segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A VAQUINHA DA MENINA É ÍDOLO?

NÃO...
NÃO...
Absolutamente NÃO...
Claro que NÃO.
Significado de Idolatria - s.f. - Ação de cultuar ídolos; o culto que se faz aos ídolos. Excesso de amor; admiração demonstra de maneira exagerada. Na Religião: O culto das imagens e/ou das esculturas de santos.
Significado de Ídolo - s.m. - Figura, estátua que representa uma divindade que se adora. Pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente: ele é o ídolo da juventude.
Diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade (artistas de cinema, cantores populares, jogadores de futebol etc.).
Significado de Adoração - s.f - Ação de adorar, de prestar culto a um ser superior, a uma divindade; veneração: adoração ao Santíssimo Sacramento.
Expressão de afeto, de carinho, de homenagem ou submissão.
Amor exagerado, excessivo; paixão: ele tinha adoração pelos netos.
Algo ou alguém que é alvo desse carinho, afeto, veneração ou amor exagerado: a fé era a sua única adoração.
 Gosto exagerado por: tinha adoração por filmes franceses.
Pintura que representa a veneração dos magos pelo menino Jesus.
Ação através da qual se assume uma dependência de Deus.


“Crentes Decoreba”, aqueles que decoram versículos bíblicos e os usam a torto e a direito, exploram de maneira totalmente errada os versículos bíblicos relativos a IDOLATRIA e aos ÍDOLOS, em um processo de intimidação aos crentes, de colocar medo nos crentes, crentes esses que desconhecem os verdadeiros ensinamentos da Bíblia, os verdadeiros ditames que constam das Sagradas Escrituras.
E com essa postura absurda os ignorantes ditos doutos em Bíblia atemorizam as casas de quem inocentemente possuía uma ‘vaquinha’, um ‘elefantinho’, uma ‘galinhinha’, até mesmo uma boneca para criança, com o FOGO DO INFERNO, chegando ao absurdo de mandar jogar tudo fora, esquecendo de que quem adorna o seu Lar, ou presenteia sua filha com uma bonequinha, está agradando a Deus, pois GLORIFICA a JEOVÁ-JIRÉ - "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) – que lhe deu recursos para tê-lo e mantê-lo, o Lar, a casa da família.
Mais vamos ao estudo:
Primeiro gostaria de apresenta a R.N. Champlin, PhD.
Russell Norman Champlin (Salt Lake City, 22 de dezembro de 1933) é um religioso e escritor estadunidense radicado no interior de São Paulo, uma referência de muitos teólogos cristãos, por ter sido um dos poucos, senão o único, a publicar um comentário português-grego no Brasil durante os anos 70 e 80.
Russell concluiu bacharelado em Literatura Bíblica no Imannuel College; os graus de M.A. e Ph. D. em línguas Clássicas na Universidade de Utah; fez estudos de especialização (em nível de pós-graduação) do Novo Testamento na Universidade de Chicago.
Em sua carreira como professor universitário e escritor (atuando na UNESP por 30 anos), publicou vários livros sobre cristianismo.
Foi professor universitário no Brasil por mais de 30 anos na Universidade Estadual de São Paulo - UNESP.
Lecionou por quatro anos no ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico), também na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá e na Fundação Valeparaibana de Ensino.
Entre as brilhantes obras publicadas como Antigo Testamento Interpretado, Novo Testamento Interpretado e Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, também se destacam três publicações em inglês: Family Pi in Matthew (estudo de 19 manuscritos antigos do Novo Testamento) e Family E and Its Allies in Matthew, (estudo sobre outro grupo de manuscritos do Novo Testamento) publicados pela Univertity of Utah Press 1964 e 1966 respectivamente. Texts for Reading Scientific English, publicado pela UNESP, Guaratinguetá.
. A maioria dos livros de Russell foram traduzidos pelo Pastor João Marques Bentes, da Igreja Batista brasileira, uma igreja cristã protestante, de origem estadunidense[JEG1] .
Isso posto, vamos nos ater ao verbete IDOLATRIA, ÍDOLOS e IMAGENS que consta da Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, volume 3, de Champlin, que diz:
Idolatria “ essa palavra vem do grego “eidolon” – ídolo- e “ latrenein” – adorar- e esse termo refere-se à adoração de ídolos ou imagens, quando usado no sentido primário (restrito). [grifo meu e observação minha]
Porém, em um sentido mais lato (mais amplo), pode indicar a veneração ou adoração a qualquer objeto, pessoa, instituição (incluindo aqui igrejas, partidos políticos, clubes, associações, etc.), ambição (por riquezas, cargos, entre outras), etc., que TOMEM O LUGAR DE DEUS, ou diminua a HONRA que LHE devemos. [grifo meu e observações minhas]  
2- A idolatria consiste na adoração a algum falso deus ou a prestação de honras divinas ao mesmo. Esse deus falso pode ser representado por algum objeto ou imagem.
ORA, ter uma ‘vaquinha’, um ‘elefantinho’, uma ‘galinhinha’, até mesmo uma boneca para criança, não quer dizer NADA em termos de ADORAÇÃO, não quer dizer que esses objetos são VENERADOS como a um deus, muito pelo contrário representam o agradecimento a Deus por dar a Criatura que os tem um Lar, uma família, uma casa para se abrigar das intempéries, pois com eles enfeitamos a Morada que o Senhor nos deu.  
Não é IDOLATRIA, não é PECADO, é burrice e má-fé de quem desconhece a Bíblia Sagrada.
Deus deixa claro sua postura sobre ÍDOLOS e IDOLATRIA em relação a Ele, o Criador, o Deus e Pia de nosso Senhor Jesus Cristo, como vemos em Êxodo, capitulo 20, versículos de 1 até 6:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

Fica aqui claríssimo que Deus dá, através da Bíblia, suas recomendações sobre ÍDOLOS e IDOLATRIA com o “ não terás outros deuses diante de mim”, mas isso é sempre relacionado com deuses de outros povos como veremos:
1-     Gênesis, capitulo 35, versículos 1 e 2:
Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
2-     Deuteronômio, capitulo 7, versículos 4 e 5:
Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.
3-     Deuteronômio, capitulo 7, versículos de 22 até 25:
E o Senhor teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti.
E o Senhor teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas.
Também os seus reis te entregará na mão, para que apagues os seus nomes de debaixo dos céus; nenhum homem resistirá diante de ti, até que os destruas.
As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus.
4-     Deuteronômio, capítulo 16, versículo 22:
Nem levantarás imagem, a qual o Senhor teu Deus odeia.
 No Novo Testamento temos:
A-   1 Coríntios, capitulo 10, versículos de 12 a 14:
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
B-    Gálatas, capitulo 5, versículo 19 até 21:
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
C-   Colossenses, capitulo 3, versículo 5 e 6:
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; ...

CONTUDO, para terminar, eu destaco esses ensinamentos que estão no Velho e no Novo Testamento:  
I-                  Salmos 115, versículos de 4 a 8:
Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem.
Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
II-               1 Coríntios, capítulo 8, versículos 3 e 4:
Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

Ora, senão a Deus como o nosso Deus, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, porque dá tanta importância a esse assunto?
Basta esclarecer aos crentes, aos verdadeiros cristãos, sobre IDOLATRIA e ÍDOLOS usando dos ensinamentos que estão na Bíblia, dos preceitos, bíblicos, e nada mais, afinal é como está escrito:

Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo, pois sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só, o D’us de Israel, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem tem ouvidos, ouça.

Jorge Eduardo Garcia, filosofo cristão

Bacharel em Filosofia Eclesiástica.
Dr. honoris causa por Mérito Eclesiástico 
Biblicista e escritor sacro.
Historiador
Blogueiro.
http://jorgeeduardogarciainfocus.blogspot.com.br/
http://conversandoalegrementesobrehistoria.blogspot.com.br/
http://servusdeiservant.blogspot.com.br/
http://acaodeoracao.blogspot.com.br/
http://trespplataoparaprincipiantes.blogspot.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário