segunda-feira, 24 de outubro de 2016

 ESTUDO BIBLICO –
- OS SAMARITANOS -
autor georgius servus Dei

SEGUNDA PARTE-

Grupo de Samaritanos
Datado de 1900, do século XX
- Enciclopédia Judaica-


- A CASA DE JOSÉ -
- A SAMARIA -
- A TERRA DOS SAMARITANOS -

Para podermos entender os Samaritanos temos que mergulhar na Historia do Povo de Israel, no Pentateuco, ou seja, do Genesis, do Êxodo, de Levítico, de Números, do Deuteronômio.
Tomarmos conhecimento dos os últimos movimentos de Moises, que não entrou na Terra Prometida, na Terra Santa prometida a descendência dos Patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, o Israel.
A participação do Patriarca Josué, o Patriarca-general.
Como eram compostas as 12 tribos que na realidade são 13 Tribos.
Ver tudo que nos é revelado sobre o Tabernáculo, a Arca da Aliança – em hebraico:ארון הברית aróhn hab·beríth – o veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido,  os Altares do Deus Eterno e os utensílios sagrados.
Estudarmos o livro de Juizes, o Cativeiro,...e por ai vai.

Rúben perde os seus direitos de primogênito.

Rubem, em hebraico: רְאוּבֵן, o incestuoso, filho de Jacó e Lia, a menos favorita do Patriarca, perdeu os diretos da primogenitura por dormir com a concubina de seu pai e serva de Raquel de nome Bila.
A primogenitura lhe dava o direito de ser:
1-      Governador das tribos, de ter poder sobre as Tribos, poder esse que foi transferido para Judá;
2-      Sacerdote da Nação Judaica, sacerdócio esse que foi transferido para Levi.

Um esclarecimento sobre a Tribo de Levi, os levitas:
1-     Que sua ascendência e descendência foram de Justos do Senhor, tais como Miriam, irmã de Moisés, o Profeta Samuel, o Profeta Ezequiel, o governador Esdras, o Profeta Malaquias, João Batista,  Marcos, Mateus, e Maria, Mãe de Jesus, entre outros;
2-     Moisés e Aarão eram levitas;
3-     Não há duvida que ela foi separada porém por Deus para exercer o sacerdócio;
4-     Os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2).
5-     Tribo de Levi servia deveres  e em troca, as tribos lhes davam  o dízimo conhecido como o Maaser Rishon ou Dízimo dos Levitas.
Fim do esclarecimento .

A Casa ou Dinastia de José, filho de Israel.

De acordo com a Bíblia hebraica “A Casa de José” – no sentido de Dinastia- era composta pelos membros das tribos de Efraim - em hebraico אֶפְרַיִם / אֶפְרָיִם – e de Manassés – em hebraico: מְנַשֶּׁה - os filhos do Patriarca José, Adon do Egito.
O Faraó deu a José, o Adon, como esposa a o Asenate , filha de Potífera, sacerdote de Iunu, , que quer dizer pilar,  ou biblicamente de On,  e eles tiveram dois filhos um de nome  Manassés e o outro Efraim .
Sentindo que ia morrer o Patriarca Jacó, o Israel ou  יִשְׂרָאֵל, chamou para junto de si a José, o primogênito Manassés e o mais novo, Efraim.
Jacó queria abençoar os filhos de seu filho que haviam nascido no exilio, no Egito.
Manassés como todo primogênito tinha garantidos certos direitos, os famosos direitos de progenitura, portanto teria que receber a benção primeiro e com Jacó impondo-lhe a mão direita sobre sua cabeça.
Acontece que na hora H as coisas se inverteram, como nos é relatado no Livro de Genesis, capitulo 48, “Jacó abençoa José e os filhos destes”, versículos de 14 ate 20, que trata do assunto, vamos a ele:
Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito.
E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou durante a minha vida até este dia,
o Anjo que me tem livrado de todo mal, abençoe estes rapazes; seja neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e cresçam em multidão no meio da terra.
Vendo José que seu pai pusera a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isto desagradável, e tomou a mão de seu pai para mudar da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés.
E disse José a seu pai: Não assim, meu pai, pois o primogênito é este; põe a mão direita sobre a cabeça dele.
Mas seu pai o recusou e disse: Eu sei, meu filho, eu o sei; ele também será um povo, também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.
Assim, os abençoou naquele dia, declarando: Por vós Israel abençoará, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs o nome de Efraim adiante do de Manassés.
E Jacó adotou Manassés e Efraim, para que eles tivessem o mesmo direito que os seus próprios filhos à sua herança.
Com este ato do Patriarca Jacó, o Israel, ficou estabelecida a supremacia da Tribo de Efraim sobre Todo o Israel.
Antes do movimento de Entrada definitiva na Terra Prometida, os filhos de  
Rubem e Gade foram ter com Moises e com o sacerdote Eleazar, e pediram para passar o rio Jordão e se instalarem na terra de Jazer e de Gileade, bom lugar para criação de gado.
Um relutante Moises, tendo ouvido a Deus e de muitas negociações com os suplicantes, fez a “distribuição da Transjordânia” - equivalente ao atual Reino da Jordânia – entre os filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José. (Números, capitulo 32, versículos de 1 ate 43).
Aqui vemos que parte da Tribo de Manassés já estava por naquelas bandas antes de Josué e as demais Tribos entraram na Terra Santa. 
A Tribo de Efraim, com seus direitos de progenitura, ficou ao lado das demais e sob o comendo de Josué.
Movimento de entrada na Terra Prometida sob o comando de Josué.
Recapitulando:
A Torá explica que Moises ordenou aos primeiros israelitas que ao entrar na Terra Prometida , a Terra da Promessa, Canaã celebrasse o evento com cerimônias de bênçãos e maldições, respectivamente, sobre o monte Gerizim e Monte Ebal.
No Tanakh, conjunto principal de Livros Sagrados, equivalente ao Antigo Testamento, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica, está descrita à construção um altar no Monte Ebal para sacrifícios pacíficos.
A ordem foi para que as Tribos de Simeão, de Levi, de Judá, de Issacar, de Benjamin, e a Casa de José - leia-se Manassés e Efraim - fossem para o Monte Gerizim e entoassem as bênçãos ao povo.
A ordem foi para que as Tribos Rubem, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali,
Fossem para o Monte Ebal e pronunciassem as maldiçoes ao povo.
Aos levitas, da Tribo de Lévi, cabia “testificarão a todo o povo de Israel”.
E isso foi feito.
Acontece que depois da vitória sobre o Rei de Aí ( Hai) e a destruição total da cidade, um Josué vencedor “edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte Ebal,..”  (Josué, capitulo 8, versículo 30).
Chamo atenção que o Monte Ebal era o das maldições.
Na partilha de Canaã, a Tribo de Efraim (Efraim em hebraico: אֶפְרַיִם/אֶפְרָיִם, que quer dizer ‘frutífero’) passou a ocupar “a área montanhosa, o que lhe dava proteção, porém também era extremamente fértil, o que lhe trouxe prosperidade, e continha os centros mais antigos da religião Israelita – Shechem e Shiloh. Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome Efraim a se tornar um sinônimo de todo o Reino de Israel”.
“Embora as descrições bíblicas dos limites geográficos sejam consistentes, as descrições dos limites entre Efraim e Manassés e Efraim não são, e cada um é retratado como tendo enclaves no território do outro”.
A região foi nomeada mais tarde Samaria, hoje localizada entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.

O que nos interessa aqui é o surgimento de uma nova localidade territorial denominada SAMARIA, em tempos bíblicos, ou seja, a TERRA DOS SAMARITANOS.


Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário