terça-feira, 25 de julho de 2017

Edificação Espiritual


Na meditação “ Frutos do Espírito e Obras da Carne” eu falei em Edificação Espiritual .
Mais, o que é Edificação Espiritual ?
A Carta ou Epístola aos Hebreus é por “muitos cristãos atribuída ao apóstolo Paulo, mas percebe-se que o modo como ela foi elaborada difere das epístolas paulinas”.
Mais, é na Carta aos Hebreus, em seu capitulo 3 , versículo 4, que encontramos o seguinte:

“ Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo.”

Edificador é aquele que edifica, que constrói, mas no sentido bíblico é “Aquele que faz crescer a criatura humana”, ou seja, o Deus Criador, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos ver qual o Conceito de Edificação Espiritual:
O conceito de edificação espiritual consiste no ato desenvolver ou obter certas características através da aproximação de Deus.
Ser edificado espiritualmente significa interiorizar certas qualidades no espírito.
Não é possível ver o espírito de uma pessoa, no entanto, a edificação espiritual pode ser verificada porque implica uma mudança em relação à atitude e comportamento.
A expressão edificação da igreja significa desenvolver e fortalecer a igreja.
Cristãos acreditam que Jesus edifica a sua igreja, através dos seus seguidores, que exercem os dons atribuídos por Deus.
A edificação da igreja significa a propagação e consolidação da comunidade cristã.
Em Mateus 16:18, Jesus disse: E eu digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Conceito de Edificação Espiritual encontramos a seguinte frase: “ Cristãos acreditam que Jesus edifica a sua igreja, através dos seus seguidores, que exercem os dons atribuídos por Deus”, e é verdade bíblica.
Entretanto, os crentes precisam ser vivificados, precisam receber a Nova Vida que só Cristo Jesus nos dá.
Mesmos os nascidos no Evangelho – filhos, netos, bisnetos de crentes principalmente aqueles que seguem a Sã Doutrina - precisam restaurar as suas vidas, pois ninguém é perfeito, prefeito só Jesus Cristo, daí se faz necessária uma permanente renovação. 
Essa renovação se dá através do Estudo Bíblico, da Oração, do Louvor, do serviço, do uso certo do Dom que Deus lhe deu para a Edificação de sua Igreja, o Corpo Místico de Cristo.
Nunca podemos esquecer do que está escrito em 1 Tessalonicenses, capitulo 5 – A vinda do Senhor é certa e repentina, no que tange a necessidade de vigilância-  versículo 11:

“ Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. ”

Como fazer?
1-      Sabendo primeiramente Honrar a Autoridade de Deus- para termos a mais absoluta certeza da Autoridade de Deus basta lermos na primeira Carta de Paulo a Timóteo, capitulo 1, versículo 17 (1 Timóteo 1:17): ”Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.
Preciso dizer mais alguma coisa?
Penso que não.



2-      Estudando a Palavra de Deus, a Bíblia, as Sagradas Escrituras, onde encontramos as Verdades Divinas, a Doutrina, o modo de ensinarmos e o que ensinarmos. Está escrito:
Em 2 Pedro 1:20-21: “ Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”;
Em Hebreus 4:12: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”;
Para terminar com o que disse Jesus e está em Mateus 24:35:  
“Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.
3-      Dando Amor, pois Deus é Amor – “Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica”- 1 Coríntios, capitulo 8, versículo 1. (Grifo meu);
4-      Vivendo no Espírito- Porque o “ amor é de Deus, não é obra nossa. É Cristo em nós. Necessitamos viver no Espírito 24 horas por dia, para que o Espírito flua em nós e este amor edifique a Igreja”. (Grifo meu);
5-      Dando Graças e Orando sem cessar –  O cristão, o crente, tem que ter em mente que nada que ele desfruta na Terra é seu. Ele é simplesmente um Mordomo dos bens de Deus nesse mundo. Precisa ficar bem claro que “ Deus é o legítimo dono de tudo”*. O crente tem que se esforçar para descobrir o propósito de Deus para o uso adequado de cada bem que está sob sua guarda**. Usar bem esses bens dando testemunho do seu amor a Cristo através do bom uso dos bens materiais que lhes foi confiado pelo Senhor ***.
*Salmo 24:1- Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Deuteronômio 10 :14 - Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há.
** Romanos 10:12,13 - Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
*** Lucas 12:42-48 - E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor, tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Marcos 12:41-44 - E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.
PORTANTO, temos que ser Mordomo Fieis dos bens que nos foram confiados por Cristo Jesus.
DAÍ que precisamos dar Graças não só pelos bens que Ele nos confiou, mas, também, pela nossa Salvação, pela nossa Vida Nele, com Ele, e para Ele, e por todas as demais bênçãos que Ele nos deu, nos dá, e nos dará, pois assim está escrito em 1 Tessalonicenses, capitulo 5, versículo 18: “ Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
Aleluia.
Em 1 Tessalonicenses, capitulo 5, versículo 17, está escrito: “Orai sem cessar”.
“ A oração é a chave para as vitórias de Deus na nossa vida! ”, já dizia o sábio homem de Deus.
“ Quando tudo parece estar perdido, não desista e faça, com muita Fé, Orações de Súplicas”, já ensinava o sábio homem de Deus.
“ Quando seu semelhante estiver em dificuldades, estiver quase desistindo, faça por ele, com muita Fé, Orações Intercessoras”, já orientava o sábio homem de Deus.
Pois está escrito no Evangelho de Marcos, capitulo 11, versículo 24- “ Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis”.
6-       O Bom Exemplo-  É fundamental o crente, o cristão, dar exemplo de uma vida reta, justa, com Deus, tanto na Igreja, quanto no Mundo Tenebroso em que vivemos.
Paulo, o Apostolo dos Gentios, em sua 1 Carta a Timóteo, no capitulo 3, versículos de 1 a 13, nos ensina:

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; guardando o mistério da fé numa consciência pura.
 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Preciso dizer mais alguma coisa sobre exemplo?
Penso que não.

Como penso que não tenho mais necessidade de alertar ao crente, ao cristão, sobre Edificação Espiritual, pois mais seria como chover no molhado, aqui fico rogando ao Espirito Santo, em Nome de Jesus, que abra o entendimento em todos que essa meditação lerem
Jorge Eduardo Garcia
25/07/2017





Nenhum comentário:

Postar um comentário