terça-feira, 29 de outubro de 2019

Sodomia -- exegese de Jorge Eduardo Garcia



Sodomites provoquant la colère divine
(Sodomites causing God's wrath)
Gravura de autor anônimo
Impressa por François-Rolland Elluin
*5 de maio de 1745 em Abbeville, região de Hauts-de-France , no norte da França.
 + 1810 em Paris
Gravador francês , notoriamente conhecido por suas ilustrações de cenas eróticas .


Eu tenho certeza que já escrevi sobre esse assunto, porem não sei onde o publiquei.
Contudo, dona Antônia Amélia me questionou sobre o assunto, por isso volto a ele.
Sodomia: substantivo feminino – significado: Relação sexual anal entre um homem e outro; sexo anal entre um homem e uma mulher.
Etimologia (origem da palavra sodomia). Do latim sodomia.
Sodomizar: verbo transitivo direto – significado: Cometer ou efetuar sodomia, geralmente, com alguém: aquele que havia cometido o crime tinha sodomizado e infligido maus-tratos à vítima.
Etimologia (origem da palavra sodomizar). Sodomia + izar.
Sodomita: substantivo masculino e feminino – significado: Pessoa que pratica sodomia, quem faz sexo anal com um homem ou com uma mulher.
Que pratica sexo anal, sodomia.
Que se refere à Sodoma, antiga cidade situada na região do mar Morto.
Quem nasceu ou habitava Sodoma, cidade localizada na região do mar Morto.
Etimologia (origem da palavra sodomita). Do latim sodomitae. arum.
Esses são os verbetes relativo no Dicio, Dicionário Online de Português - https://www.dicio.com.br/

“Sodomia, que se refere à Sodoma, antiga cidade situada na região do mar Morto”, junto com Gomorra,  Admá, Zebolim e Bela /  Zoar.
Os estudiosos afirmam que essas Cinco Cidades estavam no Vale de Sidim," um lugar paradisíaco hoje submerso pelas suas águas salgada do Mar Morto”.
Continuemos:
Gênesis 12:1-4
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. ( grifo meu)
Gênesis 13:1,2, 7-13:
Subiu, pois, Abrão do Egito para o lado do sul, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e com ele Ló. E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro. E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. ( grifo meu)
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. ( grifo meu)
Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. ( grifo meu)
Aqui temos um alerta quanto a Ló muito sugestivo:
1-      Ló era cobiçoso ( e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada), era ávido, era mesquinho, pois sua obrigação moral era deixar seu tio Abraão escolher primeiro, pois a ele tudo devia.
2-      Ló era ingrato, pois escolheu a terra que “ era como o jardim do Senhor” e sua obrigação como forma de demostrar gratidão, como forma de agradecimento,  era deixar seu tio Abraão escolher primeiro, pois a ele tudo devia.
3-      Ló pouco se importava com o Senhor Deus de seu tio Abraão , ainda Abrão, que os tirou de Harã, pois habitou na cercania de Sodoma onde os homens eram maus e grande pecadores contra o Senhor.

Observação:
Caro leitor, cara leitora, vocês habitariam num local onde sabidamente impera o pecado, a devassidão, mesmo que seja em seus arrabaldes?
Eu duvido muito.
Entretanto, lá foi Ló habitar primeiro perto, nas cercanias, nos arrabaldes, depois dentro de Sodoma, conforme Gênesis 14:1,2, 8-12:
E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim,
Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).
Então saiu o rei de Sodoma, e o rei de Gomorra, e o rei de Admá, e o rei de Zeboim, e o rei de Belá (esta é Zoar), e ordenaram batalha contra eles no vale de Sidim,
Contra Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, e Anrafel, rei de Sinar, e Arioque, rei de Elasar; quatro reis contra cinco.
E o vale de Sidim estava cheio de poços de betume; e fugiram os reis de Sodoma e de Gomorra, e caíram ali; e os restantes fugiram para um monte.
E tomaram todos os bens de Sodoma, e de Gomorra, e todo o seu mantimento e foram-se.
Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se. ( grifo meu)
Vemos que Ló não se importava com o que acontecia em Sodoma, suas filhas eram noivas dos sodomitas, portanto,  não estava nem ai para o que os historiadores e pesquisadores nos revelam, pois eles dizem que várias formas de pecados eram manifestadas em Sodoma, a saber:
1-      A “ crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros”;
2-      À ganância e ao apego excessivo aos bens materiais - lembre-se que Ló já havia demostrando ser ganancioso na hora da escolha das terras;
3-      Eram  blasfemos , ou seja, eles que ofendiam fortemente qualquer divindade, insultavam qualquer religião ou tudo que podia ser considerado sagrado. Assim sendo espiritualidade não era com eles, somente os pecados da carne segundo Paulo em Gálatas 5:19-21e Paulo aos Romanos 1:26-31,  que são:
a-       imoralidade sexual, impureza, libertinagem, cobiça,  ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias, etc., etc., etc.,” ;
Nota: Eu chamo atenção para quatro fatores crucias nessa passagem do Gênesis 19:1 a 15:
E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;
E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. ( grifo meu)
E perseverou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram.
E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.
E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos. ( grifo meu)
Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si,
E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;
Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. ( grifo meu)
Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta.
Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta;
E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.
Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;
Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruí-lo.
Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o Senhor há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.
1-      E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite- os enviados do Senhor não tinham medo do que lhes podia acontecer. Sabiam das orgias ( acima citadas) que aconteciam em Sodoma, mas como o Senhor estava com eles não nada temiam;
2-      E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos – não há aqui nenhum indício sexual, nenhum, mas lembremos que em Sodoma havia à "cama de Sodoma" (midat sodom), na qual todos visitantes eram obrigados a dormir e se os hóspedes fossem mais altos, eram amputados, se eram mais baixos, eram esticados até atingirem o comprimento da cama, que deleitava o sádico povo da cidade pecadora;
3-      Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens – deflorar, tirar a virgindade de uma virgem sempre foi um grande deleite para o homem, fosse no casamento, fosse na perversão, portanto a atitude de Ló tinha essa proposição, ou seja, que eles numa “orgia” deflorassem as ‘virgens de Ló’.
4-      somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado- a hospitalidade era sagrada para os Patriarcas, quem não se lembra de Abraão em Gênesis 18: 1 a 9? Diante dos ‘três homens’( os enviados do Senhor a Sodoma), o Patriarca providenciou agua para os pés, leite,  bolo, pão, manteiga, carne de vitela, e por fim foi abençoado com a notícia de que Sara daria a luz a Isaque.
Não vemos aqui nenhum tipo de relação com a palavra sodomia no senso que hoje ela é usada “ relação sexual anal entre um homem e outro; sexo anal entre um homem e uma mulher”, nada, nadica de nada.
E se analisarmos com calma e sem influências veremos que o uso do verbo sodomizar significando cometer sodomia está muito mais relacionado a Pedofilia –  Prática sexual que se efetiva no contato íntimo entre um adulto e uma criança, através de estimulação genital, atos sexuais, carícias etc., quase sempre infligindo maus-tratos à vítima – do que realmente a copula anal entre os seres humanos.
Nos crimes sexuais que vão a julgamento neste nosso País, segundo o José Luís  Datena do Brasil Urgente e o Luis Bacci do Cidade Alerta, a ênfase maior é dada aos maus-tratos às vítimas, sendo a sodomia somente um detalhe.
b-      Eu acrescento adúlteros,  praticantes do aborto livre, insolentes, orgulhosos, a arrogantes, soberbos, e por ai vai... ;
c-       “ ..as paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens,... Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade.”;
d-      “Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;...”;
4-      Eram sanguinários , pois tratavam “ os visitantes de forma sádica. Um dos crimes cometidos contra os forasteiros é quase idêntico ao de Procusto, na mitologia grega, dizendo respeito à "cama de Sodoma" (midat sodom), na qual todos visitantes eram obrigados a dormir. Se os hóspedes fossem mais altos, eram amputados, se eram mais baixos, eram esticados até atingirem o comprimento da cama”.
5-      Cometiam o pecado da Zoofilia ou Bestialidade que é “ a atividade sexual entre os homens e os animais, ou seja, um crime contra a natureza “.
“Em Paris, na França, eram famosos no final do século XIX e começo do século XX os bordeis que forneciam gansos para atos sexuais. Ao final do ato os gansos eram decepados, suas cabeças eram cortadas , mas o pênis do homem continuava dentro do anus do animal, pois segundo se afirmava produzia um prazer nunca sentido pelo pecador”.
6-      Os Juízes eram corruptos, tanto que eles são “ referidos como Shakrai ("Mentiroso"), Shakurai ("Mentiroso Horrível"), Zayyafi ("Forjador") e Mazle Dina ("Pervertedor da Justiça").
7-      No Gênesis Rabba ( hebraico : בְּרֵאשִׁית רַבָּה , B'reshith Rabba ) é um texto religioso do período clássico do judaísmo , há uma interpretação em Bereshit Rabbah (43: 2), citada por Shlomo Yitzchaki , ou só Rashi , rabino francês medieval e autor de um comentário abrangente sobre o Talmude e comentários sobre o Tanakh e aclamado por sua capacidade de apresentar o significado básico do texto de maneira concisa e lúcida, de que Eliezer, "o servo de Abraão", foi sozinho com Abraão para resgatar Lot “, e que "o servo de Abraão"  foi vítima de injustiça por parte dos juízes de Sodoma.
Enfim, o pecado habitava no Vale de Sidim, menos em Zoar/Bela que das cinco cidades foi a única poupada.
Acontece que não podemos ‘jogar’ em Sodoma somente a responsabilidade da homossexualidade, já que pelo exposto acima vemos que os sodomitas pecavam de maneiras várias.
Portanto concordo com Metushelach Ben Levy , de  Santa Catarina, quando ele diz:
“Em outras palavras então "sodomia" é uma figura de linguagem que aborta no sentido bíblico toda e qualquer imoralidade de cunho sexual, que são abomináveis à Deus”.
Cássio Bruno de Araújo Rocha ,da Universidade Federal de Minas Gerais,  afirma que  sodomia era “ o pecado do qual não se deveria ousar dizer o nome acompanhou de forma estigmatizante os seus praticantes desde os dias de S. Paulo. Os praticantes da sodomia podiam ser homens ou mulheres, uma vez que esse pecado tinha dimensões hetero e homoeróticas, sendo considerado imperfeito quando era o sexo anal entre homem e mulher e perfeito quando entre homens”.
Vejam, ambos falam em sodomia entre homens e homens, entre homens e mulheres, mulheres com mulheres usando um pênis alternativo, um consolo de viúva, e não só entre homens.
No alemão de hoje , língua de Lutero, a palavra Sodomie, do latin Sodomia, “ são as práticas sexuais com animais ( zoofilia) do latim Sodomia bestialis – bestialis-= bestas, animais”.
No francês “ sodomie entende-se qualquer penetração do ânus, no contexto sexual e também o verbo sodomiser ( sodomizar) é comum no contexto de ‘comer o cu’, e o  contato sexual com animais é chamado de ‘ la bestialité’ em francês .
Na Inglaterra/UK Sodomy ou buggery “ é geralmente o sexo anal ou sexo oral entre pessoas ou a atividade sexual entre uma pessoa e um animal ( bestialidade ), mas também pode significar qualquer não-procriação quando da atividade sexual( marido e mulher usando camisinha, masturbação , a substituição de um  pénis por um vibrador, etc.)”.
A bem da verdade que hoje está difundido como as famosas ‘preliminares’ o sexo oral, ou felação , ou coito bucal - incluindo cunnilingus ( cunilíngua que tanto pode ser sexo oral realizado na vagina para estimular o clítoris de uma mulher, bem como no anus de um homem ou mulher) e fellatio (sucção do pênis, também conhecida vulgarmente como boquete ou chupeta)-  em todas as relações sexuais.
Na Antiguidade “ pederastia (do grego antigo παῖς  / pais , "criança" e ἐραστής  / Erastes , "amante") significa, originalmente, uma instituição moral e educacional da Grécia antiga construída em torno da relação especial entre um homem adulto e um menino mais novo.
No sentido geral, a pederastia está presente em muitas culturas ao longo dos séculos: nas das antigas Grécia  e Roma , na dos Celtas (os bretões, os gauleses, os batavos, os belgas, os gálatas,  os caledónios), na do Japão , na da China , na da Oceania , e na da Itália durante o Renascimento Italiano.
A idade dos meninos era de 10 a 20 anos  , ou mais especificamente na Grécia antiga, de 12 a 17 (ou 18 anos)  , durante o Renascimento italiano, de 14 a 19 anos e no Japão. 11 a 19 anos “.
Portanto nos exemplos acima não se há de falar em sodomia e sim em pederastia.
Acontece que na Idade Média a Igreja Católica Apostólica Romana pontificou sobre sodomia  como  práticas carnais não naturais, baseada em Santo Agostinho de Hipona e São Tomas de Aquino, afirmado que “  todos os comportamentos não-reprodutiva: o sexo anal, a masturbação, o sexo oral , o cunnilingus , a bestialidade ou o coito interrompido ( quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina), eram pecados da carne, portanto ‘pecados mortais’, passivos de grandes castigos e ai vieram os Tribunais da Inquisição.
Nos Tribunais da Inquisição “ a sodomia e a bestialidade foram considerados como "pecados abomináveis" , e o termo incluía secundariamente outras práticas sexuais, como fellatio , cunnilingus , onanismo( palavra derivada do Pecado de Onã , veja abaixo, masturbação masculina) , etc.”.
“Os sodomitas eram condenados à empalação ( ação de empalar, de inserir uma estaca de madeira pelo ânus de alguém, atravessando suas entranhas onde o supliciado ficava até morre) , as galés ( as principais embarcações de guerra) , a prisão por toda a vida ou por vários anos, o banimento , várias penitências, ser açoitado em público, de acordo com a gravidade do ato segundo os inquisidores”, ou seja, estava ferrado, em maus lençóis, de qualquer jeito.
Pecado de Onã, Gênesis 38:8-10:
Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão.
Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão.
E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou.
“ No século XVIII, havia dois tipos de corpos (homem e mulher) e três tipos de gênero (masculino, feminino e sodomita)”.
“ Naquela época se analisava que o  sodomita expressava  seus desejos carnais como resultado de educação, ou corrupção motivada pelos costumes devassos e extravagantes, e não porque nasceu gay ou lésbica, mas lembro que ainda não existia a ‘categoria homossexual’ que só viria a surgir no século XIX, com a teorização do discurso médico de Heinrich Kaan, medico austríaco do Czar de Todas as Rússias,  conhecido principalmente por uma abordagem científica inicial da sexologia, ou seja, um estudo teórico cientificamente fundamentado do sexo, em oposição aos campos anteriores da erotologia - o estudo mais prático do ato sexual”.
“Heinrich Kaan publicou seu principal trabalho Psychopathia Sexualis em 1844 em Leipzig, em latim e foi traduzido em inglês e alemão”.
“ Para Kaan, a masturbação estava na raiz de todos os distúrbios sexuais, desvios e desejos não naturais, pois envolvia fantasias extravagantes. Ele também considerava a relação heterossexual como psicopatológica se ela incluísse fantasias sexuais”, só “ missionary position” , o famoso “papai e mamãe”- uma posição para a relação sexual em que um casal fica frente a frente com a mulher debaixo do homem”.
Na minha ótica Heinrich Kaan era um tolo pretensioso, pois afirmou que “ os pecados  sexuais dos cristãos são doenças da mente”.
FAÇA-ME O FAVOR!!!
“ Entretanto , os especialistas em literatura psiquiátrica concordam em posicionar o surgimento do termo homossexualismo no século XIX, por volta da década de 1860 ou 1870, criado pelo discurso médico para identificar o sujeito homossexual e não pela publicação do trabalho Psychopathia Sexualis em 1844 de Heinrich Kaan”.
Assim, “nas culturas influenciadas pelas religiões abraâmicas , a lei e a Igreja estabeleceram a sodomia como uma transgressão à lei divina ou um crime contra a natureza” .
Não sei porque, nem quando, resolveram considerar que a sodomia era somente um ato sexual, ou relação sexual, entre dois homens, deixando o coito anal com mulheres de fora do assunto.
Hoje já falam em sodomia em relação a mulher, principalmente naquelas que foram estupradas.
Bestialidade ou zoofilia é outro assunto e nada tem a ver com sodomia.
E eu, em minha exegese concluo que sodomia é um termo muito mais abrangente que inclui vários pecados conforme nos ensina Paulo, o apóstolo dos gentios, em suas cartas, já que Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim, por Deus nosso Senhor.
E fico por aqui dizendo:
“ Quem tem ouvidos, ouça”
Pois essa é a minha opinião e ponto final.
Jorge Eduardo Garcia.

São Paulo 29 de outubro de 2019. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário