quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Este ano o Yom Kippur cai no Shabat .

Este ano o Yom Kippur cai no Shabat . O Talmud nos ensina que a santidade do Shabat aumenta o Yom Kippur e a santidade do Yom Kippur aumenta o Shabat. O Yom Kippur é referido na Torá como o "Shabat dos Shabatot ", e quando Yom Kippur cai no Shabat atinge ainda uma dimensão mais elevada .
Aparentemente, o Shabat e Yom Kippur contrastam fortemente . Shabat é um dia de descanso, um dia de alegria, um dia em que temos um prazer físico . Yom Kipur é o Dia da Expiação, nos afligimos pois expiamos os nossos pecados. Como então o Yom Kippur é o Shabat dos Shabatot ?
Shabat não é simplesmente uma oportunidade que temos para descansar. Shabat é o dia em que elevamos as nossas vidas físicas do mundano para o sagrado. No Shabat , a presença de Hashem é muito mais revelada do que durante a semana e como tal, os atos de trabalho são uma afronta à Hashem . Regozijamo-nos no Shabat porque sentimos a presença de D'us no mundo físico. Cada ato de prazer é, portanto, uma forma de alegria com D'us. No Shabat sentimos a alma do mundo .
Yom Kippur dár um passo adiante. Em Yom Kippur nos alegramos com a nossa própria alma. Em Yom Kippur a essência da alma irradia e se une com a essência de Hashem . É esta unidade que afeta a expiação, porque não pode haver nenhuma barreira entre a essência da alma e Hashem . Entregando-nos aos prazeres corporais em Yom Kippur estaríamos violando a própria natureza do dia. O jejum não é apenas auto-aflição, mas a auto elevação. Quando Yom Kippur cai no Shabat , algumas preces penitenciais são ignoradas. Isso ocorre porque nosso vínculo com Hashem é intensificado e a expiação vem diretamente de Hashem .
Que você , sua família e seus entes queridos sejam selados no livro da vida, bênçãos, paz, prosperidade , conforto e bons decretos juntamente com todo o povo judeu para uma vida boa e tranquila.
Shabat Shalom, Gmar Chatimá Tová e Tzom Kal a todos!

Acendimento das velas (RJ): 17h24
Avdalá: 18h16

Acendimento das velas (SP): 17h41
Avdalá: 18h33

Nenhum comentário:

Postar um comentário