terça-feira, 10 de junho de 2014

PALAVRA DE FÉ A consolidação do Caminho como Corpo Místico de Cristo, a Igreja.. autor: servus Dei

PALAVRA DE FÉ

A consolidação do Caminho como Corpo Místico de Cristo, a Igreja.

Perguntaram-me se não foi na Cruz do Calvário a Igreja foi fundada.
Não.
Não foi.
Na Cruz pelo Sacrifício Vicário de Jesus de Nazaré, pelo Sangue derramado, pela sua entrega ao Pai pela Humanidade em um Ato de Obediência, nos foi garantido o perdão de nossos pecados, a Salvação, a Vida Eterna, a Misericórdia, o Amor de Deus, e de sermos chamados de filhos de Deus ( a  adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo- Efésios 1:5) pela total Graça de Deus.
“Nos, os cristãos, acreditamos que com a queda de Adão (pela desobediência, provando do fruto que ordenará Deus que não comessem), ficando assim configurado a desobediência e não simplesmente à apreciação do fruto. Era necessária uma expiação para que a Humanidade pudesse ser salva. Esta expiação aconteceu por intermédio de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, em um ato de obediência ao Senhor permitindo assim que todo aquele que cresse fosse salvo”.
“Sacrifício Vicário é conhecido na Teologia Cristã como o sacrifício substituto de Jesus Cristo pelo pecado do homem na Cruz”.
“Expiação encontra-se poucas vezes na Bíblia, mas o conceito da expiação constitui o assunto principal do Antigo e do Novo Testamento, sempre como “intercessão para obter o perdão de culpa", bem como o "sacrifício para aplacar a ira ou a justiça divina".”.
No dicionário ‘online de português’ o significado de expiação é: s.f. Ato ou efeito de expiar; reparação ou sofrimento pelo qual se expia uma culpa; castigo.
No mesmo dicionário o significado de Expiar é :v.t.d. e v.pron. Reparar um erro, uma falta; pagar um crime; remir ou remir-se: expiou arduamente por seu erro; vive expiando-se por seus erros. v.t.d. Pagar as consequências de; receber punição por: expia, na rua, as amarguras de seu vício. Não confundir com: espiar.
Chamo atenção de que no Novo Testamento à Morte de Cristo Jesus na Cruz do Calvário é  uma verdadeira expiação.
Na Expiação de Cristo foi derramado o Sangue do Cordeiro, o Sangue que nos remiu aos Olhos do Criador, não só a Humanidade pela Queda como, também, o perdão de nossos pecados de per si, pecados esses dos homens e mulheres de boa vontade, pela total Graça de Deus.
Repito: Esta dádiva – a Graça-  é motivada unicamente pela Misericórdia e Amor de Deus à Humanidade, e em especial  aos homens e mulheres que acreditam que Jesus Cristo é o nosso Salvador, que morreu por nos na Cruz do Calvário, que Ressuscitou, subiu aos Céus e esta assentado a Mão Direita de Deus Pai,  e que vivem segundo os ensinamentos, regras, mandamentos, ordenanças,  que constam na Bíblia Sagrada.
Vou explicar sobre a Graça:
“A Graça é um conceito teológico definido como um dos Dons – Dom- gratuitos e sobrenaturais dado por Deus à Humanidade , portanto, é  doada única e exclusivamente pela  iniciativa de Deus, ainda que seja em resposta a algum pedido do Homem a Ele dirigido”
“A  Graça é um favor imerecido pelo Homem, pois é  fruto da Misericórdia e Amor Divino”.
“Para os protestantes a Salvação vem pela graça de Deus. Tendo Jesus sofrido na cruz do Calvário o castigo do pecado, pode agora dar a Salvação ao pecador. É qual uma permuta: Jesus Cristo leva sobre si o pecado do ser humano e este pode obter o perdão que Cristo dá, ao se tornar o único e pessoal Salvador do pecador confesso e crente”.
(Fonte ABC Doutrinário // Ilgonis Janait. 7ª edição revisada - Rio de Janeiro: JUERP, 2000.)
Referencias Bíblicas:
a-Colossenses 1,  13 e 14:  Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
b- Efésios 1, de 3 ate 8:  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,  para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,  no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,...”.

Jesus de Nazaré desenvolveu seu Ministério Terreno não só como preparação do Sacrifício Vicário, mas, também, para dar as bases da nova e Santa Aliança, que inclui a Vida Eterna no regaço do Senhor, bem como as linhas gerais da Igreja como Corpo Místico conforme elas estão escritas no Novo Testamento.
Base Bíblica:
Evangelho de João 3:16 : «Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.»
O Ministério começou com dois Movimentos:
Base Bíblica:
1-      Batismo:
Evangelho de João 1, de 29 ate 34 :
No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.  Eu mesmo não o conhecia, mas, a fim de que ele fosse manifestado a Israel, vim, por isso, batizando com água.  E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.  Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.  Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.
2-      A Tentação de Cristo:
Evangelho de Mateus 4, de 1 ate 11:
  A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.  Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo    e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles  e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.
Que só terminou conforme as palavras de Jesus Ressurreto que estão escrito no Evangelho de Marcos 16, de 14 ate 19:
Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.
Completado em Atos dos Apóstolos  1, de 4 ate 11:
E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles
 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
Aleluia.

Continuemos:
Abaixo a ‘revelação’ da consolidação da Igreja, do Corpo Místico de Cristo, através do envio do o Espirito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, do Consolador, do Confortador, do Auxiliador.
Base Bíblica:
 João 14 de 15 ate 27:
Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?
Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Mais por que Jesus prometeu que iria pedir ao Pai, ao Deus Eterno, um Consolador, um Confortador, um Auxiliador?
1-      Porque os seguidores do Caminho – nome dado ao cristianismo na Igreja Primitiva -  realmente tinham que ter um Confortador, um Consolador, já que Jesus iria subir aos céus e não iria mais ser visto por eles;
2-      Porque os futuros cristãos realmente tinham que ter um Auxiliador para ensinar “todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”;
3-      Para dar vida à sua Igreja, ao Corpo Místico de Cristo.
Não podemos nunca esquecer que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho – uma das pessoas do Deus Onipotente que enviou Jesus, seu Único Filho, para nos salvar.
Portanto se fazia necessário à vinda do Espirito Santo e isso se deu durante a celebração da Festa de Pentecostes judaica no Cenáculo onde os Discípulos, Maria, e outros estavam reunidos
Base Bíblica:
Atos dos Apóstolos 1, de 12 ate 14:
Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.
Atos dos Apóstolos 2 : 1 ate 3:
“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
O que é o Pentecostes?
1-      Visão judaica do Pentecostes:
“Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo”.
O Pentecostes é o nome de uma festa do antigo calendário bíblico, (Ex 23.14-17; 34.18-23). Originalmente, essa festa é referida com vários nomes:
Festa de Pentecostes. As razões deste novo nome são várias: (a) nos últimos trezentos anos do período do Antigo Testamento, os gregos assumiram o controle do mundo, impondo sua língua, que se tornou muito popular entre os judeus. Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas atualidades e foram substituídos pela denominação Pentecostes, cujo significado é cinquenta dias depois (da Páscoa). Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse período.
A Festa das Colheitas era alegre e solene (Dt 16.11);
A celebração era dedicada exclusivamente a Javé (Dt 16.10);
Era uma festa ecumênica, aberta para todos os produtores e seus familiares, os pobres, os levitas e os estrangeiros (Dt 16.11). Enfim, todo o povo apresentava-se diante de Deus. Reconhecia-se e afirmava-se o compromisso de fraternidade e a responsabilidade de promover os laços comunitários, além do povo hebreu;
Agradecia a Deus pelo dom da terra e pelos estatutos divinos (Dt 15.12);
Era uma "Santa Convocação". Ninguém trabalhava (Lv 23.21);
Era celebrado o ciclo da vida, reconhecendo que a Palavra de Deus estava na origem da vida " da semente " da árvore " do fruto " do alimento " da vida...
2-      Visão cristã do Pentecostes no Cenáculo  :
O Cenáculo, a partir, deste momento passa a ser considerado um símbolo de sacralidade, pois foi o local “é a descida do Espirito Santo sobre os apóstolos” e demais presentes na Celebração da Festa Judaica. Esta descida ou manifestação do Espirito Santo e é chamada de Batismo no Espírito Santo”.
Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o Dia de Pentecostes.
Base Bíblica
Atos dos Apóstolos 2, de 1 ate 4:
Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Um fato importante é que logo no início dos Atos dos Apóstolos, Lucas, o evangelista, considerado  tradicionalmente seu autor, apresenta o Espírito Santo como "princípio vital" da Igreja, tanto que relata  as ações Dele entre os crentes .
Base Bíblica:
Atos dos Apóstolos 4: 31:
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.
 Atos dos Apóstolos 10, de 44 ate 48:
Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?
 E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias.

Atos dos Apóstolos 19, de 4 ate 7:
Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.  Eram, ao todo, uns doze homens.



Se Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás) é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento, que é chamado por chamado por Paulo de "O Médico Amado" (Colossenses 4:14), diz que o Espírito Santo é o "princípio vital" da Igreja como duvidar então que foi com a sua descida que consolidou o Corpo Místico de Cristo, a Igreja.
Meditem
Pensem
Reflitam
Para a Gloria de Deus Pai, para Honra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e alegria do Espirito Santo.
Amem.
servus Dei


de 8 ate 10 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário