segunda-feira, 24 de julho de 2017

Dons do Espírito Santo, os Dons Espirituais.

No embalo das Meditações dessa semana vou falar dos Dons do Espírito Santo, os Dons Espirituais.
O Dom da Fé é dado por Deus.
Sem Fé nada do que está escrito na Bíblia teria sentido para os judeus e para os cristãos.
Paulo, instruído pelo sábio Rabban Gamaliel, o Velho, o Apóstolo dos Gentios, levantando missionário pelo próprio Senhor Jesus Ressuscitado na Estrada de Damasco para a propagação inicial do Evangelho pelo então Mundo Conhecido, autor de Cartas ou Epistolas (Eclesiásticas - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses, Pastorais - I Timóteo, II Timóteo e Tito, Pessoal – Filémon), em sua Carta aos Efésios, capitulo 2, versículos 8,9,  afirmou:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; ...
Assim, pela Fé que dia e noite o Espirito Santo de Deus deposita em minha vida, eu digo:

Encontramos os Dons Espirituais nas Epistolas de Paulo, ou seja, na Carta aos Romanos e na Primeira Carta aos Coríntios.  Todas essas passagens bíblicas estão transcritas ao final.
Vejamos a lista bíblica dos Dons Espirituais:
1-      Profecia - A palavra grega traduzida como "profetizar" ou "profecia" em ambas as passagens corretamente significa "proclamar" ou declarar a vontade divina, interpretar os propósitos de Deus.
Observação: Não confundir com consulta a videntes, a adivinhos, magos, bruxos, cartomantes, etc, pois é abominação aos Olhos do Senhor conforme está escrito em Deuteronômio, capitulo 18, versículos 9 a 12: Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
2-      Servir, ou exercer o seu Ministério, o Ministério para o qual Deus criou sua vida na Eternidade, conforme está escrito em Romanos 12: 6, 7: De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; ...
3-      Ensinar conforme está escrito Romanos 12: 7 e 8: ...se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. ” Este dom envolve a análise e a proclamação da Palavra de Deus, explicando o seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte. O mestre talentoso é aquele que tem a capacidade especial de instruir e comunicar conhecimento de forma clara, especificamente no que tange, no que está relacionado, com a Sã Doutrina”.
4-      Exortação, ou encorajamento, ou conselho, ou aviso com o intuito de advertir, de chamar atenção, ou até mesmo de avisar sobre qualquer coisa, assim esse “Dom está presente naqueles que encorajam outras pessoas a prestar atenção e seguir a verdade de Deus. Isso pode envolver correção ou edificar outras pessoas através do reforço da fé fraca ou do conforto durante tribulações. Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”. Palavras de exortação:
“ Atos dos Apóstolos 5:29 – Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! ”
“Hebreus 11:6 – Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. ”
“ 2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.
5-      Repartir – “Ter o dom de repartir se aplica àqueles que alegremente compartilham o que têm com os outros, quer seja de forma material, quer compartilhando do seu tempo e de sua atenção pessoal. O doador se preocupa com as necessidades dos outros e procura oportunidades de compartilhar conforme a necessidade surja, pois está escrito “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; ...”.
6-      Liderança, uma grande responsabilidade – Um bom líder precisa estar sujeito ao Grande Líder - Jesus. Isso significa obedecer a Jesus e seguir seu exemplo. Liderar não é mandar nos outros, nem tão pouco ser dominador, muito menos se intrometer na vida pessoal, na vida intima, das criaturas, de seus liderados, já que o Líder é responsável por ajudar no crescimento delas.
Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas.
Para liderar bem é preciso dar o exemplo; o que você faz vai falar muito mais alto do que palavras.
O que possui o Dom de Liderança governa com sabedoria, com graça, e exibe o fruto do Espírito em sua vida.
Sobre Lideres:
“Lembrem-se dos seus líderes, que transmitiram a palavra de Deus a vocês. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Hebreus 13:7”.
“ Tampouco vocês devem ser chamados 'chefes', porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo. Mateus 23:10-11”.
“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15”.
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3”.
7-      Misericórdia – Salmos 86 – Suplica e Confiança, Oração de David, versículo 13: “ 13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo. ”
Assim David proclama a Misericórdia de Deus.
Vamos interpretar de duas maneiras:
a-       A infinita Misericórdia de Deus: “ Misericórdia significa não dar algum castigo a alguém que merece ser castigado. Nós merecíamos o castigo porque pecamos, mas Deus, na Sua infinita Misericórdia, enviou Jesus, o Seu Único Filho, para nos salvar. Assim está escrito: “ Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), …” Efésios 2: 4e 5;
b-      A Misericórdia que temos que ter com nosso semelhante:
Em Mateus, capitulo 5, o Sermão da Montanha- As bem-aventuranças - versículo 7, está escrito:
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; ...”
Misericordioso é “ alguém que demonstra misericórdia; que é compassivo, bondoso: misericordioso para seus semelhantes. Indivíduo que possui a capacidade de perdoar ofensas e pecados; clemente ou indulgente. Pessoa que tem simpatia e sensibilidade juntamente com o desejo e os recursos para diminuir a angustia, os sofrimentos, de outra criatura de maneira afável e alegre, sem nada cobrar, sem nada pedir, sem esperar nenhum agradecimento ou recompensa humana”.
Uma criatura que reflete em si a Misericórdia de Deus.
8-      Palavra de Sabedoria, ou simplesmente Sabedoria -  O que significa a sabedoria aos olhos dos homens?  
Segundo o Dicionário Online de Português:
Qualidade da pessoa sábia, com muitos conhecimentos: a sabedoria das suas ações aos demais comovia.
Excesso de conhecimento; erudição: o físico foi premiado por sua sabedoria.
Conhecimento adquirido pela experiência: não frequentou a escola, mas tinha a sabedoria do trabalho.
Em que há ou demonstra sensatez, reflexão: o líder era a expressão da sabedoria.
Excesso de conhecimento que se acumula; ciência.
[Popular] Habilidade excessiva; artimanha ou esperteza.
[Religião] Capacidade de compreender as revelações divinas: a sabedoria do bispo.
Nessa meditação o que importa é uma parte da última definição, a “ capacidade de compreender as revelações divinas”.
Deus dá a criatura uma capacidade extraordinária de compreender as suas “coisas”, as “ Coisas de Deus”, através do estudo bíblico, do estudo das tradições religiosas,  do estudo do contexto histórico desde o Pentateuco até as Carta, e porque não dizer até o Apocalipse, do estudo da Teologia, “estudo esse que revela da existência de Deus, das questões referentes ao conhecimento da divindade, assim como de sua relação com o mundo e com os homens, , a doutrina, o dogma e a moral e sua influência nas diversas áreas do conhecimento, especialmente nas ciências humanas, como na Antropologia e na Sociologia, muitas vezes além da vã , da insignificante, capacidade humana de interpretar os fenômenos e as tradições religiosas, os textos sagrados”.
E com esse conhecimento cheio de sabedoria poder falar, com extrema propriedade, das “ Coisas de Deus”, como a proclamação do Evangelho das Boas Novas, as Verdades Bíblicas, o ensino do Velho e do Novo Testamento, e assim “ este dom descreve alguém que pode compreender e proclamar a verdade bíblica de tal forma a aplicá-la habilmente a situações da vida com todo o discernimento”.
9-      Palavra de Conhecimento ou Conhecimento-  é o complemento do item anterior.
” Envolve compreender a verdade com um entendimento que só vem por revelação de Deus. Aqueles com o dom do conhecimento entendem as coisas profundas de Deus e os mistérios de Sua Palavra”.
10-   Discernimento – o significado de Discernimento aos olhos dos Homens é:
Aptidão para avaliar algo com sensatez e clareza; bom senso.
Capacidade para perceber a diferença entre o certo e o errado; juízo: tinha discernimento para verificar um ato criminoso.
Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia.
Ação ou capacidade de discernir, de distinguir com clareza.
Nessa meditação o que importa é uma parte da última definição, a “ capacidade de discernir, de distinguir com clareza” as a verdadeiras mensagens de Deus.
O Inimigo conhece bem as Sagradas Escrituras, conhece a Bíblia, portanto para Ele enganar a criatura humana é facilíssimo. Ele mente para o Homem e a Mulher desde da Queda de Adão e Eva lá no Genesis, portanto, para Ele ludibriar com ensinamentos falsos, com doutrinas enganosas e erradas, é muito simples. Aliás, Jesus nos avisou destes fatos em Mateus, capitulo 24, versículos 4 e 5: “ E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos”.
Por isso, o Senhor nosso Deus nos dá o Dom do Discernimento para certas criaturas exatamente para elas poderem distinguir o Certo do Errado, para elas poderem distinguir a verdadeira mensagem de Deus da do Enganador, para elas poderem distinguir os falsos mestres e com isso proteger o Rebanho do Senhor.
A Palavra de Sabedoria, ou simplesmente Sabedoria, o Conhecimento, e o Discernimento, são Dons que estão intrinsicamente ligados.
11-   Cura- O Dom da Cura, muito desejado, mas pouco doado pelo Espirito Santo a ponto de se afirmar que “ o dom miraculoso de cura, como um dom espiritual, não parece estar funcionando hoje”, o que é uma tolice. O Dom da Cura “é a manifestação sobrenatural do Espírito de Deus que milagrosamente traz a cura de doenças, a cura de enfermidades, bem como a cura de feridas emocionais. O poder de curar nunca foi da própria pessoa. O poder de curar é de Deus, e somente Deus. Deus ainda executa essa cura, esses milagres, portanto, Deus ainda cura as pessoas. Todavia temos que atentar para um detalhe: Não há nada que impeça Deus de curar uma pessoa por meio do ministério de outra pessoa”.

Faço questão de falar sobre o Dom da Ajuda. “ Esse dom é intimamente relacionado com o dom de misericórdia. Aqueles com o dom de ajuda são os que podem ajudar ou prestar assistência a outros na igreja com compaixão e graça. Isso tem uma ampla gama de possibilidades de aplicação. Mais importante, esta é a capacidade especial de identificar aqueles que estão lutando com dúvidas, medos e outras batalhas espirituais; de se aproximar daqueles em necessidade espiritual com uma palavra gentil e uma atitude compreensiva e compassiva; de falar verdade bíblica que seja ao mesmo tempo convencedora e amorosa. ”
Os Dons “ Poderes miraculosos, Falar em Línguas e Interpretação de Línguas”, como são controversos merecem e serão alvos de estudos isolados.

“ Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”

Jorge Eduardo Garcia

São Paulo 24/07/2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário