terça-feira, 25 de julho de 2017

Frutos do Espírito e Obras da Carne


Se meditamos sobre os Dons que o Espirito Santo nos doa dia e noite, devemos agora pensar nos Frutos do Espírito e nas Obras da Carne.
A “Aliança da Circuncisão" foi estabelecida entre Deus Todo Poderosos e Abrão, que passou por causa dela a se chamar Abraão, “ porque por pai de muitas nações te tenho posto”- Gênesis 17:5-  e o seu símbolo é a Circuncisão masculina, ou seja, a remoção do prepúcio do pénis humano, como está em Gênesis 17: 10: “Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado”.
Meus irmãos judeus ainda a praticam e essa Cerimonia é denominada Brit Milá (em hebraico: ברית מילה ), também, chamado de Bris Milá (na pronúncia asquenazi), “ na qual o prepúcio dos recém-nascidos é cortado ao oitavo dia como símbolo da aliança entre Deus e o povo de Israel. Também é nesta cerimônia que o menino recebe seu nome. Costuma-se realizar o Bris em um café da manhã festivo”.
Eu tive a honra, junto com Thereza Christina, de ser convidado para o Bris do pequeno Felipe Leibel Ferreira, filho de Anna Carolina e Fabiano, neto de meus amigos Antonio e Yara, onde ele recebeu o nome em Israel de Moshe 'Abhrāhām. Fiquei muito comovido.
Bem, continuemos...
Enquanto Paulo pregava surgiu uma controvérsia se os cristãos tinham ou não que ser circuncidados, ao que o Apostolo dos Gentios respondeu e está em Gálatas, capitulo 5, versículo 2:
“ Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. ”

Paulo deixa claro que os cristãos não precisavam ser circuncidados, e ponto final.
E nessa mesma Carta, ou Epistola, Paulo escreve sobre dois pontos importantíssimo para os crentes no Senhor Jesus, que são:

1-      As Obras da Carne- Gálatas 5:19-21;
2-      Os Frutos do Espírito - Gálatas 5:22.

Nas Obras da Carne estão catalogadas:  adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas.
Nos Frutos do Espírito estão catalogados: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
E para completar no versículo 23 está escrito:
“Contra estas coisas não há lei. ”

Aproveitemos um estudo abalizado e vamos transcreve-lo:
Amor – Deus é amor e quem está com Deus tem amor (1 João 4:16); esse amor é fruto do amor de Deus e se expressa na forma como tratamos as outras pessoas – veja aqui mais sobre o amor na Bíblia;
Gozo - é um termo que provém do latim gaudiim.ii., e que faz referência à ação de aproveitar, à alegria de espírito, portanto, em Jesus temos verdadeira alegria porque temos esperança e sabemos que somos salvos, com Deus a tristeza é apenas uma fase, a alegria volta sempre (Salmos 30:5);
Paz- o Amor de Deus acaba com o medo e a ansiedade; a paz de Deus não depende das circunstâncias humanas;
Longanimidade ou como querem alguns Paciência – longanimidade é a característica, ou qualidade, de quem tem grandeza de ânimo, de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades, de quem tem paciência para suportar as ofensas dos outros ou os próprios sofrimentos. A qualidade de quem tem a certeza de que Deus tem um plano bom para ele em tudo (Romanos 8:28), e assim espera com paciência, sempre confiando que Ele vai agir;
Benignidade ou como querem alguns Amabilidade - Característica do que é benigno, generoso, benevolente, particularidade do que é afável, indulgente, e assim a forma como tratamos as pessoas muda, porque vemos o valor que elas têm para Deus;
Bondade – Pessoa que tem inclinação para fazer o bem, que é boa e generosa, é amável e cortês, e assim como Deus é bondoso conosco, nós podemos ser bondosos com outras pessoas;
Fé- a Fé merece uma meditação à parte;
Mansidão - Condição de quem é manso e de temperamento fácil. Que possui o gênio brando, que é suave, pacífico, meigo. Que não é agitado, que vive sem pressa, que é desprovido de inquietação. Que age com tranquilidade, com brandura. Que acredita que com a ajuda de Deus, podemos evitar o ódio e a violência;
Temperança-  Característica da pessoa que consegue equilibrar suas próprias vontades, que tem vontade própria, de quem é comedido, moderado, que age com sobriedade, com parcimônia. Deus nos ajuda a ter controle sobre nossas vidas e o que fazemos, pois, não somos mais escravos do pecado (Romanos 12:2)
É mais fácil entendermos o que Paulo fala sobre as Obras da Carne, mas existem palavras que nos são desconhecidas tais como:
Porfias: Discussão, guerra de palavras, confronto verbal intenso, e o conselho de Paulo é “afastais-vos das porfias”.
Emulações -vem de emular que quer dizer rivalizar com, disputar a preferência, competir com, portanto emulações é o plural de emulação que quer dizer sentimento que faz com que uma pessoa tente se igualar ou superar alguma coisa ou outra pessoa. Atitude que faz com que alguém, munido de um sentimento de rivalidade ou por competição, até mesmo recorra à justiça dos homens buscando um direito que não existe.
Peleja- Desentendimento, falta de concordância, de entendimento em que há zanga, discussão na maioria das vezes estéreis, debate em que cada pessoa defende o seu ponto de vista.
Dissensões – é o plural de dissensão que quer dizer falta de entendimento ou divergência de opiniões entre duas ou mais pessoas. Condição de disputa, litígio, desavença: as dissensões entre pais e filhos estragam suas relações. Divergência de opiniões, de interesses, de sentimentos etc...

Com essa meditação estamos dando mais um passo para nossa vida com Cristo, para nossa edificação espiritual.

Jorge Eduardo Garcia


São Paulo 25/07/2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário