segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os “ crentes” que falam com Deus.


Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.
Romanos 16:17-18
Paulo aos romanos.

Tenho medo dessa gente.
Essa gente traz vergonha para a Igreja como Corpo Místico de Cristo.
Vou contar uma historinha verdadeira:
Certo dia estava eu na igreja quando um “irmão” de mim se aproximou e com um ar doutoral, com uma postura corporal para ele quase divina, seríssimo, falou:
“ Irmão Jorge. Deus me falou que o irmão tem que doar 1000 fitas cassetes para gravarmos as pregações do pastor”.
Ao que respondi:
“ Mais, Deus esqueceu de falar comigo. Logo não darei coisíssima nenhuma”.
O camarada desmanchou, perdeu a posse, saiu sem graça, e nunca mais falou comigo.
Essa gente que diz falar com Deus é espertinha, espertinha.
Como não há como provar que Deus falou com elas, falam o que querem em Nome de Deus para enganar os trouxas e desavisados.
Agora mesmo um jovem incauto, que conheço desde nenenzinho, acredita que a Líder de um grupo de jovens de uma dessas igrejas neopentecostais voltadas para os jovens, fundada por espertalhões que querem ficar ricos explorando o Nome Santo de Jesus, sem nenhuma base bíblica afirma que FALA COM DEUS.
FAÇA-ME O FAVOR!!!
Uma moça, uma Crente Decoreba, sem nenhum grande estudo bíblico, se arvora em mensageira privilegiada de Deus, se considera a única interlocutora valida com o Senhor, fica falando o que quer e o que bem intende em Nome de Deus, para os neófitos, para os novatos na Fé, para os que como ela não possuem conhecimento validos da Bíblia Sagrada, portanto, na minha ótica cristã baseada nos ensinamentos de Paulo em Romanos 16:17-18 é uma FALSA MESTRA, UMA PROFETIZA DIARAQUE, UMA CRIATURA SEM COMPUSTURA E SEM VALOR.
Ela, a moça, está dando forma a seus “ próprios apetites”, pois “ mediante “ palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos”.
Contudo, a liderança dessa igreja neopentecostal voltada para os jovens dá mão forte para ela não dando a mínima importância para as verdades bíblicas, para a vergonha que ela está trazendo ao Corpo Místico de Cristo, a Igreja.
Podemos falar com Deus?
É claro que podemos.
Como?
Primeiramente temos que ter em mente que o Cristianismo é uma Religião INDIVIDUAL e ETICA, ou seja, é um fenômeno individual, mas, também, um fenômeno social.
Logo individualmente temos que ter FÉ para falarmos com Deus como é relatado em Hebreus, capítulo 11, versículos 1, 2, 6:

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Portanto “ o nosso modo de viver deve deixar claro que temos FÉ”, e isso se dá vivendo em busca de uma Vida Santificada, que é viver na “ obediência e na fidelidade a Deus, refletindo as suas as virtudes ensinadas por Ele em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada”.
Fora disso não há Salvação.
Logo, para falarmos com Deus temos que estar em sintonia com a Bíblia, com as Sagradas Escrituras, “ porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” – Hebreus, capitulo 4, versículo 12.
Segundo: Orando Sem Cessar - 1 Tessalonicenses, capitulo 5, versículo17.
A ORAÇÃO é o fator primordial para podermos falar com Deus.
Jesus Cristo “ a pessoa que mais entendia o valor da comunhão com o Pai, constantemente procurava conversar com ele. Podemos aprender muito do exemplo de oração na vida de Jesus”.
Alguns exemplos de como e quando Jesus orou:
Em um Dia Muito Difícil, Jesus Orou (Mateus 14);
Antes de Tomar uma Decisão Crítica (Lucas 6:12-16);
Quando Enfrentou Provações Mateus 26:36-46);
Jesus Morreu como Viveu: Em Oração dizendo “ “Então, Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isso, expirou” (Lucas 23:46).
“ Jesus Ensinou sobre Oração. Não há dúvida da qualificação de Jesus para ensinar sobre oração. Focalizando dois textos, podemos observar alguns princípios básicos que ele ensinou sobre as conversas dos homens com seu Criador.
Uma das coisas mais importantes é de manter o foco em Deus. O propósito da oração não é chamar atenção para si. Devemos falar com Deus e glorificar o nome dele (Mateus 6:5-8). O problema não é orar em público. O erro condenado é a oração para engrandecer o homem.

Considerando os exemplos de oração em Mateus 6:9-15 e Lucas 11:1-4, percebemos alguns elementos fundamentais das nossas conversas com Deus. Ele não deu aqui palavras para serem repetidas sem sentido, mas mostrou que as nossas orações devem incluir:
    1)   Honra para Deus.
    2)   Respeito pela vontade de Deus em primeiro lugar.
    3)   Entendimento da nossa dependência em Deus pelas necessidades da vida.
    4)   Ênfase na comunhão com Deus. Para manter esta comunhão, precisamos pedir perdão pelos nossos pecados (observe a condição dada em Mateus 6:14-15) e precisamos de ajuda para vencer a tentação”.

Muitos oram gritando como se Deus fosse surdo, outros buscam chamar sobre si as atenções de outros com posturas espetaculares, usam palavras demais nas orações em comum para mostrar erudição, muitos outros chegam a comentar os seus momentos de oração, mas todos esquecem o que Jesus nos ensinou no Evangelho de Mateus, capitulo 6, versículos 5 e 6:

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”

Aliás, nesse capitulo temos um versículo que nos garante as respostas de nosso Senhor e Criador, vejamos o de número 8:

“Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes”.

Terceiro: Buscar o SILENCIO para Ouvir em SILENCIO a voz de Deus, pois como diz o velho proverbio árabe: “ as palavras são de prata, mas o silêncio vale ouro”.
 A voz do SILENCIO a voz de Deus e é em meio ao SILENCIO que ouvimos o ESPIRITO SANTO.
O ESPIRITO SANTO a terceira prosopon (pessoa em grego) da Santíssima Trindade juntamente com Deus Pai e Deus Filho
O ESPIRITO SANTO que Jesus nos prometeu como está em João, capitulo 14, versículos 16 e 17:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

O ESPIRITO SANTO “ intercede por nós com gemidos inexprimíveis, nos alivia de nossos dores, portanto, sente a nossa dor, geme e sofre conosco, nos orienta conforme a Vontade do Pai, pode permitir, assim como impedir, aquilo que desejamos fazer, nos inspira para podermos entender as Sagradas Escrituras, interpreta para os cristãos e para a Igreja a Vontade de Deus, portanto é o Paráclito, ou seja, aquele que intercede ou apoia ou age como um advogado, particularmente em tempos de atribulação, por fim habilita a vida cristã, já que habita o fiéis individualmente e os habilita a viver uma vida correta e crente”.
Chamo atenção para as palavras de Paulo em I Coríntios, capitulo 2, versículos de 10 a 14:

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Ora, o que quer dizer Paulo?
Que para “ entendermos isso é preciso se ter uma sensibilidade especial tendo como finalidade discernirmos, deciframos, as “coisas” espirituais”, o que é um Dom especial dado pelo próprio ESPIRITO SANTO.
E não é um DOM raro que o Espirito Santo sai distribuindo por aí a torto e a direito.
NÃO É MESMO.  
Assim, como Deus fala através do Espirito Santo fique em silêncio e O deixe fluir em sua vida.

Deus nos fala, também, em VISÕES e SONHOS, exemplifico com o Livro de Atos dos Apóstolos, capitulo 16, versículos 9 e10:
E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Mais é preciso discernir muito bem se as Visões e os Sonhos são de Deus, ou desejo do Homem, ao qual o Grande Enganador usa para matar, roubar e destruir.
Só em ORAÇÃO se saberá a VERDADE.
O joio será separado do trigo.
Enfim, que cada um que ler esta meditação reflita bem antes de sair por aí afirmando que Deus falou com ele, ou que Deus está falando com ele, para não cometer nenhum tipo e pecado, e, principalmente, não entristecer o ESPIRITO SANTO DE DEUS que fatalmente dessa pessoa se afastará deixando- a ao sabor dos espíritos do mundo.

Quem tem ouvidos, ouça.

Jorge Eduardo Garcia, filosofo cristão

Bacharel em Filosofia Eclesiástica.
Dr. honoris causa por Mérito Eclesiástico
Biblicista e escritor sacro.
Historiador
Blogueiro.
http://jorgeeduardogarciainfocus.blogspot.com.br/
http://conversandoalegrementesobrehistoria.blogspot.com.br/
http://servusdeiservant.blogspot.com.br/
http://acaodeoracao.blogspot.com.br/

http://trespplataoparaprincipiantes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário