segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

TCC de Mestrado em Bíblia autor Jorge Eduardo A F Garcia

Não basta ser somente biblicista e professor de Educação Cristã, para servimos bem ao Senhor temos que estar sempre estudado as Sagradas Escrituras, e se atualizando sobre a Bíblia Sagrada, pois cada dia o Espirito Santo nos faz uma revelação.

Aluno-autor:
Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia


A BÍBLIA
Ou
As Sagradas Escrituras.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
Carta de Paulo a Timóteo
2 Timóteo 3:16,17




SÃO PAULO
2017/2018

  
Trabalho de Conclusão de Curso Mestrado em Bíblia conforme orientação do pastorado do
FEST - Filemom Escola Superior de Teologia para aprovação do curso de Mestrado em Bíblia, com orientação do Pr. Prof. Mateus Duarte.

INDICE


-01.......................................................RESUMO
-02.......................................................INTRODUÇÃO e DESENVOLVIMENTO
-03.......................................................CONCLUSÃO
-04.......................................................REFERÊNCIAS

 1-RESUMO
Bibliologia
Significado de Bibliologia- substantivo feminino:
Conjunto de disciplinas centradas no livro (bibliografia, bibliotecnia, história do livro, psicologia da leitura etc.).
Segundo o Novo dicionário da língua portuguesa. 12a. impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. p. 202, de Aurélio Buarque de Holanda, nascido em Passo de Camaragibe, Estado de Alagoas, em 3 de maio de 1910, e falecido na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do rio, em 28 de fevereiro de 1989, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, ensaísta, crítico literário brasileiro, a palavra de Bibliologia quer dizer:
“A ciência da história e composição dos livros. É o conjunto de conhecimentos e técnicas que abrangem a história do livro, a bibliotecnia, a bibliografia, a bibliotecologia, a biblioteconomia e a bibliofilia, e se relacionam com a origem, evolução, produção, publicação, descrição, enumeração, conservação e restauração dos livros, e a organização deles em coleções gerais ou especiais para uso público ou privado. O profissional dessa área é o bibliólogo.
A definição de Bibliologia segundo site  http://www.abiblia.org/ é :
A palavra " bibliologia " vem do grego antigo biblon (que significa livro) e logos (que significa palavra, discurso, raciocínio). Por isso, bibliologia é uma matéria que estuda o livro considerando os seus aspectos físicos, como é imprimido. Ela trata do livro em geral, da sua história e estabelece as normas para a sua conservação e para o uso cultural. Portanto o termo não tem propriamente relação com o estudo específico da Bíblia (que significa "livros"). O estudo da Bíblia compreende o uso de várias ciências, desde a arqueologia até a literatura. Os estudiosos da Bíblia normalmente são chamados exegetas e, de modo geral, poderíamos dizer que estudar a Bíblia é fazer exegese.

              2.INTRODUÇÃO e DESENVOLVIMENTO
As Sagradas Escrituras do Judaísmo e do Cristianismo são inspiradas por Deus.
Nelas encontramos um Código de Conduta para quem quer viver de acordo com o Deus Santo e, portanto, para quem quer viver uma vida santificada.
Nas Sagradas Escrituras estão uma “grande variedade de assuntos, tantos mandamentos positivos como inferências negativas, lidando com nosso relacionamento ímpar com Deus, para os judeus D’Us, e com nosso próximo”.
Logo, como cristão, como membro convicto e fiel do Corpo Místico de Cristo, pela minha Fé, o que está escrito nas Sagradas Escrituras – judaicas e cristãs-  do primeiro versículo do Genesis 1:1 - No princípio criou Deus o céu e a terra- até o último versículo do Apocalipse 22:21: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vos. Amém-  é VERDADE pura e não tem, não pode, não deve ser contestada.
No Judaísmo:
A Torá (תורה) refere-se aos cinco livros conhecidos como Pentateuco, o mais importante dos livros do judaísmo.
A Torá é o manual de conduta para o Judaísmo.
 Através das palavras inspiradas por D’us que nela estão os judeus puderam através dos Milênios, e podem atualmente, aprender como agir em diversas situações.
A Torá é um texto que conta desde a história da criação do mundo até a entrada do povo judeu na terra de Israel.
A Torá é um guia prático para os judeus, possuindo 613 mandamentos, o Mitzvá, מצווה, "mandamento"; plural, mitzvos ou mitzvot; de צוה, tzavá, "comando".
Tanakh ou Tanach, em hebraico תנ״ך, um acrônimo utilizado dentro do Judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica.
A palavra é formada pelas sílabas iniciais das três porções que a constituem, a saber:
תורה – Torá- O mais importante dos livros do judaísmo, 5 livros conhecidos como Pentateuco ou Chumash (חומש);
נביאים - Neviim       8 livros conhecidos como Profetas;
כתובים – Ketuvim 11 livros conhecidos como "Escritos".
O Tanakh é às vezes chamado de Mikrá (מקרא) é equivalente ao Antigo Testamento, porém com outra divisão, para os cristãos.
Assim temos, repetindo:
1-     A Torá (תורה) Instrução, os 5 livros de Moisés, é composto por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio;
2-     Neviim (נביאים) Profetas- Anteriores: Josué, Juízes, 1 Samuel e 2 Samuel, 1 Reis e 2 Reis. Profetas – Posteriores: Isaías, Jeremias Ezequiel, Os 12 Profetas (Oséias, Naum, Joel, Habacuque, Amós, Sofonias, Obadias, Ageu, Jonas, Miquéias, Zacarias e Malaquias);
3-     Kethuvim (כתובים) escritos o Livros da Verdade (Poéticos): Salmos, Provérbios, Jó; Os 5 Rolos: Cantares, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester; Profético: Daniel; O Resto dos Escritos: Esdras-Neemias, I Crônicas e II Crônicas.
 Nunca podemos esquecer do Talmude, em hebraico: תַּלְמוּד, transl. Talmude significa estudo e é um texto central para o judaísmo rabínico, uma coletânea de livros sagrados onde foram registradas as discussões rabínicas sobre à Lei Mosaica, a Ética, os Costumes e história do Judaísmo.
É composto do:
a-     A Missa, משנה, "repetição", do verbo שנה, ''sana, "estudar e revisar”, a primeira grande redação da tradição oral judaica, chamada a Torá Oral. Provém de um debate entre os anos 70 e 200 da Era Comum ou d.C. por um grupo de sábios rabínicos conhecidos como 'Tanam' e redigida pelo Rabino Judá Anais, que terminou sua obra no ano de 189 e.C. ou d.C.;
b-    A Guemará, do aramaico גמרא gamar; literalmente, "estudar" ou "aprender por tradição"), composta de comentários e análises rabínicas da Mishná. Depois da publicação da Mishná pelo Judá haNasi, conhecido como "o Príncipe" (cerca do ano 200 da Era Comum, ou d.C.), o seu trabalho foi estudado exaustivamente geração após geração por rabinos na Babilónia e na Terra de Israel;
No Cristianismo:
Omnis Scriptura divinitus inspirata utilis est ad docendum, ad arguendum, ad corripiendum e erudiendum in jus titia: ut perfeitos sit homo Dei, ad omne opus bonum instructus
T.L.:
Toda a Escritura foi dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção, para a instrução na justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, completamente amoldado a todas as boas obras”
As Sagradas Escrituras para os cristãos estão na Bíblia, uma coleção de textos religiosos de valor sagrado “produto da Inspiração Divina e um registro da relação entre Deus e a Criação”.
“A Bíblia, do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro", diminutivo de "byblos", “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano. ”
“Os autores e editores da Bíblia foram conduzidos ou influenciados por Deus, com o resultado de que seus escritos podem ser designados em algum sentido a Palavra de Deus
“Muitos autores diferentes contribuíram para a Bíblia.”
“O que é considerado texto canônico difere dependendo de tradições e grupos, pois:
a-     A Bíblia Católica tem 73 livros;
b-    A Bíblia Protestante tem apenas 66.
A diferença se encontra no Antigo Testamento.
“Os protestantes não consideram livros bíblicos os seguintes livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus (e partes de Ester e Daniel), desse modo o Antigo Testamento dos protestantes tem apenas 39 livros, invés dos 46 da Bíblia Católica.
“O Novo Testamento é idêntico para as duas confissões, sendo composto por 27 livros.”
Os Livros das Bíblias Cristãs, são:
a-                 Velho Testamento:
1-     Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio;
2-     Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute I Samuel II Samuel I Reis II Reis I Crônicas II Crônicas Esdras Neemias Tobias, Judite Ester, I Macabeus, II Macabeus;
3-     Livros Poéticos e Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico;
4-     Livros Proféticos: Isaías Jeremias Lamentações Baruc Ezequiel Daniel Oseias Joel Amós Obadias (ou Abdias) Jonas Miqueias Naum Habacuque (ou Habacuc) Sofonias Ageu Zacarias Malaquias;
b-                Novo Testamento:
I-                   Evangelho de Mateus, Evangelho de Marcos, Evangelho de Lucas, Evangelho de João;
II-                 Atos dos Apóstolos;
III-              As Cartas ou Epístolas Paulinas: Eclesiásticas: Romanos I Coríntios II Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses I Tessalonicenses II Tessalonicenses
Pastorais: I Timóteo II Timóteo Tito
Pessoal: Filémon
IV-              “Hebreus - Sua autoria é incerta. A ciência moderna rejeita ter sido escrita por Paulo. Até mesmo na antiguidade sua autoria foi debatida”;
V-                Epístola de Tiago;
VI-              Primeira Epístola de Pedro;
VII-           Segunda Epístola de Pedro;
VIII-         Primeira Epístola de João;
IX-              Segunda Epístola de João;
X-                 Terceira Epístola de João;
XI-              Epístola de Judas;
XII-            Apocalipse.

E que todos jamais esqueçam do seguinte que está no Livro do Apocalipse 22: 19:
“E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”

Que assim seja....
  
3. COMO ESTUDAR A BÍBLIA
Tendo a consciência de que as “Sagradas Escrituras, a Bíblia, do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro", diminutivo de "byblos", “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra, e que é considerada pelos cristãos como divinamente inspirada tratando-se de importante documento doutrinário”.
Tendo a consciência de que “segundo a tradição aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1 500 a.C. e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 d.C. e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos”.
Tendo a consciência de que segundo “interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o Homem, no sentido Humanidade, foi criado por Deus a partir do pó, após os céus e a terra, entre seis e oito mil anos atrás, e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas”.
Tendo a consciência de que a Bíblia é “o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da lista dos livros mais vendidos, O Livro Vermelho, as citações do Presidente Mao Tsé-Tung (Chinês simplificado: 毛主席语录; pinyin: Máo - zhǔxí yǔlù) ou O Pequeno Livro Vermelho (Chinês simplificado: 红宝书) ou ainda O Livro Vermelho ou O Livrinho Vermelho (Chinês simplificado: 红书)”.
Mao Tsé-Tung:
Em chinês tradicional: 毛澤東; chinês simplificado: 泽东,Mao Tse-tung pela transliteração Wade-Giles, ou Máo Zédōng, pela pinyin; nasceu na vila de Shaoshan , província de Hunan , na China, em 26 de dezembro de 1893, e faleceu em Pequim, 9 de setembro de 1976.
Líder comunista revolucionário, teórico, fundou o Exército vermelho dos Trabalhadores e dos Trabalhadores chineses, que comandou a Revolução Comunista Chinesa, o arquiteto e fundador da República Popular da China, governando o país desde a sua criação em 1949 até sua morte em 1976 como Presidente do Comitê Central do Partido Comunista da China. Sua contribuição teórica para o marxismo-leninismo, estratégias militares, e suas políticas comunistas são conhecidas coletivamente como Maoísmo.
Tanto os judeus, como os cristãos devem estudar diariamente a Bíblia, pelo menos um versículo por dia.
O “Estudar Diariamente” fica muito bem esclarecido pelo pastor professor Mateus Duarte quando ele afirma:
“Devemos conhecer os autores dos livros em que vamos estudar, devemos estudar diariamente e sempre fazer uma programação previa, deve-se evitar o estudo da bíblia aleatoriamente, pois o leitor poderá se perder e não entender os fatos históricos”.
“Para se saber a história do Rei Salomão o ideal seria saber a história do Rei Davi, para se entender a história da Rei Davi seria viável compreender a história do Rei Saul e assim por diante”.
“Para ler a bíblia procure estar em paz, em oração e sempre atento. Se tiver dúvidas volte e leia novamente o capitulo, leia a bíblia toda, mais de uma vez, e depois sempre leia de novo”.
Os cristãos contam com auxílio do Devocionais diários para ajuda-los em seu Louvor, estudo e edificação na Seara do Senhor e que são práticos na convivência diária com o Senhor nosso Deus e no estudo das Sagradas Escrituras, da Bíblia.
Isso sem falar das Escolas Bíblicas Dominicais, bem como a palavra de seu pastor e de seus mestres, que respaldam o que está escrito na Bíblia.
Os protestantes e evangélicos em geral devem ficar muito atentos ao estudar a Bíblia para quatro fatos de vital importância para podermos entender o Cristianismo.
Primeiro Fato:
Livro de Gênesis - A Criação:
O artigo abaixo é um dos capítulos do Livro “Sob os Benefícios de Cristo Crucificado” de autoria de Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia, o autor desse T.C.C.

Capitulo 1:
1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- o Deus Criador.
b-      Levemos em conta que não havia Ordem no Universo, nem tão pouco na Terra, o planeta em que vivemos.
c-       Levemos em conta o que está escrito no Salmos 33:6: “ Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca”, ou seja o Verbo de Deus.
E quem é o Verbo de Deus?
O Apostolo João nos explica no capitulo primeiro, versículos 1,2,3,4, de seu Evangelho, pois assim está escrito:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Observação utilíssima: Pois Ele era o Verbo, conforme está escrito em João 1:1-3:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Lembremos:
I-        Só tu és Yahweh, o SENHOR! Criaste os céus e o universo, com todos os seus elementos, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu concedes o dom da vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram continuamente! ” - Neemias 9:6
II-      Só Deus é capaz de estender o próprio universo, e pode caminhar sobre as ondas do mar “- Jó 9:8
III-      “O céu é teu, tua é a terra; fundaste o mundo e tudo o que nele existe”- Salmo 89:11
IV-    Outrora fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”- Salmo 102:25
V-      Sede abençoados pelo SENHOR que fez os céus e a terra” - Salmo 115:15
VI-    O nosso socorro está em o Nome do Eterno criador do céu e da terra” - Salmo 124:8
VII-  “...fez os céus com sabedoria, porque seu amor é para sempre, ...”- Salmo 136:5
VIII-Que eles louvem o Nome do SENHOR, porquanto Ele ordenou, e foram criados”- Salmo 148:5
IX-    Assim diz Deus, Yahweh, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela brota; que dá ao povo que nela habita o espírito, o fôlego da vida a todos que por ela caminham” - Isaías 42:5
X-      “Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ” - Isaías 45:18
XI-    “Mas foi Deus quem pensou e formou a terra por meio do seu poder, e firmou o mundo com a sua sabedoria. Foi o Eterno quem estendeu os céus mediante seu entendimento” - Jeremias 10:12
XII-   Ora, foi Deus quem criou e formou a terra mediante o seu poder; estabeleceu o mundo todo com a sua sabedoria e estendeu os céus com o seu supremo entendimento” - Jeremias 51:15
2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Exegese: 
Levemos em conta que a escuridão cobria as águas profundas que envolvia toda a Terra, o planeta em que vivemos.
Lembremos:
I-        Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ”- Isaías 45:18
II-      “Então, eis que olhei para a terra, e ela era sem forma e vazia; tentei contemplar os céus, mas a sua luz havia desaparecido”- Jeremias 4:23
III-     Quem teve acesso a mente do Espírito do Eterno; instruiu-lhe com seus conselhos? ”- Isaías 40:13
Aqui, também, fala sobre o Espirito Santo, O Consolador, que Jesus nos prometeu conforme está escrito em João 14:16,17, 26: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito
3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Exegese:
a-       A primeira manifestação clara do Verbo de Deus e quem é o Verbo de Deus?
Vou repetir para que fique bem claro o que acima escrevi:
O Apostolo João nos explica no capitulo primeiro, versículos 1,2,3,4, de seu Evangelho, pois assim está escrito:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Levemos em conta o que está escrito no Salmos 33:9: “ Pois ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu”.
Lembremos:
I-        “Porquanto foi Deus quem ordenou: “Das trevas resplandeça a luz! ”, pois Ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. O poder do servo vem de Deus” - 2 Coríntios 4:6
II-      “Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca” – Salmo 33:6
III-     “Pois ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo surgiu “- Salmo 33:9.
4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - separando o dia da noite.
b-      Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; Eu, Yahweh, faço absolutamente tudo! “ - Isaías 45:7
5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena do Verbo.
b-      E O Verbo Divino chamou a Luz de dias, e as Trevas de noite.
c-       Lembremos:
I- “O dia é teu, é tua a noite; criaste a luz e o sol”- Salmo 74:16
6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena do Verbo.
b-      E O Verbo Divino ordenou a separação das aguas.
c-       Em outras palavras: Que houvesse no meio da agua que cobria a Terra uma divisão para separa-las em duas partes.
7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
b-      Em outras palavras: “Fez, portanto, Deus o firmamento e separou as águas estabelecidas abaixo desse limite, das que ficaram por cima. E assim aconteceu”.
c-       Em outras palavras: Com a separação das aguas YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- colocou uma das partes em cima da Terra, e a outra manteve conforme havia sido dividida.
d-      Lembremos:
I-                    No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Deus foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água” - 2 Pedro 3:5
8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Exegese:
a-        Em outras palavras: Com as aguas que ficaram em cima da Terra O Pai YHWH formou os céus.
I-                     Aqui é a manifestação plena do Verbo, pois assim está escrito:  “ Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia”.
Lembremos:
II-                  “ Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca” - Salmos 33:6
III-                 “ Para o mestre de música. Um salmo do Rei David: “ O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram” - Salmos 19:1
9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena do Verbo Divino.
b-      “Ajuntem-se as águas”: “ Oceano (em grego: Ωκεανός, "Okeanos") é o componente principal da superfície da Terra, constituído por água salgada.
O Oceano terrestre é, para efeitos práticos, normalmente dividido em várias partes pela Humanidade, demarcadas por continentes e grandes arquipélagos.
              São eles:
Oceano Pacífico que separa Ásia e Oceania das Américas;
Oceano Atlântico- que separa as Américas da Eurásia e da África;
Oceano Índico- que banha o sul da Ásia e separa África e Austrália;
Oceano Glacial Antártico- que circunda a Antártida;
Oceano Glacial Ártico- que banha os entornos do Polo Norte, entre as porções norte da América do Norte e Eurásia”.
c-       ...”apareça a porção seca”: São os Continente que as grande massa de terra cercada pelos oceanos. Hoje conhecemos os seguintes continentes:  Europa, a Ásia e a África, a América, e a Oceania.
E todos estão em seus devidos lugares para a Glória de Deus.

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-       Uma Ação Divina Conjunta.
b-      Aqui é a manifestação plena do Verbo.
c-       Aqui é a manifestação plena de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser - em “ e viu Deus que era bom”.
d-      Em outras palavras: A Terra recebeu seu nome, bem como os Mares.
Lembremos:
I-                    Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ”-Salmo 24:1
II-                  Ele próprio fundou-a sobre os mares e firmou-a sobre os rios” - Salmo 24:2
III-                Dele é o mar – foi Ele quem o criou – e a terra firme, que suas mãos formaram” - Salmo 95:5
11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Lembremos:
I-        Cuidaste da terra e a irrigaste, enriquecendo-a com cursos de água por Ti abastecidos; provês os grãos para alimento do ser humano, pois para isso a terra preparaste”- Salmo 65:9
II-      Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão, e o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem” - Salmo 104:14,15
12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- o Deus Criador.
Lembremos:
I-         “ Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado”- 1 Coríntios 15:38
II-      Porquanto a terra que absorve a chuva que cai de tempo em tempo, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus” - Hebreus 6:7
13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Em suma: Que houvesse luzes nos céus para separar o dia (o sol) da noite (a lua e as estrelas), e para marcar os dias, os anos, e as estações.
Lembremos:
I-         “Foi Ele quem fez a lua para marcar as estações, e o sol conhece seu ocaso” -  Salmo 104:19
II-      Fez grandes luminares: porque seu amor leal é para sempre, ...”- Salmo 136:7
III-     O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; ...” –Salmo 136- 8
IV-    A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre; ...”- Salmo 136:9
15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Em suma:  duas grandes luzes para iluminar a terra, ou seja, o sol, e a lua.
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
Em suma: dois grandes corpos celestes foram criados, um maior que é o sol para o dia, outro menor que é a lua para a noite. Criou, também, vários outros corpos celestes que são as estrelas, que são as peças fundamentais na formação do Universo.
Lembremos:
I-        Salmo 8:3: “ Quando admiro os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali estabeleceste, ...”
II-      Salmo 136:8: “ ...o sol, para presidir o dia, porque seu amor é para sempre, ...”
III-     Salmos 136:9: “ ...a lua e as estrelas, para comandarem a noite, porque o seu amor é para sempre.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
Lembremos:
I-        Jeremias 33:20: “Atentai ao que diz o SENHOR: Se puderdes invalidar a minha Aliança com o dia e com a noite, de tal modo que não haja nem dia nem noite a seu tempo, ...”
II-      Jeremias 33:25: “ Assim diz o SENHOR: “Se a minha Aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se Eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra, ...”
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Em resumo:
I-        Que as aguas ficassem cheias de todos os tipos de cobras, lagartos, tartarugas, jacarés, sapos, pererecas, etc...
II-      Que todos tipos de aves voassem livremente pelo céu.
21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
Foi criada a baleia, o peixe mais nobre das aguas dos oceanos, é a Rainha dos Mares, e os demais peixes em suas várias espécies, água-viva, crocodilo-poroso, elefante -marinho, tartaruga, estrela do mar, etc...
Foi criada a águia, o falcão, o urubu, o papagaio, o periquito, as andorinhas, os sabias, que aqui gorjeiam como lá, o encantador beija-flor, enfim todas as aves que alegram o nosso coração, ... E observou Deus que isso era bom.…
Lembremos:
I-        Salmos 104:25: “ Eis o mar, vasto e profundo. Nele vivem inúmeras criaturas, seres vivos, minúsculos e enormes! ”
II-      Salmos 148:7: “ Louvai ao SENHOR, os da terra; cetáceos e profundezas todas; ...”
22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena do Verbo Divino, pois está escrito:  “Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com sua espécie! E assim aconteceu”.
Lembremos do Livro de Ezequiel, capitulo 29, versículos 1 e 5:
I-        No décimo ano, no décimo mês, no dia doze do mês, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: E te deixarei no deserto, a ti e a todo o peixe dos teus rios; sobre a face do campo cairás; não serás recolhido nem ajuntado; aos animais da terra e às aves do céu te dei por mantimento.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Em suma: “Façamos os seres humanos que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens, e sobre os animais que se arrastam pelo chão”.
Curiosidade: O Primeiro Casal tinha poder sobre a serpente, mas caiu na lábia dela.
b-      Sobre o “ E disse Deus”:
I-        Deus se revela a nós através da Sua Palavra. ”
II-      A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus”-  Salmo 119:89
III-     Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz”- Salmo 33:4
IV-    Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”- João 17:17
c-       Quem é a Palavra de Deus?
O Verbo, o Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
Assim, O VERBO é palavra que faz acontecer, é ação, como na criação onde segundo Genesis 1:3 é a Palavra de Deus, o VERBO, que tudo cria: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Por isso Jesus está presente desde o princípio de tudo.
Conclusão:  Jesus falou “ Façamos o homem à nossa imagem”.
ESSE É UM MILAGRE DA FÉ.
Eu creio nisso de corpo, alma e espírito.
Eu creio nisso com toda força de meu ser.
Nesse versículo vemos que Jesus foi o inspirador da criação do Homem, o responsável por ela, pois foi Ele que sugeriu a YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser – que criasse” os seres humanos que serão como nós”, e que fosse dada a Criatura Humana o Poder “sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil”. [ grifo meu]
Temos que ter em mente que como inspirador O Verbo, o Filho, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, foi o fiador da Humanidade, foi Aquele que afiançou, que assegurou, o comportamento da Humanidade, e o cumprimento dos deveres e obrigações dela – a Humanidade -  perante YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
E esse é um destaque meu devido a sua importância na História do Mundo, da Humanidade, do ser humano, e de toda a criação
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Exegese:
a-       Aqui é a manifestação plena YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
b-      “ homem e mulher os criou”, ou seja, a Humanidade, pois aqui “ faz referência à natureza humana, ao género humano “.
Lembremos:
a-       Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra”- Salmo 8:5
b-       “E Jesus lhes explicou: “Não tendes lido que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’, ...”- Mateus 19:4
c-       Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: “Deus os fez homem e mulher.  ”- Marcos 10:6

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Exegese:
a-       Uma Ação Divina conjunta de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser:
1-                  Do O Pai YHWH: “ E Deus os abençoou “-  e para que eles tivessem êxito O Senhor lhes deu "o domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. ";
2-                  Do Verbo, o Filho: “ Deus lhes disse “.
Lembremos:
I-        Porquanto assim declara Yahweh, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; ele não a criou para permanecer vazia, mas para estar habitada: Eu Sou Yahweh, o SENHOR, e não outro! ”- Isaías 45:18
II-      Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; tudo sujeitaste debaixo dos seus pés”- Salmo 8:6
III-     Quanto a seus filhos, eles são herança do SENHOR: o fruto do ventre é um presente de Deus” - Salmo 127:3
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Exegese:
a-       Aqui a uma manifestação do Verbo Divino.
Lembremos:
I-         “... faz brotar a erva para o gado, as plantas que o homem cultiva, tirando da terra o alimento, ...”- Salmo 104:14
II-      Dá alimento a toda criatura, porque seu amor é para sempre”- Salmo 136:25
30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Exegese:
Lembremos:
a-       Os olhos de todos em ti esperam, e tu lhes dás o alimento no devido tempo” - Salmo 145:15
b-      Abres tua mão e sacias, de bom grado, todo ser vivo” - Salmo 145:16
c-       “...dá alimento ao gado e aos filhotes do corvo, quando crocitam de fome”- Salmo 147:9
31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Exegese:
Lembremos:
I-        Pois tudo o que Deus criou é bom, e, nada deve ser rejeitado, se puder ser recebido com ações de graças”- 1 Timóteo 4:4
II-      Porquanto é santificado pela Palavra de Deus e pela oração”- 1 Timóteo 4:5
III-     Será um sinal de união eterna entre mim e os filhos de Israel, porquanto Eu, Yahweh, o SENHOR, fiz os céus e a terra em seis dias e no sétimo dia não trabalhei, descansei! ” - Êxodo 31:17
IV-    Quão numerosas são as tuas obras, ó SENHOR! Fizeste-as todas com perfeita sabedoria. A terra está repleta de tuas criaturas” - Salmo 104:24
V-      Tu lhes dás, e eles o recolhem; abres a mão, e eles se fartam de bens” - Salmo 104:28
VI-    Perdure para sempre a glória do SENHOR! Alegre-se o SENHOR em suas realizações maravilhosas! “- Salmo 104:31
VII-  Tu és bom, e tudo o que fazes é muito bom; ensina-me os teus decretos! ”- Salmo 119:68
VIII-O SENHOR criou tudo o que existe com um propósito definido; até mesmo os ímpios para o dia do castigo” - Provérbios 16:4
IX-    Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou” - Eclesiastes 3:11
Segundo Fato:
Vamos ao artigo:
1 João, capitulo 5: 19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.
Sobre o Maligno e “Satanás se tornou o governante deste mundo que funciona longe de Deus, e o príncipe das potestades do ar. Apesar de ter sido expulso do céu, ele ainda busca elevar seu trono acima de Deus. Satanás, de maneira fraudulosa, imita tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Satanás fará qualquer coisa e todas as coisas em suas forças para se posicionar contra Deus e contra os que seguem a Deus. Entretanto, o destino de Satanás está selado: uma eternidade no lago de fogo. Seu próprio nome significa adversário ou “o que se opõe”.
Há na Bíblia 177 menções ao Diabo em seus vários nomes, tais como:
Lúcifer, Satanás, Diabo, Legião de 1/3 de anjos caídos, instigadores da maldade, dos vícios, dos pecados, causadores dos sofrimentos em meio a esse Mundo Tenebroso
Eu conheci um pastor de Igreja Tradicional que jamais falava no Diabo, dizia ‘o vermelhinho’.
Conheci outros que “amarravam” o Diabo e outros Anjos Caídos, aos quais chamavam de Legiões, esquecendo-se da lição que está na Carta de Judas, capítulo 1, versículo 9:
Nem mesmo o Arcanjo Miguel fez isso. Na discussão que teve com o Diabo, para decidir quem ia ficar com o corpo de Moisés, Miguel não se atreveu a condenar o Diabo com insultos, mas apenas disse: “Que o Senhor repreenda você!”
Ainda em Judas temos:
“10 Mas esses homens xingam aquilo que não entendem. E as coisas que eles conhecem por instinto, como os animais selvagens, são estas que os destroem.
11 Ai deles! Seguem o mesmo caminho de Caim. Por causa de dinheiro, eles se entregam ao mesmo erro de Balaão. E, como Corá se revoltou e foi destruído, eles também se revoltam e serão destruídos.”.
Por isso tratarei o tema “Anjos Caídos” não com medo, mas com o respeito que o assunto merece.
Os Anjos Caídos eram 1/3, ou seja, uma boa parte dos Anjos que foi criado por YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
Esses Anjos não guardaram o seu estado original.
Em Judas - Epístola de Judas é o nome dado à epístola do discípulo Judas (Judas, irmão de Tiago e Jesus Cristo) e não do apóstolo Judas, o penúltimo livro do Novo Testamento.
O propósito principal dessa epístola é a advertência contra os mestres imorais e as heresias da época, que colocavam em risco a Fé dos cristãos.
A epístola é bem pequena e tem apenas 25 versículos em um único capítulo.
Um ponto da epístola que desperta a atenção é o seu verso 9 que fala sobre uma disputa entre o Arcanjo Miguel e o Diabo pelo corpo de Moisés, incidente este que não está registrado em nenhuma outra parte das Escrituras.
Nos versículos 6,7,8, está escrito:
E, quanto aos anjos que não guardaram sua autoridade e santidade originais, mas abandonaram seu próprio domicílio, Ele os tem mantido em trevas, presos com correntes eternas para o julgamento do grande Dia. De maneira semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas entregaram-se à imoralidade e a todo tipo de depravação sexual. Estando sob o castigo do fogo eterno, essas cidades nos servem de exemplo. Ora, estes, da mesma forma, como alucinados inconsequentes, não apenas contaminam o próprio corpo, mas rejeitam toda autoridade instituída e caluniam os seres celestiais.
Ezequiel, em hebraico: יְחֶזְקֵאל, Y’khizqel, "O poder de Deus ", filho de Buzzi, nascido em uma linhagem sacerdotal (Kohen), que junto com o profeta Daniel, e Jesus Cristo, são os únicos s que foram chamados de ‘Filho do homem’”.
Ezequiel profetizou por 22 anos durante o século VI a.C., através de visões que teve durante o exílio da Babilônia, tal como registrado no Livro de Ezequiel.
O Livro “revela profecias sobre a destruição de Jerusalém, a restauração da terra de Israel e o que alguns chamam de visões do Templo do Milênio ou o Terceiro Templo”.
E “ de acordo com o Midrash Cantics Rabbah foi o profeta a quem os três homens piedosos, Hananiah, Mishael e Azariah, também chamados Shadrach, Meshach e Abednego, pediram conselhos sobre se eles devem resistir ao comando de Nabucodonosor e escolher a morte por Fogo em vez de adorar o ídolo”.
Em seu livro, o Livro de Ezequiel, no capitulo 28, versículos 1 e 2, está escrito:
“ E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: ...” -.
Nos versículos de 14 até 19, está escrito:
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
Assim tomamos conhecimento que Eles se rebelaram contra Deus, e, consequentemente, foram expulsos do céu:
Em Apocalipse, capitulo 12, versículos de 7 até 10:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
Isaías cujo nome significa "Iahveh ajuda" ou "Iahveh é auxílio" exerceu o seu ministério no reino de Judá entre 765 e 681 a.C., durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, sendo contemporâneo à destruição de Samaria pela Assíria e à resistência de Jerusalém ao cerco das tropas de Senaqueribe.
Deu seu nome ao Livro de Isaías, que em seu capitulo 9, versículo 6, escreve a Grande Profecia sobre Jesus Cristo:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Mais não é sobre Cristo que estamos escrevendo e sim sobre os Anjos e no capitulo 14, versículos de 12 até 15, está escrito:
Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

As Obras dos Anjos Caídos, dos Anjos Maus:
Transformam-se e se disfarçam com o intuito de nos enganar:
1-      Em 2 Coríntios, capitulo 11, versículos 13, 14 e 15:
Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Lutam contra nós:
a-       Em 1 Pedro, capitulo 5, versículos 8 e 9:
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. [ grifo meu]
b-      Em Efésios, capitulo 6, versículos 11 e 12:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Nos enganam:
I-                    Em 1 Timóteo, capitulo 4, versículo 1:
Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; ...

Chegamos onde eu queria:
Primeiro a Lúcifer – Em Ezequiel 28:15: ” Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.”
Segundo a Satanás- Em Lucas 10:18, Jesus diz: "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago."
Terceiro ao Diabo.
Quarto ao Maligno- Aqui temos uma menção clara ao Diabo e ao mal que ele faz a Humanidade. Note que o termo “Maligno” é grafado com a primeira letra em maiúscula, apontando para o representante de todo mal, o Diabo. Ele é mencionado como o “deus” que domina a sociedade mundana. Encontramos a citação em 1 João 5:19: “ Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no Maligno”.
Quinto aos Inimigo – Atos dos Apóstolos, capitulo 13, versículos 9 e 10: “ Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? ”, preciso explicar mais???
Sexto as Legiões: Anjos maus que caíram com Lúcifer e que estão ao seu serviço em meio a esse Mundo Tenebroso.

Lúcifer, o querubim da guarda da sala do Trono de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- o mais formoso.
“Lúcifer, do latim Lux fero, portador da Luz, em hebraico, heilel ben-shahar, הילל בן שחר, em grego na Septuaginta, heosphoros, significa "o que leva a luz", representando ao portador de luz, o planeta Vênus, que é visível antes do alvorecer”.
“ A palavra Lúcifer provém da Vulgata que traduziu הֵילֵל como Lúcifer. ”
“Na Septuaginta na tradução de הֵילֵל para grego está ἑωσφόρος (heōsphoros), um nome, literalmente "o que traz o anoitecer”. ”
“ Em Isaias 14:12 encontramos em hebraico a palavra הֵילֵל que biblicamente foi traduzida por Lúcifer- “Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! ”.
Isaías dá o qualificativo de "a estrela da manhã, o planeta Vênus", ou, como um adjetivo, "portador da luz”. ”
 O “encantador” Lúcifer, o mais belo, o mais poderoso, o que ocupava o mais Alto Grau na Hierarquia dos Anjos, que o “ Velho Testamento indica que foi criado por Deus como um anjo governante, com grandes poderes, segundo alguns era o seu ofício ser “querubim-da-guarda”, o chefe de uma guarda de querubins que estava de plantão na ante -sala do Trono de Deus, mas o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus”- Isaías 14:12-15:  Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do Norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Lúcifer criado Querubim, que Ezequiel em seu livro no capitulo  28, versículo 14 e 15 assim descreveu:
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.”
Lúcifer, aquele que pecou por ‘orgulho’ pela primeira vez na História, pois “orgulhoso” queria ser maior que YHVH, que, segundo alguns, queria sentar no Trono da Gloria, segundo outros queria construir seu trono acima do Trono de Deus, de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser.
Que odiava o Homem e a Mulher, o Ser Humano, “ e até recusou um pedido de Deus, o de saudar a nova criatura, feito à imagem e semelhança Dele, YHVH, pois considerava o ser humano tão inferior que nem merecia estar no Jardim do Éden, tanto que uma de suas ambições era dominar o Paraiso e extinguir a Humanidade”.
Que convenceu cerca de um terço dos anjos a apoiá-lo.
Lúcifer que liderou a Guerra nos Céus e que ao ser vencido pelo Arcanjo Miguel, este perguntou-lhe “Quis ut Deus? ” (“Quem é como Deus? ”).
Que na luta transformou-se num terrível dragão, e os eruditos afirmam que por causa de ter sido derrotado, Lúcifer “ jurou vingança, prometendo destruir a raça humana” – Apocalipse 13:12: “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. ”
Metushelach Cohen "מתושלח", de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, que sobre si afirma: “ Sou Yehudi (Judeu) que crê em Yeshua (Jesus) como o Mashiach prometido, e ele sendo zeloso pela Torah nunca ensinou nada diferente da fé do meu povo. Fascinado pelas Santas Escrituras por saber que é nelas que encontramos a vida Eterna, e por ser Ela que testifica do Mashiach”, escreve:
“ Terça-feira, 19 de julho de 2011
Estrela da Manhã - Heilei Ben Shachar X Estrela de Jacó
Este post é fruto de uma questão levantada por um de nossos participantes do Blog nosso caro Zergon, e que para respondermos sua questão fizemos uma análise aprofundada sobre os termos que são vertidos para o português como Estrela da Manhã.
Zergon pergunta:
Por que Lúcifer; em Isaías 14:12 é comparado a estrela da manhã e Yeshua também em Apocalipse 22? Afinal quem é a estrela da manhã? O que dizem as escrituras no original grego, hebraico e aramaico?
Metushelach responde:
O termo “estrela da manhã” de Isaías 14:12 é uma entre diversas traduções da expressão em Hebraico הילל בן שחר  “Heilel Ben - Shachar”. Vamos analisar os termos separadamente para entendermos melhor a expressão.
Heillel -  tem um sentido primário de brilhar, mas este termo vem da raiz Halal que significa atrair a atenção para se vangloriar, auto proclamar-se, e em algumas traduções modernas “dar um showzinho”.
Ben -  tem um sentido bem mais amplo do que o conhecido Filho ou Descendente, também pode significar figurativamente objetos inanimados, coisas sem vida, como por exemplo, faíscas e flechas, mas nesta passagem significa estrela, então concluímos que na passagem de Isaías que a "estrela" vem do Termo “Ben” é não de Heilel.
Shachar - tem relação com a ideia do lusco-fusco matutino, portanto não algo luminescente e claro. Existe a comparação destes termos em conjunto com a aparência de Vênus, que sendo o terceiro astro em luminescência depois do Sol e da Lua, se mostra imponente e sozinho em meio à penumbra do amanhecer. 
Agora a partir destes significados podemos entender a expressão הילל בן שחר  “Heilel Ben - Shachar”, bem como não se esquecendo de levar em conta o contexto depreciativo do verso 12 de Isaías, da seguinte forma no texto parafraseado por mim: “Como caíste desde o céu, ó ser orgulhoso que quer se mostrar como uma estrela que brilha sozinha na escuridão do amanhecer! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações”.
Agora vamos analisar os textos de 2 Pedro 1:19 e Apocalipse 22:16 onde Yeshua é comparado a estrela da manhã da expressão grega ἀστὴρ ὁ λαμπρὸς “astēr o lampros”, que num contexto de entendimento grego não tem significado algum, mas no hebraico tem referência a uma profecia messiânica feita por Bil’am (Balaão) em Números 24:15-19 “Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Bil’am, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos;Fala aquele que ouviu as palavras de D-us, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos.Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas. E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades. ”
Portanto a Estrela de Jacó, כוכב “Kowkab”, da passagem acima é ninguém menos que o Mashiach Libertador e este entendimento é compartilhado por escritos de nossos Sábios Rabinos como, por exemplo, no Testamento de Levy 17:3 e Testamento de Yahudá 24:1-5 que retratam a história de rabi Akiva que escolhe um rebelde chamado Sh’imon e o declara Mashiach o chamando a partir daí de “filho da estrela” ou mais conhecido como Sh’imon Bar-Kochba, rabi Akiva assim o faz por entender a profecia messiânica vaticinada por Bil’am (Balaâo).
No século XII o Ramban Nachmanides tem o mesmo entendimento acerca do Mashiach como Estrela de Yaacov e assim publica uma midrash sobre o assunto.
Fontes pesquisadas:
Testamento de Levy e Testamento de Yahudá.
Comentário Judaico do Novo Testamento - David Stern.
Bíblia Hebraica.
Dicionário Strong.
Fim.
Segundo consta esta palavra hêlêl ou heylel, aparece apenas uma vez na Bíblia Hebraica.
O importante é que “ mais tarde, a tradição cristã veio usar Lúcifer, como um nome próprio para o Diabo ainda anjo, antes de sua Queda. ”
 “ Alguns argumentam que Lúcifer é Satanás e por isso, também foi o nome dado ao anjo caído, da ordem dos Querubins (Ez 28.14). Assim, muitos nos dias de hoje, numa nova interpretação da palavra, o chamam de Diabo (caluniador, acusador), ou Satã (cuja origem é o hebraico Shai'tan, Adversário. ”
“ De acordo com São Jerônimo, que traduziu a Vulgata no século 4 d.C., atribuiu a palavra Lúcifer ao anjo caído, a serpente tentadora das religiões antigas, embora antes dele esta interpretação não existisse. Oficialmente a Igreja não atribui a Lúcifer o papel de Diabo, mas apenas o estado de "caído”, assim Lúcifer era o nome do principal anjo caído. ”
Quem era São Jerônimo?
“ São Jerônimo, ou Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος, também conhecido por Jerônimo de Estridão, foi um sacerdote cristão ilírio, destacado como teólogo e historiador e considerado confessor e Doutor da Igreja pela Igreja Católica. Filho de Eusébio, da cidade de Estridão, na fronteira entre a Dalmácia e a Panônia, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como Vulgata) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é extensa”.
A enciclopédia Estudo Perspicaz das Escrituras, vol.1, pág., 379, explica que "o termo "brilhante", ou "Lúcifer", é encontrado na "expressão proverbial contra o rei de Babilônia" que Isaías mandou profeticamente que os israelitas proferissem. De modo que faz parte duma expressão dirigida à dinastia babilônica”.
João Calvino afirma que “ "A exposição desta passagem, que alguns deram, como se se referisse a Satanás, surgiu da ignorância: pois o contexto mostra claramente que essas declarações devem ser entendidas em referência ao rei dos babilônios".
Martim Lutero “ também considerou um erro grosseiro referir este versículo ao Diabo”.
"Como caíste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parecias tão brilhante? ”, é a pergunta que faço...
“ É interessante que o Novo Testamento fale sobre a "estrela da alva" (2 Pedro 1:19) e a "estrela da manhã" (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis”.
ALELUIA
E o que importa é que:
1-      “ O orgulho de Lúcifer o levou à queda. Por causa de seu pecado, Deus o expulsou do céu.
2-      “ Lúcifer pagou um preço maior: foi transformado no horrendo Satanás, ou Satã”.
3-      “ Torcido agora pelo pecado, Lúcifer é transformado em Satanás, que quer dizer `inimigo´ ou `adversário´.”

Satanás, o príncipe das potestades do ar
Efésios 2:2-7:
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Satanás “ ou Satã (do hebraico שָטָן trasnl: Satan, adversário, no koiné Σατανάς Satanás; no aramaico צטנא, em árabe شيطان) é um termo originário da tradição e mitologia judaico-cristãs e geralmente aplicado à encarnação do Mal em religiões monoteístas. ”
“Satanás se tornou o governante deste mundo que funciona longe de Deus, e o príncipe das potestades do ar. Apesar de ter sido expulso do céu, ele ainda busca elevar seu trono acima de Deus. Satanás, de maneira fraudulosa, imita tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Satanás fará qualquer coisa e todas as coisas em suas forças para se posicionar contra Deus e contra os que seguem a Deus. Entretanto, o destino de Satanás está selado: uma eternidade no lago de fogo. Seu próprio nome significa adversário ou “o que se opõe”.

Alguns estudiosos afirmam “ Satã jurou vingança, prometendo destruir a raça humana. Como manteve seu poder angelical de mudar de aparência, voltou a se disfarçar de serpente (desta vez, sem asas) para se insinuar no Jardim do Éden. Lá, convenceu Eva a provar o fruto da árvore da vida e dividi-lo com Adão, causando a expulsão do casal”, vamos tratar disso no próximo capitulo.
Em Lucas, capitulo 10, durante o Ministério Terreno de Jesus, escreveu:
1 E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

O Diabo
“O Diabo é o instigador da maldade, dos vícios, dos pecados e o grande causador dos sofrimentos em meio a esse Mundo Tenebroso”.
Porque o Diabo?
“Lúcifer não é apropriado, pois sua origem e significa “o que leva a luz”, como nome para o Inimigo de Deus e da Humanidade, daí a palavra Diabo, “do latim diabolus, por sua vez do grego διάβολος, transl. diábolos, “caluniador” ou “acusador”.”
“Diabo, também, é considerado o título mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição cristã. É tratado como a representação do mal.”
Assim, o “Diabo, é de acordo com o Cristianismo, o principal oponente de Deus”.
Assim, o “Diabo, também, odeia toda a Criação, opondo-se a Deus, espalhando mentiras e causando estragos nas almas da Humanidade.”
 “Na Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria, o Diabo é chamado de O Acusador. ”
“O Diabo é muitas vezes identificado como a serpente que induziu a Eva, e Eva a Adão, a comer o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, que Deus lhes proibiu de comer, causando a expulsão do Jardim e indiretamente fazendo com que o pecado entre no mundo. ” [ver abaixo]
Em Mateus, capitulo 4 - Jesus é tentado está escrito:
1 Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
3 O tentador aproximou-se dele e disse: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães".
4 Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".
5 Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
6 "Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito:
" 'Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'".
7 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'".
8 Depois, o Diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
9 E disse-lhe: "Tudo isto te darei se te prostrares e me adorares".
10 Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".
11 Então o Diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.
Em João 8:44, está escrito:
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”
Em Tiago 4:7, está escrito: “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês”.
Santo Agostinho afirma que o Diabo é a representação de tudo o que Deus não representa: perversidade, apatia, tentação, luxúria, morte, destruição.
Donde se conclui que o Diabo
 Uma exegese:
Tudo que acima foi dito sobre o Diabo é fruto de muito estudo, de muita meditação, de horas e horas de discussões entre os sábios, mas eu não posso omitir que o Diabo é citado na Bíblia como um dos anos que caiu com Lúcifer, ou seja, um daqueles que foram convencidos por ele para se revelar contra o Senhor, contra Deus Criador, pois assim está escrito em Apocalipse 12:7-9:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. [grifo meu]
Essa exegese não invalida o que foi dito acima, mas esclarece que o Diabo era um dos partidários de Lúcifer, um anjo de poder que podia se transfigurar a seu belo prazer.
E assim falei do “O Senhor do Mundo Tenebroso”.
Mas lembremos o que está escrito em Tiago 7:8:
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.”
Mas, nessa loquacidade sobre os Anjos, o que me importa é a afirmação que anda por ai :“ o Diabo usou a serpente como “fantoche” e tentou Eva”.

Terceiro Fato: A Queda.
O artigo abaixo é um dos capítulos do Livro “Sob os Benefícios de Cristo Crucificado” de autoria de Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia, o autor desse T.C.C.:
Vamos ao artigo:
A Queda

 

Na Bíblia na Linguagem de Hoje, em Genesis, capitulo 3, versículos de 1 até 15, assim está escrito:
 A cobra [serpente] era o animal mais esperto que o SENHOR Deus havia feito. Ela perguntou à mulher: – É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
 A mulher respondeu: – Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
Mas a cobra[serpente] afirmou: – Vocês não morrerão coisa nenhuma!
Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. E ela pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu.
Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas.
Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do SENHOR Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores.
Mas o SENHOR Deus chamou o homem e perguntou: – Onde é que você está?
O homem respondeu: – Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.
 Aí Deus perguntou: – E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?
 O homem disse: – A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi.
Então o SENHOR Deus perguntou à mulher: – Por que você fez isso? A mulher respondeu: – A cobra [serpente] me enganou, e eu comi.
Então o SENHOR Deus disse à cobra [serpente]: – Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra.
Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.
Muito Bem...
Exegese:
Temos aqui o primeiro grande engodo, a primeira grande cilada, o primeiro comportamento repleto de falsidade, na Terra criada por YHVY para seu gaudio, sendo os agentes duas de suas criações realizadas no sexto dia, a saber:
A Serpente: Genesis 1: 24: Então Deus disse: – Que a terra produza todo tipo de animais: domésticos, selvagens e os que se arrastam pelo chão, cada um de acordo com a sua espécie! E assim aconteceu.
O Varão e a Varoa, Genesis 1: 27 e 28: Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
Lemos que YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser, o Criador, deu ao Homem o poder “ sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão” e eu creio, pela minha Fé, que a “ serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito”(Gênesis 3:1), não estava de acordo com essa atribuição de Autoridade dada ao Varão e a Varoa.
Sabemos que houve uma Revolta nos Céus, que Anjos Maus queriam além de criar para Lúcifer um Trono acima do Trono de YHVH - O Que Faz Que Venha a Ser- queriam destruir com o Varão e a Varoa, e assim com a Raça Humana.
O Diabo é ardiloso, um anjo caído que consegue mudar de formas, que consegue penetrar nas mentes e semear o pecado em várias de suas formas, nada mais natural que o adversário, o destruidor, o pai da mentira, o grande tentador, que como Lúcifer odiava o Homem, e, portanto, era o inimigo de Deus e dos Homem, se aproximasse da Serpente e a induzisse a tentar a Varoa. 
E assim foi, a Serpente tinha uma tremenda frustação de não ser como o Varão e a Varoa, e ela agiu motivada pela raiva e pela frustração, e temos que ter em mente que esse “sentimento de
Frustração, que é um sentimento de impotência, uma resposta emocional que emerge quando certos desejos e expectativas não podem ser cumpridos”, entrou no Mundo exatamente quando da tentação, da Queda, e da Expulsão, pois até então o Primeiro Casal vivia alegre, totalmente livre, feliz, e a demonstração clara é que “ tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha” como está escrito em Genesis 2: 25.
Não podemos esquecer que “junto com a raiva, a frustração é uma das emoções humanas mais comuns”, pois elas são heranças do Diabo e da Serpente.
Não existe nesse capitulo três de Genesis nada que diga que o Diabo incorporou na Serpente, como na Umbanda ou no Candomblé, não mesmo, donde se conclui que houve uma cooptação, uma aliciação, uma indução por parte do destruidor, o pai da mentira, o grande tentador, para ela tentar a Varoa em comer do Fruto Proibido.
A Serpente fez parte do complô contra o Homem, vamos ao Apocalipse:
1-      Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2;
2-      E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9
Assim como Jesus é o Filho de Deus, ” expressão se refere ao relacionamento entre Jesus Cristo e Deus, assim como ao relacionamento experimentado por todos os crentes fiéis a Jesus -  João capitulo 1: 12, 13-  Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles”, a Serpente está intrinsicamente ligada ao Diabo, por isso ao Vidente João foi dito “ a antiga serpente, chamada o Diabo”.
A Serpente do Genesis se tornou por vontade própria a Filha do Maligno.
E assim, Lúcifer, Satanás, Diabo, Anjos caídos, Legiões, entidades, não importa o seu nome, os inimigos de Deus são todos serpentes, serpentes terríveis em meio a esse Mundo Tenebroso, o que importa e que  O diabo “feriu o calcanhar” de Jesus quando Jesus foi morto na cruz. Mas Jesus “feriu a cabeça” de Satanás, um golpe fatal, renascendo da morte, vencendo o pecado, a morte, o inferno e nos garantindo a Vida Eterna.
Aleluia !!!
E: Glória a Deus nas alturas...
Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados.
Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso.
Nós vos louvamos.
Nós vos bendizemos.
Nós vos adoramos.
Nós vos glorificamos.
Nós vos damos graças.
Por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai:
Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica;
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
Só Vós sois o Santo;
só Vós, o Senhor;
Só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo;
com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai.
Amem

Quarto Fato: O sacrifício Vicário de Cristo.
O artigo abaixo é um dos capítulos do Livro “Sob os Benefícios de Cristo Crucificado” de autoria de Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia, o autor desse T.C.C.:
Vamos ao artigo:
Os cristãos devem ter em mente o que realizou o Verbo Divino não só durante o Seu Ministério Terreno, mas, também, principalmente a importância de Seu Sacrifício Vicário, pois Jesus, O verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, morreu por nós, por aqueles que convençam de livre e espontânea vontade que:
Jesus Cristo é o Senhor, o Senhor da minha vida e sem Ele eu não sou ninguém.
Para melhor entendermos essa Obra Divina que é o Sacrifício Vicário de Cristo vou lançar mão do artigo publicado, em espanhol e traduzido pelo Google, pelo Dr. Javier Rivas Martínez (MD) no site http://endefensadelafecristiana.blogspot.com.br/2010/01/el-sacrificio-sustitutivo-de-cristo_04.html

Tradução Livre:

O SUBSTITUTO SACRIFÍCIO DE CRISTO

Pelo Dr. Javier Rivas Martínez (MD)
Vigário, ria. (Do vicário latino).
1. adj. Isso tem os tempos, o poder e as faculdades de outra pessoa ou o substitui. U. t. c. s.
A Bíblia mostra que Cristo, como o Cordeiro de Deus sacrificado, tomou o nosso lugar para morrer pelos nossos pecados, sofrendo a pena que merecemos. Cristo deu sua vida pelo resgate de muitos pecadores que estavam sob o julgamento da condenação eterna. O Palavra de Deus dá testemunho inegável de seu sacrifício substituto ou vicário. Vamos ver:
Ro. 5: 8-9 "Mas Deus mostra o seu amor por nós, enquanto que ainda somos pecadores, Cristo morreu por nós. Muito mais, já sendo justificada em seu sangue, seremos salvos da ira por ele ».
Ga.1: 4 "... que se entregou por nossos pecados para nos livrar da era do mal presente, de acordo com a vontade de nosso Deus e Pai ..."
1 Pe. 2:24 "... que ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo sobre a árvore, para que nós, morrendo nos pecados, vivamos para a justiça; e por cuja ferida você foi curado. "
1 Pedro 3:18 "Porque também Cristo sofreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para nos levar a Deus, sendo verdadeiramente morto na carne, mas vivificado em espírito ..."
Nesse sentido, a morte de Cristo foi efetiva e serviu para reivindicar a santidade de Deus, uma vez que foi injuriado pelo pecado do homem. O único meio de reivindicar a santidade de Deus que foi injustiçado foi apaziguar sua ira com um castigo justo e completo. A ira de Deus, em si mesma, é dirigida ou focada no pecado, por essa razão, o Senhor Jesus Cristo poderia ter uma ligação com o pecado da humanidade, mas "sem pecado". Então Cristo sofreu o castigo por homens perdidos, por aqueles que realmente o mereceram; É por isso que a Palavra de Deus diz:
2 Coríntios 5:21 "Aquele que não conheceu pecado nos fez pecar por nós, para que se tornemos a justiça de Deus nele".
Quando Cristo "foi feito pecado" pelo design divino, a Ira de Deus foi atacada em seu Ser: "O justo para os injustos nos levar a Deus". Deus imputou com seu julgamento e ira o pecado da humanidade que Cristo carregou, levando a censura, a morte e a vergonha para que Deus pudesse emendar sua santidade degradada em primeiro lugar por Adão e seu consorte. Cristo, ao sofrer a dor, o pecador foi propenso e justo antes de Deus, e seu Ira mitificou definitivamente.
Em 2Co. 5:14, "Um morreu por todos" (heis huper pantön apethanen, gr.). Aqui, a palavra grega "huper" é usada no sentido de "substituição". "Então todos morreram" (ara hoi pantes apethanon, gr), a conclusão lógica é que o "um" morreu pelo "tudo", e assim "todo" morreu quando Cristo o fez. É por isso que a escritura diz que "... o castigo da nossa paz estava sobre ele, e por sua ferida fomos curados" (Isaías 53: 5b).
A morte de Cristo foi apropriada e suficiente para compensar o homem contra o pecado e a morte, da culpa que os conduziu à condenação eterna, justificando-o e criando-o como uma nova criatura e para a vida eterna. No sacrifício vicário do Filho de Deus, em sua morte efetiva, as requisições e exigências exigidas de uma lei transgrediu pela rebelião e desobediência foram cumpridas, e Cristo se entregou para reivindicá-la:
Heb. 9:14 "... quanto mais o sangue de Cristo, que através do Espírito eterno se ofereceu sem defeito a Deus, limpe sua consciência das obras mortas para servir o Deus vivo? »
Cristo com o sacrifício vicário foi premiado com uma completa derrota sobre "os principados e os poderes das trevas, tirando o direito do poder da escravidão do pecado e da morte que tiveram sobre os perdidos, exibindo-os publicamente e triunfando sobre eles na cruz de madeira »(Col. 2:15). Cristo "veio destruir aquele que teve a regra da morte com a sua morte", sem dúvida o "demônio", e libertar aqueles que sempre temiam a morte sujeitos à escandalosa servidão "(Heb 2:14). -15). Com sua morte substitutiva, Cristo condena o diabo para "ser lançado e aniquilado para sempre no Lago de Fogo que queima com enxofre" (Apocalipse 20:10), juntamente com "suas hostes espirituais de maldade" (Mt. 25:41, Efésios 6:12).
A morte de Cristo foi uma oferta pelo pecado, um sacrifício sangrento e extremamente doloroso que ele suportou em lugar do pecador para "trazê-lo a Deus", "reconciliando-o" (2 Coríntios 5: 18-20).
Cristo "se entregou a nós mesmos para nos redimir de toda iniqüidade" (Tito 2:14). Sem ser pecador ou culpado, o Santo Filho foi "flagelado, ferido de Deus e abatido ... ferido por nossas rebeliões, esmagadas pelos nossos pecados" (Isaías 53: 4, 5). O Senhor Jesus Cristo, por sua própria vontade, foi à cruz do Gólgota para suportar a culpa e o pecado dos seres humanos em todo o mundo, libertando-os da "morte eterna" (Romanos 6:23) e "para Dê-lhes a vida e vida em abundância "(João 10:10), se" creram no seu precioso nome "(Jo 1, 12; 3:16; Ro.10: 9-14).
Obrigado Senhor, pela sua infinita misericórdia e bondade.
Amém.
Google tradutor

EL SACRIFICIO SUSTITUTIVO DE CRISTO

Por el Dr. Javier Rivas Martínez (MD)
Vicario, ria. (Del lat. vicarĭus).
1. adj. Que tiene las veces, poder y facultades de otra persona o la sustituye. U. t. c. s.
La Biblia muestra que Cristo, como el Cordero de Dios inmolado, tomó nuestros lugar para morir por nuestros pecados, padeciendo la pena que merecíamos. Cristo dio su vida por el rescate de muchos pecadores que estaban bajo el juicio de la condenación eterna. La Palaba de Dios da testimonio innegable de sus sacrifico sustitutivo o vicario. Veamos:
Ro. 5:8-9 «Mas Dios muestra su amor para con nosotros, en que siendo aún pecadores, Cristo murió por nosotros. Pues mucho más, estando ya justificados en su sangre, por él seremos salvos de la ira».
Ga.1:4 «…el cual se dio a sí mismo por nuestros pecados para librarnos del presente siglo malo, conforme a la voluntad de nuestro Dios y Padre…».
1 P. 2:24 «…quien llevó él mismo nuestros pecados en su cuerpo sobre el madero, para que nosotros, estando muertos a los pecados, vivamos a la justicia; y por cuya herida fuisteis sanados».
1 P 3:18 «Porque también Cristo padeció una sola vez por los pecados, el justo por los injustos, para llevarnos a Dios, siendo a la verdad muerto en la carne, pero vivificado en espíritu…».
En este sentido, la muerte de Cristo fue efectiva, y sirvió para vindicar la santidad de Dios que una vez fue agraviada por el pecado del hombre. La manera única de vindicar la santidad de Dios que había sido injuriada, era aplacando su Ira con un castigo justo y completo. La Ira de Dios, en sí, va dirigida o enfocada sobre el pecado, por tal motivo, el Señor Jesucristo pudo tener un nexo con el pecado de la humanidad, pero «sin pecado». Así que Cristo sufrió el castigo por los hombres perdidos, por aquellos que en realidad lo merecían; por eso la Palabra de Dios dice:
2 Co. 5:21 «Al que no conoció pecado, por nosotros lo hizo pecado, para que nosotros fuésemos hechos justicia de Dios en él».
Cuando Cristo «fue hecho pecado» por el designio divino, la Ira de Dios fue arremetida sobre su Ser: «el justo por los injustos para llevarnos a Dios». Dios imputó con su Juicio e Ira el pecado de la humanidad que Cristo cargó, soportando el vituperio, la muerte y la vergüenza para que Dios pudiera emendar su santidad envilecida en un principio por Adán y su consorte. Cristo, al sufrir la pena, el pecador fue hecho propicio y justo delante de Dios, y su Ira mitigada definitivamente.
En 2Co. 5:14, «Uno murió por todos» (heis huper pantön apethanen, gr.). Aquí la palabra griega «huper», se emplea en el sentido de «sustitución». «Luego todos murieron» (ara hoi pantes apethanon, gr), siendo la conclusión lógica, que el «uno» murió por los «todos», y así «los todos» murieron cuando Cristo lo hizo. Por eso la escritura dice que «…el castigo de nuestra paz fue sobre él, y por su llaga fuimos nosotros curados» (Is. 53:5b).
La muerte de Cristo fue apropiada y suficiente para resarcir al hombre del pecado y de la muerte, de su culpabilidad que los encaminaba a la condenación eterna, justificándolo y estableciéndolo como nueva criatura, y para vida eterna. En el sacrificio vicario del Hijo de Dios, en su muerte eficaz, fueron satisfechas las requisiciones y demandas exigidas de una Ley trasgredida por la rebeldía y desobediencia, y Cristo se dio a sí mismo para reivindicarla:
Heb. 9:14 «… ¿cuánto más la sangre de Cristo, el cual mediante el Espíritu eterno se ofreció a sí mismo sin mancha a Dios, limpiará vuestras conciencias de obras muertas para que sirváis al Dios vivo? ».
Cristo con sacrificio vicario se adjudicó una contundente derrota sobre «los principados y potestades de las tinieblas, quitándoles el derecho del poder de la esclavitud del pecado y de la muerte que tenían sobre los perdidos, exhibiéndolos públicamente, y triunfando sobre ellos en la cruz de madera» (Col. 2:15). Cristo «vino a destruir con su muerte al que tenía el imperio de la muerte», indudablemente, al «diablo», «y liberar a los que estaban siempre por el temor de la muerte sujetos a tenebrosa servidumbre» (Heb. 2:14-15). Con su muerte sustitutiva, Cristo condena al diablo con el fin de «ser lanzado y aniquilado para siempre en el Lago de Fuego que arde con azufre» (Ap. 20:10), junto con «sus huestes espirituales de maldad» (Mt. 25:41; Ef. 6:12).
La muerte de Cristo, fue un a ofrenda por el pecado, un sacrificio cruento y extremadamente doloroso que soportó en lugar del pecador para «llevarlo a Dios», «reconciliándolo con él» (2 Co. 5:18-20).
Cristo «se dio a sí mismo por nosotros para redimirnos de toda iniquidad» (Tít. 2:14). Sin ser pecador ni culpable, el Santo Hijo fue «azotado, herido de Dios y abatido…herido por nuestras rebeliones, molido por nuestros pecados» (Is. 53:4, 5). El Señor Jesucristo, por su propia voluntad, fue a la cruz del Gólgota para cargar con la culpa y el pecado de los seres humanos de todo el mundo, librándolos de «la muerte eterna» (Ro. 6:23), y «para darles vida, y vida en abundancia» (Jn. 10:10), si es que «han creído en su precioso nombre» (Jn.1:12; 3:16; Ro.10:9-14).
Gracias Señor, por tu misericordia y bondad infinita.
Amén.

03 – CONCLUSÃO

A minha conclusão é que a Bíblia é o livro dos Livros.
Uma leitura obrigatória não só para aqueles que acreditam que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador, mas, também, para aqueles que querem viver de maneira digna, pois ela conte o melhor dos melhores Códigos de Conduta, um código que nenhum homem teria a sabedoria de convenciona-lo.
Um postulante, como eu, ao Mestrado em Bíblia, de ser um mestre em Bíblia, deve ser antes um bom discípulo para assim depois exercer suas funções, por isso vou transcrever o que foi Publicado por: HUGO DA SILVA ASCENÇÃO no site brasilescola.uol.com.br/religiao/a-biblia.htm e que considerei bem oportuno:
IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA:
É importante por conter a voz de Deus e a revelação de Cristo.
a.     Contém as leis divinas.
b.     Sua difusão histórica, contém 66 livros que resumem o trabalho de 40 escritores em diferentes épocas.
ASPECTOS QUE DISTINGUEM A BÍBLIA DOS DEMAIS LIVROS
A Revelação de Deus ao Homem:
Esta revelação foi originalmente transmitida na forma oral, de geração em geração, e mais tarde na forma escrita, utilizando os idiomas hebraico, aramaico ou grego. Pouco a pouco tem sido transmitida para grande parte da humanidade, facilitando assim sua conservação.
Com Relação à Salvação do Homem
A unidade da Bíblia consiste em que todo o seu conteúdo gira em torno da salvação do homem. A orientação nas apreciações quanto a salvação é distinta em três sentidos.
1-                 -        Apresentar aquele que traz a salvação, ou seja, Deus, através de Jesus Cristo.
2-                 -        Apresentar a forma como está salvação pode ser obtida pela graça de Deus, que exige uma manifestação de fé em Seu Filho e a obediência à Sua Palavra.
3-                 -        Explicar quem está apto a receber a salvação, ou seja, todos aqueles que, mediante a fé em Jesus, formam o povo de Deus, a Igreja de Cristo (At 13:16-40)
O que se Refere à Verdade
O assunto principal da Bíblia é revelar a verdade que tanto o homem deseja conhecer a respeito da vida. Nas Sagradas Escrituras, Deus nos mostra que a verdade da existência e do destino do homem, estão além dos limites terrenos e que somente Ele, em Sua Onisciência e Soberania, pode dar a conhecer.
Ao se levar em conta a verdade que é o próprio Deus, que se apresenta através das Escrituras, toda a possibilidade de erro fica reduzida a zero. O próprio Senhor Jesus Cristo, fazendo refer6encia à verdade que a humanidade deseja e precisa, na oração de despedida aos Seus discípulos, disse: “Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Joao 17:17).
Ao longo da história, a Palavra de Deus, escrita na Bíblia, tem sido provada e tem avançado, vencendo todo ataque, e confirmando assim a palavra do apóstolo João: “Não vos escrevi porque não subísseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade” ( João 2:21 )
Jesus como Personagem Central
No decorrer dos 66 livros que a compões, a Bíblia faz referência ao agente usado por Deus, como instrumento para outorgar a salvação ao homem: Jesus Cristo. No Velho Testamento é mencionado continuamente, de forma declarada e manifesta.
É a pessoa de Jesus Cristo que facilita a coesão e unidade dos escritos bíblicos.
As referências ao plano de salvação são bastante claras nas Sagradas Escrituras, indicando que este plano somente seria efetivo através de Jesus Cristo, de Seu ministério, de Seu sacrifício na Cruz do Calvário e de Sua ressurreição, a fim de justificar a humanidade diante do pai. Jesus é o personagem destacado nas escrituras como o único caminho para Deus.
ESTRUTURA BÁSICA DA BÍBLIA
Livros Históricos e Biográficos
Inclui os livros Gênesis até Éster, assim como Levítico. Seu conteúdo expõe dados históricos sobre a forma como Deus revela a Si próprio e a Sua verdade de uma forma progressiva.
Livros da Lei.
Incluem Levítico, partes do êxodo, Número e Deuteronômio
Seu conteúdo expõe as leis dadas ao povo de Israel no período de sua convivência com as nações caracterizadas pelo paganismo.
Livros Poéticos e da Sabedoria
São os livros compreendidos entre Jô e Cânticos dos Cânticos
Em seu conteúdo destaca-se a poesia hebraica. Sua exposição é variada, especialmente no Livro de provérbios, que expressa princípios para a formação individual e social.
Livros Proféticos
Incluem desde Isaías até Malaquias. O conteúdo destes livros refere-se à história escrita anteriormente em relação a acontecimentos distantes e a outros de cumprimento iminentes no futuro.
Os Evangelhos
Abrangem desde Mateus até João no Novo Testamento. Seu conteúdo principal gira em torno da vida de Jesus, incluindo Seu nascimento, ministério, ensinos, sofrimento milagroso, morte, ressurreição e ascensão.
Livros de Atos
Contém a história do cristianismo do primeiro século. Destaca como foram aceitas por judeus e gentios, as boas novas da salvação, por meio de Cristo.
As Epístolas
Abrangem desde Romanos até Judas. São cartas dirigidas especialmente às igrejas da época e a seus líderes. Seu conteúdo fornece a orientação para a congregação quanto a fé cristã e a pratica dos parâmetros Divinos.
O livro de Apocalipse
É o livro que mostra simbolicamente os planos divinos a respeito dos tempos finais. Seu conteúdo constitui uma mensagem específica às igrejas no final do primeiro século e aos crentes de todas as épocas. Os acontecimentos futuros são a sua base.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA BÍBLIA
a.     Iluminação
b.     Inspiração
c.      Revelação
d.     Exatidão
e.     Unidade
f.       Interesse
g.     Extraordinária circulação
h.     Atualidade
i.        Preservação
j.        Profecias cumpridas.

CONCLUSÃO
É imprescindível que você entenda a importância deste livro dos livros para a sua vida. Não ignore o que a Palavra diz para você e para os seus. É indispensável que você se fortaleça espiritualmente para, mais adiante, poder fortalecer a outros.
Fim da publicação de HUGO DA SILVA ASCENÇÃO

  
04.REFERÊNCIAS

A Bíblia Sagrada em suas diversas Traduções e publicações, tais como:
1-     Bíblia de Estudo de Genebra;
2-     De João Ferreira Annes d'Almeida, ou simplesmente João Ferreira de Almeida (Torre de Tavares, Várzea de Tavares, Portugal, 1628 - Batávia, Indonésia, 1691), foi um ministro pregador da Igreja Reformada nas Índias Orientais Holandesas, reconhecido especialmente por ter sido o primeiro a traduzir a Bíblia Sagrada para o português:
a-     Almeida Revista e Corrigida;
b-    Almeida Revista e Atualizada;
3-     Nova Tradução na Linguagem de Hoje;
4-     Bíblia de Jerusalém, das Edições Paulinas. Baseada na versão francesa, sendo que as notas e comentários são traduzidos. Em 2002 é publicada a revisão, chamada de Nova Bíblia de Jerusalém;
5-     A Bíblia Sagrada Ave Maria, versão católico romana Canção Nova, São Paulo;
6-     A Bíblia King James Atualizada (BKJA), em português, foi lançada no Brasil em 2011, em decorrência da comemoração dos 400 anos da Bíblia King James em inglês.

As Sagradas Escrituras Judaicas:
A Torah Em Hebraico E Português - Dr.Timóteo Carriker, SBIA.
Torá Online em Português
Fonte: https://rainydays.com.br/tora-online-em-portugues-ler/
Bíblia Judaica Completa - o Tanakh [at] e a B'rit Hadashah [nt] - David Stern
Sites judaicos.

Literatura varada entre outros livros destaco:
Livro “Sob os Benefícios de Cristo Crucificado” - Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia.
Bíblia Explicada – S. McNair.
Estudo Panorâmico da Bíblia- Henrietta C. Mears, com apresentação do pastor Billy Graham.
De Russell Norman Champlin:
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia, com pastor J.M.Bentes. Candeia. São Paulo;
Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo. Hagnos;
Novo Testamento interpretado versículo por versículo. 6 volumes. São Paulo. Hagnos:
Evidências científicas demonstram que você vive depois da morte. São Paulo: Nova Época Editorial.
A vida diária nos tempos de Jesus- Henri Daniel-Rops.

Apostilas Filemom pelo Pr. Mateus Duarte.
Diversos sites na Internet.
Termino meu T.C.C. - Trabalho de Conclusão de Curso Mestrado em Bíblia-  com as palavras sábias do Apostolo Paulo em sua segunda carta aos coríntios em seu capitulo 13, versículo 14: 
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós!
Jorge Eduardo de Almeida Fontes Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário