sexta-feira, 10 de maio de 2013

10 de maio - Na casa de meu Pai há muitas moradas.


10 de maio

João, capítulo 14, versículos 1até 7;

João, capítulo 11, versículo 40;

Hebreus, capítulo 12, versículo 22:


"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.

E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto".

*******

"Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?"

*******

"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia"...



Estabelece aqui nosso Senhor Jesus Cristo ao responder a Marta, irmã de Lázaro, que Deus Pai vive em Glória, em Santidade Perfeita, portanto habita na “cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial”, nos céus para onde Jesus foi levado e está assentado à direita Dele e de onde voltará para julgar os vivos e os mortos.

Ponto pacífico de minha fé.

Toda cidade tem um centro, o que em inglês chama-se downtown, e onde muitas das vezes está o marco zero, em volta do qual estão os bairros residenciais, uns mais pertos, outros mais afastados, exemplo:

Brasília tem a Praça dos Três Poderes, o centro da cidade, e nas asas do Plano Piloto, estão distribuídas primeiro as superquadras comerciais, depois as residenciais, tanto no sentido norte quanto no sentido sul, e a seguir, mais retiradas, estão as chamadas “cidades-satélites”. Assim. quem mora nas superquadras está mais perto da Praça e quem mora nas ‘cidades-satélites’  está muito mais longe dela.

O Rio de Janeiro tem o seu centro começando na Praça Mauá, Cais do Porto, até a Praça Paris, em seguida os bairros residências da Glória, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico e Gávea; com isso, quem mora na Glória ou no Flamengo mora mais perto do centro, no Leblon e na Gávea mora muito mais distante. 

Minha exegese sobre a declaração de Jesus de que “na casa de meu Pai há muitas moradas” é a seguinte:

1- Deus Pai, com Ele à destra, é o centro da “cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial”;

2- As “muitas moradas” estão distribuídas em torno desse ponto central da Glória de Deus, e como em toda cidade, umas mais perto, outras mais longe;

3- Com isso, os “espíritos dos justos aperfeiçoados” que habitam mais perto desfrutam muito mais do que os que habitam mais longe, é logico, vendo com mais nitidez entre “incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia” a Deus em Glória.

Agora, como ser um “espírito justo aperfeiçoado”?

Muito simples, pois nosso Salvador já deu a resposta:

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

Isso quer dizer que quem realmente vive em busca e pratica uma vida santificada habitará nas ‘moradas ‘ mais perto e quem não leva a sério esse conselho de Jesus, habitará nas ‘moradas’ mais longe -- isso sem falar naqueles que voltam suas costas a Ele e que serão julgados por Ele em Sua volta, conforme as Santas Promessas.

É nessa fé que vivo.

Que o povo de Deus diga

Amém.

servus Dei

Bíblia on-line:
Almeida Revista e Atualizada
Site: www.sbb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário