sábado, 30 de agosto de 2014

SOBRE CASAMENTO - OS RITOS MATRIMONIAIS- Do livro “Bento que Bento é o Frade” de autoria de Jorge Eduardo Fontes Garcia.

OS RITOS MATRIMONIAIS
Os Ritos Matrimoniais difere de Igreja a Igreja, de Denominação Cristã a Denominação Cristã, mas no básico é o abaixo:
Cel : Aqui viestes, N. e N. para que, na presença do sacerdote e da comunidade cristã, o vosso amor seja marcado por Cristo com um sinal sagrado. Cristo abençoa o vosso amor. Já vos tendo consagrado pelo batismo, vai enriquecer-vos agora com o matrimônio, para que sejais fiéis um ao outro e a todos os vossos deveres. Por isso eu vos pergunto: N. e N. viestes aqui para unir-vos em matrimônio. É de livre e espontânea vontade que o fazeis?
Noivos : Sim.
Cel.: Abraçando o matrimônio, ides prometer amor e fidelidade um ao outro. É por toda a vida que o prometeis?
Noivos: Sim.
Cel.: Estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, educando-os na lei de Cristo e da igreja?
Noivos: Sim.
Cel.: Para manifestar o vosso consentimento em selar a sagrada aliança do matrimônio, diante de Deus e de sua igreja, aqui reunida, dai um ao outro a mão direita. N. queres receber N. por tua legítima esposa e lhe prometes ser fiel, amá-la e respeitá-la na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da tua vida?
Noivo :Quero.
Cel.: N. queres receber N. por teu legítimo esposo e lhe prometes ser fiel, amá-lo e respeitá-lo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da tua vida?
Noiva: Quero.
Cel.: Deus confirme este compromisso que manifestastes perante a igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos! O que Deus uniu o homem não separe.
Noivos: Amém.
 Vejam:
1- ‘selar a sagrada aliança do matrimônio, diante de Deus’;
2- ‘Deus confirme este compromisso que manifestastes perante a igreja e derrame sobre vós as suas bênçãos!’.
Já sabemos a correlação entre aliança e voto, portanto ao passar pelo Rito do Matrimônio Cristão, como o acima, o casal está fazendo um voto envolvendo eles e o nosso Deus.
Logo:
É um voto feito pelos noivos em frente ao Senhor Nosso Deus de livre e espontânea vontade. Não há nenhum tipo repressão, de coação, de coerção, sobre aqueles que estão votando.
Esse voto é a ‘base do casamento’, e todo voto ao Senhor é Sagrado.
Vamos detalhar para ficar bem claro “Quando um homem e uma mulher fazem o voto ao SENHOR”:
Durante a Cerimonia de Casamento não importando o Rito;
O Homem, pela Fé, está fazendo frente ao Senhor solenemente um Voto Sagrado;
O Homem, pela Fé, está tomando Deus como Testemunha;
De que?
De sua palavra empenhada, naquele momento a Mulher que está a sua frente.
O que diz esse Voto por parte do Homem, quais as palavras básicas ou clausulas?
“...ser fiel, amá-la e respeitá-la na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da tua vida” ou “ ate que a morte o separe (dela)”.
Simultaneamente a Mulher, também, está fazendo, pela Fé, o mesmo Voto, com as mesmas palavras básicas, ate que a morte o separe do Homem ali a sua frente, tomando o Senhor como Testemunha de sua boa fé.
Casamento não é um ato unilateral, é um ato bilateral.
No casamento judaico-cristão existe uma cláusula sagrada a mais do que em qualquer casamento civil, que é:
A Mulher, agora esposa, deve obedecer ao Homem, agora esposo/marido, portanto um princípio bíblico, que as Mulheres de hoje, não cumprem com a maior das facilidades.
“São os tempos hodiernos”, como diz o filosofo de Itamaracá.
Elas, as mulheres modernas, esquecem-se da palavra do Apostolo Pedro em sua Primeira Carta (1 Pedro) capitulo 3, verisculo1:
Almeida Revista e Atualizada 3.1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
Almeida Revista e Corrigida 3.1 Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas ao vosso próprio marido, para que também, se algum não obedece à palavra, pelo procedimento de sua mulher seja ganho sem palavra,
Nova Tradução na Linguagem de Hoje 3.1 Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada
Mais, não podemos ignorar que São Pedro, também, fala aos maridos neste mesmo capitulo 3:
Almeida Revista e Atualizada 3.7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
Almeida Revista e Corrigida 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje 3.7  Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito. Porque a esposa também vai receber, junto com você, o dom da vida, que é dado por Deus. Aja assim para que nada atrapalhe as orações de vocês.
Fim do trecho.
 Apesar desse ensinamento É mais fácil uma mulher não obedecer a seu marido, do que ele adulterar  e podem crer no que eu digo.
 Voltando as palavras consignadas em Números, um dos Livros do Pentateuco, os primeiros cinco livros da Bíblia Hebraica e Cristã , reveladas ao Homem Santo Moises:
Números, capitulo 30, versículo 2:
“Quando um homem fizer voto ao SENHOR ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará”.
O conceito chave é “... não violará a sua palavra;...”.
Moises deixa bem claro na parte final desta Revelação Divina que é proibido violar o Voto, e ponto final.
Não há o que discutir.

Contudo nem tudo são flores e o nosso Deus tudo sabe e tudo vê, pois é Eterno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário