segunda-feira, 24 de julho de 2017

Línguas Estranhas _ Abaralachicaralavem – a Língua Estranha dos crentes no Senhor Jesus.

Paulo, instruído pelo sábio Rabban Gamaliel, o Velho, o Apóstolo dos Gentios, levantando missionário pelo próprio Senhor Jesus Ressuscitado na Estrada de Damasco para a propagação inicial do Evangelho pelo então Mundo Conhecido, autor de Cartas ou Epistolas (Eclesiásticas - Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses e II Tessalonicenses, Pastorais - I Timóteo, II Timóteo e Tito, Pessoal – Filémon), afirmou que criaturas oram em “línguas desconhecidas”.
Repito: Oram em línguas desconhecidas conforme está em 1 Coríntios, capitulo 14, com destaque para os versículos 2, 9:
2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar.
Em nenhum momento Paulo afirmou que pessoas conversam em Línguas Estranhas, conduzem Cultos em Línguas Estranhas, ou que essas linguas eram a Língua dos Anjos.
Não!!!
Não, mesmo...
Não podemos esquecer que Paulo, instruído pelo sábio Rabban Gamaliel, o Velho, o Apóstolo dos Gentios, levantando missionário pelo próprio Senhor Jesus Ressuscitado na Estrada de Damasco para a propagação inicial do Evangelho pelo então Mundo Conhecido, também, diz que é mais importante usar os Dons, o Dom que reconhecidamente a criatura, a pessoa, possui como dadiva de Deus, ou seja, que nos deu o Senhor para podermos levar o Evangelho das Boas Novas aos confins da Terra.
Cada criatura recebeu um determinado Dom para com ele compor o Corpo Místico de Cristo, a Igreja, e essa Verdade não pode ser ignorada, menosprezada, atropelada por interesses mesquinhos dos Homens e Mulheres que hoje criam doutrinas, fundam igrejas, e usam o Nome de Jesus a seu belo prazer.   
O que Paulo afirmou é o seguinte:
Está escrito em 1 Coríntios 12: 1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes;4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo; 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil; 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar.
 Ora, aqui fica claro que nem todas as criaturas que se dizem cristãs possuem os mesmos Dons dados por Deus, a não ser, é claro, o Dom da Fé, pois senão não seriam crentes no Senhor Jesus, nem tão pouco no Deus Criador e Pai, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Israel.
Muito bem.
Hoje é muito comum as igrejas incentivarem as pessoas a falarem em línguas estranhas.
E lá ficam elas num “abaralachicaralavem” e por aí vai sem o menor sentido para aqueles que estão ouvindo.
Além de fazerem caras e bocas, e gritarem a torto e a direito “ Ó Glória!!, ou “ Aleluia”.
E o que é pior essas pessoas estão agindo às cegas sem a menor orientação valida sobre o assunto.
Sobre línguas estranhas existem duas passagens que agora vou destacar:
Atos dos Apóstolos 2:4 – Línguas Conhecidas: outras pessoas no mundo falam essa língua e poderão entender o que a pessoa está dizendo. Isso aconteceu no dia de Pentecostes, como sinal para os judeus de outros países que estavam visitando Jerusalém. Nesses casos, Deus normalmente usa a pessoa que está orando no espírito para entregar uma mensagem a alguém por perto que sabe essa língua.
1 Coríntios 14:2 – Línguas Desconhecidas – uma língua que ninguém conhece. Não são sons sem sentido, são palavras que ninguém entende exceto Deus. Serve principalmente para a edificação pessoal de quem ora, salvo quando Deus dá a interpretação a alguém. É um ato de entrega total a Deus, pela fé.
Conforme está em 1 Coríntios 12:10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas -  “ quem fala em uma língua estranha normalmente não entende o que fala, se não tiver ninguém para interpretar, por isso, Paulo diz que é bom pedir a Deus o dom de interpretação”, portanto se faz necessário um interprete, uma criatura que recebeu o Dom de Interpretar, senão aquele que está orando e falando em língua estranha “estará falando para o ar”, aqui volto para o já citado versículo 9 - Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. (grifo meu)
Alguém escreveu e eu concordo o seguinte:
“Um dos problemas na igreja de Corinto era que os que falavam em línguas estavam falando na reunião, ou seja, estavam exercendo o seu dom de línguas sem intérprete e sem ninguém presente que falasse esse idioma. O resultado foi que o que falava em línguas estava comandando a atenção, mas suas palavras eram sem sentido, uma vez que ninguém conseguia entendê-lo. Paulo aconselhou fortemente que todo uso de línguas na igreja fosse interpretado: "Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua" (1 Coríntios 14:19). Não havia nenhum benefício para outros membros da igreja em ouvir algo que não podiam entender. Exercitar o dom de línguas na igreja, simplesmente por uma questão de mostrar a todos que você tem o dom, é vaidoso e inútil. Paulo disse aos coríntios que, se dois ou três que falassem em línguas quisessem falar em uma reunião, então um intérprete espiritualmente talentoso também devia estar presente. De fato, "não havendo intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus" (1 Coríntios 14:28). ” (Grifos meu)
E é isso que acontece em nossos dias, criaturas falam em Línguas Estranhas – afirmam até que é a língua dos Anjos- simplesmente por uma questão de mostrar a todos que tem o dom , em uma ação vaidosa e inútil, faça-me o favor !!!
Isso é um verdadeiro espetáculo circense.
Uma GRANDE de uma palhaçada.
Imaginem um local repleto de pessoas gritando alto, bem alto, o famoso Abaralachicaralavem, completando com sonoros “ Ó Glória!!, ou “ Aleluia”, seria um verdadeiro pandemônio, uma desordem, uma bagunça, e sabemos nós que a Palavra deve ser pregada “com decência e ordem", mesmo que seja em meio a uma guerra, a uma tormenta, a grandes dores, porque está escrito em 1 Coríntios, capítulo 14, versículo 40: “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”.
E mais:
“ Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos”, 1 Coríntios 14:33.

Jorge Eduardo

São Paulo 24/07/2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário