quinta-feira, 5 de junho de 2014

DEVOCIONAL DE 30 DE MAIO – servus Dei – O Senhor é quem me ajuda

DEVOCIONAL DE  30  DE MAIO – servus Dei – O Senhor é quem me ajuda
Hebreus 13.5-6
Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.” Portanto, sejamos corajosos e afirmemos:
“O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?”


Mammon
De
Jacques Auguste Simon Collin de Plancy (1793-1887) escritor, ocultista e demonologista francês; editor de importantes trabalhos sobre ocultismo e demonología. Livre pensador influenciado por Voltaire

Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro".
No Evangelho, a palavra é utilizada quando afirma que não é possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon (Lucas 16:13 ). O termo, no texto original, também é citada no Evangelho de Mateus:
"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem corrói e onde ladrões não minam nem roubam: Para onde está o teu tesouro, aí estará o seu coração também."
"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." (Mateus 6:19-21,24)
Desta forma Mamon acabou por tornar-se, ao longo da história, e devido às diversas traduções da Bíblia, a representação de uma divindade maligna ou demônio.
A outra história também.
Mammon é um demónio relacionado com a avareza, que igualmente é responsável pela concessão de riquezas. De acordo com algumas fontes demonológicas, Mammon é o filho do Diabo.
Mammon é filho de Lúcifer e Lilith, o fruto primogénito do casal que governa os infernos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário