
E entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha aguda, e do outro lado uma penha aguda; e era o nome de uma Bozez, e o nome da outra Sené.
Uma penha para o norte estava defronte de Micmás, e a outra para o sul, defronte de Gibeá.
Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.
Então o seu pajem de armas lhe disse: Faze tudo o que tens no coração; segue, eis-me aqui contigo, conforme o que quiseres.
Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos revelaremos a eles.
Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós; então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles.
Porém, se disserem: Subi a nós; então subiremos, pois, o Senhor os tem entregado nas nossas mãos, e isto nos será por sinal.
Revelando-se eles à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido.
E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subi a nós, e nós vos ensinaremos uma lição. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel.
Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.
E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.

1 Samuel 14:37-45:
Então consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei atrás dos filisteus? Entregá-los-ás na mão de Israel? Porém aquele dia não lhe respondeu.
Então disse Saul: Chegai-vos para cá, todos os chefes do povo, e informai-vos, e vede em que se cometeu hoje este pecado.
Porque vive o Senhor que salva a Israel, que, ainda que seja em meu filho Jônatas, certamente morrerá. E nenhum de todo o povo lhe respondeu.
Disse mais a todo o Israel: Vós estareis de um lado, e eu e meu filho Jônatas estaremos do outro lado. Então disse o povo a Saul: Faze o que parecer bem aos teus olhos.
Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o inocente. Então Jônatas e Saul foram tomados por sorte, e o povo saiu livre.
Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi tomado Jônatas.
Disse então Saul a Jônatas: Declara-me o que tens feito. E Jônatas lho declarou, e disse: Tão-somente provei um pouco de mel com a ponta da vara que tinha na mão; eis que devo morrer?
Então disse Saul: Assim me faça Deus, e outro tanto, que com certeza morrerás, Jônatas.
Porém o povo disse a Saul: Morrerá Jônatas, que efetuou tão grande salvação em Israel? Nunca tal suceda; vive o Senhor, que não lhe há de cair no chão um só cabelo da sua cabeça! Pois com Deus fez isso hoje. Assim o povo livrou a Jônatas, para que não morresse.

1 Samuel 20: de 12 a 17:
... e Jônatas disse a Davi: "Pelo Senhor, o Deus de Israel, prometo que sondarei meu pai, a esta hora, depois de amanhã! Saberei se as suas intenções são boas ou não para com você, e mandarei avisá-lo.
E, se meu pai quiser fazer algum mal a você, que o Senhor me castigue com todo o rigor, se eu não o informar disso e não deixá-lo ir em segurança. O Senhor esteja com você assim como esteve com meu pai.
Se eu continuar vivo, seja leal comigo, com a lealdade do Senhor; mas, se eu morrer, jamais deixe de ser leal com a minha família, mesmo quando o Senhor eliminar da face da terra todos os inimigos de Davi".
Assim Jônatas fez uma aliança com a família de Davi, dizendo: "Que o Senhor chame os inimigos de Davi para prestar contas".
E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário