sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Fatos Bíblicos 1- Jorge Eduardo Garcia


 331-Quem é e onde está Deus?
R.: O Ser Supremo existente por Si Só, Ser Primordial, pois é a origem de tudo, O Eterno, A Divindade Sobrenatural, O Imutável, O Criador e Preservador do Universo e seus astros- do Sol, da Lua, da Terra, das Estrelas, etc. - O princípio absoluto, A realidade transcendente, cujos atributos são:
a- A Onisciência (todo conhecimento);
b-  A Onipotência (Poder ilimitado);
c- A Onipresença (presente em todos os lugares);
d- A Onibenevolente (perfeitamente bom;
e – Amoroso, mas cônscio de Sua Justiça.
São esses os Nomes de Deus, Nomes que revelam a Sua Grandeza:
Abbá - Pai
Adon Hakavod - Rei da Glória
Adonay (חשם) - Senhor
Attiq Yômin - Antigo de Dias
Divino Pai Eterno - uma concepção a Deus Pai El (אל) - Deus "Aquele que vai adiante ou começa as coisas"
El-Berit - Deus que faz pacto ou aliança
El Caná - O Deus Zeloso
El Deot - O Deus das Sabedorias
El Elah - Todo Poderoso
El Elhôhê Israel- Deus de Israel
El-Elyon (אל עליון )- Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne'eman - Deus de graça e misericórdia
El-Nosse - Deus de compaixão
El-Olan (אל עלם)- Deus eterno, da eternidade
El-Qana - Deus zeloso
El Raí - O Deus que tudo vê
El-Ro'i - Deus que vê (da vista)
El-Sale'i - Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (אל שדי )- Deus Todo-Poderoso
Eliom - Altíssimo
Elohim – (plural) (אלחים)- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Eloah – (singular) (אלוה )- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Há'Shem – (השם)- O Nome - Senhor - o mesmo que YHVH
(mais usado no Judaísmo) Kadosh - Santo
Kadosh Israel - Santo de Israel
Malakh Brit - O Anjo da Aliança
Maor - Criador da Luz
Margen - Protetor
Mikadiskim - Que nos santifica
Palet - Libertador YHWH – (יהוה) - Tetragrama; o nome impronunciável de Deus; quase sempre traduzido por Senhor.
Yahweh - Iavé - (יהוה) - Eu Sou - tentativa de pronúncia do Tetragrama
Yahweh - Javé - (יהוה) - Eu Sou
Yahweh Jehovah - (יהוה) - Eu Sou Eterno
YHWH (Ha'Shem) El Elion Norah - O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
YHWH (Ha'Shem) Elohêkha - O Senhor teu Deus
YHWH (Ha'Shem) Elohim – (יהוה אלהים) - Senhor (criador) de todas as coisas
Jehovah - Jeová - (יהוה) - O Senhor Eterno
Jeová - (יהוה) - Eterno
Jeová Jiré – (יהוה יראה) - O Senhor proverá – Deus proverá
Jeová Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira
Jeová Rafah – (יהוה רפה) - O Senhor que te sara
Jeová Tzevaoth – (Sebhãôth) – (יהוה צבאות) - Senhor das Hostes Celestiais
Jeová Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz
Jeová Shammah – (יהוה שמה) - O Senhor está presente; O Senhor está ali
Jeová Tzidkeinu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça
Como Deus é Onipresente Ele habita em todos os lugares.
Algumas referencias bíblicas: Gênesis 1:1, Salmo 50:21. João 4:24, Mateus 3:16-17,1 Timóteo 1:17,2 Samuel 7:22, Malaquias 3:6, Salmos 139:7-12, Mateus 11:21, Efésios 1, Apocalipse 19:6.
332-Quantas espécies de anjos Deus criou?
R.:
1-É consenso que Deus criou os anjos antes da criação da Terra e que são milhares de milhares como nos revela o Apocalipse em seu capitulo 5, versículos 11 e 12: “ E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”.
2-Em Hebreus 1:4-7, está escrito:
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labaredas de fogo.
3- Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274), revela que são 9 (nove) as espécies se anjo que Deus criou, a saber:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
333-Quais são os serviços especiais de Gabriel e de Miguel?
R.: Nota: “Arcanjo, do grego: arkhaggelos,(arkhos, principal, primeiro; aggelos, mensageiro), latim eclesiáticos: archangelus, é o anjo principal ou anjo da mais alta ordem (a oitava) na hierarquia celeste. Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "archangélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria’.
“I Tessalonicenses 4:16: porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Judas 9: Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda.”
a-     Gabriel, em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, que significa "Homem de Deus" ou "Poder de Deus". É o arauto dos mistérios divinos, especialmente a Encarnação de Deus e de todos os mistérios relacionados a ela, pois foi ele que anunciou os nascimentos de Jesus e antes de João Batista.
Referencias bíblicas: quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)
Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: 'Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo'. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: 'Não tenhais medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim'". (Lucas 1:26-38)
b-    Miguel, no hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl, que significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?”, em latim: Quis ut Deus?
Miguel foi descrito como um comandante, que empunha em sua mão de direita uma lança com a qual ataca Lúcifer/Satã, já que em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu, vide:
“Houve no céu uma guerra, pelejando Miguel e seus anjos contra o dragão. O dragão e seus anjos pelejaram, e não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos.”
“Na Bíblia Hebraica e, portanto, no Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão após um jejum (em Daniel 10:13-21), um anjo identifica Miguel como o protetor de Israel. O profeta se refere a Miguel como "um dos primeiros príncipes".”
“Em outro trecho, na Epístola de Judas (Judas 1:9), Miguel é referido especificamente como sendo um "arcanjo" quando ele novamente confronta Satã:

“Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda. (O fato de Miguel usar a expressão: "O Senhor te repreenda", sugere que ele se referia a alguém superior a ele, pois se assim não fosse, ele não teria empregado o seu uso em Judas 1:9).
O Arcanjo Miguel é considerado especificamente como um Guardião da Fé Ortodoxa', e um combatente contra as heresias.
334- O que foi criado por Deus do 3º ao 6º dia?
R.:
1- Gênesis, capitulo 1, versículos de 9 a 13:
No terceiro dia: versículo 13: E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.:
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
2- Gênesis, capitulo 1, versículos de 24 a 31:
No sexto dia: versículo 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
335-Além de descansar o que Deus fez no sétimo dia?
R.: Gênesis 2: 3 – “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
336-O que devemos fazer no domingo?
R.: 1- Louvar, adorar, agradecer, ao Senhor nosso Deus;
2-  Congregar;
3- Estudar e refletir sobe a Palavra de Deus com a Bíblia na mão;
4- Descansar, se possível no seio de nossa família.
337-Detalhe como Deus criou o homem?
R.: Gênesis, capitulo 1, versículos 26,27:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Genesis, capitulo 2, versículo 7:  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
338-Detalhe como Deus criou a mulher?
R.: Gênesis, capitulo 2, versículos 18, 21,22: E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
339-Em que país ou região situava-se o Éden?
R.: Gênesis, capitulo 2, versículos de 2 a 14:
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
340- Detalhe como entrou o pecado no mundo?
R.: Vou dar a mais simples das respostas.
Genesis 2, versículo 9: E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Genesis 2, versículos 16,17: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Portanto foi o pecado de desobediência, de insubordinação a um Ordenança do Deus Eterno e Criador, e até hoje o Mundo jaz no Maligno, esse ferido pelo Sangue Vicário de Cristo, mas tentado as criaturas tendo como finalidade desvia-las do Caminho da Salvação em Cristo Jesus.
341-O que é pecado e quais são os cinco principais?
R.: Não existe pecadinho, nem pecadão, só existe pecado.
Pecado é o desrespeito ao Deus Criador, é a transgressão aos Mandamentos e as Ordenanças do Deus Eterno que estão consignados e ou consignadas nas Sagradas Escrituras, na Bíblia- I João 3:4 “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”.
Em minha exegese temos 7 pecados que entristecem ao Senhor nosso Deus, a saber segundo Tomás de Aquino:
Orgulho/ Soberba/ Vaidade, Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça.
Contudo um dos Benefícios de Cristo é exatamente  Jesus ter morrido pelos nossos pecados (II Coríntios:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus), porque “ não há pecado tão “grande” que Deus não possa perdoar”, conforme ensinamento que está em 1 João, capitulo 2, versículos 1,2: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
342- Qual e como foi o primeiro homicídio que houve na Terra?
R.:
Genesis, capitulo 4:
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Ambos ofereceram sacrifícios ao Deus Eterno.
O de Abel foi aceito, mas o de Caim não foi aceito e ai como está no versículo 8:” E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”
Portanto foi ao assassinato de Abel por Caim, seu irmão.
343-Qual e como foi o primeiro arrebatamento que houve na Terra?
R.: Enoque, em hebraico חנוך, Chanoch ou Hanokh, da sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, e pai de Matusalém. Está em Gênesis, capitulo 5, versículos 23,24:
“E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
344-Quem foi o homem que mais viveu na face da Terra?
R.:  Matusalém, em hebraico מְתוּשָׁלַח, é o avô de Noé. Viveu por 969 anos conforme Genesis, capítulo 5, versículo 27: E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
345-Qual era o tamanho ou metragem da arca de Noé?
R.: Arca de Noé, em hebraico: תיבת נח; hebraico bíblico: Tevat Noaḥ. “As medidas da arca estão na própria Bíblia, meu caro. Deus ordenou que a arca medisse cerca de 150 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura, semelhante a um navio médio de carga atual.”
346-Quais os nomes das pessoas que entraram na arca?
R.: Gênesis, capitulo 7:7- “Noé com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, entraram na arca para se livrar das águas do Dilúvio”.
“A mulher de Noé (Gênesis 6:18; 7:7, 13; 8:16, 18), segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza) uma mulher canaanita, mas no livro de Gênesis não há nenhuma menção ao nome da esposa de Noé.
Sem, Cã/Cam/Cão, Jafé, eram filhos e Noé.

347-O que significa ser animal puro e impuro que entraram na arca?
R.: Gênesis, capitulo 1, versículos 24/25: E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. (grifo meu)
“Deus após criar os animais, viu que sua criação era boa, portanto, há uma questão a levar em consideração, a respeito dos animais considerados puros e impuros, fruto da tradição sacerdotal”, já que é a partir de Levítico 11 e Deuteronômio 14 que os animais passam a ser puros e impuros para os israelitas.
Em Genesis, capitulo 6, versículos 19,20, temos: “E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida”.
No texto acima não há referencia a animal puro ou animal impuro, e sim ´ de tudo o que vive, de toda a carne, ...”.
Contudo em Genesis, capitulo 7:2 encontramos a Ordenança do Senhor que diz: “de todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea”, e no versículo 8,9:” Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé”.
No rodapé da pagina da Bíblia de Estudo de Genebra temos a seguinte explicação do texto acima:
“Limpo. Noé deveria reconhecer a distinção entre limpo e impuro através de revelação especial (5:22, nota).
Essa Nota de 5: 22, diz: Andou ... com Deus o que significa que Noé tinha uma comunhão intima com Deus e recebia Dele revelações.
348-Por que a arca era um protótipo de Cristo?
R.: Significado de Protótipo: Modelo; sinônimo de: padrão, original, ideal.
Porque Noé, sua família, animais e aves de todas as espécies encontraram a Salvação, e nos se aceitarmos Jesus de Nazaré como o Único e Suficiente Salvador teremos não só a remissão de nossos pecados, como, também, pela Graça de deus a Vida Eterna com Ele, o Criador, na Eternidade.
Aleluia.
349-Quantos dias ficaram chovendo para conseguir flutuar a grande arca?
R.: A Bíblia não diz especificamente quanto tempo Noé levou para construir a arca. Quando é mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, Noé tem 500 anos de idade. Quando entra na arca, ele tem 600 anos de idade. O tempo que demorou para construir a arca vai depender de quanto tempo tinha passado entre Gênesis 5:32 e o comando de Deus para construir a arca (Gênesis 6:14-21). Podemos saber apenas que demorou no máximo 100 anos.
350-Quantos dias no total Noé ficou dentro da arca?
R.:” Noé entrou na arca quanto tinha cerca de 600 anos de idade, no 17º dia do segundo mês (Gênesis 7:11-13). Noé saiu da arca no 27º dia do segundo mês do ano seguinte (Gênesis 8:14-15). Portanto, supondo um calendário lunar de 360 dias, Noé permaneceu na arca por aproximadamente 370 dias.”
351-O que significa cada cor do Arco-Íris?
R.: “A Aliança Noética foi uma aliança incondicional entre Deus e Noé, com reflexo da Postura de Deus em relação a Humanidade, pois, depois do dilúvio o Senhor, Deus prometeu à humanidade que nunca mais destruiria toda a vida na Terra com um dilúvio (ver Gênesis capítulo 9). Deus deu o arco-íris como sinal da aliança, a promessa de que toda a terra nunca mais teria um dilúvio e um lembrete de que Deus pode e vai julgar o pecado (2 Pedro 2:5)”.
No arco-íris, as cores aparecem sempre na mesma ordem e cada uma tem um significado próprio. O que significam as Cores do arco-íris:
O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.
Vermelho
Simboliza paixão, amor e coragem.
Laranja
Representa a comunicação, cordialidade e prosperidade.
Amarelo
Significa alegria, luz, jovialidade.
Verde
Evoca sentimentos de esperança, paz, equilíbrio e confiança.
Azul
Simboliza calma mental, harmonia e autoridade. Também pode transmitir sentimentos de frieza.
Índigo (anil)
Significa sinceridade, respeito e individualidade.
Violeta
Também descrita como roxo, a cor violeta está relacionada com a espiritualidade.
352-Por que a maldição não pôde recair sobre Cã, e sim, sobre Canaã?
R.: Gênesis, capitulo 9:1: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra”.
Vemos que Cã foi abençoado pelo Deus Eterno, portanto Noé não podia amaldiçoa-lo, pois ninguém pode amaldiçoar quem Deus abençoou.
Noé  “ andou com Deus”, o que significa que  tinha uma comunhão intima com Ele e recebia Dele revelações, assim tinha a certeza daquilo que só nos foi revelado em Êxodo, capitulo 20, versículos 5,6: “Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem, e uso misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”, portanto o Patriarca amaldiçoou a descendência de Cã na pessoa de Canaã.
O fato gerador: Gênesis, capitulo 9, versículos 20-22, 24,25
E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
353-Em que ano, como surgiu e quantas foram as divisões dos idiomas?
R.:
1- Na descendência de Sem nasceu Pelegue, “porquanto em seus dias se repartiu a terra (Gênesis 10:25)”, que nasceu uns 250 anos antes de Abraão.
2- Gênesis, capitulo 11, versículos de 1 a 9:
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel[confusão], porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Em Genesis, capitulo 10 temos o número de idiomas, pois, “descrevem os descendentes de Noé - Sem, Cam e Jafet - se espalhando sobre a terra ‘cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações’."
Logo...
354- Por que e quais as duas cidades que Deus queimou com fogo?
R.: Na realidade Deus queimou quatro (4) cidades, a saber:
 Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim.
Biblicamente:
Genesis, capitulo 19, versículos 24,25:
“Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; e destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.”
Deuteronômio, capitulo 29, versículo 23:
“E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor.”
355- Em que anos surgiram as civilizações da Suméria, Egito e 1ª Babilônia?
R.:
1- A Suméria normalmente é identificada com a área geográfica que hoje compreende o atual Iraque, o território que vai de Bagdá até o Golfo Pérsico, por onde passam os rios Tigre e Eufrates. Essa região foi habitada dos anos 4500 a 1750 antes de Cristo, por um povo designado como os sumérios. Eles são considerados a civilização mais antiga que tenha existido. Foi nessa região que apareceu a roda (3500 antes de Cristo) e a escritura, cuneiforme (3300 antes de Cristo). A Bíblia foi influenciada pela literatura dos sumérios, sobretudo nos textos do Gênesis, como a criação e o dilúvio. A união dos sumérios com povos nômades deu origem à civilização semítica, da qual fazem parte os hebreus.
2- Egito, o início da sua história normalmente é colocado por volta do ano 3200 antes de Cristo, quando se uniram o Alto e o Baixo Egito, graças a Narmer, faraó da I Dinastia, embora a civilização egípcia existia já mil anos antes desta data. Ficou independente durante muito tempo, mas depois foi conquistado, primeiro pelos persas, depois pelos gregos, em seguida pelos romanos e finalmente, no século VII da nossa era, pelos árabes.
3- Babilônia, invés, primeiro de tudo é uma cidade, chamada também de Babel. Situava-se às margens do rio Eufrates, a cerca de 80 quilômetros da atual Bagdá. No seu lugar, hoje existe a cidade de Al Hillah. A partir do II milênio antes de Cristo se torna a capital do império dos amorreus, o Império Babilônico, com o rei Hammurabi (1700 antes de Cristo), ao qual é atribuído a famosa lista de leis chamada “códice de Hamurabi”. A história do império e de Babilônia é cheia de aventuras: foi destruída pelos hititas, dominada pelos cassitas, pelos elamitas e pelos assírios. Enfim a cidade foi liberada por Nabopolassar, pai de Nabucodonosor II, que foi o rei que deportou os judeus em Babilônia (reinou entre os anos 605 e 562 antes de Cristo). Em seguida a cidade foi conquistada pelos persianos (539) e depois, em 331, foi anexada ao império de Alexandre Magno.
356- Qual o país que hoje acampa a pátria de Abrão, antiga região de Ur dos Caldeus?
R.: Ur foi uma importante cidade-estado na antiga Suméria, localizada nas proximidades da atual cidade de Tell el-Muqayyar, na província de Dhi Qar do Iraque.
357-Qual o nome do primeiro país que passou a obedecer a Deus?
R.: No princípio eram as 12 Tribos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, o Israel, que compunham o “Povo Escolhido”, já que assim está escrito em Deuteronômio 7 :6 “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.”
As 12 Tribos são:
Rúben
Simeão
Levi
Judá
Naftali
Gade
Aser
Issacar
Zebulom
José
Manassés
Efraim
Benjamim
Contudo:
“Depois que Josué entrou em Canaã, levou uns quatro séculos para que a Terra Prometida alcançasse essa extensão. O Rei Davi derrotou o reino arameu de Zobá, que ia até o Eufrates no norte da Síria.  Ao sul, as vitórias de Davi contra os filisteus estenderam as fronteiras de Israel até o Egito. De modo que Salomão reinou “desde o Rio [Eufrates] até a terra dos filisteus e até o termo do Egito”, prefigurando o governo pacífico do Messias.”
Com essa explicação posso afirmara que foi o Reino Unido de Israel. 
358-qual a idade e o nome do rapaz que foi vendido para o Egito?
R.: José ou José do Egito, em hebraico יוֹסֵף,  "Yahweh acrescenta", o  décimo primeiro filho de Jacó, nascido de Raquel, considerado o fundador da tribo de José, constituída, por sua vez, da tribo de Efraim e da tribo de Manassés (seus filhos).
“Os irmãos, que o venderam, ainda jovem, com apenas 17 para 18 anos, por 20 moedas (sheqel) de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito do período da XVII dinastia”.
359- De que ano até que ano Israel ficou escravo no Egito?
R.: Resposta difícil, mas a Bíblia revela em Êxodo, capitulo 12, versículo 40, que foram quatrocentos e trinta anos.
Assim está escrito: “O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.”
360-Quantos foram e quantos retornaram do Egito?
R.:
a- Entrada nas terras do Faraó:
Está em Gênesis, capítulo 46, versículos 26,27:
Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.
E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
Contudo Estevão em Atos dos Apóstolos, capitulo 7, versículos 14,15:
E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.
E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais;...
b-Libertação e Saída do Egito:
Está em Genesis, capitulo 12, versículos 37,38:
Assim partiram os filhos de Israel de Ramsés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.
E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.
361- Por que Jó: era rico, ficou pobre, e depois ficou mais rico ainda?
R.:
Jó ou Job , em hebraico: אִיּוֹב, ficou pobre e doente porque:
a-     Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. (Jó 1:7,8)
b-    “Satanás, entretanto, desafia a integridade de Jó, e então Deus permite que Satanás interfira na vida de Jó, resultando na tragédia de Jó: a perda instantânea de seus bens, de seus filhos e de sua saúde”, (Jó 1: 9,10,11);
c-     E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:12);
d-    Jó, porém, não blasfemou contra Deus, mas, ao invés disso, ele se levantou, rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou ao Senhor; e disse: "nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. Deus me deu, e Deus tirou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1, 20-21).
e-     Deus permitiu que Satanás ferisse Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. (Jó 2, 7);
f-       Após a narração desses fatos, sucederam debates entre Jó e seus amigos (Elifaz, Bildad e Sofar) sobre a grandeza dos propósitos da divindade e sobre os mistérios da vida humana e sua culpabilidade. Ao final, Deus aparece a eles e repreende-os, e Jó fala: "Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos Te veem".
g-     E Deus virou a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época. E quanto a Jó, ele viveu cento e quarenta anos, e morreu velho e farto de dias.
362-o que significa cada um dos 10 mandamentos do Monte Sinai?
R.: Significado de Mandamento - substantivo masculino - Ação ou efeito de mandar, ordem, mandado. Voz de comando.
Protestantes a partir do Século 16 d.C. ou da e.C. exatamente o que as palavras abaixo revelam:
1-     Eu sou o Senhor teu Deus, não ter outros deuses, não adorar ídolos
2-     Não usar o nome de Deus em vão
3-     Manter sagrado o dia do Senhor
4-     Honrar pai e mãe
5-     Não assassinar
6-     Não cometer adultério
7-     Não cobiçar a mulher do próximo
8-     Não roubar
9-     Não prestar falso testemunho
10-Não cobiçar a casa do próximo.
363-Porque Moisés bateu a vara no mar e esse se abriu?
Nota: Moises não ‘bateu com a vara no mar’, isso aconteceu na Aguas de Meribá (Números 20: 11: Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais).
As margens do Mar assim se deu: ...levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar... (Êxodo 14:16.)- Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite;...( Êxodo 14: 21).
R.:  Faraó arrependido em ter liberado os israelitas marchou contra o Povo Escolhido para extermina-los da face da Terra.
Os israelitas estavam entre o Mar Vermelho e as Tropas do Rei do Egito, então o Patriarca Moises clamou a Deus.
Êxodo, capitulo 14, versículos de 9 até 31:
E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.
364-Por que Jonas foi engolido pela baleia e onde foi vomitado?
R.: Jonas, “em hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) foi, segundo a Bíblia, um profeta israelita da Tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1). Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do Antigo Testamento que leva o seu nome”.
Para entendermos temos que ler o capítulo 1, versículos de 1 até 17, do Livro de Jonas:
E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
 E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio está grande tempestade.
Continua no capitulo 2, versículos de 1 a 10:
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
365-Quantos pessoas Sansão matou e de onde vinha a sua força?
366- Como e porque que mataram Sansão?
R.: Sansão, em Hebraico: שִׁמְשׁוֹן, Shím'shôn, "pequeno sol", homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1157 a.C. a 1177 a.C., sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli. Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo de Deus enquanto se mantivesse obediente ao Deus dos Exércitos. De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, uma mulher do povo filisteus, a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo. Sansão morreu sacrificando-se para se vingar de seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.
Assim está escrito em Juízes 16, versículos de 22 a 31:
E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.
Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo.
Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.
E sucedeu que, alegrando-se lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.
Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra. E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos.
367-Como e porque Davi matou o gigante Golias?
R.: Davi ou David, u Melekh David ("rei Davi"), que viveu por volta de 1000 a.C., sendo o terceiro Rei de Israel, sucedendo a Isboset, filho do Rei Saul.  David em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno David, Soberano mais amado por Deus do Reino Unido de Israel.  Recebeu do Eterno Deus vários dons, como o da música, da poesia, o criador de vários dos Salmos bíblicos.
Golias, em hebraico: גָּלְיָת, um guerreiro de Gate (1 Samuel 17:4) que media 2,90 metros (6 côvados e 1 palmo), que participou da batalha entre os Filisteus e o Povo de Israel.
David matou o gigante Golias com apenas uma pedra, acertando-lhe na testa.
I Samuel, capitulo 17, versículos 23, de 39 a 53:
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
368-Por que Salomão foi o homem mais sábio do mundo?
R.: Salomão ou Shlomô, em hebraico: שלמה, deriva da palavra Shalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacifico", filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro Rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos.
Nada melhor para entendermos o porque que Salomão foi sábio do que o texto bíblico abaixo:
2 Crônicas, capitulo 1, versículos de 1 a
Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino; e o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira.
E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias.
E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam. E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
 Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
369- Qual a data e onde Elias foi arrebatado ou elevado ao céu?
R.: Elias (em hebraico: אֱלִיָּהוּ, transl. Eliyahu, lit. "Meu Deus é Javé". Profeta que viveu no Reino de Israel, durante o reinado de Acabe (século IX a.C.).
De acordo com o Livro dos Reis, Elias defendeu o culto do Deus Eterno contra a veneração do deus canaanita Baal (que era considerado um culto idólatra). Deus através dele ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado, ou arrebatado aos céus, num redemoinho, as margens do rio Jordão.
2 Reis 1: 17: Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
2 Reis 2: 7: E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.
2 Reis 2:11: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”.
370-Qual a data e onde Daniel foi jogado na jaula dos leões?
R.: Daniel,em hebraico: דָּנִיּאֵל,, ou Beltessazar, Aquele que é julgado por Deus" ou "Deus assim julgou", ou ainda, "Deus é meu juiz".
Daniel foi levado para Babilônia no primeiro cativeiro no ano 605 a.C., durante a primeira campanha do rei Nabucodonosor contra Síria.
“Pela Sabedoria Divina de seu Deus, YHVH, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte de Babilônia. Eventualmente, ele tinha visões apocalípticas que foram interpretadas como as Quatro monarquias. Alguns dos amigos mais famosos de Daniel são: Sadraque, Mesaque e Abednego ( Hananias, Misael e Azarias) , que também viveram junto com ele no exílio de Babilônia. Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor no capítulo 2, A escrita na parede do rei Belsazar no capítulo 5 e se livra da condenação da morte quando foi injustamente colocado na cova dos leões no capítulo 6”.
Livro de Daniel, capitulo 6, versículos de 1 a 25:
E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino, e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre!
Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.
Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
371-Qual o motivo pelo qual os 3 jovens foram jogados na fornalha de fogo?
R.: Hananias, Misael e Azarias, ou, pelos seus nomes em caldeu, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, fôramos três jovens hebreus que foram levados, junto com o profeta Daniel, para serem educados pelo eunuco do rei Nabucodonosor. O episódio mais marcante de suas vidas foi quando os três se recusaram a adorar um ídolo, foram jogados na fornalha ardente, e escaparam ilesos, por um milagre.
Na Biblia, no Livro de Daniel, capitulo 3, versículos de 10 a 30:
Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;
E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

372-Quem é Jesus?
R.: “Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C. e morreu por volta de 30–33 d.C., a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.”
“Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos.
Quase todas as linhas cristãs acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Céu, do qual regressará.”
A grande maioria dos cristãos venera Jesus como a encarnação de Deus, o Filho, a segunda das três pessoas na Santíssima Trindade.”
“O judaísmo rejeita a crença de que Jesus seja o Messias aguardado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanach.”
“A Genealogia de Jesus está relatada em dois dos quatro Evangelhos, Mateus e Lucas.”
A Genealogia segundo Mateus, no capitulo 1, versículos de 1 a  17:
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; Isaque gerou a Jacó (ou Israel); Jacó gerou a Judá e a seus irmãos (cada irmão representa uma das 12 tribos de Israel, dentre elas Judá e Levi - e, desta última, Moisés é descendente);
Judá gerou de Tamar a Perez e a Zara; Perez gerou a Esrom; Esrom gerou a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe gerou a Naassom; Naassom gerou a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; Boaz gerou de Rute a Obede; Obede gerou a Jessé, Jessé gerou ao rei David. David gerou a Salomão daquela que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá gerou a Jorão; Jorão gerou a Uzias;Uzias gerou a Jotão; Jotão gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias, Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amom; Amom gerou a Josias,e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos no tempo do exílio em Babilônia.
Depois do exílio em Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matã; Matã gerou a Jacó,
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
A Genealogia segundo Lucas:
«Ora o mesmo Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, sendo filho (como se julgava) de José, filho de Heli, filho de Matã, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Resá, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matã, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom, filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Nacor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque, filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarete, filho de Maleleel, filho de Cainã, filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.» (Lucas 3:23-38)
Filiação de Jesus Homem Verdadeiro:
Pai adotivo:
José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus, varão israelita. Esposo e primo de Maria, a Mãe do Senhor. Descendente da Casa Real de David. “Venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo”.
Mãe: Maria, a Mãe do Senhor, em hebraico: מִרְיָם, Miriam; aramaico: Maryām; árabe: مريم, Maryam; grego koiné: Μαριας ou Μαριαμ, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Nossa Senhora, mulher israelita, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina (Mateus 1:16-25, Lucas 1:26-56, Lucas 2:1-7).
O VERBO – Jesus Deus Verdadeiro:
Evangelho de João, capitulo 1, versículos de 1 a 5:
 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
O Sacrifício Vicário de Cristo -a Crucificação de Jesus:
A crucificação de Jesus foi um evento que ocorreu no ano 27 d.C. Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus e também o Messias, foi preso, julgado pelo Sinédrio e condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado e finalmente executado na cruz. Coletivamente chamados de Paixão, o sofrimento e morte de Jesus representam aspectos centrais da teologia cristã, incluindo as doutrinas da salvação e da expiação.
A crucificação de Jesus está descrita nos quatro evangelhos canônicos, foi atestada por outras fontes antigas e está firmemente estabelecida como um evento histórico confirmado por fontes não-cristãs.
Os cristãos acreditam que o sofrimento de Jesus foi previsto na Bíblia hebraica, como no salmo 22 e nos cânticos de Isaías sobre o servo sofredor. De acordo com uma harmonia evangélica, Jesus foi preso no Getsêmani após a Última Ceia com os doze apóstolos e foi julgado pelo Sinédrio, por Pilatos e por Herodes Antipas antes de ser entregue para execução.
Após ter sido chicoteado, Jesus recebeu dos soldados romanos, como zombaria, o título de "Rei dos Judeus", foi vestido com um robe púrpura (a cor imperial), uma coroa de espinhos, foi surrado e cuspido.
Finalmente, Jesus carregou a cruz em direção ao local de sua execução.
Uma vez no Gólgota, Jesus recebeu vinho misturado com bile para beber. Os evangelhos de Mateus e Marcos relatam que ele se recusou a beber. Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34-37), na hora nona (três da tarde). Os soldados afixaram uma tabuleta acima de sua cabeça que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus" em três línguas ("INRI" em latim), dividiram entre si as suas roupas e tiraram a sorte para ver quem ficaria com o robe.
Eles não quebraram as pernas de Jesus como fizeram com os outros dois crucificados (o ato acelerava a morte), pois Jesus já estava morto.
Cada evangelho tem o seu próprio relato sobre as últimas palavras de Jesus (sete frases ao todo).
Nos evangelhos sinóticos, vários eventos sobrenaturais acompanharam toda a crucificação, incluindo uma escuridão, um terremoto e, em Mateus, a ressurreição de santos.
Após a morte de Jesus, seu corpo foi retirado da cruz por José de Arimateia com a ajuda de Nicodemos e enterrado num túmulo escavado na rocha. De acordo com os evangelhos, Jesus então voltou da morte dois dias depois (o "terceiro dia").
Os cristãos tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.
MINHA EXEGESE:
Pela minha Fé Jesus é Deus, é o Verbo Encarnado, a Segunda Pessoa da Trindade, Deus com o Pai, meu Senhor e meu Salvador, o “Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, que se sacrificou para resgatar a Humanidade do Pecado Original, cometido por Adão e Eva, portanto o Redentor” - "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29)- portanto...” Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”


 PERGUNTAS GERAIS DA BÍBLIA
 331-Quem é e onde está Deus?
R.: O Ser Supremo existente por Si Só, Ser Primordial, pois é a origem de tudo, O Eterno, A Divindade Sobrenatural, O Imutável, O Criador e Preservador do Universo e seus astros- do Sol, da Lua, da Terra, das Estrelas, etc. - O princípio absoluto, A realidade transcendente, cujos atributos são:
a- A Onisciência (todo conhecimento);
b-  A Onipotência (Poder ilimitado);
c- A Onipresença (presente em todos os lugares);
d- A Onibenevolente (perfeitamente bom;
e – Amoroso, mas cônscio de Sua Justiça.
São esses os Nomes de Deus, Nomes que revelam a Sua Grandeza:
Abbá - Pai
Adon Hakavod - Rei da Glória
Adonay (חשם) - Senhor
Attiq Yômin - Antigo de Dias
Divino Pai Eterno - uma concepção a Deus Pai El (אל) - Deus "Aquele que vai adiante ou começa as coisas"
El-Berit - Deus que faz pacto ou aliança
El Caná - O Deus Zeloso
El Deot - O Deus das Sabedorias
El Elah - Todo Poderoso
El Elhôhê Israel- Deus de Israel
El-Elyon (אל עליון )- Deus que faz pacto ou aliança
El-Ne'eman - Deus de graça e misericórdia
El-Nosse - Deus de compaixão
El-Olan (אל עלם)- Deus eterno, da eternidade
El-Qana - Deus zeloso
El Raí - O Deus que tudo vê
El-Ro'i - Deus que vê (da vista)
El-Sale'i - Deus é minha rocha, o meu refúgio
El-Shadday (אל שדי )- Deus Todo-Poderoso
Eliom - Altíssimo
Elohim – (plural) (אלחים)- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Eloah – (singular) (אלוה )- Deus; Criador "implícito o poder criativo e a onipotência"
Há'Shem – (השם)- O Nome - Senhor - o mesmo que YHVH
(mais usado no Judaísmo) Kadosh - Santo
Kadosh Israel - Santo de Israel
Malakh Brit - O Anjo da Aliança
Maor - Criador da Luz
Margen - Protetor
Mikadiskim - Que nos santifica
Palet - Libertador YHWH – (יהוה) - Tetragrama; o nome impronunciável de Deus; quase sempre traduzido por Senhor.
Yahweh - Iavé - (יהוה) - Eu Sou - tentativa de pronúncia do Tetragrama
Yahweh - Javé - (יהוה) - Eu Sou
Yahweh Jehovah - (יהוה) - Eu Sou Eterno
YHWH (Ha'Shem) El Elion Norah - O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
YHWH (Ha'Shem) Elohêkha - O Senhor teu Deus
YHWH (Ha'Shem) Elohim – (יהוה אלהים) - Senhor (criador) de todas as coisas
Jehovah - Jeová - (יהוה) - O Senhor Eterno
Jeová - (יהוה) - Eterno
Jeová Jiré – (יהוה יראה) - O Senhor proverá – Deus proverá
Jeová Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira
Jeová Rafah – (יהוה רפה) - O Senhor que te sara
Jeová Tzevaoth – (Sebhãôth) – (יהוה צבאות) - Senhor das Hostes Celestiais
Jeová Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz
Jeová Shammah – (יהוה שמה) - O Senhor está presente; O Senhor está ali
Jeová Tzidkeinu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça
Como Deus é Onipresente Ele habita em todos os lugares.
Algumas referencias bíblicas: Gênesis 1:1, Salmo 50:21. João 4:24, Mateus 3:16-17,1 Timóteo 1:17,2 Samuel 7:22, Malaquias 3:6, Salmos 139:7-12, Mateus 11:21, Efésios 1, Apocalipse 19:6.
332-Quantas espécies de anjos Deus criou?
R.:
1-É consenso que Deus criou os anjos antes da criação da Terra e que são milhares de milhares como nos revela o Apocalipse em seu capitulo 5, versículos 11 e 12: “ E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”.
2-Em Hebreus 1:4-7, está escrito:
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labaredas de fogo.
3- Tomás de Aquino, em Summa Theologica, (1225-1274), revela que são 9 (nove) as espécies se anjo que Deus criou, a saber:
1. Serafins, 2. Querubins, 3. Tronos, 4. Dominações, 5. Virtudes, 6. Potestades, 7. Principados, 8. Arcanjos, 9. Anjos.
333-Quais são os serviços especiais de Gabriel e de Miguel?
R.: Nota: “Arcanjo, do grego: arkhaggelos,(arkhos, principal, primeiro; aggelos, mensageiro), latim eclesiáticos: archangelus, é o anjo principal ou anjo da mais alta ordem (a oitava) na hierarquia celeste. Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "archangélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria’.
“I Tessalonicenses 4:16: porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
Judas 9: Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda.”
a-     Gabriel, em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, que significa "Homem de Deus" ou "Poder de Deus". É o arauto dos mistérios divinos, especialmente a Encarnação de Deus e de todos os mistérios relacionados a ela, pois foi ele que anunciou os nascimentos de Jesus e antes de João Batista.
Referencias bíblicas: quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)
Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: 'Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo'. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: 'Não tenhais medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim'". (Lucas 1:26-38)
b-    Miguel, no hebraico: מִיכָאֵל, Micha'el ou Mîkhā'ēl, que significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?”, em latim: Quis ut Deus?
Miguel foi descrito como um comandante, que empunha em sua mão de direita uma lança com a qual ataca Lúcifer/Satã, já que em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu, vide:
“Houve no céu uma guerra, pelejando Miguel e seus anjos contra o dragão. O dragão e seus anjos pelejaram, e não prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos.”
“Na Bíblia Hebraica e, portanto, no Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão após um jejum (em Daniel 10:13-21), um anjo identifica Miguel como o protetor de Israel. O profeta se refere a Miguel como "um dos primeiros príncipes".”
“Em outro trecho, na Epístola de Judas (Judas 1:9), Miguel é referido especificamente como sendo um "arcanjo" quando ele novamente confronta Satã:

“Mas quando Miguel, o arcanjo, discutindo com o Diabo, altercava sobre o corpo de Moisés, não ousou fulminar-lhe sentença de blasfemo, mas disse: O Senhor te repreenda. (O fato de Miguel usar a expressão: "O Senhor te repreenda", sugere que ele se referia a alguém superior a ele, pois se assim não fosse, ele não teria empregado o seu uso em Judas 1:9).
O Arcanjo Miguel é considerado especificamente como um Guardião da Fé Ortodoxa', e um combatente contra as heresias.
334- O que foi criado por Deus do 3º ao 6º dia?
R.:
1- Gênesis, capitulo 1, versículos de 9 a 13:
No terceiro dia: versículo 13: E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.:
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
2- Gênesis, capitulo 1, versículos de 24 a 31:
No sexto dia: versículo 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
335-Além de descansar o que Deus fez no sétimo dia?
R.: Gênesis 2: 3 – “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.”
336-O que devemos fazer no domingo?
R.: 1- Louvar, adorar, agradecer, ao Senhor nosso Deus;
2-  Congregar;
3- Estudar e refletir sobe a Palavra de Deus com a Bíblia na mão;
4- Descansar, se possível no seio de nossa família.
337-Detalhe como Deus criou o homem?
R.: Gênesis, capitulo 1, versículos 26,27:
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Genesis, capitulo 2, versículo 7:  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
338-Detalhe como Deus criou a mulher?
R.: Gênesis, capitulo 2, versículos 18, 21,22: E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
339-Em que país ou região situava-se o Éden?
R.: Gênesis, capitulo 2, versículos de 2 a 14:
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
340- Detalhe como entrou o pecado no mundo?
R.: Vou dar a mais simples das respostas.
Genesis 2, versículo 9: E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Genesis 2, versículos 16,17: E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Portanto foi o pecado de desobediência, de insubordinação a um Ordenança do Deus Eterno e Criador, e até hoje o Mundo jaz no Maligno, esse ferido pelo Sangue Vicário de Cristo, mas tentado as criaturas tendo como finalidade desvia-las do Caminho da Salvação em Cristo Jesus.
341-O que é pecado e quais são os cinco principais?
R.: Não existe pecadinho, nem pecadão, só existe pecado.
Pecado é o desrespeito ao Deus Criador, é a transgressão aos Mandamentos e as Ordenanças do Deus Eterno que estão consignados e ou consignadas nas Sagradas Escrituras, na Bíblia- I João 3:4 “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”.
Em minha exegese temos 7 pecados que entristecem ao Senhor nosso Deus, a saber segundo Tomás de Aquino:
Orgulho/ Soberba/ Vaidade, Gula, Avareza, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça.
Contudo um dos Benefícios de Cristo é exatamente  Jesus ter morrido pelos nossos pecados (II Coríntios:21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus), porque “ não há pecado tão “grande” que Deus não possa perdoar”, conforme ensinamento que está em 1 João, capitulo 2, versículos 1,2: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
342- Qual e como foi o primeiro homicídio que houve na Terra?
R.:
Genesis, capitulo 4:
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Ambos ofereceram sacrifícios ao Deus Eterno.
O de Abel foi aceito, mas o de Caim não foi aceito e ai como está no versículo 8:” E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.”
Portanto foi ao assassinato de Abel por Caim, seu irmão.
343-Qual e como foi o primeiro arrebatamento que houve na Terra?
R.: Enoque, em hebraico חנוך, Chanoch ou Hanokh, da sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, e pai de Matusalém. Está em Gênesis, capitulo 5, versículos 23,24:
“E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
344-Quem foi o homem que mais viveu na face da Terra?
R.:  Matusalém, em hebraico מְתוּשָׁלַח, é o avô de Noé. Viveu por 969 anos conforme Genesis, capítulo 5, versículo 27: E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
345-Qual era o tamanho ou metragem da arca de Noé?
R.: Arca de Noé, em hebraico: תיבת נח; hebraico bíblico: Tevat Noaḥ. “As medidas da arca estão na própria Bíblia, meu caro. Deus ordenou que a arca medisse cerca de 150 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura, semelhante a um navio médio de carga atual.”
346-Quais os nomes das pessoas que entraram na arca?
R.: Gênesis, capitulo 7:7- “Noé com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, entraram na arca para se livrar das águas do Dilúvio”.
“A mulher de Noé (Gênesis 6:18; 7:7, 13; 8:16, 18), segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza) uma mulher canaanita, mas no livro de Gênesis não há nenhuma menção ao nome da esposa de Noé.
Sem, Cã/Cam/Cão, Jafé, eram filhos e Noé.

347-O que significa ser animal puro e impuro que entraram na arca?
R.: Gênesis, capitulo 1, versículos 24/25: E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. (grifo meu)
“Deus após criar os animais, viu que sua criação era boa, portanto, há uma questão a levar em consideração, a respeito dos animais considerados puros e impuros, fruto da tradição sacerdotal”, já que é a partir de Levítico 11 e Deuteronômio 14 que os animais passam a ser puros e impuros para os israelitas.
Em Genesis, capitulo 6, versículos 19,20, temos: “E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida”.
No texto acima não há referencia a animal puro ou animal impuro, e sim ´ de tudo o que vive, de toda a carne, ...”.
Contudo em Genesis, capitulo 7:2 encontramos a Ordenança do Senhor que diz: “de todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea”, e no versículo 8,9:” Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé”.
No rodapé da pagina da Bíblia de Estudo de Genebra temos a seguinte explicação do texto acima:
“Limpo. Noé deveria reconhecer a distinção entre limpo e impuro através de revelação especial (5:22, nota).
Essa Nota de 5: 22, diz: Andou ... com Deus o que significa que Noé tinha uma comunhão intima com Deus e recebia Dele revelações.
348-Por que a arca era um protótipo de Cristo?
R.: Significado de Protótipo: Modelo; sinônimo de: padrão, original, ideal.
Porque Noé, sua família, animais e aves de todas as espécies encontraram a Salvação, e nos se aceitarmos Jesus de Nazaré como o Único e Suficiente Salvador teremos não só a remissão de nossos pecados, como, também, pela Graça de deus a Vida Eterna com Ele, o Criador, na Eternidade.
Aleluia.
349-Quantos dias ficaram chovendo para conseguir flutuar a grande arca?
R.: A Bíblia não diz especificamente quanto tempo Noé levou para construir a arca. Quando é mencionado pela primeira vez em Gênesis 5:32, Noé tem 500 anos de idade. Quando entra na arca, ele tem 600 anos de idade. O tempo que demorou para construir a arca vai depender de quanto tempo tinha passado entre Gênesis 5:32 e o comando de Deus para construir a arca (Gênesis 6:14-21). Podemos saber apenas que demorou no máximo 100 anos.
350-Quantos dias no total Noé ficou dentro da arca?
R.:” Noé entrou na arca quanto tinha cerca de 600 anos de idade, no 17º dia do segundo mês (Gênesis 7:11-13). Noé saiu da arca no 27º dia do segundo mês do ano seguinte (Gênesis 8:14-15). Portanto, supondo um calendário lunar de 360 dias, Noé permaneceu na arca por aproximadamente 370 dias.”
351-O que significa cada cor do Arco-Íris?
R.: “A Aliança Noética foi uma aliança incondicional entre Deus e Noé, com reflexo da Postura de Deus em relação a Humanidade, pois, depois do dilúvio o Senhor, Deus prometeu à humanidade que nunca mais destruiria toda a vida na Terra com um dilúvio (ver Gênesis capítulo 9). Deus deu o arco-íris como sinal da aliança, a promessa de que toda a terra nunca mais teria um dilúvio e um lembrete de que Deus pode e vai julgar o pecado (2 Pedro 2:5)”.
No arco-íris, as cores aparecem sempre na mesma ordem e cada uma tem um significado próprio. O que significam as Cores do arco-íris:
O arco-íris é composto por 7 cores, que são apresentadas nesta ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta.
Vermelho
Simboliza paixão, amor e coragem.
Laranja
Representa a comunicação, cordialidade e prosperidade.
Amarelo
Significa alegria, luz, jovialidade.
Verde
Evoca sentimentos de esperança, paz, equilíbrio e confiança.
Azul
Simboliza calma mental, harmonia e autoridade. Também pode transmitir sentimentos de frieza.
Índigo (anil)
Significa sinceridade, respeito e individualidade.
Violeta
Também descrita como roxo, a cor violeta está relacionada com a espiritualidade.
352-Por que a maldição não pôde recair sobre Cã, e sim, sobre Canaã?
R.: Gênesis, capitulo 9:1: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra”.
Vemos que Cã foi abençoado pelo Deus Eterno, portanto Noé não podia amaldiçoa-lo, pois ninguém pode amaldiçoar quem Deus abençoou.
Noé  “ andou com Deus”, o que significa que  tinha uma comunhão intima com Ele e recebia Dele revelações, assim tinha a certeza daquilo que só nos foi revelado em Êxodo, capitulo 20, versículos 5,6: “Não as adorarás, nem lhes darás culto, porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem, e uso misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”, portanto o Patriarca amaldiçoou a descendência de Cã na pessoa de Canaã.
O fato gerador: Gênesis, capitulo 9, versículos 20-22, 24,25
E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
353-Em que ano, como surgiu e quantas foram as divisões dos idiomas?
R.:
1- Na descendência de Sem nasceu Pelegue, “porquanto em seus dias se repartiu a terra (Gênesis 10:25)”, que nasceu uns 250 anos antes de Abraão.
2- Gênesis, capitulo 11, versículos de 1 a 9:
E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel[confusão], porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Em Genesis, capitulo 10 temos o número de idiomas, pois, “descrevem os descendentes de Noé - Sem, Cam e Jafet - se espalhando sobre a terra ‘cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações’."
Logo...
354- Por que e quais as duas cidades que Deus queimou com fogo?
R.: Na realidade Deus queimou quatro (4) cidades, a saber:
 Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim.
Biblicamente:
Genesis, capitulo 19, versículos 24,25:
“Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; e destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.”
Deuteronômio, capitulo 29, versículo 23:
“E toda a sua terra abrasada com enxofre, e sal, de sorte que não será semeada, e nada produzirá, nem nela crescerá erva alguma; assim como foi a destruição de Sodoma e de Gomorra, de Admá e de Zeboim, que o Senhor destruiu na sua ira e no seu furor.”
355- Em que anos surgiram as civilizações da Suméria, Egito e 1ª Babilônia?
R.:
1- A Suméria normalmente é identificada com a área geográfica que hoje compreende o atual Iraque, o território que vai de Bagdá até o Golfo Pérsico, por onde passam os rios Tigre e Eufrates. Essa região foi habitada dos anos 4500 a 1750 antes de Cristo, por um povo designado como os sumérios. Eles são considerados a civilização mais antiga que tenha existido. Foi nessa região que apareceu a roda (3500 antes de Cristo) e a escritura, cuneiforme (3300 antes de Cristo). A Bíblia foi influenciada pela literatura dos sumérios, sobretudo nos textos do Gênesis, como a criação e o dilúvio. A união dos sumérios com povos nômades deu origem à civilização semítica, da qual fazem parte os hebreus.
2- Egito, o início da sua história normalmente é colocado por volta do ano 3200 antes de Cristo, quando se uniram o Alto e o Baixo Egito, graças a Narmer, faraó da I Dinastia, embora a civilização egípcia existia já mil anos antes desta data. Ficou independente durante muito tempo, mas depois foi conquistado, primeiro pelos persas, depois pelos gregos, em seguida pelos romanos e finalmente, no século VII da nossa era, pelos árabes.
3- Babilônia, invés, primeiro de tudo é uma cidade, chamada também de Babel. Situava-se às margens do rio Eufrates, a cerca de 80 quilômetros da atual Bagdá. No seu lugar, hoje existe a cidade de Al Hillah. A partir do II milênio antes de Cristo se torna a capital do império dos amorreus, o Império Babilônico, com o rei Hammurabi (1700 antes de Cristo), ao qual é atribuído a famosa lista de leis chamada “códice de Hamurabi”. A história do império e de Babilônia é cheia de aventuras: foi destruída pelos hititas, dominada pelos cassitas, pelos elamitas e pelos assírios. Enfim a cidade foi liberada por Nabopolassar, pai de Nabucodonosor II, que foi o rei que deportou os judeus em Babilônia (reinou entre os anos 605 e 562 antes de Cristo). Em seguida a cidade foi conquistada pelos persianos (539) e depois, em 331, foi anexada ao império de Alexandre Magno.
356- Qual o país que hoje acampa a pátria de Abrão, antiga região de Ur dos Caldeus?
R.: Ur foi uma importante cidade-estado na antiga Suméria, localizada nas proximidades da atual cidade de Tell el-Muqayyar, na província de Dhi Qar do Iraque.
357-Qual o nome do primeiro país que passou a obedecer a Deus?
R.: No princípio eram as 12 Tribos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, o Israel, que compunham o “Povo Escolhido”, já que assim está escrito em Deuteronômio 7 :6 “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.”
As 12 Tribos são:
Rúben
Simeão
Levi
Judá
Naftali
Gade
Aser
Issacar
Zebulom
José
Manassés
Efraim
Benjamim
Contudo:
“Depois que Josué entrou em Canaã, levou uns quatro séculos para que a Terra Prometida alcançasse essa extensão. O Rei Davi derrotou o reino arameu de Zobá, que ia até o Eufrates no norte da Síria.  Ao sul, as vitórias de Davi contra os filisteus estenderam as fronteiras de Israel até o Egito. De modo que Salomão reinou “desde o Rio [Eufrates] até a terra dos filisteus e até o termo do Egito”, prefigurando o governo pacífico do Messias.”
Com essa explicação posso afirmara que foi o Reino Unido de Israel. 
358-qual a idade e o nome do rapaz que foi vendido para o Egito?
R.: José ou José do Egito, em hebraico יוֹסֵף,  "Yahweh acrescenta", o  décimo primeiro filho de Jacó, nascido de Raquel, considerado o fundador da tribo de José, constituída, por sua vez, da tribo de Efraim e da tribo de Manassés (seus filhos).
“Os irmãos, que o venderam, ainda jovem, com apenas 17 para 18 anos, por 20 moedas (sheqel) de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito do período da XVII dinastia”.
359- De que ano até que ano Israel ficou escravo no Egito?
R.: Resposta difícil, mas a Bíblia revela em Êxodo, capitulo 12, versículo 40, que foram quatrocentos e trinta anos.
Assim está escrito: “O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.”
360-Quantos foram e quantos retornaram do Egito?
R.:
a- Entrada nas terras do Faraó:
Está em Gênesis, capítulo 46, versículos 26,27:
Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas.
E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta.
Contudo Estevão em Atos dos Apóstolos, capitulo 7, versículos 14,15:
E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.
E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais;...
b-Libertação e Saída do Egito:
Está em Genesis, capitulo 12, versículos 37,38:
Assim partiram os filhos de Israel de Ramsés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pé, somente de homens, sem contar os meninos.
E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado.
361- Por que Jó: era rico, ficou pobre, e depois ficou mais rico ainda?
R.:
Jó ou Job , em hebraico: אִיּוֹב, ficou pobre e doente porque:
a-     Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. (Jó 1:7,8)
b-    “Satanás, entretanto, desafia a integridade de Jó, e então Deus permite que Satanás interfira na vida de Jó, resultando na tragédia de Jó: a perda instantânea de seus bens, de seus filhos e de sua saúde”, (Jó 1: 9,10,11);
c-     E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor. (Jó 1:12);
d-    Jó, porém, não blasfemou contra Deus, mas, ao invés disso, ele se levantou, rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou ao Senhor; e disse: "nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. Deus me deu, e Deus tirou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1, 20-21).
e-     Deus permitiu que Satanás ferisse Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. (Jó 2, 7);
f-       Após a narração desses fatos, sucederam debates entre Jó e seus amigos (Elifaz, Bildad e Sofar) sobre a grandeza dos propósitos da divindade e sobre os mistérios da vida humana e sua culpabilidade. Ao final, Deus aparece a eles e repreende-os, e Jó fala: "Antes eu Te conhecia de ouvir falar, mas agora meus olhos Te veem".
g-     E Deus virou a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época. E quanto a Jó, ele viveu cento e quarenta anos, e morreu velho e farto de dias.
362-o que significa cada um dos 10 mandamentos do Monte Sinai?
R.: Significado de Mandamento - substantivo masculino - Ação ou efeito de mandar, ordem, mandado. Voz de comando.
Protestantes a partir do Século 16 d.C. ou da e.C. exatamente o que as palavras abaixo revelam:
1-     Eu sou o Senhor teu Deus, não ter outros deuses, não adorar ídolos
2-     Não usar o nome de Deus em vão
3-     Manter sagrado o dia do Senhor
4-     Honrar pai e mãe
5-     Não assassinar
6-     Não cometer adultério
7-     Não cobiçar a mulher do próximo
8-     Não roubar
9-     Não prestar falso testemunho
10-Não cobiçar a casa do próximo.
363-Porque Moisés bateu a vara no mar e esse se abriu?
Nota: Moises não ‘bateu com a vara no mar’, isso aconteceu na Aguas de Meribá (Números 20: 11: Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais).
As margens do Mar assim se deu: ...levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar... (Êxodo 14:16.)- Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite;...( Êxodo 14: 21).
R.:  Faraó arrependido em ter liberado os israelitas marchou contra o Povo Escolhido para extermina-los da face da Terra.
Os israelitas estavam entre o Mar Vermelho e as Tropas do Rei do Egito, então o Patriarca Moises clamou a Deus.
Êxodo, capitulo 14, versículos de 9 até 31:
E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.
E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda.
E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar.
E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios; e alvoroçou o campo dos egípcios.
E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
E disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão sobre o mar, para que as águas tornem sobre os egípcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar,
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou.
Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda.
Assim o Senhor salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar.
E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor, e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.
364-Por que Jonas foi engolido pela baleia e onde foi vomitado?
R.: Jonas, “em hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) foi, segundo a Bíblia, um profeta israelita da Tribo de Zebulom, filho de Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1). Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do Antigo Testamento que leva o seu nome”.
Para entendermos temos que ler o capítulo 1, versículos de 1 até 17, do Livro de Jonas:
E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.
Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.
E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.
 E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.
Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.
E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.
E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio está grande tempestade.
Continua no capitulo 2, versículos de 1 a 10:
E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.
Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do Senhor vem a salvação.
Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
365-Quantos pessoas Sansão matou e de onde vinha a sua força?
366- Como e porque que mataram Sansão?
R.: Sansão, em Hebraico: שִׁמְשׁוֹן, Shím'shôn, "pequeno sol", homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus. Ele era da tribo de Dã e foi o décimo terceiro juiz de Israel, sucedendo a Abdon. A Bíblia relata que Sansão foi juiz do povo de Israel por vinte anos (Juízes 16:31), aproximadamente de 1157 a.C. a 1177 a.C., sendo o sucessor de Abdon e o antecessor de Eli. Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito Santo de Deus enquanto se mantivesse obediente ao Deus dos Exércitos. De acordo com o texto bíblico, Sansão apaixonou-se por Dalila, uma mulher do povo filisteus, a qual o traiu entregando-o aos chefes de sua nação, depois de saber sobre os seus cabelos, os quais eram a fonte de sua força sobre-humana. Após ser cegado pelos filisteus, Sansão passou à condição de escravo. Sansão morreu sacrificando-se para se vingar de seus inimigos, após ter clamado a Deus pela restituição de sua força para um último e definitivo ato.
Assim está escrito em Juízes 16, versículos de 22 a 31:
E o cabelo da sua cabeça começou a crescer, como quando foi rapado.
Então os príncipes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se alegrarem, e diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo.
Semelhantemente, vendo-o o povo, louvava ao seu deus; porque dizia: Nosso deus nos entregou nas mãos o nosso inimigo, e ao que destruía a nossa terra, e ao que multiplicava os nossos mortos.
E sucedeu que, alegrando-se lhes o coração, disseram: Chamai a Sansão, para que brinque diante de nós. E chamaram a Sansão do cárcere, que brincava diante deles, e fizeram-no estar em pé entre as colunas.
Então disse Sansão ao moço que o tinha pela mão: Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas.
Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra. E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Então seus irmãos desceram, e toda a casa de seu pai, e tomaram-no, e subiram com ele, e sepultaram-no entre Zorá e Estaol, no sepulcro de Manoá, seu pai. Ele julgou a Israel vinte anos.
367-Como e porque Davi matou o gigante Golias?
R.: Davi ou David, u Melekh David ("rei Davi"), que viveu por volta de 1000 a.C., sendo o terceiro Rei de Israel, sucedendo a Isboset, filho do Rei Saul.  David em hebraico: דוד, literalmente "querido", "amado"; no hebraico moderno David, Soberano mais amado por Deus do Reino Unido de Israel.  Recebeu do Eterno Deus vários dons, como o da música, da poesia, o criador de vários dos Salmos bíblicos.
Golias, em hebraico: גָּלְיָת, um guerreiro de Gate (1 Samuel 17:4) que media 2,90 metros (6 côvados e 1 palmo), que participou da batalha entre os Filisteus e o Povo de Israel.
David matou o gigante Golias com apenas uma pedra, acertando-lhe na testa.
I Samuel, capitulo 17, versículos 23, de 39 a 53:
E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
368-Por que Salomão foi o homem mais sábio do mundo?
R.: Salomão ou Shlomô, em hebraico: שלמה, deriva da palavra Shalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacifico", filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro Rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos.
Nada melhor para entendermos o porque que Salomão foi sábio do que o texto bíblico abaixo:
2 Crônicas, capitulo 1, versículos de 1 a
Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no seu reino; e o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira.
E falou Salomão a todo o Israel, aos capitães de mil e de cem, aos juízes e a todos os governadores em todo o Israel, chefes das famílias.
E foi Salomão, e toda a congregação com ele, ao alto que estava em Gibeom, porque ali estava a tenda da congregação de Deus, que Moisés, servo do Senhor, tinha feito no deserto.
Mas Davi tinha feito subir a arca de Deus de Quiriate-Jearim ao lugar que lhe preparara; porque lhe tinha armado uma tenda em Jerusalém.
Também o altar de cobre que tinha feito Bezaleel, filho de Uri, filho de Hur, estava ali diante do tabernáculo do Senhor; e Salomão e a congregação o buscavam. E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.
Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar.
Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.
Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?
 Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.
369- Qual a data e onde Elias foi arrebatado ou elevado ao céu?
R.: Elias (em hebraico: אֱלִיָּהוּ, transl. Eliyahu, lit. "Meu Deus é Javé". Profeta que viveu no Reino de Israel, durante o reinado de Acabe (século IX a.C.).
De acordo com o Livro dos Reis, Elias defendeu o culto do Deus Eterno contra a veneração do deus canaanita Baal (que era considerado um culto idólatra). Deus através dele ressuscitou os mortos, fez chover fogo dos céus, e foi levado, ou arrebatado aos céus, num redemoinho, as margens do rio Jordão.
2 Reis 1: 17: Assim, pois, morreu, conforme a palavra do Senhor, que Elias falara; e Jorão começou a reinar no seu lugar no ano segundo de Jeorão, filho de Jeosafá, rei de Judá; porquanto não tinha filho.
2 Reis 2: 7: E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.
2 Reis 2:11: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”.
370-Qual a data e onde Daniel foi jogado na jaula dos leões?
R.: Daniel,em hebraico: דָּנִיּאֵל,, ou Beltessazar, Aquele que é julgado por Deus" ou "Deus assim julgou", ou ainda, "Deus é meu juiz".
Daniel foi levado para Babilônia no primeiro cativeiro no ano 605 a.C., durante a primeira campanha do rei Nabucodonosor contra Síria.
“Pela Sabedoria Divina de seu Deus, YHVH, ele interpretou os sonhos e visões de reis, tornando-se uma figura proeminente na corte de Babilônia. Eventualmente, ele tinha visões apocalípticas que foram interpretadas como as Quatro monarquias. Alguns dos amigos mais famosos de Daniel são: Sadraque, Mesaque e Abednego ( Hananias, Misael e Azarias) , que também viveram junto com ele no exílio de Babilônia. Daniel interpreta o sonho do rei Nabucodonosor no capítulo 2, A escrita na parede do rei Belsazar no capítulo 5 e se livra da condenação da morte quando foi injustamente colocado na cova dos leões no capítulo 6”.
Livro de Daniel, capitulo 6, versículos de 1 a 25:
E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino, e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano.
Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre!
Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Então aqueles homens foram juntos, e acharam a Daniel orando e suplicando diante do seu Deus.
Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
Ouvindo então o rei essas palavras, ficou muito penalizado, e a favor de Daniel propôs dentro do seu coração livrá-lo; e até ao pôr do sol trabalhou para salvá-lo.
Então aqueles homens foram juntos ao rei, e disseram-lhe: Sabe, ó rei, que é lei dos medos e dos persas que nenhum edito ou decreto, que o rei estabeleça, se pode mudar.
Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.
Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões.
E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
Então Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!
O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.
E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.
Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
371-Qual o motivo pelo qual os 3 jovens foram jogados na fornalha de fogo?
R.: Hananias, Misael e Azarias, ou, pelos seus nomes em caldeu, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, fôramos três jovens hebreus que foram levados, junto com o profeta Daniel, para serem educados pelo eunuco do rei Nabucodonosor. O episódio mais marcante de suas vidas foi quando os três se recusaram a adorar um ídolo, foram jogados na fornalha ardente, e escaparam ilesos, por um milagre.
Na Biblia, no Livro de Daniel, capitulo 3, versículos de 10 a 30:
Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro;
E, qualquer que não se prostrasse e adorasse, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

372-Quem é Jesus?
R.: “Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C. e morreu por volta de 30–33 d.C., a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo, um nome também usado fora do contexto cristão.”
“Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos.
Quase todas as linhas cristãs acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Céu, do qual regressará.”
A grande maioria dos cristãos venera Jesus como a encarnação de Deus, o Filho, a segunda das três pessoas na Santíssima Trindade.”
“O judaísmo rejeita a crença de que Jesus seja o Messias aguardado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanach.”
“A Genealogia de Jesus está relatada em dois dos quatro Evangelhos, Mateus e Lucas.”
A Genealogia segundo Mateus, no capitulo 1, versículos de 1 a  17:
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; Isaque gerou a Jacó (ou Israel); Jacó gerou a Judá e a seus irmãos (cada irmão representa uma das 12 tribos de Israel, dentre elas Judá e Levi - e, desta última, Moisés é descendente);
Judá gerou de Tamar a Perez e a Zara; Perez gerou a Esrom; Esrom gerou a Arão; Arão gerou a Aminadabe; Aminadabe gerou a Naassom; Naassom gerou a Salmom; Salmom gerou de Raabe a Boaz; Boaz gerou de Rute a Obede; Obede gerou a Jessé, Jessé gerou ao rei David. David gerou a Salomão daquela que fora mulher de Urias; Salomão gerou a Roboão; Roboão gerou a Abias; Abias gerou a Asa; Asa gerou a Josafá; Josafá gerou a Jorão; Jorão gerou a Uzias;Uzias gerou a Jotão; Jotão gerou a Acaz; Acaz gerou a Ezequias, Ezequias gerou a Manassés; Manassés gerou a Amom; Amom gerou a Josias,e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos no tempo do exílio em Babilônia.
Depois do exílio em Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; Salatiel gerou a Zorobabel; Zorobabel gerou a Abiúde; Abiúde gerou a Eliaquim; Eliaquim gerou a Azor; Azor gerou a Sadoque; Sadoque gerou a Aquim; Aquim gerou a Eliúde; Eliúde gerou a Eleazar; Eleazar gerou a Matã; Matã gerou a Jacó,
e Jacó gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
Assim todas as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; também desde David até o exílio em Babilônia, catorze gerações; e desde o exílio em Babilônia até o Cristo, catorze gerações.
A Genealogia segundo Lucas:
«Ora o mesmo Jesus, ao começar o seu ministério, tinha cerca de trinta anos, sendo filho (como se julgava) de José, filho de Heli, filho de Matã, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Resá, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er, filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matã, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim, filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom, filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Nacor, filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque, filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarete, filho de Maleleel, filho de Cainã, filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.» (Lucas 3:23-38)
Filiação de Jesus Homem Verdadeiro:
Pai adotivo:
José de Nazaré ou José, o Carpinteiro, do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus, varão israelita. Esposo e primo de Maria, a Mãe do Senhor. Descendente da Casa Real de David. “Venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo”.
Mãe: Maria, a Mãe do Senhor, em hebraico: מִרְיָם, Miriam; aramaico: Maryām; árabe: مريم, Maryam; grego koiné: Μαριας ou Μαριαμ, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Nossa Senhora, mulher israelita, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina (Mateus 1:16-25, Lucas 1:26-56, Lucas 2:1-7).
O VERBO – Jesus Deus Verdadeiro:
Evangelho de João, capitulo 1, versículos de 1 a 5:
 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
O Sacrifício Vicário de Cristo -a Crucificação de Jesus:
A crucificação de Jesus foi um evento que ocorreu no ano 27 d.C. Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus e também o Messias, foi preso, julgado pelo Sinédrio e condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado e finalmente executado na cruz. Coletivamente chamados de Paixão, o sofrimento e morte de Jesus representam aspectos centrais da teologia cristã, incluindo as doutrinas da salvação e da expiação.
A crucificação de Jesus está descrita nos quatro evangelhos canônicos, foi atestada por outras fontes antigas e está firmemente estabelecida como um evento histórico confirmado por fontes não-cristãs.
Os cristãos acreditam que o sofrimento de Jesus foi previsto na Bíblia hebraica, como no salmo 22 e nos cânticos de Isaías sobre o servo sofredor. De acordo com uma harmonia evangélica, Jesus foi preso no Getsêmani após a Última Ceia com os doze apóstolos e foi julgado pelo Sinédrio, por Pilatos e por Herodes Antipas antes de ser entregue para execução.
Após ter sido chicoteado, Jesus recebeu dos soldados romanos, como zombaria, o título de "Rei dos Judeus", foi vestido com um robe púrpura (a cor imperial), uma coroa de espinhos, foi surrado e cuspido.
Finalmente, Jesus carregou a cruz em direção ao local de sua execução.
Uma vez no Gólgota, Jesus recebeu vinho misturado com bile para beber. Os evangelhos de Mateus e Marcos relatam que ele se recusou a beber. Ele então foi pregado à cruz, que foi erguida entre a de dois ladrões condenados. De acordo com Marcos 15:25, ele resistiu ao tormento por aproximadamente seis horas, da hora terça (aproximadamente 9 da manhã) até a sua morte (Marcos 15:34-37), na hora nona (três da tarde). Os soldados afixaram uma tabuleta acima de sua cabeça que dizia "Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus" em três línguas ("INRI" em latim), dividiram entre si as suas roupas e tiraram a sorte para ver quem ficaria com o robe.
Eles não quebraram as pernas de Jesus como fizeram com os outros dois crucificados (o ato acelerava a morte), pois Jesus já estava morto.
Cada evangelho tem o seu próprio relato sobre as últimas palavras de Jesus (sete frases ao todo).
Nos evangelhos sinóticos, vários eventos sobrenaturais acompanharam toda a crucificação, incluindo uma escuridão, um terremoto e, em Mateus, a ressurreição de santos.
Após a morte de Jesus, seu corpo foi retirado da cruz por José de Arimateia com a ajuda de Nicodemos e enterrado num túmulo escavado na rocha. De acordo com os evangelhos, Jesus então voltou da morte dois dias depois (o "terceiro dia").
Os cristãos tradicionalmente entendem a morte de Jesus na cruz como sendo um sacrifício proposital e consciente (dado que Jesus não tentou se defender em seus julgamentos), realizado por ele na figura de "agente de Deus" para redimir os pecados da humanidade e tornar a salvação possível.
MINHA EXEGESE:
Pela minha Fé Jesus é Deus, é o Verbo Encarnado, a Segunda Pessoa da Trindade, Deus com o Pai, meu Senhor e meu Salvador, o “Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, que se sacrificou para resgatar a Humanidade do Pecado Original, cometido por Adão e Eva, portanto o Redentor” - "Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo" (João, 1:29)- portanto...” Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário